Os caminhos de Lumia

Os caminhos de Lumia Lara Orlow

Resenhas - Os caminhos de Lumia

Thamyres Andrade 18/02/2017

Aprendendo sobre o amor
Eu desejava esse livro fazia um bom tempo. Até que numa promoção, comprei autografado da própria autora, no fim do ano passado. Desde então ele não saiu da minha cabeceira.
Clara é uma mulher bem-sucedida que, certo dia, vê uma jovem cigana dançando lindamente na praça em frente ao seu trabalho. A descoberta foi o suficiente pra atraí-la para o mesmo local todos os fins de tarde, a fim de ver a ciganinha, Lumia, dançar. Até que, após algumas semanas, Lumia vai até ela e questiona o motivo de tanto interesse. E então Clara percebe o quanto está apaixonada. Mas suas vidas, rotinas e culturas são muito diferentes. Aparentemente as duas são incompatíveis. Será que um envolvimento entre elas poderia dar certo?
Fiquei pensando em várias frases e adjetivos pra descrever Lumia. Em vão. Todos eles soaram clichês e vazios, o que passa bem longe da personagem principal. Lumia é muito mais que intempestuosa. Ela é encantadora e tem personalidade forte. É corajosa e não tem medo de ser feliz, independente dos julgamentos alheios. Apesar de jovem, conquista pela sua firmeza e convicções.
Gostei bastante da construção e caracterização dos personagens, principalmente do casal protagonista. Clara, mesmo com todas as suas incertezas e príncipios, acaba provando que o amor deve sempre falar mais alto. E Lumia é a personificação da beleza, em todos os sentidos. O jogo de sedução entre as duas foi extremamente sexy. Nem um pouco vulgar.
Adorei também os ensinamentos ciganos presentes na obra, explicações de seus costumes e tradições. Aprendi bastante enquanto lia e levei uns bons tapas na cara devido a pré-conceitos que eu tinha e nem sabia.
A Lara escreve de uma forma muito fluída e a sacada de capítulos intercalados contados em primeira pessoa, por Clara, e em terceira pessoa, falando sobre Lumia, foi espetacular. Eu consegui visualizar os dois lados e analisar as mesmas situações de maneiras distintas.
De negativo tenho a ressaltar somente as repetições contidas em alguns trechos. Como se a autora quisesse reafirmar as mesmas informações, só que com outras palavras. Isso me incomodou um pouco, confesso. A história podia ser um pouco mais longa também e o final mais trabalhado. Depois de vários acontecimentos conturbados, acabou meio do nada.
Mas, de forma geral, fiquei fascinada pela vida da cigana e torci pelas duas a todo momento. A lição sobre o amor ao outro - principalmente perante as diferenças - foi belíssima.
Um livro super gostoso e informativo. Daqueles que aquecem o coração da gente de um jeito único. Ótimo pra ler numa tarde chuvosa. Nota 4.

Priscila Cruz 07/07/2016

Bom em muitos aspectos
Os Caminhos de Lumia foi o segundo livro de literatura lésbica que li.
Ele é bom em muitos aspectos. Primeiro: a capa, bonita e (extremamente) sensual. Muito bem feita. Mesmo sem ler a sinopse, deu vontade de ler. Segundo: o enredo. A história foi muito bem pensada e escrita. Clara e Lumia vivem em mundos diferentes e se não fossem as tardes na Praça da República, talvez, seus destinos não tivessem se cruzado.
Todas as tardes, Lumia dançava e Clara assistia (e se apaixonava). A sensualidade desses momentos gerou uma paixão entre elas. Aos poucos o amor entre o casal flosrece, encantando o leitor. Lara Orlow soube conduzir os acontecimentos, gerando uma grande expectativa para que Clara e Lumia fiquem juntas. Terceiro: a química excelente do casal. Sim, elas tem muito pouco em comum. E é justamente essa a beleza do relacionamento das duas, pois Clara e Lumia se completam (Sim, elas são um dos meus casais prediletos). Quarto: a escolha dos cenários. Depois de ler a história, passei muito tempo procurando Lumia no trem (sentido Itapevi). O que me leva ao quinto ponto: os personagens pareceram reais (e eu adoro isso). Não somente pelo bom humor, mas pelos dramas vividos. Sobretudo no que diz respeito ao povo cigano. Foi muito bom ter conhecido detalhes sobre sua cultura e, é claro, ter alguns antigos preconceitos exterminados.
Lara Orlow nos ensina a não julgar as pessoas pela aparência. A respeitar a cultura de outros povos e, principalmente, a respeitar o amor entre pessoas do mesmo sexo.
Os Caminhos de Lumia é uma leitura gostosa. Flui bem. Tem momentos românticos, cômicos e reflexivos. É excelente para os amantes da leitura.

site: http://buttercupjohn.wix.com/meusite#!Os-Caminhos-de-Lumia/cu6k/577e9e900cf2e63d26603988

Ronaldo Ventura 08/05/2014

Muito além da Linha da Vida.
O mais bacana nesse livro, não é o fato de ser uma literatura Lés de qualidade. Mas ver a cultura cigana sendo apresentada por quem conhece, e não por quem "estuda".
Quando lemos alguma obra escrita por quem "estudou"... assim... mais ou menos... fica claro que a pessoa se esforça para colocar no papel o seu trabalho. Aparecem referências, datas, nomes, coisas que quem vive a cultura no dia-a-dia não se importa.

Lumia é uma boa obra. Um filme pronto para ser filmado. Uma coreografia pronta para ser dançada.

day 24/10/2012

maravilhoso livro!!
Assim que vi esse livro em uma página na net,a capa já me chamou atenção.
Depois de um tempo encontrei no face a página da autora Lara Orlow e fiz contato de imediato.
fizemos parceria e logo ela me mandou esse exemplar de seu livro.
comecei a ler e amei desde o início.
conta a história de duas mulheres completamente diferentes Clara uma bem sucedida gerente ,filha de italianos ,bem educada e boa gente.
A outra uma cigana chamada: lumia ,encantadora,simples e em dúvida quanto ao seu destino...
um casamento arranjado com um cigano chamado juan ,ao qual foi prometida desde de menina.
A gerente toda tarde ia a praça da republica vê a cigana dançar com sua roupa bonita e esfarrapada,mais algo naquela cigana despertava o amor e o desejo de Clara.
Por isso todas as tardes Clara estava ali pra ver sua ciganinha dançar...
Um dia elas trocam umas palavras,pois a mãe a tia de Lumia ,já haviam percebido o olhar daquela mulher quando Lumia dançava ,elas achavam que poderia ser uma fotografa ou uma dessas pessoas que procuram mulheres bonitas para fazer fotos etc.. coisa que a cultura cigana não aprovaria.
Aquele primeiro contato foi rápido ,mais mesmo assim ficou na mente das duas mulheres.
Algumas coisas aconteceram e as duas mulheres não se viram mais.
Clara começou a ler e visitar sites sobre a cultura cigana ,e nestas buscas encontrou o blog do primo de Lumia que tocava na praça ,enquanto a Lumia dançava.
Ali começaria a fonte de sua aproximação,tanto com a cultura cigana,tanto com sua adorada ciganinha.
A cultura cigana é fascinante ,lendo o livro também me apaixonei .
bom...
A Clara não desistiu da sua cigana e a Lumia também pensava na Clara.
Lumia não entendia porque se sentia atraída por uma mulher,já que nunca tinha tido uma relação nem com garotos nem garotas,mais ela sabia que se sentia atraída por mulheres,e não por homens.
Gente o livro tem um desenrolar fascinante,daqueles que você não larga até as Ultimas páginas.
A história de amor das duas é arrebatadora e linda.
Eu nunca havia lido um livro com esse tema ,mais fiquei encantada com a ternura,carinho e sensualidade entre as duas mulheres de mundos e culturas tão diferentes.
Será que Lumia consegue fugir de seu compromisso com o cigano Juan?
Será que Clara conseguirá compreender aquela cigana de costumes e tradições tão diferentes dos seus...
É algo que eu desafio ao leitor descobrir.
Comprem esse livro e descubra uma história fascinante ,se encante se deixe levar pela cultura exótica e encantadora de Lumia.
Tirei muitas lições nessa leitura :
1 nunca julgue alguém por sua aparência
2 nunca tenha preconceitos com a cultura dos outros povos
3 nunca julgue o amor de 2 pessoas do mesmo sexo
4 onde você menos espera está o amor de sua vida
5 escute seu coração
6 corra riscos.
Gostaria de agradecer a autora Lara Orlow pela oportunidade de conhecer seu trabalho,super recomendo seus livros.

Vanessa Meiser 19/07/2011

Hum, vejamos, como posso começar?

Bem, é difícil escrever sobre algo totalmente inusitado e ao mesmo tempo tão legal exatamente por ser inusitado.

Fico maluca quando vejo uma novidade, ainda mais no mundo literário e, quando descobri a Editora Brejeira Malagueta não pensei duas vezes antes de propor uma parceria. Ainda bem que aceitaram, rsrs.

O livro " Os caminhos de Lumia" é o primeiro livro gay que leio, o primeiro de muitos, assim espero.

A história retrata os costumes da cultura cigana, seu modo de ganhar a vida, sua morada, suas tradições aliás, a própria autora, Lara Orlow, é de descendência cigana.

Lumia é uma ciganinha de 20 anos que juntamente com seu primo, realiza um espetáculo de dança todos os dias na Praça da República e é lá que Clara, uma supervisora de marketing de 28 anos, assumidamente lésbica, conhece Lumia, a linda cigana dançarina do espetáculo.

Clara é descendente de italianos e apesar de ser de uma família tradicional, foi bem acolhida ao expor a sua orientação sexual.

Lumia está de casamento marcado para o final do ano com Juan, um cigano que ela só vai conhecer no dia do casamento.

Quem poderia imaginar que estas duas mulheres com absolutamente nada em comum com contextos totalmente diferentes poderiam viver um amor tão grande e ainda mais este amor tão fora dos padrões considerados normais? Pois bem, preparem-se para um livro mágico e encantador onde o sentimento é o que mais importa e onde não existem obstáculos que impeça Clara e Lumia de viverem esta história.

Ah, esqueci de mencionar que a capa deste livro é um luxo, linda demais, super colorida, quando eu recebi o livro fiquei um baita tempo só admirando a capa....

Parabéns à Editora Brejeira Malagueta pela bela e plausível iniciativa.
Lara 12/09/2012minha estante
Vanessa obrigada pela linda resenha. Espero que leia meus outros títulos também. Um forte abraço e muita Luz para você.