O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

lolomba 31/05/2024

Nem tudo é exatamente o que parece ser, e se for muito parecido sugiro que olhe mais de perto, a ordem pode ser caos e o caos pode ser ordem.
O que nada aparenta, pode ser mais surpreendente do que o que aparenta.

giovana110802 31/05/2024

?Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.?

Lucas1429 30/05/2024

Me Surpreendi positivamente
Esse é o tipo de livro que tive de ler na escola e não me lembrava de absolutamente nada sobre ele. Minha percepção sobre esse livro antes de ler ele novamente é de que era mais uma leitura chata e detalhista e que acabaria abandonando. Minha surpresa foi em descobrir que o livro apesar de ser bem detalhado ele não é de todo mal não, a história é bem interessante e os assuntos que são abordados o deixam atual. Para resumir sem dar spoiler é tipo um novelão a lá Malhação da época kkk. Eu recomendo dar uma segunda chance para esse livro a quem tinha as mesmas percepções que eu tinha e se surpreender positivamente também.

Geovana 30/05/2024

Realidade
O livro mostra como era realmente a sociedade naquela época, e muitas vezes é duro ler, constrangedor, trás ao mesmo tempo raiva e risadas, não atoa um clássico

Andressa 30/05/2024

Um dos melhores livros que li esse ano, a história é engraçada, envolvente e bem contada.
E agora estou com vontade de reler novamente.?

Rozane .souza 29/05/2024

O autor, construiu uma realidade que nos mostra como surgiu a favela no centro do rio de janeiro. Os personagens ,estão até hoje entre nós.

luisa.taylors 29/05/2024

Malhação
Li esse livro por pura e espontânea pressão da bibliotecária da minha escola.
Jurava que seria um livro super descritivo e chato. Estava certa na parte do descritivo, mas NUNCA na do chato. Descreverei o livro de uma forma que qualquer fã de literatura clássica e/ou professor de literatura iria me matar: O Cortiço é como se fosse a novela Malhação só q do séc 19. Não irei dissertar sobre isso, só jogarei a bomba.
Recomendo pra todo mundo
(Rita, eu te odeio)

Davi1091 29/05/2024

O cortiço de Aluísio Azevedo é uma obra imprescindível para pensarmos o Brasil do século passado. Essa foi a primeira obra que li do escritor e tive várias pausas e ao mesmo tempo tive que ler de novo para me situar e não perder nenhum detalhe.
Percebi que é um livro muito bom para falarmos sobre a Revolta da Vacina, Saneamento básico e a Submissão da Mulher. O que me chocou foi quando eu li "afeminado" para caracterizar o personagem Albino e após isso fiquei refletindo "imagine escrever isso naquela época, onde os temas da literatura eram voltados para um tema mais relacionado a elite, com uma visão eurocêntrica e sem personagens homossexuais?"

dia 28/05/2024

Como pode um livro de 1890 ainda ser tão atual em relação a como o ser humano é nojento?
Já tinha tentado ler esse anos atrás mas confesso que não tive muita maturidade com a linguagem mais antiga, dei uma nova chance dessa vez em um audiobook e dessa vez consegui terminar, apesar de pausar por diversas vezes já que ficava indignada com os acontecimentos da história.
É um clássico que nos deixa ao mesmo tempo tristes e indignados com a natureza dos seres humanos e das nossas relações.

Mari 28/05/2024

Pesado
Li esse livro para faculdade, e é muito interessante ver os detalhes e principalmente discutir em sala de aula.
Interessante como o autor é um modelo do naturalismo e como é um movimento literário que não te dá esperança, do início ao fim é uma desesperança, principalmente para aqueles que resolvem seguir e se apoiar em uma ética "descente". Os únicos personagens que se dão bem de alguma forma são aqueles que estão dispostos a explorar outras pessoas, todo esse contexto e outros como os preconceitos relacionados ao povo brasileiro e o racismo direcionado aos escravos mostra uma sociedade realmente podre.
No geral é um livro muito bom, enrolado e às vezes confuso pela grande quantidade de personagens, mas no final do dia o maior e principalmente personagem da história é o próprio cortiço.

Mori5 28/05/2024

Bom, mas a leitura foi difícil para me já que era minha primeira literatura brasileira mais antiga porém todo o enredo é bom cada capítulo é de alguma forma interessante e entrega o que promete, podridão o final nem se fala as histórias mista dentro de um livro e não ter um protagonista "fixo" é muito legal e eu particularmente amo isso

Renata.Orlando 28/05/2024

Fantástico
Minha gente isso aqui é o puro suco do Brasil mesmo.
A meritocracia, a falácia, o preconceito colocam essa narrativa num lugar ímpar pra época e a torna ainda atual.

O Estrangeiro 28/05/2024

O mais importante romance do naturalismo brasileiro e uma das obras essenciais da literatura brasileira, O Cortiço conta as histórias de diversos personagens que vivem na ou nos entornos da ocupação urbana que dá título à obra. Embora tenham personagens com maior destaque, especialmente João Romão, Bertoleza, Rita Baiana e Jerônimo, a história parece de fato tratar do cortiço em si, o que, pelo pouco que li a respeito, é uma visão apoiada por pesquisadores da área.

Em certos aspectos acredito que seja correto tratar O Cortiço como uma expressão artística ambígua, pois embora em sua páginas tenhamos um retrato muito fidedigno da população brasileira, um tanto jocoso e inspirado em diversos momentos, também há um racismo flagrante, que não se expressa apenas em personagens, mas também e por diversas vezes a partir do narrador. Esta faceta do romance reflete o pensamento do autor e, em parte, da própria época em que foi escrito. Aluísio Azevedo era alinhado com as teorias raciais (pseudo)científicas que dominavam o cenário intelectual à época. Um ponto interessante é que a obra não é racista apenas com negros, como poderia se esperar, mas também com portugueses e italianos, por exemplo.

Por outro lado, O Cortiço é brilhante em diversos momentos, pois Aluísio Azevedo sabe dosar o naturalismo, com suas longas descrições e situações verossímeis, com momentos em que é transmitida a subjetividade de alguns dos personagens. Destacaria neste aspecto especialmente as passagens que tratam do amor de Jerônimo por Rita Baiana e o trecho específico em que Pombinha percebe quanto os homens são tolos e manipuláveis pelas mulheres ao escrever uma carta para um homem traído que quer recuperar sua ex-companheira.

Aluísio Azevedo também foi bastante original e corajoso ao tratar de algumas temáticas capciosas como a hipocrisia da alta sociedade e o homossexualidade. Inclusive O Cortiço é famoso por retratar talvez a primeira cena homossexual da literatura brasileira, quando Pombinha é assediada pela prostituta Léonie, vindo posteriormente a ter sentimentos dúbios sobre o ocorrido. Há também um personagem que é gay, o qual me falha o nome no momento, mas que convive com as lavadeiras do cortiço.

É definitivamente um dos melhores livros que li na vida, praticamente impecável.