Poemas Escolhidos

Poemas Escolhidos Gregório de Matos

Resenhas - Poemas Escolhidos

Celine9 31/05/2024

A frente de seu tempo
Um gênio, que apesar de carregar a alcunha de ?boca do inferno?, de suas palavras só tiro verdades. Um poeta incrível e versátil e um homem de valores que denunciava as injustiças ainda tão atuais. É triste pensar, mas é a verdade se Gregório de Matos hoje criasse, escreveria sobre as mesmas coisas, barbáries tornadas banais.

kamillyoliveira 01/05/2024

Boca do Inferno
Não é atoa que ele possui o apelido "Boca do Inferno", não é mesmo?! Suas poesias satíricas são incríveis, e a líricas então nem se fale! Já conhecia o autor e algumas das suas poesias, mas não sabia que ele gostava de falar tanto da Bahia... Recomendo pra quem gosta de apreciar ou quer conhecer a literatura barroca "brasileira".

tteh 06/04/2024

Querido
Bem pequenininho ele, li em uma madrugada.
São vários poemas do Gregório de Matos que costumam cair nos vestibulares, muito útil mas se você não gosta muito de poemas eu não recomendo.

JAlia372 18/02/2024

Nhé
Nada demais na minha opinião, um ou outro me agradou apenas. Já não esperava muita coisa, só li por conta da escola msm

Legos 16/02/2024

Poesia neh
Ain curti o divórcio e muito sarcástico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

madu.zi 03/02/2024

Boca do Inferno
É uma obra difícil de ser lida pela linguagem mais formal, consequência da época, mas é certeira em críticas à sociedade da época em forma de sátiras extremamente irônicas, marca registrada do autor, não é à toa que o chamam de Boca do Inferno.

joanavikmy 22/01/2024

"boca do inferno"
Por ser um clássico do estilo Barroco, é normal que a linguagem seja diferente e instigue maior concentração (e Interpretação).
Gostei muito da coletânea de poemas, bem como das notas e questões.
Ótimo para estudar para o vestibular!!

Samu in Oz 21/01/2024

Boca do Inferno
Esse livro é uma coletânea do Gregório de Matos, contendo algumas de seus poemas. Um dos principais pontos da obra é linguagem ousada e satírica do Boca do Inferno.

Como a escola literária aponta, as obras de refletem a complexidade da sociedade da época, abordando temas como crítica social, amor, religião e a efemeridade da vida.

Gostei da leitura, as 3 estrelas foi puramente por conta da edição do livro; havia vários poemas repetidos.

Julia 20/01/2024

Chato
Gente, tudo bem que eh um clássico, mas não entendi nada, logo, achei uma chatice depois de um tempo.

Romeo.Nina 05/01/2024

Gregório de Matos
Ele era um gênio, e bem saudoso com sua Bahia (além de preocupar-se demais com o local), a leitura é leve, tem elementos místicos e tem alguns textos que te fazem rir (pela perversão do autor). É um livro leve, o mais tranquilo para ler para vestibulares ou quando se está entediado.

Igaço 29/12/2023

Mediano
Junta poemas com sonetos e nada de novo. Dessa mistura sai um livro razoável, todos elementos do livro não me são agradáveis, porém não são ruins também. Mediano é o melhor jeito de descrever.

Giu 28/12/2023

Boca do inferno
O livro é uma coletânea de poemas, sonetos e etc do Gregório de Matos.
Durante o estudo pro vestibular, eu peguei um pouco de aversão a livros clássicos, porém, decidi dar uma nova chance.

A linguagem usada é bem diferente, visto que foram escritos lá por 1600, porém dá pra notar o objetivo e a essência de cada escrita.

O Gregório era bem apocalíptico na época, tipo, ele criticava e apontava o dedo pros outros sem dó, tanto é, que ele era chamado de "Boca do inferno". Ele tem muitas escritas sobre a Bahia, onde na época a capital do Brasil era Salvador, criticando e lamentando absolutamente todo o sistema de funcionamento (governo) do Estado. Ele nunca chegou a publicar nada em vida, pq naquela época era caro e tals.

Dri 09/11/2023

Legal. O autor faz críticas à sociedade, às pessoas influentes e autoridades. Ele denuncia comportamentos, principalmente a hipocrisia. Gostei do poema Inconstância dos bens do mundo.

Evelin 02/11/2023

Não sou tão chegada a poesia, mas me interessei por esse livro que tenho faz anos depois de ler um pouco sobre literatura barroca. Diferente de alguns poemas dessa época que já tentei ler, esses foram de melhor compreensão pra mim, e não digo da linguagem em si, mas o conteúdo. Sou baiana, não da capital, mas do mesmo jeito consegui reconhecer e atestar vários versos e poemas descrevendo a Bahia. Triste ver que o que Gregório via ainda se repete nos dias de hoje de diferentes formas. Praticamente foi somente a escravidão que "superamos" de lá pra cá. A perspicácia do "Boca do Inferno" nos seus poemas satíricos me surpreendeu e me divertiu ao mesmo tempo, gosto dessa forma de crítica, melhor ainda quando se entende a intenção de cada palavra. Talvez eu tenha encontrado um tipo de poesia que eu gosto.

Lyamel 14/09/2023

O tão famoso Boca do Inferno
?Amei os poemas:
-> "Inconstância dos bens do mundo (317)" (pág. 11)
-> "Juízo anatômico da Bahia (37)" (pág. 23)

?Gostei das questões. Me deu vontade de estudar.
Acertei a: 1, 2, 3, 4, 8, 9 e 10 (algumas chutes, mas ok KKKKK)
Errei a: 5, 6 e 7

?Não sei como avalia esse livro (ou quase todos os outros, rs)