Quando o dinheiro acaba

Quando o dinheiro acaba James C. Petty

Resenhas - Quando o dinheiro acaba

Paulo 13/03/2020

Quando o dinheiro acaba
O que me chamou atenção nesse livreto foi o título, porque é comum em situações ruins (ou pelo menos acontece comigo, rs) sempre imaginamos o pior, então me perguntei: e se o meu dinheiro acabasse, o que eu faria? A pergunta me despertou o desejo de ter uma visão bíblica sobre problemas financeiros e uma noção do que fazer, caso eu passe por uma situação dessas.

No geral, eu gostei da leitura, o autor sempre recorre às sagradas escrituras para se posicionar e ainda no final traz dicas valiosas sobre finanças que se aplicadas (pelo menos a meu ver) podem ajudar a equilibrar nossas dívidas financeiras e ainda termos uma espiritualidade mais saudável.

A proposta do autor que eu mais gostei sobre o tema é que problemas financeiros são ótimas oportunidades para olharmos para dentro de nós mesmos e identificamos se nossa crença em Deus é à base de nossa confiança. Se a proporção de dinheiro que temos é o nosso porto seguro onde encontramos paz, identidade, segurança e propósito estamos vivendo uma vida longe de Deus, e sendo idolatra do dinheiro porque Deus não está sendo centro de nossa vida. Achei uma reflexão bem útil e prática para minha vida.

"Onde seu tesouro estiver ali também estará seu coração" (Mateus 6: 21)

Temos que nos policiar para gastamos nossos recursos de maneira mais consciente e simples e descansamos em Deus e confiar em sua provisão.

"Sei viver na necessidade e também na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito. Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças. "(Filipenses 4: 12,13)

Existem inúmeras maneiras de economizar e reverter uma situação financeiramente nebulosa, técnicas como cortar despesas variáveis e gradualmente eliminar a dívidas fixas, recorrer a uma consultora de crédito para abater o débito principal da dívida, se requalifica para o mercado, mas em todas as alternativas não podemos esquecer que devemos nos contentar em Deus porque Ele é a fonte de nossa alegria e disse que nos capacitaria para passamos por qualquer situação, seja na riqueza ou na pobreza.

"Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas" (Mateus 6: 33)

O único ponto negativo que achei foi somente a quantidade de páginas, pelo fato de ser um livreto (ele tem menos de 50 páginas) senti que em alguns pontos faltou aprofundamento do autor e em outros momentos ele encarou algumas situações com muito simplismo, o que pode deixar algumas pessoas incomodadas. Tirando esses pontos achei um material bem prático, útil e bíblico.
Pri de Luz 14/03/2020minha estante
Amei a resenha