Império de Tempestades - Tomo Único

Império de Tempestades - Tomo Único Sarah J. Maas

Resenhas - Império de Tempestades - Tomo Único

Queria Estar Lendo 05/04/2017

Resenha: Império de Tempestades
Eu talvez nunca tenha capacidade física e emocional de me expressar a respeito de Império de Tempestades, mas farei o meu melhor. Porque o que a Sarah J. Maas fez nesse livro pode ser resumido com a frase: "enfiou uma faca no seu coração e girou a lâmina em 360 graus. E você a agradeceu por isso.".

A guerra se aproxima. Aelin precisa de aliados, de um exército. Precisa provar-se a Rainha que foi Prometida. Ao lado dos guerreiros feéricos, ela parte em uma jornada para encontrar as chaves de Wyrd restantes, artefatos mágicos capazes de derrotar o senhor das trevas que iniciou todo aquele conflito. Em meio a tantos personagens e arcos impactantes, é chegada a hora de marchar para os campos de batalha.

"— Prefiro morrer amanhã a viver mil anos com a vergonha de um covarde."

Pra começar vamos falar da polêmica: divisão do livro. Extremamente desnecessária. Juntos, os dois tomos dão o tamanho exato de Rainha das Sombras. Não comprei os livros físicos e não vou comprar até a Galera Record lançar uma edição única. A quebra de clima quando o tomo 1 acaba é bastante desapontadora, e eu quebraria a janela de alguém jogando o livro na direção dela caso não tivesse o tomo 2 em mãos imediatamente após a leitura do primeiro. Portanto, de novo, foi ofensivo da parte da Galera Record dividir um livro que não precisava, em nada, dessa divisão. Motivo pelo qual eu fiz uma resenha só. E se eles ousarem fazer isso com Corte de Asas e Ruína a chapa vai ferver.

Sarah J. Maas entrega o que eu considero um dos melhores livros de fantasia dos últimos tempos. Repleto de intrigas políticas, traições e estratégias surpreendentes, Império de Tempestades foi o tipo de obra que te impossibilita de viver sem que você termine a sua leitura. É uma história completa, com todo tipo de emoção. Vai rir, chorar e se desesperar durante as suas quase 700 páginas completas, e vai agradecer aos céus por ter conhecido essa saga.

"Destruir um símbolo pode destruir a determinação dos homens tanto quanto sangue derramado."

Falando a respeito dos personagens, talvez essa resenha se torne uma Bíblia infinita, porque há tanta riqueza e desenvolvimento bem escritos que eu nem mesmo sei desenvolver um texto sobre cada uma das figuras compondo essa série fantástica.

Aelin, a protagonista, se encontrou como comandante. Ela é uma rainha em toda e qualquer nuance de sua personalidade, e o modo como a Sarah te entrega isso nas páginas do livro é de arrepiar. Aelin é uma líder nata. Está na sua magia, na sua voz, no seu sangue. Ela é a Herdeira do Fogo, a Rainha que foi Prometida, uma feérica selvagem e destemida ansiosa para cumprir o que prometeu a si mesma e a seu povo: a liberdade. Sua luta contra um mal crescente é de uma complexidade quase psicológica. Toda a pressão e a tensão que Aelin enfrenta durante o decorrer do livro te prendem a essa jornada de sacrifícios, a essa certeza de que o caminho de uma monarca é trilhado através de escolhas arriscadas e perdas irreparáveis.

Aelin está disposta a tudo para salvar o seu reino e as pessoas que vivem nele, principalmente, até mesmo colocar-se como escudo para qualquer perigo que se estenda sobre eles. Ela é o tipo de personagem intensa, bem construída e que te arrebata desde o primeiro instante. Ainda aquela garota marrenta dos primeiros livros, pouco inclinada a acatar ordens, disposta a discutir e provocar, mas também uma mulher furiosa, impiedosa e cheia de poder. Coração de Fogo, de fato, como as lendas correndo soltas pelos reinos já cantam.

"Ali estava ela, coroada em chama, um bastião contra a noite reunida."

Ao lado dela, seja em presença e em apoio, Rowan também se sobressai como um dos melhores deste livro. Ele é tipo de fidelidade e coragem, um bravo guerreiro dobrado pelo amor incondicional. O que existe entre ele e a Aelin é arrebatador e inestimável. Os dois são um inteiro, se pertencem e se reverenciam. O quanto o Rowan está disposto a arriscar pela Aelin é uma coisa que me deixa rolando no chão, real oficial. Ele é todo inquebrável, arisco e um feérico imortal selvagem e temido por todos que o conhecem, mas também é um coração amoroso e um sorriso único para a sua Coração de Fogo. O amor entre eles é tão puro e importante para a história, e tudo o que eles fazem em prol desse amor é o que te deixa mais quebrada.

"O feérico fazia a magia de Aelin cantar."

São comandantes, líderes, e em um mundo perfeito poderiam se abraçar e constituir uma família e serem felizes pelo tempo que fosse. Mas estão em guerra, o seu mundo colapsa, e esse não é o cenário para a felicidade plena e completa. Eles a encontram mesmo nos lugares mais sombrios, mas ainda há muito a ser enfrentado antes da ansiada paz. Rowan, em sua posição de guerreiro solitário, sem terras e sem muito a dar para Aelin além da devoção, tem uma das melhores cenas do livro justamente por causa disso - o tipo de cena que te faz urrar.

"Tudo que Rowan tinha a oferecer à rainha eram a força da espada, a grandeza da magia e a lealdade do coração. Tais coisas não venciam guerras."

Aedion e Lysandra compõe outra parte da corte da Herdeira de Fogo, uma corte que se forma aos poucos, o tipo que poderia reconstruir o mundo. Aedion, sempre fiel e dedicado à prima, tem grandes momentos emocionais no decorrer do livro. Seu passado retorna para que ele o confronte, e há muito ressentimento no general para se deixar levar pelo perdão. Ao lado de Lysandra, Aedion tem seus momentos mais humanos e frágeis - e é aí que o ship se torna uma coisa desestruturadora. Eles se entendem pela solidão, pelo deslocamento quando se encontram no mundo, e por ambos terem perdido tanto durante a vida. Aedion ainda é destemor, mas também deixa escapar seus momentos de fragilidade, de desespero, momentos que mostram um guerreiro ansioso pela vitória, mas temeroso quanto aos custos dela. Especialmente com a campanha de Aelin para reunir aliados; guiar uma guerra não é nada fácil, e ela é uma rainha jovem, na qual poucos lordes acreditam. Aedion é seu apoio, mas também mantém questionamentos pertinentes, coisas que, mais para o fim do livro, entregam respostas surpreendentes. Anota o que eu tô dizendo: a cena na praia. Você vai cair de joelhos no chão; chorando.

"— Se perdermos esta guerra, a escuridão reinará para sempre."

Lysandra, por outro lado, tem uma participação muito mais física e emocional do que verbal dentro do grupo acompanhando a rainha. Ela é marcada pelos horrores de seu passado, por sacrifícios e por traumas que dificilmente se dissiparão de sua memória, mas é uma mulher tão incrível e poderosa, uma metamorfa única e impressionante. Ao lado de Aelin, Lysandra entrega à obra as melhores cenas de ação e de irmandade, sempre disposta a tudo para ajudar sua comandante. A perspectiva que fica é que Lysandra está se acostumando com um novo mundo, com sua liberdade, e se adaptando a isso. Se adaptando aos sorrisos e ao apoio e a entregar seu coração para grandes causas.

Agora vamos falar sobre o meu arco e minha personagem favoritos: Manon Bico de Ferro e sua jornada de redenção. A anti-heroína medonha, macabra e perturbadora nunca perde a pose de bruxa má, e por isso tem o melhor arco do livro. Manon é muito de frieza, ao mesmo tempo em que começa a responder seu coração. Uma comandante destemida que faz tudo por suas guerreiras, inclusive sacrifícios irreparáveis. Perceba como todo mundo nesta birosca adora fazer sacrifícios e me pergunte se eu tenho coração pra isso: não tenho. Determinado momento a coloca ao lado da corte de Aelin, e a aliança entre ela e a Coração de Fogo é uma coisa poderosíssima, girl power, destruidora, pense em todos os termos que puder para designar essa união.

"E Manon entendeu naquele momento que havia forças maiores que a obediência, e a disciplina, e a brutalidade. Entendeu que não nascera sem alma; não nascera sem coração."

Manon não vê Aelin como sua comandante - porque a bruxa não se curva diante de ninguém - mas uma igual, e por isso a relação das duas é impactante. O fato de a Bico de Ferro aceitar um caminho que não o da escuridão, aquele trilhado por ela até aquele momento, mostra um crescimento de personagem absurdo. Suas interações com os outros membros da corte de Aelin são incríveis, e o desenvolvimento das suas emoções e da maneira com que ela encara a ideia de um novo mundo, um livre da opressão e da crueldade, arrancam todas as suas lágrimas.

E é aí que entra o melhor ship dessa birosca: Dorian x Manon. Sim, eu, que a queria com a Elide, fui dobrada a amar Doranon como se não houvesse amanhã. Eu culpo Sarah J. Maas por todos os meus problemas emocionais e psicológicos.

"Seis voavam para o castelo de Dorian, para a torre. Para o rei. Dorian daria a elas um rei."

Dorian acabou de se livrar da escuridão para ver-se subjugado por ela. Por circunstâncias externas, ele acaba se juntando à campanha de Aelin, um rei afastado de seu trono, e representa a racionalidade e polidez que tanto faltam nos feéricos e insira-aqui-outros-seres-fantásticos-que-integram-esse-grupo. Dorian foi criado para a política, para a guerra, para o comando. Ele foi disciplinado para reinar, para liderar. Seu contato com a própria magia foi de surpresa e de choque e ela é a coisa mais selvagem e descontrolada nele. A jornada de Dorian é quase de redescobrimento, investigando o mundo e entendendo como lutar para protegê-lo. Ao lado de Aelin, ele tem suas melhores interações, mas ao lado de Manon ele é quase uma dinamite.

"E com todo o desejo do rei de sentir seu gosto, ao abrir a boca para ele, Manon encontrou um gosto de mar, como uma manhã de inverno, algo tão estranho, mas familiar, que por fim aquele gemido lhe foi arrancado do interior."

A química entre eles salta das páginas do livro, grita que eles são um casal poderoso, que se entendem, indiferente ao fato de terem vindo de berços tão distantes. Um rei e uma bruxa, ambos tocados pela escuridão, que descobrem um pouco de luz quando estão um com o outro - e que aceitam a penumbra tão bem quanto a temem.

Por fim, o último arco de vital importância para a construção de toda a trama é a da Elide e do Lorcan. A menina que escapou do covil das bruxas, salva por Manon, e o semi-feérico em meio a uma caçada para impressionar sua rainha cruel. Os caminhos deles se cruzam e se entrelaçam e você se vê imediatamente implorando para que a Sarah tenha piedade. O que ela não faz. Não que isso tire alguma estrelinha do ship; esse OTP tem todas.

"Por quanto tempo durará uma única chama contra a escuridão que se reúne?"

Lorcan é um imortal sombrio, abençoado pelo deus da morte, guiado pela escuridão e empoderado por ela. Elide é uma mortal que viu muito do horror e da crueldade no mundo e se cansou de curvar-se diante disso. Ambos muito teimosos e arredios. Eles formam uma aliança para chegar a seus destinos, e essa aliança trilha uma união que nenhum deles esperava existir. Lorcan vê em Elide o tipo de coração e coragem que a própria não parece enxergar, uma jovem mulher destemida que poderia enfrentar toda a escuridão do mundo se quisesse, porque teria bravura para tal. Ao mesmo tempo em que ela vê no semi-feérico um homem maculado pelo medo e pela obediência, um guerreiro que se curvou demais diante de poderes opressores, que aceitou isso como a única alternativa entregue pelo mundo. Ambos enxergam novas possibilidades no outro, e por isso o casal é tão apaixonante. Eles são o recomeço um do outro.

O modo como a Sarah interliga todas essas histórias, todos os traumas e passados, cada coadjuvante que surge com o passar das páginas - oi Gavriel e Fenrys que me fizeram chorar em tantos momentos; oi As Treze, obedientes e fiéis guerreiras do clã de Manon; oi Chaol que sumiu por um motivo maravilhoso, mas estará em meu coração até o seu retorno.

É um livro genial, bem orquestrado e que vai te deixar de queixo caído em diversos momentos. As tramas políticas, as alianças, o fato de a Sarah resgatar tanta coisa dos volumes anteriores - e principalmente dos contos de A Lâmina da Assassina - é tudo tão bem explicado que, quando as respostas chegam, você se joga no chão e chora. Tudo esteve ali o tempo todo, ela só escondeu até ser necessário falar sobre isso. E a dor; ah, céus, quanta dor. Quanto sofrimento. Desde Princesa Mecânica que eu não me acabava de chorar como fiz com o fim desse livro.

"Aelin não era uma salvadora atrás da qual se amontoar, mas um cataclismo a ser sobrevivido."

As batalhas, as intrigas e traições são de tirar o fôlego. Inimigos se aproximam de todos os cantos, e o cerco se fecha sobre a herdeira de Terrasen. Nossa Aelin Coração de Fogo precisa se provar para seus súditos e para si mesma não apenas como comandante, mas como rainha; como uma pessoa disposta a entregar seu coração pelo bem daquilo que rege sua coroa.

"Uma corte que não apenas mudaria o mundo. Mas que recomeçaria o mundo. Uma corte que poderia conquistar aquele mundo... e qualquer outro que desejasse."

Império de Tempestades foi, sem sombra de dúvidas, uma das coisas mais impressionantes que já li. A magia e a guerra se interligam e formam uma obra que te prende na cadeira e te instiga a entregar todo o seu coração para cada um desses personagens. As melhores obras de fantasia são aquelas que te levam para dentro desse mundo mágico, mas que te conquistam pela humanidade e pela força de seus personagens. Na luta contra a escuridão que ameaça seu mundo, Coração de Fogo e seus aliados fazem parte do que eu considero uma das melhores obras de fantasia contemporânea que o mundo já viu.
Lu 05/04/2017minha estante
ahhh minha ansiedade só aumentou ao ler essa resenha magnifica! Sarah rainha, dona dos nossos corações e dinheiros.

'duarda 05/04/2017minha estante
MDS esse livro me deixou louca! Não sei como sobreviver até o lançamento do último!!!

LS0 05/04/2017minha estante
Manon melhor personagem da saga. ?
Manon e Dorian... ????????????

Apenas amo. Demais.
Adorei a resenha. Sarah sabe como fazer alguém não querer parar de ler. Um dos melhores livros da saga. ???

Queria Estar Lendo 05/04/2017minha estante
Se tem uma personagens que vivemos para exaltar, essa personagem é Manon!

LS0 05/04/2017minha estante
Amém. :)
Kkkkk isso mesmo.

Paola 08/04/2017minha estante
Compartilho com você o sentimento de cair de joelhos e chorar em certas cenas, totalmente, porque Sarah J. Maas quer inundar o mundo com as lágrimas dos leitores, só pode.

Kat 08/04/2017minha estante
Que resenha ! Uau ! Estou urrando para você, demostrou em palavras ( escritas) tudo o que eu estava sentido desse livro, dessa saga maravilhosa.
" as melhores obras de fantasia são aquelas que te levam para dentro desse mundo mágico, mas que te conquistam pela umanidade e pela força de seus personagens. Na luta contra a escuridão que ameaça seu mundo " bato palmas para você ??

Sheila 09/04/2017minha estante
Quantos livros são?

Queria Estar Lendo 09/04/2017minha estante
Paolla, sim, guria, Sarah deve ter potinhos com estoques das lágrimas que os leitores entregam pra ela. Algum dia farei isso. Ou, em referência à cena com os espelhos de Império das Tempestades, mostro um espelho e pergunto COMO VOCÊ PÔDE?! HASUHASUHASUHASUHASUH

Queria Estar Lendo 09/04/2017minha estante
Kat, obrigada por ter gostado tanto! Eu sempre fico com receio na hora de falar dos meus livros favoritos :P

Queria Estar Lendo 09/04/2017minha estante
Sheilla, serão 6 livros. O volume final sai nos Estados Unidos em 2018 ~se joga no chão e chora~
Agora quanto ao lançamento aqui só Deus sabe...

Evelin 22/04/2017minha estante
nossa, nunca me identifiquei tanto com uma resenha!! No começo admito que odiei a Manon, mas depois se tornou uma das personagens favoritas. Inclusive, muitas saudades do Chaol :(

Michele 19/05/2017minha estante
Oiii vc sabe me dizer quantos livros a serie tera ao todo? Ou a autora ainda nao terminou a serie ?

Queria Estar Lendo 26/05/2017minha estante
Oi Michele! Serão 7 livros ao todo. O 6º sai em setembro deste ano lá nos EUA e se chama Tower of Dawn. E o sétimo e último sai ano que vem; ainda sem título :D

Dani 17/06/2017minha estante
Adorei a resenha. Esse com certeza foi o melhor livro da série até então.
"As melhores obras de fantasia são aquelas que te levam para dentro desse mundo mágico, mas que te conquistam pela humanidade e pela força de seus personagens." - Perfeita essa frase. Disse tudo.

Raianne Viana 05/11/2017minha estante
Que resenha incrível! Amei, expressando bem tudo que eu senti após terminar esse livro... Manon e Dorian, meu otp

Lisaclarck 19/05/2019minha estante
Que resenha perfeitaaaaaaa

wynaraxisto 24/02/2020minha estante
Que resenha maravlhosa!!

caio.lobo. 25/08/2020minha estante
Já li Dante, Goethe e Shakespeare, será que já estou em condições de ler Sarah J. Maas?

Nicoly 07/11/2020minha estante
Faço das suas palavras a minha, cada palavra que li era como se você tivesse lido meu pensamento, resenha impressionante! ?

Fran 13/12/2020minha estante
Eu chorei horrores só de ler sua resenha cara :,(

Ray 02/04/2022minha estante
Meu Deus, mesmo depois de 5 anos, sua resenha continua sendo a melhor.

Leticia 16/07/2022minha estante
Que resenha perfeita!

Carol 21/03/2023minha estante
Acho que é a melhor resenha que já li sobre esse livro, não poderia descrever melhor!!!!

Letty 21/11/2023minha estante
E é isto!! Kkkkkkkkk resumiu perfeito tudo

Tiiko 17/08/2020

Império de Tempestades
Esse livro me tirou o fôlego, muitas reviravoltas, muita ação. Até agora foi o livro da série que mais me encantou. Não tenho nem palavras pra falar sobre esse livro, ri e chorei junto com todos os personagens. Não vejo a hora de ler o desfecho dessa história.
Carla Cristina 23/09/2020minha estante
Estou amando essa série e se esse for ainda melhor que os outros... Então nem sei o que dizer...

Andressinha 04/01/2022minha estante
Eu chorei em todos tog até agora, mas esse... Senhor

Gab 06/02/2022minha estante
Acabei de terminar de reler e juro por Wyrd que essa história ainda me mata!

Gabigabids 10/01/2023minha estante
Gente esse tomo único contém o tomo 1 e 2????

Paola123 10/02/2023minha estante
Esse é perfeitoooo um dos melhores de tog seeem dúvida nenhuma ( se n o melhor)

Paola123 10/02/2023minha estante

chatoo

Rodrigo1185 24/02/2024minha estante
...

Josy.Ramos 28/03/2024minha estante
cara eu chorei em várias partes desse livro! A conexão com Aelin só cresce e é incrível ver a evolução da personagem! QUE LIVRO!!!

Eitaisso 19/05/2024minha estante
Cara eu quase infartei com o final da primeira parte, sério que revelação foi aquela

lealalline_ 16/11/2021

serio que eu vou ser obrigada a ler o conto do chaol de quase 650 páginas depois do final desse livro????????? juro que final!!!! eu ja sabia que ia ser algo ???, mas ainda assim surtei muito (ainda bem q n peguei spoiler). so nao dei 5 estrelas pq o começo foi extremamente entediante kkkkkkkk. a cada final de livro de tog meu coração aperta um pouco pq significa q eu to perto de terminar e eu n to pronta pra me despedir da serie??
Fernanda S.L Campos 16/11/2021minha estante
O livro do Chaol é um porre, mas vale muito a pena viu.

Miguel Leite 16/11/2021minha estante
Tá preocupado com 650 páginas do Chol? O último livro tem quase 1k kkkkkkk

naclaxvz 16/11/2021minha estante
amg o livro do chaol é simplesmente um dos meus favoritos da série!!

lealalline_ 16/11/2021minha estante
KKKKKKKK eu leria mais 1000 paginas do pov d cada um, mas o do chaol?.

naclaxvz 16/11/2021minha estante
tipo, tu podes pular e ir direto pro último livro, mas pra mim a experiência nunca vai ser a mesma

lealalline_ 16/11/2021minha estante
jura????? mds n vi ngm falando bem do livro, tomaraaa

Jane168 16/11/2021minha estante
Você precisa ler o conto. O Chaol é chato, eu sei, mas Torre do Alvorecer é muito bom, tem muitos personagens incríveis entrando na história, e o plot no final é simplesmente desconcertante. Se você não ler esse livro vai chegar no último completamente confusa e vai perder muita coisa da história.

Miguel Leite 16/11/2021minha estante
Eu fui direto pro último livro então não sei dizer se é bom ou não, mas existe muitas explicações bem superficiais sobre o que acontece nesse livro, vale a pena só pra expandir o que vc já sabe mesmo

bruna 16/11/2021minha estante
não pula!!! acho o livro do chaol essencial pra entender melhor koa... juro q o livro não é tão ruim, o começo é um pouco lento mas dps melhora e vai valer super a pena

lealalline_ 16/11/2021minha estante
KKKKKK sair da avalanche q foi o final de império d tempestade pra começar um diferente é ate triste KKKKKKKKK, mas vou ler d qql forma n qr perder os detalhes

Jane168 16/11/2021minha estante
Se eu tivesse pulado o livro do Chaol eu teria ficado muito perdida na história. Esse livro traz a gente pra um universo completamente diferente do resto da série e também traz criaturas completamente diferentes.

AAAAAAAAAAAA SOCORRO CARA EU AMO TANTO

lari 22/02/2021minha estante
sobre esse livro: Aelin irrita demais mas ela é SIM a dona de tudo rainha, Manon vou nem comentar de tão perfeita e ELIDE E LORCAN levaram esse livro nas costas SIM! casal do século, é isso ???????

lari 22/02/2021minha estante
ah e o final... FIQUEI CHORANDO A MADRUGADA INTEIRA! queria colocar o rowan num potinho

alicemmansur 22/02/2021minha estante
o ?where is my wife?? bastou pra eu ficar o dia inteiro na cama me doendo

Isa ð 22/02/2021minha estante
Elide e lorcan MEU TUDOOOOOOOO ?

zorin 23/02/2021minha estante
Sim!!! A aelin fodona e boazuda demais, porém insuportável também ? gente a manon pra mim é TUDO! Ela é dorian e elide e lorcan são mais interessantes que o casal principal kkkkkk

zorin 23/02/2021minha estante
Nossa lari, o dia não tinha nem começado e eu tava na minha cama me acabando de chorar com esse livro

zorin 23/02/2021minha estante
Velhoooooo pior que eu já tinha visto essa frase no twitter ai quando comecei a ler o livro e me liguem quem era o rowan e a aelin eu fiquei só MEU DEUS NÃO ACREDITO QUE ELA VAI MORRER!!!! Kkkkkk

zorin 23/02/2021minha estante
Ai isa, pra mim esses dois são TUDO

Literalmente Ju 04/03/2021minha estante
estou fazendo uma leitura conjunta de reino de cinzas, quer participar?

Nyckmlf 06/12/2021minha estante
Esse livro foi perfeito em todas as partes , teve de tudo, foi surto atrás de surto , até agora eu não entendo como a aelin consegue ser tão inteligente a mulher tem uma estratégia surreal amo amo

Lolo 06/12/2021minha estante
O surto que eu tive lendo esse livro é impossível de descrever. Acabei KOA ontem e queria que tivessem mais livros da série

isyfoxdiaz 06/12/2021minha estante
SIMMM. A Aelin é genial dms, fico boba. Toda vez que tô lendo os livros de TOG e acho que o livro que acabei de ler vai ser meu fav, vem um melhor que o anterior. Esse foi perfeito

isyfoxdiaz 06/12/2021minha estante
Ai amg @lolo tô com medo de ler KOA e ficar órfã de TOG, mas cometi o erro de pular lâmina da assassina ent agr tenho q ler ele e torre do alvorecer antes ?

Nyckmlf 06/12/2021minha estante
Exato sksksksk eu me sinto assim , a aelin é perfeita demais , nunca vi uma protagonista tão PERFEITA , e os desenvolvimentos que os personagens estão tendo em cada livro meu Deus é pft

Que livro é koa?

KOA é Reino de cinzas @Nyckmlf

Nyckmlf 06/12/2021minha estante
Ata skskskksksk estou lendo torre do alvorecer e tô mal só de saber que vou terminar a saga de tog , a saudade será grande skskskksks

Lolo 06/12/2021minha estante
@BelyConnelly eu só li torre do alvorecer, me deu muita preguiça de ler lâmina da assassina

Aline Maia 07/09/2021

Bem melhor que o anterior mas SJM está longe d ser tudo isso
Se você chegou até aqui nessa saga sendo uma pessoa que não está aturando muita coisa e ainda assim seguindo até o fim, só encontro dois motivos:
1) você comprou os livros e quer terminar na força do ódio;
2) algum dos núcleos e personagens te cativaram e você quer ler por eles.

Eu estou nos dois grupos e julgando demais essa colcha de retalhos que chama TOG, pois a protagonista ficou tão esquisitamente fragmentada que cheguei no ponto de só querer saber dos outros, menos dela. Precisei de mais de 600 páginas para chegar em um final onde ela me lembrou lá longe a protagonista do começo da saga, a que eu gostava e me interessava. Por coisas assim que penso, como que as pessoas enaltecem a escrita da SJM?

Peguei esse livro com zero expectativas e o que me fez demorar para passar das primeiras páginas foi o prólogo. Não sei explicar, veio o início com a Elena e eu simplesmente já fiquei de saco cheio. Mas ainda bem que segui e não abandonei o livro.

Acredito que assim como "Herdeira do Fogo", o estranhamento que "Império de Tempestades" pode ter em algum momento é em decorrência do livro que o antecede. "Rainha das Sombras" é um livro que acabou sendo um remendo (bem ruim) da nova narrativa surgida em "Herdeira do Fogo". Resultado? Personagens estranhos, incongruentes com o que eram na possível proposta inicial da série, mas que ao final você se acostuma e segue o baile. Aí chega "Império de Tempestades", voltando de alguma forma a "vibe" que existiu em partes de "Coroa da Meia Noite". Isso se dá por: o plot inicial das benditas chaves Wyrd ficou claramente em evidência até rebuscando uma espécie de mitologia própria (até teve retorno do povo pequeno, encontro com Elena, Brandom e menção a pior amiga do universo, conhecida como Nehemia) e alguns dos personagens parecem mais na "vibe" que tinham pré "Rainha das Sombras".

E isso tudo só deixa claro que TOG tem MUITA enrolação, provavelmente para gerar mais dinheiro. Chegando nesse ponto da história só penso que a primeira parte de "Rainha das Sombras" poderia ter sido lançado como um conto a parte, e o plot das bruxas poderia ter sido o foco principal. Cortando umas páginas de "Herdeira do Fogo" dava pra reunir isso tudo em um livro só e aí sim, o bendito do "plot da saga" não ficaria tão distante e menos bagunçado.

Para finalizar sobre a escrita da SJM eu acho que existem recursos porcos que ela faz para tentar convencer o leitor da magnitude e superioridade surreal da personagem principal. Acho que aqui ela extrapolou, forçou a barra demais em sempre buscar uma forma de deixá-la overpower, mas o recurso que é incômodo é a insistência em afirmar constantemente através de um personagem como ele se inferioriza pensando o tempo todo em como a Aelin é incrível. Se é um POV sendo feito em uma interação com a Aelin, infelizmente sofremos com esses tipos de comentários, aí rola aquela descrença em qualquer situação de perigo que a personagem pode vir a se encontrar. Não importa, no fim sempre vai ter algum super plano escondido que vamos "nos surpreender" e ele só pode vir da Aelin.

. spoilers .

Exemplo de situação para enaltecer a capacidade de criar planos da Aelin ser superior: Aedion reclama sobre a questão da ausência de exército e de Aelin esconder os planos sempre dos outros. Resultado: ele se sente um bosta porque a Aelin estava reunindo um exércido. Vários passam pano e esquecem que o cara tinha razão em tudo o que dizia pois se baseava naquilo que sabia.

Exemplo 2: Lorcan dá a localização de todos para Maeve vendo que isso é a única forma de salvar Elide, pois na brincadeira de Aelin querer fazer surpresa sobre sua super inteligência ao cobrar sua dívida com Ansel, Lorcan pensou que ali se encontrava um grupo que os iria atacar. Resultado? Todo mundo cruxifica Lorcan esquecendo que por pior que tenha sido as consequências, imagina se Aelin tivesse dito as coisas? Ela própria poderia ter ganhado MAIS tempo e talvez sequer seria capturada e torturada pela Maeve. Ela não sabe governar, espero que no próximo livro, antes de ela ter um super plano que vai salvar a todos, a SJM se dê o trabalho de trazer um desenvolvimento de personagem sobre a construção de uma rainha que de fato saiba governar. Para conseguir as coisas, não dá pra ficar omitindo o tempo todo para causar surpresa. Dá ruim também.

Tirando meu incômodo com a bagunça de plot e a falta de um planejamento com a história, consegui gostar e me entreter bastante. Mas isso, como sempre, nos POV de quem surgiu já dentro do universo mais amplo da série.

A história basicamente mostra três núcleos que eventualmente convergem para o mesmo local e no meio disso tudo desenvolvem relações. Fiquei surpresa pois:

1) Ponto positivo para POVs que mostram como existem lentes que leitor desatento e cego pela devoção a Aelin não percebem. Os personagens são descritos muitas vezes pelos olhos de outros e obviamente o que a Aelin vê não é uma verdade incondicional, é apenas a visão sempre limitante que ela tem de alguém. (cof, cof hate pra Chaol na bomba da primeira parte de "Rainha das Sombras"). Não imaginei que ia ter Lorcan junto de Elide e sinceramente, foram talvez os meus preferidos. A dinâmica deles no circo foi tão, mas TÃO engraçada. Gostei de que pelos olhos de Locan deu para ver como Elide é incrível demais, esperta, guerreira, observadora... Como a personagem anteriormente ou era vista pelos olhos de Manon ou pelos próprios pensamentos de baixa estima dela mesma, não dava para ter dimensão do quão ardilosa ela é.

2) O núcleo da Manon me impressionou por não ter enrolação.. ela resgatando o Dorian foi uma das melhores sequências da série, assim como a luta dela com a avó que deixou bem clara a lealdade das treze e o papel que teriam como a contraparte dentro das intrigas internas entre as bruxas. A Manon ser a última rainha Crochan foi a cereja do bolo. Comprei a ideia dela rainha no momento que apareceu. Ela é uma personagem não só bem desenvolvida como é congruente com sua narrativa desde seu surgimento na série. Você entende o conflito, vê que Abraxos despertou sentimentos nela e depois disso passamos a ver essa personagem se permitindo sentir, mas tomando ações guiadas pelo seu amor pelas 13, Abraxos e Dorian. Manon é uma guerreira, Manon é uma rainha perdida que descobriu sua identidade, Manon é destemida sem precisar de títulos e recursos narrativos porcos para ser enaltecida. Gosto de que mesmo tendo temperamento forte ela sabe observar, não sente necessidade de gritar ou impor sua opinião e etc...

3) Agora Aelin e sua corte... Curioso que na hora que se separaram em dois grupos passei a suportar a própria Aelin! Ela está menos intragável, mas isso claramente porque ela teve menos capítulos hahaha. Eu acho o Rowan um personagem que quando está agindo em missões próprias é incrível. Com a Aelin tem sempre a questão do romance envolvido e para mim simplesmente não rola. Os poucos capítulos da dupla Dorian e Rowan foram maravilhosos, e a presença da Lysandra no núcleo Aelin/Aedion me fez suportar os capítulos.

Sobre os personagens que ficaram meio que em segundo plano quando caem no núcleo da Aelin, destaque para o único personagem que sabe que está de igual para a Aelin, mas é esperto o suficiente para ficar quieto lembrando-a que ele também é um rei e está em proteção da rainha. Eu esperei a po*ra de CINCO livros, sendo os últimos dois CALHAMAÇOS de enrolação, para finalmente chegar vários capítulos com os POV do Dorian! Um desperdicio da SJM ter demorado tanto para dar mais protagonismo para ele. Mais perfeito seria a adição do Chaol no núcleo, mas me contentei com as migalhas da presença dele nos pensamentos do Dorian. E ele soltar "Sou rei, sabia?" foi uma das minhas frases preferidas dessa saga. Gostei também da Manon ser ligeira e saber que ele fica quieto, mas tem muita coisa que ele vai maquinando na cabeça (alias, QUE CASAL).

Aedion, estou nem aí para ele. Única vez que gostei do personagem foi quando ele era duplinha com Chaol e pesquisavam juntos em "Herdeira do Fogo". Depois disso, Aedion virou em um macho que idólatra a Aelin e só. Lysandra me agrada. Ela é a maior guerreira de todas, e quase voei no livro quando ela estava para morrer depois do descontrole da Aelin. Mesmo ela pedindo desculpas para o Aedion e tals, não foi o suficiente.

Nas últimas páginas achei apelativo o recurso de explicar o casamento do Rowan com a Aelin no momento em que ela estava sendo torturada, mas isso não modifica o peso da situação que Aelin chegou. É triste demais e horrível o que aconteceu ali com ela. Fora que o meu ranço inicial quando veio o capítulo da Elena foi já meu instinto sabendo que ela era bomba. As mentiras e omissões dela são piores que as da Aelin, pois no caso da Elena, ela agiu sabendo das consequências e os horrores que a Celaena/Aelin ia passar. Ganhou tempo para ela? Bacana, mas não é o suficiente. Elena causou essa desgraça toda e quem está tendo que pagar o preço das merd*as dela é a Aelin.

Gostei muito que aqui fechamos todas as pontinhas soltas nos contos de "A Lâmina da Assassina" até com os assassinos silênciosos chegando (e finalmente ouvimos o Ilias falando!). Sei que um conto em específico vai ser fechado no próximo livro. Me senti meio tonta quando Galan chegou e eu estava achando que era o exército que o Chaol teria reunido kkkkkkk, nem lembrava quem era o Galan a essa altura do campeonato.

A raiva que eu senti por mais uma vez termos que lidar com omissão de plano da Aelin mesmo eles estando em situação de GUERRA, me impediu de conseguir me emocionar quando temos todos aqueles exércitos se juntando pela causa.

Fora isso, os núcleos estabelecidos para o último livro já me deixaram muito intrigada. Manon voltando a ter um núcleo seu com as bruxas me deixa com um sorrisão no rosto.

Agora vou seguir para "Torre do Alvorecer". Meu prêmio por suportar as enrolações nos últimos três livros assim como uma compensação por não ter Chaol nesse hahahah.

1 estrela para Elide e Lorcan.
1 estrela para Dorian e Manon.
1 estrela para Lysandra.
0.5 estrela para "Sou rei, sabia?"
E claro, 1 estrela para Abraxos.
alA.0 08/09/2021minha estante
já tô ansiosa pelos surtos com torre ? meus dois personagens favoritos tão nesse livro ??

Lais597 08/09/2021minha estante
O início de Torre é um pouco maçante, mas depois a leitura fluir perfeitamente. É um livro extremamente necessário para Reino das Cinzas e muito bem escrito, acho que vc vai gostar bastante

Aline Maia 08/09/2021minha estante
Eu vou tentar pegar amanhã já o Torre, tô super ansiosa ?

Aline Maia 08/09/2021minha estante
Lais, depois de suportar a primeira parte de Rainha das Sombras eu acho que consigo qualquer coisa com essa série em termos de maçante kkkkkkkkkkkk.. eu fiquei meio chocada quando vi que tem uma galera que pula esse livro antes de pegar Reino de Cinzas ?

alA.0 08/09/2021minha estante
Nunca vou entender quem pula Torre, é um dos livros mais bem escritos e desenvolvidos da Sarah e ainda tem muita informação importante pro último livro..

Lais597 08/09/2021minha estante
nossa sim, também fico de cara e agustiada quando alguém pula ou quer pular Torre, é tão sem cabimento...

Stef 10/10/2021minha estante
1000 estrelas para "Sou rei, sabia?" eu queria ele queimando as bolas de todo mundo nessa cena!

Aline Maia 10/10/2021minha estante
Disse tudo @Stef! Queria ele surtando mostrando pras pessoas que ele merece respeito, admiração e que ele é fod* ???

Amanda 30/01/2019

Império dos Fantoches
Mais um vez eu vou começar a resenha xingando a editora brasileira responsável pelos livros, alguém na Galera Record está ficando com as orelhas vermelhas. Vai todo mundo para o inferno, seus burgueses safados.
Foi uma cachorrada dividir esse livro em dois.

Como uma boa pessoa que adora ver o mundo pegar fogo, eu fui ver as edições cadastradas no skoob dos livros anteriores, o maior deles é a Rainha das Sombras (vol.4) com 672 páginas, publicado pela Bloomsbury USA, a versão equivalente no Brasil tem 644 páginas. Analisando o livro original de Império de Tempestades, que tem 704 páginas (também publicado pela Bloomsbury USA), e usando uma regra de três básica chega-se a conclusão que a sua versão traduzida teria cerca de 674 páginas, trinta a mais que seu antecessor. TRINTA. Que na prática significariam QUINZE folhas. QUIN ZE FO LHAS!

Não feliz, eu descobri que o livro A Court of Wings and Ruins (Corte de Asas e Ruínas) foi lançado nos Estados Unidos com 707 páginas e foi publicado no Brasil também pela Galera Record em um único volume com 686 páginas, algumas páginas a mais do que o nosso livro em questão.

Agora eu pergunto, essa escolha se justifica?
E eu mesmo respondo. NÃO!!
No geral essa saga tem um preço salgado, acima da média dos livros atuais, mas a qualidade deles é inferior. Daí as editoras brasileiras tem a cara de pau de virar para mim e dizer que o mercado editorial está falindo porque o brasileiro está comprando menos livro.

Aaahh, mas não me diga!!! Por que será?

Bom, eu comprei o e-book em inglês (porque o e-book do livro em português também estava dividido - chocked but not surprised) e gastei metade do que eu gastaria em um dos tomos. E daí eu relembro o fato das editoras brasileiras estarem falindo...

Enfim... Bora falar do livro.

Sarah J. Maas implodiu a própria história. Ela jogou no lixo todo o enredo construído, pisou na criação de seus personagens e nas escolhas que fizeram ao longo da trama, tudo o que vimos, torcemos e nos frustamos ao longo dos seis volumes até aqui não passaram de um grande teatro arranjado. Ela superestimou as próprias habilidades de escrita e de criação, achando que qualquer coisa que fizesse seria aclamada pelos fãs.

Tudo o que aconteceu estava destinado a acontecer. A história iria chegar nesse ponto de qualquer jeito, independente da jornada individual de cada um, afinal, havia um débito a ser pago. Tudo foi premeditado por Elena, para pagar por seus erros do passado. Todas as ações e escolhas até este momento foram, de certa forma, manipuladas para forçar os envolvidos a seguirem pelo curso já estabelecido.

Eu não vou esmiuçar todos os pontos de manipulação dos personagens, porque senão eu não acabo essa resenha, mas tem alguns principais que valem a menção:
- Aelien ter sido encontrada por Arobyn e se tornado uma assassina foi culpa de Elena.
- A amizade de Nehemia e Aelin foi culpa de Elena, assim como a morte da princesa e suas consequências.
- Aelin ser enviada para Wendlyn foi culpa de Elena.
- Aelin ser a chave na guerra foi culpa de Elena.

Vale lembrar que metade da história do Rowan e consequentemente alguns respingos na Aelin também foram manipulados pela Maeve. Optar por esse caminho na narração tira todo o peso das escolhas dos personagens, porque através de manipulação ele foi induzido a escolher ou escolheram por ele. Todo o sofrimento que passaram e que atingiram os leitores não parece mais genuíno, foi um artifício dentro da história.

[SPOILERS A SEGUIR]
Embora eu tenha mais críticas do que elogios, nem tudo foi desperdício, o livro começou muito mais interessante do que terminou. Na PARTE UM, tínhamos três núcleos distintos e paralelos, o que garantia uma dinâmica para a leitura. Manon, Elide e Aelin eram os três pilares principais, apresentando contextos e objetivos diferentes. O núcleo da Manon foi de longe o mais interessante, a gente tinha contato com o que acontecia dentro do covil de Erawan e descobria mais sobre as próprias bruxas. Tudo mudou com o ataque a Forte da Fenda.

Desde que essa personagem foi apresenta, cada vez nós aprendemos um pouco mais sobre ela, os questionamentos sobre a própria vida e as regras que segue não vem de hoje, e foi isso que provavelmente culminou na sua escolha por salvar Dorian no ataque das bruxas a Forte da Fenda. Sim, eles tiveram uma interação interessante no livro anterior, mas não vejo como só esse rápido contato seria motivação suficiente para ir contra as ordens de sua vó. Eles mal se falaram, mal se conheciam, então ver ela matando bruxas do clã rival foi uma surpresa, mesmo que o clã fosse das Pernas Amarelas. Lógico que suas escolhas teriam consequências e assim nós tivemos contato com um pouco da política interna das bruxas, o conselho das líderes para julgar as atitudes da Manon e sua punição.

E foi em decorrência da punição dada a ela que tivemos uma das melhores cenas deste livro. Se a Manon proteger o Dorian foi uma surpresa, ela colocar a própria vida em perigo para salvar a da Asterin e as Treze não foi. Esse foi o divisor de águas na vida da bruxinha, ela já vinha desafiando os comandos do Erawan, mas agora desafiou a própria avó, se colocou entre ela e as amigas, levou uma surra, descobriu que é herdeira das Crochan (whaaat?), quase não saiu de lá com vida e eu estava urrando com as possibilidades a partir daí. E esse foi o clímax da história da Manon, as possibilidades, porque a partir da fuga, a história dela foi ladeira abaixo, em vez de continuar trilhando o próprio caminho, Manon foi jogada no núcleo da Aelin sem ter uma explicação muito convincente.

Enquanto isso, no outro núcleo tínhamos Elide indo para o norte, fugindo com uma Pedra de Wyrd no bolso do casaco, sendo caçada por seres da sombras enviados pelo tio e curiosamente esbarrou com Lorcan no meio do caminho. Esses dois podiam dar muito errado, mas deram muito certo. Mesmo que pareça, Elide não é só a mocinha em apuros (tá, às vezes ela é), ela é muito esperta e independente e o Lorcan serviu mais como força braçal. Mesmo que eu soubesse que os dois não seguiriam pelo mesmo caminho por muito tempo, eu procurava aproveitar enquanto eles estavam juntos, porque pelo bem da história, Elide deveria continuar indo para o Norte, enquanto Lorcan deveria ir para Morath atrás da última Pedra de Wyrd (o enredo tava pronto para ser aproveitado, mas Sarah tinha outros planos). Bom, não foi bem o que aconteceu, quando Lorcan descobriu que foi enganado por Aelin, e o medalhão que ele carrega não tem nenhuma Pedra escondida, ele decide ir atrás da "bitch queen" para acertar as contas. Então partimos do princípio que ele tem um total de zero Pedras e precisa recuperar uma, ele escolheu ir atrás da Aelin por pura conveniência narrativa, viria muito mais a calhar que ele fosse atrás da outra, mas nossa autora querida queria que o casalzinho tivesse mais tempo de tela, então mais uma vez, um núcleo que estava sendo legal foi entrelaçado com o núcleo da Aelin.

E então chegamos ao núcleo da Aelin. O chato! Onde todos os problemas começaram e ainda não acabaram. Para vocês terem noção, o melhor momento desse núcleo foi quando ela incorporou a Celaena para dar um susto no Rolfe. Depois de ninguém dar bola para ela no norte, ela foi para o sul cumprir ordens de Brannon (pai da Elena, lembram dela? A que manipulou toda a história até aqui!). Toda a trama dela se resume em conseguir aliados e ir atrás de uma Lock (não sei se a tradução ficou como Fechadura). E é isso... Ela vai para Baia Pirata, faz o drama queen dela, faz merdas equivalentes ao tamanho do seu ego, depois segue para Eyllwe, mais drama queen, mais escolhas determinadas pela arrogância... E assim vai...

Na PARTE DOIS do livro, os três núcleos viraram um só. As estratégias que funcionaram em livros anteriores não funcionam mais aqui, como o fato de esconder revelações ao longo da narrativa para serem reveladas no momento mais oportuno. Aelin não foi capaz de dividir seus planos com seus amigos nem com os leitores. Curioso que eu elogiei isso no livro anterior e nesse eu não suportei. Em Rainha das Sombras, foi legal não saber o que se passava na cabeça da Aelin e ficar ansiosa pensando como seríamos surpreendidos, mas nesse ela repetiu a fórmula e se esbaldou nela, então a revelação das surpresas eram maçantes. (Ainda mais quando ela tira aquele monte de aliado do cool, se fosse bem trabalhado eu adoraria ver todos eles, mas a autora força as situações da maneira mais ridícula possível - o que foi aquela carta mal educada que ela envia para o príncipe de Wendlyn? E ele veio correndo.)

Aelin passou o livro inteiro agindo como se o mundo girasse ao redor do umbigo dela, arrogante até com amigos próximos, a única dona do saber e agia como uma "irritante sabe-tudo" o tempo todo (menos cinco pontos para a Grifinória). Ela é uma ótima estrategista, uma baita assassina, mas não entende nada de guerra, ela tinha o primo, o Rowan, Fenrys e Graviel, mas nenhuma vez pediu conselhos de guerra ou deixou que eles falassem. A única vez que isso aconteceu foi porque o Aedion já estava de saco cheio e deu uns cala bocas na Aelin e ela teve que aceitar.

Manon caiu de paraquedas nesse núcleo, ou melhor caiu do Abraxos, que não sei como achou o navio da Aelin no meio do oceano e que carregava uma Manon inconsciente depois da fuga dela de Morath. A partir daí ela virou uma mosca morta, Manon poderia ter tentado rastrear as Treze, poderia ter ido atrás das Crochan, poderia ter um desenvolvimento mais profundo sobre os olhos de ouro que ameaçam os Valgs, mas não... Ela aceitou de bom grado ser prisioneira da Aelin, não ficou tramando nada dentro da cabecinha dela e aceitou uma posição de coadjuvante que definitivamente ela não tem... Aah sim, ela estava muio ocupada imaginando como seria fazer o Dorian implorar por prazer, ponto alto da vida da bruxa, aposto, ficar por baixo durante o sexo, porque NOSSA, como o Dorian é especial.

Elide foi outra que se juntou com esse núcleo com o único propósito de entregar para Aelin a Pedra de Wyrd que carregava, ela poderia ter ido para o norte, a gente iria ficar sabendo como andavam os preparativos para a guerra, a política e as alianças de Terrasen, ela seria parte da resistência lá, teria a força de ser a Lady de Perranth e ainda estaria com a Pedra, que seria entrega à Aelin no momento certo, mas não... Virou outra coadjuvante.

Assim eu fecho os problemas do enredo. Mas você acha que os problemas acabaram? Não!!

A autora levou o ditado "o que é um peido para quem já está cagado" muito a sério, e não feliz em invalidar todo o enredo central da história até aqui, ela resolveu que iria bagunçar as bases amorosas também. Eu tenho problemas com o Rowan desde que ele foi introduzido na saga, eu tive ainda mais problemas quando ele foi pintado como interesse amoroso da Aelin e eu definitivamente tenho muitos problemas quando ele foi forçado por nossas gargantas. Mas fazer Aelin e Rowan mates/parceiros foi a gota d'água! Isso os tornou um casal definitivo, eles estão destinados a estarem juntos e amarem um ao outro desde sempre, e isso significa que o romance da Aelin com Dorian e Chaol nos primeiros volumes da história estavam fadados ao fracasso antes mesmo de começarem.
No bom português, fomos feitos de palhaços todo esse tempo.

Sarah também perdeu o fio da meada com diversos personagens, Dorian está irreconhecível, ele deveria ser o idealista convicto que nos foi apresentado no primeiro volume, o Rei pé no chão que se importa com o povo, que valoriza o outro, que pensa no bem estar de todos, que vai abrir mão do próprio conforto e segurança pelo próximo... Eu não consigo acreditar que, mesmo após as experiências traumáticas pelas quais passou, ele tenha virado alguém tão fútil e bocó. Ele não se impõe nas decisões, a única vez que ele contestou a Aelin foi pela Manon, e né... Era porque ele queria transar com ela. O Dorian é um Rei, foi criado para ocupar essa posição, e não tem nenhuma aliado para recorrer nesse momento? Não deu nenhum pitaco na guerra? A única coisa que passava pela cabeça dele era qual seria o sabor dos peitos da Manon, é sério isso, Maas?

E falando em peitos, me lembra que preciso falar sobre os momentos constrangedores, ou qualquer situação que envolvam um casal (hétero - claro) que querem se pegar. Uma dose de sensualidade e safadeza é sempre bem vinda, mas aqui tá beirando o "Cinquenta Tons de Erilea". Toda personagem mulher tem um interesse amoroso, não posso dizer o mesmo para os machos, porque não tinha mais mulher sobrando na história, mas se tivesse mais alguém com certeza teríamos outro casal.

Sarah mudou muito a voz dos personagens ao longo da saga.Vocês conseguem imaginar o Dorian do livro1 dizendo para a Celeana que quer experimentar cada centímetro do corpo dela? E isso tudo de forma bem explícita. Aonde fomos parar? Acho que isso entra um pouco na área de coerência narrativa. Tá, que já é o quinto volume da saga, e talvez essa introdução da sexualidade seja para mostrar que os personagens estão crescendo e amadurecendo, mas rompe uma estrutura criada na própria história. No livro1 a gente sabe que o Dorian é um galanteador e tem experiências com outras mulheres e gostaria muito de ter a Celaena em sua cama, mas não precisou apelar para a baixaria para a gente entender a mensagem. Quando Celaena ficou com o Chaol, a gente entendeu tudo que os dois estavam fazendo sem precisar narrar todos os detalhes. Além de narrar tudo, foi de uma maneira de péssimo gosto, resumindo: relâmpagos, areia transformada em vidro e árvores arrancadas do chão porque o Rowan e Aelin gozaram... Sem esquecer que esses livros ainda são YA, que crianças lêem.

Acho que essa resenha se alongou mais do que deveria, e eu teria mais coisas para reclamar, mas vou poupar a fadiga. Como eu já cheguei até aqui, provavelmente lerei os dois próximos. Espero que melhores.

ps: Chaol, um dos protagonistas do começo da saga foi esquecido no churrasco.
Ellen Caroline 16/02/2019minha estante
Essa resenha define tudo o que eu senti lendo só o PRIMEIRO TOMO (e ainda há a possibilidade de dividirem o último. Não sei se a Galera Record começou a ter algo contra a Sarah, porque o último livro da trilogia Os Artifícios das Trevas da Cassandra Clare teve quase SETECENTAS PÁGINAS e não foi divido). Eu comecei a achar tudo muito WTF quando as cenas de tensão sexual eram descritas com magia excessiva. Pegar fogo enquanto transa é muito normal, guys.
Eu sinto que toda a personalidade que a história tinha se perdeu na metade de Heir of Fire (e não é só pelo meu ódio que eu tenho do Rowan quando Maas decidiu que ele seria um interesse amoroso) e tudo desceu ladeira abaixo.
E essa coisa de todo mundo ser BRONZEADO? Personagem negro? Nope. Personagem asiático? Menos ainda. Acho que a Sarah esqueceu a diversidade no churrasco junto com o Chaol (my poor baby injustiçado).
No mais, parabéns pela resenha. Eu não teria sido tão sincera e REAL como você foi XD

Amanda 20/03/2019minha estante
Pois é Ellen, os homens dessa saga são uma cópia um do outro, todos lindos de morrer, sarados, ombros largos, bronzeados (pq bom mesmo é o branco bronzeado), héteros... Não podem ver uma mulher que ficam obsessivos e compulsivos com ela, que belo exemplo de falta de diversidade e de machismo disfarçado a autora tá dando.
Eu tive a sensação da história perdendo a sua personalidade em Heir of Fire também, mas talvez por motivos diferentes. Foi nesse volume que percebi a quantidade de detalhes que essa série tem em comum com ACOTAR e como a Sarah fez de uma historia a fanfic da outra. Mas seguimos fortes né.
Que bom que gostou da resenha. Bjs

Gabriela 29/04/2019minha estante
MUITO OBRIGADA! Sua resenha foi simplesmente sensacional. Preciso compartilhar uns sentimentos aqui. Vamos lá:

Podemos falar sobre os planos da Maeve? Ela passou séculos armando o pacto do Rowan, de forma a torná-lo refém e fazer com que a herdeira de Brannon, a parceira do príncipe, lhe entregasse as chaves, para no final trocar o pacto de sangue por um anel de proteção contra os valg e fazer o plano ir por água abaixo??? Alguém explica isso???? Só se eu não entendi direito mesmo.

Realmente achei que fosse a única que não fosse muito com a cara do Rowan. Ele sempre, sempre me incomodou, principalmente como ele muda da água para o vinho no meio de Herdeira do Fogo e passa de canalha insuportável para um amigo e confidente. E não consigo entender (tudo bem, eles são parceiros e tudo mais) como a Aelin conseguiu perdoar as coisas que ele diz e faz no livro 3.

Outra coisa: qual é a necessidade desses machos de ficarem sexualizando TODA MALDITA HORA a boca e o corpo das mulheres com quem estão conversando? O Aedion falando sempre sobre como os lábios da Lysandra são carnudos estava me dando nos nervos, rs.

Dorian: o personagem mais água com açúcar desse livro. Ele está lá só de enfeite, né?

Amanda 01/05/2019minha estante
Gabriela, que bom que gostou!!! Achei que ninguém fosse ler essa resenha, porque ficou gigante, mas eu precisava desabafar.

Muito bem lembrado essa falta de lógica da maeve, eu nem tinha dado muita importância para ela durante a história. Não sei se a Sarah vai mudando de ideia ao longo da história, porque quando ela trocou o rowan pelo anel, parecia que ele era um who qualquer na vida dela, depois mostra que a mesma maeve fez um plano de séculos para ter ele do lado dela. Estranho que para fazer algum sentido a maeve teria que antecipar vários cenários e "acertar" os desfechos... E é uma baita forçação de barra.

Sobre o Dorian, eu esperava muito mais dele, desde que começou a desenvolver os poderes mágicos, mas a função dele, como de todos os outros personagens, é servir de apoio para a Aelin. Tudo diz respeito a ela, e acho que isso empobrece a história e os próprios personagens.

E sobre a serialização constante de cenas que deveriam ser mera conversas, acho que é um mal da autora, porque ela faz o mesmo na minha outra saga dela, é uma necessidade de validação através de um relacionamento. Uma pena.

Cantiolinha 15/07/2019minha estante
Sua resenha expressou tudo q tava entalado na minha mente, mas que eu nem conseguia começar a formular. Muito obrigada por isso!

Anna.Gabriela 19/07/2019minha estante
Concordo bastante em diversos pontos com a sua resenha , desde Herdeira do Fogo que vejo o Rowan ser enfiado goela abaixo junto desse romance com a Aelin

Leti @readslet 14/11/2019minha estante
"e isso significa que o romance da Aelin com Dorian e Chaol nos primeiros volumes da história estavam fadados ao fracasso antes mesmo de começarem."

MINHA SENSAÇÃO TODINHA LENDO ESSE LIVRO!!!!!!!!

Sdds Chaol

Amanda 13/01/2020minha estante
Carol, Anna e Le, obrigada pelos comentários! :)

E Le, eu comentei sobre os romances fadados ao fracasso com o Dorian e com o Chaol, até esqueci de falar sobre o Sam. Pobre injustiçado... outro who na fila do pão do amor da Aelin... Ia ser trocado feito pneu velho e careca pelo sem graça do Rowan. Consideração zero, Sam, a Aelin nunca te mereceu. Todas aquelas juras de amor, o sofrimento da morte, não valeram de nada, porque nunca foi amor. Mas a gente sofre igual otário por todos.

TraumadaAyA 02/05/2022

O preço é inominável
De Lorcan a Aelin
De Manon a Lysandra..

Eu amo todos! Todos os personagens e eu quero colocar eles em um potinho e dizer que vai ficar tudo bem!!!!!!
Que livro sensacional! Cheio de reviravoltas e ação e plots maravilhosos!

Tô torturada de ter que ler torre do Alvorecer... É realmente muito necessário? ??

Tudo que eu quero é ver a equipe explodindo a Maeve até que ela se torne fogos de artifício na coroação da Aelin (MDS o meu surto) ???
Marina.Brasil 02/05/2022minha estante
Menina compartilho da mesa opnião!!!! Kkkk eu agora tô agoniada por ter que ler a torre do alvorecer e não poder ir direto pro ultimo

TraumadaAyA 02/05/2022minha estante
Aaii Mari (a íntima) dizem que tem 1 personagem que salva o livro.. vou começar torre agora!!! ?

Dieneffer 02/05/2022minha estante
Amo tanto essa coleção
Chorei a bessa e ri muito tbm
É maravilhosa

TraumadaAyA 02/05/2022minha estante
Os últimos volumes estão acabando comigo!! Tô apaixonadaa

Marina.Brasil 02/05/2022minha estante
adoro k Kkkk Vou começar entao ele hoje ou amanhã ( provavelmente hoje pela curiosidade kkkkk) no meu conceito se o livro acaba com vc e faz vc chorar bastante e ficar com medo de virar a pagina ele é perfeito!??

TraumadaAyA 02/05/2022minha estante
É exatamente assim que eu me sinto.. ele tem que te dar ansiedade pra ler, senão não tem graça!!

julia4226 04/05/2022minha estante
amg vc tá gostando mto de tog???? qria começar mas n sei se vale a pena e são mtos livros!!

TraumadaAyA 04/05/2022minha estante
Os primeiros 2 eu li na força do ódio.. mas agora tô comparando ao Harry Potter.. os 2 primeiros são super introdutórios e não mostram a profundidade da história.. no momento eu tô amando demais!!!!! É muito bom!! Mas indico pra quem lê com bastante frequência pra começar!! Inclusive eu fiz assim: li o primeiro e coloquei um de romance levinho no meio, o segundo e um romance levinho e assim por diante!! Quando eu vi já estava no último ?

Liza 05/11/2021

Eu não tinha depressão até ler esse livro, quando eu finalmente entendi a frase "meu preço é inominável" meu mundo ruiu. E quando eu li "sabia que nosso tempo era emprestado" eu quebrei de vez.
Estou pensando seriamente pular torre do alvorecer para ler logo reino de cinzas.
Maeve desgraçada, te odeio mais que tudo no mundo.
AniOlie 05/11/2021minha estante
Nao pula torre do alvorecer, se pular, la no reino de cinzas tu nao vai entender nada.

Dor dor dor dor dor

bia 05/11/2021minha estante
KSKSKSKSKSS eu pensei exatamente a msm coisa, mas n pula, é realmente bom.

bia 05/11/2021minha estante
to começando reino de cinzas neste momento, me deseje sorte KSKSKKS

Liza 05/11/2021minha estante
bia, eu fico pensando, se império de tempestades foi assim, imagina reino de cinzas?

AniOlie 05/11/2021minha estante
Aiai. Reino de cinzas é só tristeza. É bom vcs ficarem com uns lenços aí kkk

boa sorte gente KKKK

Jey 05/11/2021minha estante
leiam torre amores leiam torre!!!!

Aline Maia 13/10/2021minha estante
Eu fiquei tão desesperada lendo TOG e atrapalhei todos meus estudos kkkkkkkk, aprendi que é melhor ler séries nas férias ?

Espero que vc goste do próximo, Torre do Alvorecer é meu preferidinho da vida ????

peacesmyg 14/10/2021minha estante
Ai mds amg, eu tô muito ansiosa pra continuar, tenho mais um mês de espera ainda kkkkkkkk

Aline Maia 14/10/2021minha estante
Foca no estudo que logo chega a horaa kkkkk

Su 10/12/2021minha estante
Eu também tive que parar de ler pra estudar acredita? Kkkkk eu fiquei tão obcecada por eles na época que nem dormia, kkkkk, parei em Torre do alvorecer mas ano que vem eu termino pq eu amo essa história!

peacesmyg 11/12/2021minha estante
Ai Su, essa série é boa demais ?
Agora que já passou as provas eu tô louca pra terminar a série, só tô enrolando porque a minha irmã disse que eu vou ficar em depressão quando eu terminar a série, e eu me lembro dos surtos dela enquando ela tava lendo kkkkkk
E também tô lendo uns livros mais rapidinhos do Kindle U. antes de ler eles, mas já já eu crio coragem kkkk ?

Su 11/12/2021minha estante
Eu só vou ter tempo de boas ano que vem , enquanto isso pego esses rapidinhos do KU, eu sou expert em ler porcaria no KU... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

peacesmyg 13/12/2021minha estante
SIM amg kkkkkkkk

LuKütter 27/12/2020

Puxa bem devagar...
Não é uma história ruim, é uma escrita ruim, cansativo e repetitivo.
Não adianta não gosto dessa protagonista, é nojenta!
Valeu pelas cenas de Lorcan e Elide, são ótimos os capítulos com eles.
Andreza_ 27/12/2020minha estante
hahaha tb não curto mt a protagonista, nem o macho dela. E Elorcan é meu ship preferido da saga. Não pula Torre do Alvorecer, hein?!!

LuKütter 27/12/2020minha estante
Tbm adorei eles! Um romance mais natural, fluído, com diálogos bons. Prefiro romances que começam com essa sedução inocente, muito fofos os dois.

LuKütter 27/12/2020minha estante
Não tenho Torre do Alvorecer. Comprei os 6 livros, depois que vi que tinha esses 2 adicionais. Será que vai fazer falta Torre do Alvorecer? Comecei o 6 agora. Tô louca pra terminar essa saga, esperava muito mais, mas agora vou terminar, não sou de abandonar.

Andreza_ 27/12/2020minha estante
Se vc gosta de romances mais leves e naturais, creio que você vai amar Torre do Alvorecer hahaha é meu livro preferido da saga, mas entendo que muita gente acha ele meio parado. Comparado aos demais, tem menos ação. Mas tem mistério. Fala do continente sul, e lá é tudo diferente. Tem uma revelação importantíssima nesse livro. E tb há a adição de novos personagens, então, se pular, vai ficar um pouco confusa se partir direto pro último da saga. Tem gente que lê, é possível, mas vai te causar estranheza

LuKütter 27/12/2020minha estante
Fui ver as resenhas, vi que é sobre o Chaol (personagem mais leal, honrado e sensato) me interessei, vou procurar em e-book, acho que é necessário ler este. Chateada, já tinha começado o último, mas vou tentar ler esse antes.

LuKütter 27/12/2020minha estante
Obrigada pela dica, nem sabia

Andreza_ 27/12/2020minha estante
Imagina, espero que vc goste. A maioria do fandom não curte muito. E tem outro plot paralelo ao do Chaol que tb é ótimo, ambos no continente sul. O início é enfadonho (a ambientação é longa), mas dps desenrola. Divirta-se!!

Bela 10/08/2021

Sarah J Maas, sem sombra de dúvidas, entregou um dos melhores livros de fantasia que já li!!! Que livro!!!! Cheio de reviravoltas e estratégias impressionantes, e mais uma vez que final!!!! Como que eu não li essa saga antes??? Eu tô sem palavras!!! Eu fiquei tão empolgada por eles terem se encontrado, e depois me vi implorando a Sarah que tivesse piedade a medida que eu fui lendo hahah!! Esse livro é simplesmente sensacional, o melhor da saga até agora para mim!!!!
Marcela.Messias 11/08/2021minha estante
Esse final é o mais impressionante EVER !!!
Minha saga favorita, quando achamos que sabemos o que vai acontecer somos muito surpreendidas.

Bela 12/08/2021minha estante
SIM!!! Cada livro teve sua reviravolta no final, mas esse foi surreal!!! Ta se tornando minha preferida também, não tem como ser diferente!!

Thalia.Silva 13/08/2021minha estante
Mlr, tu lê é rápido

Marcela.Messias 13/08/2021minha estante
Eu gosto de ACOTAR mais Trono de Vidro é MARAVILHOSO!
FIC

f
Fiquei órfã quando terminei, não queria desapegar desses personagens

Bela 13/08/2021minha estante
Sinceramente, eu tambem!!! Mas eu acho que não dá para fazer muita comparação entre as duas sagas!! Porque na minha opinião ACOTAR é muito mais voltado para o romance do que trono de vidro!!
E aconteceu isso comigo quando terminei acotar, não consegui nem queria desapegar!! Kkkkk

Marcela.Messias 14/08/2021minha estante
Concordo plenamente, são sagas completamente diferentes. O que mais me encanta em trono de vidro é a trama, você nunca sabe o que vem a seguir, cada capítulo é surpreendente e todos os personagens são tão cativantes

Bela 14/08/2021minha estante
Justamentee!! Eu nem imaginava o que podría acontecer nos livros, e por mais que sejam livros grandes acontece várias coisas surpreendentes e não fica monótono!! Eu realmente tô encantada com a história, para quem ama livros de fantasia não tem como não gostar da saga

Hailuj 01/06/2021

Outra bomba
Esse livro me prendeu de várias formas, acabei de terminar e ainda to tentando entender tudo que acabou de acontecer, a Aelin é realmente um gênio, uma mulher poderosa e que sabe exatamente o que está fazendo. Amei os novos pares romântico, principalmente um em especial, a Manon e? Enfim, os acontecimentos foram bombas na minha cara e só vou terminar de escrever isso e vou ir correndo ler o próximo livro, e não, não tenho paciência pra ler torre do alvorecer com o Chaol narrando, fiquei feliz por ele ter sumido nesses últimos dois livro, não senti nenhum pouco a falta dele, então não quero ler o livro por enquanto.
Malu 01/06/2021minha estante
MENINAA!!! Em torre tem muitaaaaaa coisa que se você não ler pode atrapalhar seu entendimento em Reino das Cinzas

Hailuj 01/06/2021minha estante
Vou tentar ler, n sei se tenho saco pra aguentar o Chaol

Malu 01/06/2021minha estante
Ooo meudeusi, não fala assim do meu amô???. Olha, mas tenta. E nesse livro não fala só dele, tmb fala de uma outra personagem que apareceu no começo da saga e terá um papel importantíssimo em Reino

Malu 01/06/2021minha estante
E tmb da Nesryn e um povos ae do reino em que eles estão.

tatienis 01/06/2021minha estante
vale muito a pena ler torre do alvorecer, você perde total o ranço do chaol e ainda acompanha a yrene que é PERFEITA

Hailuj 02/06/2021minha estante
Okay, vou ler então

Ket.0 11/10/2021

Chorei igual uma desgraçada 5 estrelas.
Depois desse livro eu não tenho mais nenhum pingo de saúde mental, a partir de hoje comentar sobre vai me fazer chorar.

O início foi meio lento, mas as coisas começaram a fluir bem conforme os capítulos foi passando. Ver a história pela visão de mais de um personagem sempre me deixa confusa e ao mesmo tempo esclarece muita coisa.

Como tive que ler Torre do Alvorecer no meio do livro eu estava particularmente ansiosa para ler a parte dois (grande erro preferia não ter lido) por como o meio do livro acaba.

Nesse livro como sempre a Aelin consegue enganar todos (leitores também) mostrando a inteligência dela em cada detalhe, que é algo que eu me surpreendo sempre que ela revela um plano. Mas convenhamos que o plano dela com a Lysandra nesse livro foi tosco demais. Aelin mais uma vez se sacrifica pelas pessoas que ama e pelo seu povo. E mais uma vez nós vemos como esse amor é retribuído por todos os personagens, a ligação que eles tem que é linda e a forma como cada um salva um ao outro de várias formas é de aquecer o coração.

É um livro incrível e você vai chorar e odiar e amar.
carolvbks0 11/10/2021minha estante
Ih amg, antes ler torre no meio de império do que depois do final KKKKKKKKKKK tem gente que teve q passar por isso ?

ð Biað 11/10/2021minha estante
Eu chorei tanto nesse livro

ð Biað 11/10/2021minha estante
Que comecei torre do Alvorecer com o emocional no fundo do poço kkkkk

leholivef 11/10/2021minha estante
o final desse hmm q delicia mo paz

Ket.0 11/10/2021minha estante
Sério gente, bendito o dia que eu pensei "a eu vou ler trono de vidro"

ð Biað 11/10/2021minha estante
Vc entra num caminho sem volta kkkkkkkk

Literalmente Ju 04/03/2021

Olha...
O melhor, o perfeito, simplesmente só sei me debulhar em lágrimas e esperar que chegue o próximo livro pra eu debulhar ele também... Jesus
Brendaabarroso 05/03/2021minha estante
Vc vai ler torre do alvorecer primeiro ou vai direto pra reino de cinzas??

Literalmente Ju 05/03/2021minha estante
pera vou te chamar na dm

Gih Paes 05/03/2021minha estante
Também quero saber, porque eu ainda vou começar a ler Torre ?

Literalmente Ju 05/03/2021minha estante
amg nós também vamos ler torre ainda

Literalmente Ju 05/03/2021minha estante
por isso o prazo vai ser grandão

pra ler os dois