O Caso de Charles Dexter Ward

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

1 | 2 | 3 | 4

@fabio_entre.livros 14/01/2020

O (novo) Prometeu moderno
Se o subtítulo “O Prometeu Moderno” já não pertencesse ao clássico “Frankenstein”, ele seria perfeitamente apropriado a “O caso de Charles Dexter Ward”. Como no romance de Mary Shelley, Lovecraft parte de uma ideia amplamente explorada na ficção científica e no terror: a obsessão humana por um conhecimento transcendental e as consequências catastróficas que resultam dessa busca. Contudo, se em “Frankenstein” o horror decorrido da sede de conhecimento científico do protagonista trilha um caminho de discussão moral ainda atrelado aos interesses do nosso “mundo real”, o livro de Lovecraft se embrenha por veredas mais nebulosas.
Narrado em 3ª pessoa, o livro apresenta o estudo de um caso que vem intrigando os médicos que trataram do jovem Charles Ward, o qual parece ter enlouquecido em circunstâncias misteriosas e apavorantes. Assim como em seus contos de horror, a loucura é um tema recorrente neste livro, um lembrete de que a mente humana não foi feita para suportar o conhecimento do além e das monstruosidades que nele habitam.
Para compreender as causas da suposta loucura de Ward, Lovecraft faz um longo e minucioso flashback onde conhecemos Ward desde a infância, quando já demonstrava um vivo interesse por antiguidades; posteriormente, ao crescer, ele descobre seu parentesco com Joseph Curwen, ancestral quase totalmente apagado dos registros históricos. Conforme se torna obcecado por obter mais informações sobre esse antepassado sinistro, Charles encontra vagas referências a ciências ocultas e magia negra, desde necromancia até invocações demoníacas.
De forma análoga à estranha relação entre Jekyll e Hyde em “O médico e o monstro”, Ward e Curwen também compartilham uma ligação macabra – embora estejam separados por mais de um século. A investigação sobre o vínculo que os une fica a cargo do Dr. Willett – médico da família Ward com uma função similar à de Mr. Utterson na história de R.L. Stevenson. Enquanto adentra naquele mundo de horror e malignidade, Willett percebe que o caso de Charles Dexter Ward é muito mais grave do que “simples” loucura. Esta é uma leitura surpreendente, e se há algo negativo que eu tenha a dizer é que me incomodou um pouco o fato de Lovecraft privar os personagens de voz em mais ou menos 90% do livro: a história é quase toda narrada em forma de relato indireto, ou seja, sem diálogos (exceto o trecho final, que é eletrizante). Eu não diria que isto é um defeito, pois é uma característica já bem conhecida nos contos do autor; acontece que num romance, dada a sua extensão mais longa, essa técnica narrativa acaba se sobressaindo e obscurecendo a dinâmica da história.
Rayhan Chamoun 14/01/2020minha estante
Sem dúvida um excelente romance, já começar 2020 com uma leitura assim é recompensador! A minha parte favorita tirando o final, é quando Willet entra no verdadeiro laboratório de Charles. Realmente foi a parte mais emocionante, pois finalmente estávamos adentrando ao desconhecido, e Lovecraft escreveu as ações de Willet de uma tal maneira que só ficamos cada vez mais intrigados e compadecidos do horror daquela atmosfera.

@fabio_entre.livros 14/01/2020minha estante
Realmente, essa parte é ótima! Como Willett representa, até então, o mundo real e científico, esse momento foi uma ruptura na racionalidade, quando ele percebe que suas convicções foram abaladas pelo horror sobre-humano que emana dali. Contudo, o que mais gostei foi do clímax na cena final. Trouxe-me à memória o filme, que assisti há tanto tempo que já nem lembrava do desfecho.

Gisa Petry 28/05/2020

Não era o que eu esperava
Sinto desapontar os fãs de Lovecraft,mas eu esperava mais,muito mais dessa leitura.
É o primeiro livro do autor que leio,recebi esse na caixa do Clube Literatour,fiquei empolgada,mas...
A história não é ruim,mas enrolada demais,detalhista ao extremo (há quem goste disso,mas neste livro achei até repetitivo alguns detalhes). Outro ponto foram as palavras dificeis,descobri aqui que gosto de boas leituras, porém, sem um português exageradamente correto,sem palavras habituais sendo usadas em seus sinônimos desconhecidos. Claro,isso é um ponto de vista bem particular, há quem seja atraído por escritas assim,tão coloquial.
Mas falando dos personagens...
Gostei da trama,do fim... Mas,eu já imaginava que terminaria +ou- dessa forma. A história não deixou claro em se tratando do que,ou quem era Corwen...vampiro? Feiticeiro? Não sei!!
Lovecraft não ganhou meu coração neste livro... Talvez num próximo!
Nimori.S 28/06/2020minha estante
Muita enrolação pra um fim bem previsível... Eu tô com um box com mais dois livros pra ler, e confesso que já tô desanimada. Já tinha lido outros livros dele e tinha gostado... Mas esse foi bem ruim...

Partilho da mesma experiência que você.

Gisa Petry 28/06/2020minha estante
Verdade Nimori, um fim que já era esperado num livro muuuito enrolado. Não sei se quero ler outros dele kkkkkkk

Igor Façanha 13/04/2020

Daora :)
O caso de charles dexter ward é um livro que se voltou muito mais a um livro de investigação policial do que ao horror em si, por mais que ainda exista esse toque no livro sim. No início achei bem cansativo de ler por causa das grandes descrições que lovecraft fazia dos locais das cidades, mas depois a história foi ganhando um ar muito bom de investigações com todas as situações que vão acontecendo e fez com que eu me prendesse ao livro de uma forma fenomenal. No livro, lovecraft explica de uma maneira mais clara a seita existente do seu universo e o quão extensa ela é. Show de pelota o livro :d
Victor 20/12/2020minha estante
Sim! No começo ele faz descrições geográficas extensas e que em nada acrescentam, cheguei a me irritar. Mas felizmente isso se atenuou conforme a obra avançava, bom demais!

Camilli.Meirelles 10/10/2020

Uma leitura difícil
"O Caso de Charles Dexter Ward" é uma história bastante longa para os padrões do autor e, pela primeira vez, me peguei em uma leitura um tanto arrastada de uma obra de Lovecraft.

Apesar de com passagens de horror cósmico poderosíssimas (principalmente a partir da segunda metade do volume), avançar ainda é um tanto trabalhoso. A história é lenta e cheia de parágrafos que não precisariam existir, pois pouco acrescentam ao cenário geral e não contribuem para o desfecho. O autor toma muito tempo descrevendo essas minúcias desnecessárias, tornando a leitura até mesmo mecânica e pouco fluida. Além disso, a história e as decisões narrativas tomadas durante seu curso são, de certa forma, um tanto previsíveis.

Felizmente, o último terço do livro conta com algumas sequências de ação bastante envolventes, que tornam a obra um pouco menos maçante na reta final.
JP 11/10/2020minha estante
O próprio Lovecraft não gostava e deixou essa história engavetada por um tempo

Arthur. Rocha 03/02/2024

Esperava mais, mas até que foi
Primeira experiência que tenho de uma obra do H.P. Lovecraft e, sinceramente, acho que estava com as expectativas mais altas do que deveriam, isso com toda certeza afetou minha leitura, mas enfim.

A obra é basicamente um médico relatando como o jovem Charles Dexter Ward perdeu sua sanidade por completo.

A história é ótima, tem muitos pontos bons, mas achei a escrita muito repetitiva e maçante em vários momentos, principalmente no começo. Porém, ao longo da obra as coisas vão melhorando e a história vai te conquistando.

Se você não gosta de livros muito parados, com muitas informações (que muitos vezes não corrobora nada com a história) e repetitivo, esse livro definitivamente não é para você. Entretanto, acho que vale a experiência de ler uma obra do mestre do terror cósmico!
thina.exe 08/02/2024minha estante
Acho que eu exagerei na recomendação, mas era só pra você ter um gostinho de obra clássica sem ir direto pra Drácula ??

João Luiz Ramos 31/01/2020

"NÃO EVOQUE NINGUÉM QUE NÃO POSSA MANDAR DE VOLTA"
O Caso de Charles Dexter Ward é um romance do Lovecraft que é bem diferente dos romances que eu estou acostumado a ler. Mas vamos para a sinopse.

O livro aborda a história de como o jovem Charles sucumbiu a loucura, através das suas pesquisas sobre o seu trisavô, o enigmático Joseph Curwen, que era visto como um bruxo (e, em certos momentos como vampiro) e que cuja descendência tenta esconder sua existência na linhagem.
A partir de suas pesquisas, o Ward vai ficando cada vez mais recluso em seus aposentos, o que causa estranheza em seus familiares. E o Charles vai ficando cada vez mais parecido com o Joseph Curwen (tanto na personalidade quanto na aparência física).

Bom, Lovecraft é um autor que as pessoas ou amam ou odeiam. Posso estar errado, mas eu não lembro de ter lido algo racista ou xenofóbico nessa história. O plot-twist do final me surpreendeu bastante. Me lembrou muito outro clássico da literatura de terror (não vou citá-lo aqui por motivo de spoiler).

Valeu muito a pena ter lido esse romance. O único problema é a ausência de diálogos - na verdade, só há um no último capítulo do livro, que é bem tenso -, o que diminui muito o ritmo da leitura. A ambientação do livro é totalmente sombria, fazendo com que a experiência de leitura seja bastante imersiva.

No mais, é isso. :)

Danilo.Araujo 24/04/2020

Mediano pra ruim
Lovecraft é meu autor favorito desde a infância, porém eu só recomendaria este livro a alguém que já leu boa parte de seus contos. Livro chato e de final previsível, caso tivesse 50 páginas, e não 170, seria um ótimo conto.

Claudinha.Farrajota 07/06/2020

O caso de C.D.Ward
O jovem Charles apaixonado por arqueologia descobre um parentesco com Joseph Curwen e pesquisando mais a fundo esse sombrio personagem, se depara com o assustador mundo da necromância, bruxaria e outros mistérios que envolvem o além e coisas inimagináveis.

Paulo 01/07/2020

Herdeiro de Poe
É meu primeiro de Lovecraft e fiquei embasbacado. A escrita é a definição de maestria, é genial e incrível como Edgar Allan Poe, é um herdeiro de seu intelecto
e de sua criatividade. Nessa história existe um momento tão perturbador que não me admira ele superar, por muito pouco, seu antecessor no quesito qualidade e horror.

Nimori.S 07/07/2020

Muito enrolado.
Lovecraft, eu amo seus livros, mas esse não desceu nem com farinha.

Nos primeiros capítulos do livro, o escritor trás fatos que aconteceram antes da trama principal do livro; desde o início da vida de Ward até a própria vida e morte de Curven. A narrativa dessas primeiras partes é bem monótona, e pra quem já estava acostumado a ser abraçado pelo horror em outros livros de Lovecraft, esse deixou um pouco a desejar. Você só sente um pouco de suspense lá pro quase final do livro... Mas o fim já era meio conclusivo.

Não senti que perdi tempo lendo, mas acho que esperava mais dessa leitura.

Kau 20/08/2020

O primeiro livro de Lovecraft que li e não decepcionou. Já esperava uma leitura mais penosa, porém a história é interessante demais pra ser cansativa.

JL Marcal 01/09/2020

Suspense e mistério do início ao fim!!
Conto maravilhoso, muito bem escrito, e com um plot-twist muito bom no final. Recomendo, com certeza!!

Tati Freitas 23/11/2020

Está entre meus favoritos de Lovecraft
Terror e mistério que vão atiçando a sua curiosidade e como sempre, o talento de Lovecraft para deixar muita coisa pra sua imaginação.

Victor 20/12/2020

Um belo amálgama de clássicos do horror adaptados ao universo Lovecraftiano
Depois de tantos contos, contos e mais contos, finalmente li um romance de Lovecraft — e que romance!

Com uma vibe de "A ilha do Dr. Moreau", a obra faz referências explícitas a "O médico e o monstro" e a "O retrato de Dorian Gray". Também acredito que haja algo de "Frankenstein" e "Drácula", embora não tenha lido esses.

Maravilhosamente construída, é sem dúvida minha história favorita do autor até agora, junto com "O modelo de Pickman".

Igor Rocha 27/03/2021

MAIS UMA ÓTIMA HISTÓRIA DO LOVECRAFT
"Nem o pai nem o médico tentaram oferecer explicações para a derradeira loucura de Charles".
Finalmente terminei um dos livros que mais me deu sono. Ah, então quer dizer que a história é ruim? Pelo contrário, ela é muito boa, acontece que a linguagem rebuscada fazia minha mente cansar muito facilmente, daí o sono vinha.
Mas vamos para o que importa, a história. "O Caso de Charles Dexter Ward" é narrado por um personagem desconhecido e nos faz conhecer os antecedentes que levaram Charles Dexter a loucura.
Uma das coisas que mais me agradaram na história é que em dado momento ela também se torna uma investigação. Já que a narrativa, usa as descobertas de dois personagens para ir falando sobre o desenvolvimento da loucura de Ward.
Ah, e como não poderia faltar, temos muitos elementos sobrenaturais nessa história. Inclusive, o sobrenatural é o responsável pelo plot twist. Esse que por sinal, eu não esperava que fosse ter, sendo uma grata surpresa para mim.
Bom, é isso! A história foi muito boa, a única coisa que eu alerto vocês é para não ler essa versão, procure uma com uma linguagem mais atual para não dormirem lendo como eu dormi ?

1 | 2 | 3 | 4