100 escovadas antes de ir para cama

100 escovadas antes de ir para cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama

Lika Poetisa 25/11/2012

Um mundo de descobertas
Muita gente pode torcer o nariz com o livro ao descobrir que se trata de um diário adolescente baseado em experiências sexuais, mas se ler o livro com um olhar mais crítico, verá que não é apenas o sexo em si, mas a função das escolhas, dos medos e das crenças misturadas ao mundo do sexo.

Nada mais que uma adolescente curiosa, em busca da felicidade e do amor. Os caminhos que ela percorre para guiar-se até seus objetivos é que são meio distorcidos.

A personagem faz uma primeira escolha errada, não busca informação (pelo menos não escreveu isso em seu diário) e em muitas partes descreve momentos de euforia e vergonha pelos seus atos, por julgar errado, talvez por sua educação e pelo que ouve da sociedade.

claaramalho 11/11/2012

Não é lá um dos meus preferidos, nem leria de novo.. Porém gostei sim! Acho que o livro fala muito de coisas que toda garota passa (ou queria ter passado)! Achei a literatura um pouco monótona, mas recomendo!

Dora Celestino 20/11/2012

Confesso que esperava um pouco mais de detalhes e até mesmo emoções em determinadas partes do livro, mas ainda assim o livro consegue prender bem a atenção.

Camila 19/03/2013

Descartável.
O livro é autobiográfico, conta as "aventuras sexuais" da autora. Esperava algo mais minucioso, detalhista e menos explícito. É o tipo de literatura que você precisa ler, pra saber que nunca mais quer ler igual. Não desmerecendo a autora, mas o livro e como foi escrito.

/QMD/ 02/04/2013

Henrique não penteia o cabelo.
100 Escovadas Antes de Ir Pra Cama é um retrato sobre como a sexualidade é vista atualmente. Ele conta a história de Melissa, ou melhor, Melissa conta sua história. Aos 15 anos, ela perde a virgindade. Depois, após adorar aquela experiência, ele resolve procurar novas formas de ser amada, entrando num mundo perigoso, regado a drogas, prostituição, orgias, homossexualidade, sadomasoquismo... Melissa narra, como um diário, as mais diversas tentativas de sentir prazer, junto a garotos, garotas, pessoas mais velhas, objetos... Tudo é bem intenso e mostra como somos por vezes iludidos a pensar que o sexo é a principal fonte capaz de nos fazer amar e ser amado.

Cheia de curiosidade, Melissa procura por tantas coisas e passa por tantos caminhos que acaba perdendo aquilo mais precioso que tem: ela mesma. Assim, antes de ir dormir, Melissa escova seus cabelos longos cem vezes: um ritual de purificação que institui a si mesma.

A adolescência é uma fase de descobertas, todos sabemos, mas não conheço nenhuma pessoa que se propôs a passar por tanta coisa assim durante um período de dois anos (o livro começa quando ela tem 15 anos e termina aos 16). Uma das coisas que mais curti foi que pude realmente pirar na imaginação, sem comparar Melissa a ninguém específico, apesar da autora usar seu próprio nome e sobrenome para narrar aventuras sexuais que ela realmente viveu, mas não como uma autobiografia. O livro é uma obra que mistura ficção com realidade. Como uma grande crônica sobre o se perder.

O livro é narrado em forma de diário. Assim, submergimos facilmente na história, pois a narrativa não tem um vocabulário muito complicado e os capítulos (ou "dias") são bem curtinhos. Com toda a certeza, já que a quantidade de páginas é mínima, dá pra ler o livro todo em um dia.

Não curti a minha visão sobre o assunto. Ainda hoje, é difícil falar sobre sexo com alguém e me sinto incomodado quando alguém faz isto assim, como Melissa fez, expondo ao máximo sua intimidade. As experiências vividas por Melissa são chocantes e bem descritivas, me causando incômodo, sim. Sim, confesso, julguei a garota em vários momentos. É estranho pra mim...

Como disse, o livro é bem pequeno (menos de 200 páginas) mas acabei procrastinando ao máximo na hora de ler este livro, com medo do que a própria cena traria. Em nenhum momento, porém, pensei em abandonar a obra. Minha curiosidade foi atiçada a todo momento.

RESENHA COMPLETA: http://www.quermedar.com/2013/04/100-escovadas-antes-de-ir-para-cama.html

morganarosana 11/04/2013

Este livro foi lido em um LV que eu falei que tinha recebido aqui faz tempo. Acabou que eu terminei de ler enviei e não fiz resenha como prometido.
Melissa Panarello traz ao público o diário de uma garota de 16 anos - com muitos toques de suas próprias experiências - iniciando sua vida sexual. No livro, a jovem Melissa, tem sua primeira vez com um garoto egoísta (e machista), e depois dele decide que vai sair oferecendo seu corpo e sua alma em busca daquele que a compreenda e a ame. A partir daí, ela é arrastada para orgias, sadomasoquismo e até mesmo lesbianismo. Nunca se contentando, ou conseguindo encontrar seu lugar.
Como disse uma leitora anterior a mim deste Livro Viajante, não sei se gostei ou odiei o livro. Achei ele todo muito frívolo, sem se aprofundar no que a garota sente e sofre em seu caminho de auto-destruição. Você não sabe se ela sente nojo de si mesmo ou satisfação por todas estas experiências. Ou mesmo se for esta dualidade, não fica claro.
Além disso, a garota ou é uma pamonha ou uma vadia acidental. No livro todo ela é arrastada, até contra sua vontade, por homens que querem saber apenas de seu corpo. E apesar de odiá-los, todos, ela continua se encontrando com eles, em um ciclo doentio.
No fim, ela acaba encontrando um cara que a respeita e a protege e a tira desta vida. Mas mesmo a descrição deste episódio é tão vazia e sem sentido.
Eu também, de certo modo, tive minha primeira vez com um babaca do tipo, mas nunca saí por aí dando pro primeiro que passasse. Ok, desenvolvi um certo receio de relações mais sérias. Mas sei que sair por aí em orgias pouco saudáveis não vai bastar pra encontrar minha "alma gêmea". Não quero parecer pudica, mas há modos muito melhores de se praticar ménages ou sadomasoquismo ou qualquer outra prática ou tara sexual sem ser arrastada pelo turbilhão de acontecimentos e ser tratada como uma posta de carne ou uma roupa usada.
Não creio que Melissa estivesse querendo realmente preencher o vazio em seu coração e sua vida através do sexo. Mas talvez ela tivesse tendo um princípio de ninfomania e depressão, pois em todo livro raras vezes ela descreveu que tivesse sentido algum tipo de prazer ou satisfação, que não fosse além do doentio, e que ela se sentisse muito mal com isto depois. Os pais dela também não ajudam muito. Pois de todas as vezes que a garota saia no meio da tarde e só voltava de madrugada, destruída, eles não pareciam estranhar ou suspeitar de algo acontecendo com a filha.
Panarello é uma jovem muito bonita, pelas fotos, que hoje em dia escreve livros eróticos na Itália. Não sei se ela ainda pratica estas orgias de forma doentia ou se ela quietou o facho e encontrou seu homem ideal. Mas espero que sim. Ela realmente não precisa disto.

resenha originalmente publicada em: www.estranhomundinhoinsano.blogspot.com

Cynthia 23/04/2013

Descobertas
Acho que faz uns 2 anos que li, mas pelo que lembro fiquei bem curiosa com a história porque é o caso de uma garota sem experiência que passa a aprender e a viver grandes situações de descobertas junto com grandes emoções sexuais.

laysadyoliveira 06/05/2013

Minha opinião
Por mais que o livro seja explícito e sem pudores, ele não é exatamente um livro pornográfico, é claro que tem seus momentos impróprios para menores, que descrevem o que a personagem fez. Ele está mais para contar a história da personagem, Melissa, que ao ter seu coração partido, se perde no mundo.
É uma narrativa confusa, já que a personagem é confusa, não sabe o que quer da vida, então foi escrito desta forma. Uma hora quer o amor para a vida toda, na outra, quer apenas sexo e sem envolvimento.
Se existe uma palavra que possa descrever Melissa, essa palavra é: confusa.
Provavelmente por isso muitos não gostam do livro. Mas, essa é a personagem, e se a autora realmente diz a verdade, essa foi a vida real dela.
A história é assim: Melissa perde sua virgindade de uma forma bruta, totalmente diferente do que ela sonhava, porém com a pessoa que ela queria. Mas esse cara, o Danielle, é totalmente grosseiro com ela, mas ela não consegue abandona-lo de imediato, e decide então ser como ele, tratar homens da mesma forma. Ao contrário do que ela esperava, ela não se sente bem com isso, e a cada pessoa com quem ela vai pra cama, se sente pior, menos amada. Nesse caminho de descobrimento sobre sexo e sexualidade, ela passa por várias coisas, como homossexualidade, tanto vivida, como observada ou em forma de amizade; orgias, drogas; caras muito mais velhos; sadomasoquismo; e finalmente o, tão aguardado e revelador, amor.

Citação: "Uma cena comovente no cinema nunca me comoveu, uma canção intensa nunca me emocionou e no amor eu sempre acreditei pela metade, considerando que era impossível conhecê-lo de verdade. Mas eu nunca fui cínica, isso não. Simplesmente ninguém nunca me ensinou a expressar o amor que eu guardava dentro de mim, escondido, fechado para qualquer um. Mas ele estava em algum lugar, era só desentocá-lo... E eu procurei por ele projetando o meu desejo em um universo do qual o amor estava banido; e ninguém, ninguém mesmo, barrou minha passagem dizendo: 'Não menina, daqui não se pode passar.'"

Notas
Capa: 10.
Justificativa: Passa a mensagem exata, de escovar o cabelo, de ser uma menina.
Facilidade de Leitura: 8.
Justificativa: As vezes fica meio complicado entender do que, de quem ela está falando.
Livro num geral: 9.
Justificativa: Eu gostei do livro, tem uma narrativa legal, talvez justamente por se tratar de um diário, e não focar em alguns dias, ou meses, mas sim 2 anos da vida dela, e somente quando acontece algo que seja interessante para a história. É uma fácil leitura.

Gabriela 21/07/2013

Na verdade não sei o que dizer sobre este livro. A primeira impressão que todas as pessoas tem, com certeza, é de horror e pena. A menina retratada no livro está completamente perdida e procura o amor em lugares e formas erradas. No decorrer do livro, no entanto, ela começa a perceber todo o mal que está fazendo a si mesma. E o fim faz com que o livro valha a pena.

Jane JC 12/08/2010minha estante
Eu pensei o mesmo ao ler.

Carla Martins 20/08/2013

Forte e real
Mais resenhas em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Sim, é erótico. Sim, é biografia. Sim, a menina rodou geral. Sim, ela só tinha 15 anos. Sim, ela vai ter histórias loucas pra contar até para os tataranetos sem se tornar repetitiva.

Em 2000, a italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário que relatava suas experiências sexuais. Ela perde a virgindade com 15 anos e, daí pra frente, usa o sexo como meio para encontrar carinho, amor e aceitação. O problema é que, a cada desilusão, sua humilhação, tristeza e autodepreciação aumentavam, diminuindo cada vez mais sua auto-estima. Ela tinha atitudes de adulta, experiências de adulta, mas maturidade de adolescente. Dá para sentir, nitidamente, o quanto ela estava perdida dela mesma.

O livro é a transcrição de seu diário, sem edições, então prepare-se para uma leitura sem meias palavras e bem depravada. Acho até que esse é um ponto negativo do livro. Não a falta de meias palavras, isso eu acho bem bom, até, porque combina com o teor da leitura. Mas a falta de cuidado em transformar o diário em um livro, mesmo, ou seja, editá-lo para deixá-lo melhor organizado, talvez dividir os capítulos por temas ou trazer capítulos intermediários contando um pouco do contexto envolvido com aquela passagem.

Lendo esse livro você vai se deparar com temas como sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo e por aí vai.

Dica: Moralistas, não leiam 100 escovadas antes de ir para cama porque vocês não vão gostar. Para os demais, eu acho uma leitura válida, ainda mais para quem curte uma biografia, como eu. :)

Raffafust 04/09/2013

Nada que eu tenha lido nesse livro poderia me impressionar se já não tivesse lido anos atrás o livro da Bruna Surfistinha. Sim, o comparo a ele, porque a falta de pudores em se entregar no sexo seja ele feito com homens ou mulheres está presente nos dois. A diferença está na idade, Melissa tem apenas 15 para 16 anos quando começa suas aventuras sexuais e diferente da nossa brasileira Bruna, ela não cobra pelo que faz, ela se diverte fazendo e nada mais.
Com pouca idade e muitas disposição para o sexo, Melissa logo encontra homens que a desejam com a intensidade de suas fantasias, o livro conta desde o primeiro amor de Melissa com o qual foi sua primeira vez a já experiente menina que dorme até mesmo com o professor de matemática.
Tudo excita Melissa , menos ser de alguém, ela não quer beijos na boca, não quer juras de amor eterno, ela quer prazer e só.
Na intensa descoberta entre o que ela é e o que pretende ser, se perde entre homens que a usam como objeto mas ela mesma diz não se importar e pede por isso boa parte do livro. A quem lhe deseja como amante, ela dispensa, humilha e volta para casa feliz. Mas depois do sexo as vezes se sente imunda e chora na cama.
Em formato de diário, e sendo uma história verídica, ' 100 escovadas antes de ir para cama" é excelente para quem gosta de livros sobre intensas histórias de sexo vividas pela autora.
Sucesso na Itália e traduzido para muitos idiomas, o livro chegou a virar filme!Pretendo assisti-lo assim que o encontrar porque não tenho certeza de que foi lançado no Brasil.
O livro é forte, a autora é de uma sinceridade que assusta os mais puritanos mas ainda assim é um ótimo livro, se tiver qualquer interesse na história, não pense duas vezes : o compre!

Paty 04/11/2013

Entediante
O livro eh curto porem se torna cansativo...em alguns trechos senti repulsa. Embora seja curto demorei muito para ler, pois ficava enrolando, pq a leitura nao fluia....e que coragem dessa melissa, hein?

Fernanda 17/12/2013

Erótico
Eu o achei simplesmente sensacional, me apaixonei. Amo diários, biografias e erotismo, e encontrei isso em um só livro.
Amo historias reais, e mesmo que essa seja diferente o modo como é narrado faz com que você se sinta lá, ao lado de Melissa, sendo amiga dela.
Bem eu o achei incrível e super recomendo.