100 escovadas antes de ir para cama

100 escovadas antes de ir para cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama

Kah Mendes 26/09/2021

No ano de 2002, no inverno, Melissa resolve escrever um diário, longe dos olhos e cobrança dos pais. Ela relata suas experiências sexuais dos 15 aos 16 anos.
Com 15 anos ela perde a virgindade e, a partir desse gatilho, experimenta as mais diversas práticas sexuais, durante os anos seguintes.
Com o tempo ela percebe que está presa a esse ciclo vicioso de atitudes. Mesmo tendo consciência do que fazia, Melissa continuava como uma forma de se proteger mas acaba se afundando cada vez mais.
Todos os dias antes de dormir ela escovava, seu longo cabelo, 100 vezes antes num ritual de purificação, quase infantil.
O livro foi adaptado para o cinema com o título 100 escovadas antes de dormir.
A autora, de mesmo nome da personagem, diz ter vivido tudo o que relata no livro, mudando apenas datas e nomes.
Qualquer livros que tenha cenas hot não chegam perto desse, pois nesse temos fatos que realmente aconteceram com o consentimento de todas as partes, alguns chegam a chocar, vendo Melissa procurar amor onde só existia sexo.

Thais 17/12/2009

O importante é o foco
100 escovadas antes de ir para a cama desafia o leitor a encontrar o foco fa história, às vezes perdida no erotismo que se encontra. A Melissa foi infantil nas suas escolhas, achando que para ser amada por um homem ela precisava entregar seu corpo primeiro. O foco da história é a busca pelo "Princípe encantado" pelo amor verdadeiro, mas acho que é também um crescimento pessoal como ser humano e como mulher. Ela realmente achava que só através do sexo uma pessoa pode ser amada e levava a vida como se tivesse que cumprir um trabalho árduo e exaustivo, sem recompensa garantida, mas que ela esperava um dia receber, alguém que a visse por dentro, sua alma e seu coração... Quando o professor Valério escreve a frase sobre a Lolita me fez pensar no livro e em como as personagens são parecidas, não só na sensualidade e na malícia, mas na inocência e na infantilidade que elas nem sabiam que tinham. Acho que o livro mostra que talvez o sexo não exija maturidade, mas o amor sim, ou a busca por ele. Esse é o tipo de livro que você precisa manter a mente aberta para ler, se não você pode acabar se confundindo com o foco da história que afinal é um diário.

Douglas P Da Silva 03/06/2010

recomendo!!
Realmente um livro espetacular, faz o leitor mergulhar no mundo da escritora, os amores, as decepções, as tristezas, os medos, as angústias, as experiências. Apesar de que quando li a crítica e terem dito que seria somente um livro com um alto teor pornográfico, me surpreendeu ver que no fundo que a mensagem era de que ela somente procurava um amor de verdade, quem procurar sexo neste livro irá encontrar, mas é necessário acima de tudo procurar compreender a autora e seus ideais.

0 usuários acharam essa opinião útil| Esta opinião foi útil para você?
- bia ! 12/02/2013minha estante
Demais. Perfeito! Parabéns.

Karenzinhað 30/01/2023

100 escovadas antes de ir para cama
Esse livro escrito em forma de diário conta a vida de melisa que no início tem 15 anos, melissa queria ser amada mas ela tbm e curiosa então se envolve com péssimos caras fazendo um pouco de todo e nessa busca por sexo ela se perde o livro ele é pesado mas não por ela fazer sexo e sim pelo jeito que ela faz e pela melancolia que ele traz, mesmo sendo um livro antigo ele ainda choca quem o lê e uma leitura atemporal, eu não gostei muito não mas ele é pequeno entoa se estiver curiosa vale a pena ler

Cruz Santos 06/06/2020

O livro cresce com a leitura .
De início achei confuso, mas a leitura realmente evolui, até a narrativa melhora, parece até que são duas pessoas distintas que escrevem o livro. Não acho nem um pouco que seja um parecido com Lolita, são propostas muito diferentes. Mas fui surpreendido pela forma como a história muda, ela cresce. A melancolia que perpassa a obra, de forma bizarra, te faz querer saber como a história vai acabar, embora algumas vezes as reações da protagonista tornem algumas passagens confusas. De forma geral fiquei surpreendido positivamente . A sensação é: parece que eu estava assistindo a um filme cult rsrsrs . Gostaria de ver esse livro adaptado .

Coruja Leitora 12/08/2020

Uma versão moderna de Lolita, talvez??
O livro tem alguns pontos bem problemáticos, como o fato de uma menina de 16 anos transar com vários homens acima de 35 anos e nada nem ninguém fazer alguma coisa...mas aí é eu problematizando. O livro não é ruim, mas como é um diário, algumas coisas não ficam muito bem explicadas e a gente meio que tem que supor o que a personagem está sentindo. Mas o que é nítido é o vazio, a falta de amor próprio, solidão e a busca no sexo para suprir esses sentimentos. Talvez um quadro depressivo tbm...

Kimera 04/02/2022

Razoável!!!
A leitura do livro foi bem rápida e não muito satisfatória!
Pelos comentários e até uma certa popularidade, eu acabei esperando mais, Achei um pouco arrastado e clichê.
Mas consegui refletir bastante a respeito e até me identificar com Melissa a maior parte do tempo, principalmente no que diz respeito a encontrar-se consigo mesmo.
Porém, nas primeiras páginas eu já sabia qual iria ser o final e acho que aquele árabe caiu de pára-quedas kkkkkkkkkk
No final das contas, conclui que este tipo de livro geralmente é bem popularizado, pois inconscientemente, no fundo, de modo geral, temos fetiche no assunto!

Pam 15/02/2022

Querido, diário?
Li esse livro com 16 anos e eu só pensava: Melissa, vou contar pra tua mãe. A história é real e a leitura pesadinha.

mari 08/03/2010

doentio.

Priscilla Teles 04/02/2018

Falta de direcionamento espiritual
Se essa jovem tivesse alguém para ajudá-la, não teria entrado nesse mundo
tenebroso de objetivação corporal. Olha, não sei, mas as histórias de vícios
são bem parecidas. Quando a pessoa se orgulha disso ( dessas variadas experiências sexuais ( algumas bem características de estupro) não é por um ato de reconhecimento próprio, é mais pela necessidade de auto justificação. Acontece o mesmo com o livro da " A casa dos budas ditosos". Há algo de cínico nesses relatos.
() 08/08/2019minha estante
"A Casa dos Budas Ditosos" é um livro totalmente ficcional, e propositalmente cínico em muitos momentos...

Ronaldo 03/04/2020

Empatia
Tente colocar-se na pele da personagem, com seus medos, desejos e necessidades. Sem preconceitos e julgamentos.

Mariana 25/12/2017

Cem Escovadas antes de ir para a cama
Esse é um livro que me persegue desde que eu era uma jovem adolescente. Quando eu tinha doze anos, eu li um artigo na falecida Capricho sobre o polêmico e sujo "Cem escovadas antes de ir para cama" e confesso que pensei muito nesse livro pelos dias seguintes, simplesmente porque era muito difícil acreditar que uma adolescente tinha vivido todas aquelas coisas estranhas, bizarras e precoces. Lendo o livro, entretanto, eu consegui entender.

O livro (que, segundo a autora, se baseia em suas próprias experiências adolescentes) mistura uma narrativa erótica pesada com as divagações de uma menina insegura e um relato pessoal muito forte. A narrativa é muito rica e cheia de detalhes, desde os detalhes mais sexuais e descritivos aos mais íntimos. Durante a história, conhecemos a fundo a nossa protagonista. Melissa se revela nas páginas ao estilo diário e acompanhamos uma narrativa poética e delicada, nos assustando e nos impressionando a medida que ela chega ao fundo do poço.

A história de "Cem escovadas antes de ir para a cama" não é um simples romance erótico, não é uma narrativa para nos deixar excitados. É um relato triste de uma menina que se perdeu no caminho para a vida adulta. No início dessa jornada, conhecemos uma menina de 14 anos muito sabida de sua sexualidade e daquilo que faz bem para si própria. Melissa se masturba apenas pensando em si própria, seu corpo lhe basta e o sexo nunca foi uma necessidade.

Melissa é muito eloquente e coerente no ponto inicial, mas podemos perceber suas inseguranças adolescentes quanto ao futuro. Será que um dia ela encontrará alguém que a amará sem limites? Será que ela merece ser amada? Melissa confessa para seu diário seus questionamentos mais profundos e, apesar de toda sua preciosidade quanto ao seu sexo, nós acompanhamos sua insegurança se apresentar quando ela conhece Danielle.

Danielle é um rapaz mais velho, o primeiro homem com quem nossa protagonista se relaciona e, também, o responsável por fazer com que o gatilho dispare na cabeça de Melissa e sua queda comece. Melissa quer se amada e acredita amar Danielle, mas ele não a ama e deixa isso muito claro. Danielle é uma decepção na vida de Melissa e ela não vê alternativas senão abandoná-lo e viver sua vida de uma maneira que ela achou que traria seu amor: se entregando de corpo e alma para quem a quisesse.

A partir daí, Melissa começa a se relacionar de maneira destrutiva com todos os homens que cruzam o seu caminho. Na tentativa de encontrar um amor, ela se embrenha no mundo do sexo. Não serei puritana e dizer que sexo faz mal porque não faz, mas a abordagem que damos a esse assunto define a maneira como vamos nos relacionar com ele e como vamos usá-lo para nos descobrir.

Melissa ainda era uma menina e não conhecia o sexo, não sabia o que estava fazendo quando se entregou para Danielle e ainda não sabia quando participou de orgias. Sexo não é degradante e não é sujo quando todos os envolvidos sabem o que estão fazendo e não se arrependem na manhã seguinte. Melissa podia sentir o prazer do sexo durante a noite, mas se enchia de dúvidas quando amanhecia.

As experiências que a Melissa tem durante a narrativa desse livro são muito pesadas para alguém em formação, são um caminho errado para o autoconhecimento. Melissa se molda de acordo com a maneira que é tratada por aqueles que abusam dela (abusar no sentido de apenas a usarem).

Para o professor de matemática, ela é Lolita. Para Danielle, ela é apenas uma virgem que precisava dele para se livrar daquela "mácula". Para o palestrante que ela conhece na escola, Melissa é apenas uma atração para ser levada até sua casa de campo para realização de suas fantasias. Melissa se perde enquanto pessoa e enquanto personagem durante a trama. Ela se entrega ao prazer daqueles que a usam.

É importante lembrar que a nossa protagonista era uma adolescente usada por homens mais velhos, abusada sexualmente por homens que deveriam ser responsáveis, que deveriam respeitá-la e não o faziam. Melissa não é uma vagabunda, como eu já li em algumas resenhas. Ela era uma menina explorando sua sexualidade de uma maneira que a fez apertar o freio depois de dois anos e perceber que tudo aquilo não estava fazendo bem.

A narrativa desse livro é muito importante, especialmente para adolescentes. Os detalhes eróticos são apenas um detalhe. No final das contas não interessam as cenas de sexo, mas o que podemos aprender com elas. Eu aprendi que existia uma menina insegura por debaixo daquela máscara de segurança e prazer. Quantas não devem existir por aí?

site: www.youtube.com/poeiraliteraria

nemlanency 01/11/2021

Não achei bom, não
Li super rápido e ainda bem, porque seria torturante ocupar meu tempo numa leitura fuleira dessas. Totalmente dispensável.

Deborah.Sales. 24/04/2020

Uma visão diferente
Inicialmente a história é bem sem nexo e fútil, mas ao longo do romance você consegue compreender a personagem e até se colocar no lugar no dela, tudo é uma consequência da ausência de afeto.