100 escovadas antes de ir para cama

100 escovadas antes de ir para cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama

Express Coffee 18/02/2011

Resenha no blog: EXPRESS-COFFEE.BLOGSPOT.COM
Esse livro devia vir com um aviso dizendo que era proibido para menores de 18 anos. Eu pensei muito nessa resenha, enquanto lia o livro ficava refletindo sobre ela. Li algumas para ver como era o livro antes, e elas me enganaram totalmente. Tem gente que tem mania de falar super bem do livro e não apontar um defeito sequer. Ok, cada um com seu cada um. E muita gente depois dessa resenha vai me chamar de chata, que não gosta de nenhum livro. Mais uma vez, cada um com seu cada um. Indo pela ordem, sobre a narrativa: não posso negar que a autora escreve super bem, cada frase que ela escrevia era linda. Mas, acho que ela teria se saido melhor escrevendo um romance, ai sim teria vontade de ler um livro dela. A narrativa não é chata, mas foi a unica coisa que salvou. Apesar de também não ter me prendido na história.

Então, os personagens não eram apaixonantes nem nada muito marcante. Mas, começando pela protagonista. Melissa (o nome que eu queria dar para a minha filha, poisé) era uma menina de quinze anos, assim, como nós. Enquanto estou aqui escrevendo uma resenha e lendo, como todas vocês, ela tava na cama com um estranho. Uma coisa que eu sempre digo (e passei a dizer mais depois de ler esse livro) é que a qualidade mais importante numa mulher é o amor-próprio [..........]

CONTINUE LENDO: http://express-coffee.blogspot.com/2011/02/resenha-100-escovadas-antes-de-ir-para.html#more

Zana 13/10/2017

Consternadamente sem compaixão!
“Eu sei, diário, que fiz mal a mim mesma, que não tive respeito por mim, pela minha pessoa, que eu digo que amo tanto. Não estou mais tão segura de me amar como antes: alguém que deixa qualquer homem violar seu corpo, sem nenhum objetivo preciso e nem pelo prazer de fazê-lo?”

Empatia seria a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias, não é mesmo? Pois é, a compaixão requer essa empatia em relação à tristeza alheia, coisa que com consternação não consegui obter em relação à Melissa.

Sei que não devemos e nem podemos julgar o comportamento e as ações de quem quer que seja, pois como diz a canção ‘cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é’, mas quando ela mesma pondera: “... alguém que deixa qualquer homem violar seu corpo, sem nenhum objetivo preciso e nem pelo prazer de fazê-lo?” Afinal, ninguém colocou uma arma em sua cabeça obrigando-a a agir como agiu. Ela possuía boa condição social e, não entrando no mérito da qualidade do relacionamento com seus pais, mas, sobretudo ela os tinha.

Quanto flagelo voluntário a própria estima! Raios, qual o sentido?!!!! Meu Deus! Assim como essa história, a mente humana é por vezes assaz deprimente. Não recomendo.

Antonio Maluco 02/09/2017

Expectativa x Realidade=Decepção
esperava mais sexo no livro mas foi legal em ler a história dessa garota do livro

Jessica 26/06/2011

A típica história da medíocre adolescente européia e suas experimentações sexuais bizarras, até ser salva de um mundo não tão promíscuo por um amor qualquer.
Até hoje não entendi porque esse livro fez tanto barulho quando foi lançado...

Vale uma ressalva: ele está no hall dos autores que se desculpam pela obra.

Juliana 19/07/2018

Descobertas
No início, você acha infantil, fica com raiva de tamanha inocência e falta de amor próprio, descaso consigo mesma, mas com o andar do livro você começa a compreender que aquilo é o descobrimento que toda mulher um dia passou - algumas mais outras menos. Infelizmente, nos mulheres somos criadas sob tabus imensos acerca da sexualidade e muitas de nós acabam sofrendo anos até encontrar a si mesma, compreender o que lhe dá prazer, o que é uma relação saudável, etc. Apesar de achar algumas coisas absurdas, percebi que isso me fez ter gatilhos de coisas que eu mesma passei. Refleti sobre muita coisa, foi uma boa leitura.

Ulysses.Rubin 25/03/2014

Fraquíssimo
Nem a polêmica salva, a obra é inofensiva. Panarello parece estar preocupada apenas em "chocar", na acepção mais gratuita do termo. Para piorar, a conclusão surge moralista, hipócrita, artificial. Como resultado, o livro evapora assim que a leitura é concluída. Uma pena.

Rodrigo 31/12/2019

100 Escovadas Antes de Ir para a Cama
O problema é que não conseguimos desenvolver empatia pela protagonista. Em outros romances semelhantes, isso faz toda a diferença. Me pergunto no final, quem realmente é Melissa? Uma inocente garota se descobrindo em busca do amor ou uma vilã promíscua que não controlava seus instintos. Ficou essa dúvida.
Wellington 31/12/2019minha estante
Li esse a muitos anos, adorei.a Mel ao meu ver era nada mais nada menos que uma menina procurando o amor em lugares errados, viu um caminho que achou que a faria feliz e foi por ele.

Rodrigo 31/12/2019minha estante
Pode ser mesmo...

Amanda 24/08/2012

Bruna Surfistinha Italiana
O título da resenha já diz tudo. É uma versão italiana de Bruna Surfistinha. Só que a protagonista não ganha dinheiro nenhum. Ou seja, é até um pouco pior! Porn for free!

O livro é um pouco triste também, afinal trata-se de uma menina de 16 anos que não se respeita, nem um pingo sequer, e acaba sofrendo alguns abusos. Mas, a reflexão fica beeeem escondida na história. O foco é totalmente o sexo, explicado em detalhes e sem pudores.

Enfim, quem procura um livro pornô, recomendo. Se está achando que há uma reflexão sobre a sociedade, seus valores e pudores, melhor procurar outro livro, pra não se frustrar.

Linn Symzx. 25/12/2012

Narcisismo, o amor próprio, serenidade e fragilidade roubada pelos males do mundo, da mente dominada pela curiosidade que levam a caminhos errados, porém, certos por conta da experiência. Um livro capaz de prender atenção, envolvente. E a mensagem que transmite não poderia ser outra a não ser que não podemos controlar o tempo, não podemos decidir certas coisas como o amor, quando tentamos avançar o destino, a alma se despedaça.

Thayna.Schisnayder 09/03/2019

Entendo que Melissa estava em uma fase a flor da pele, mas são dois anos fazendo mal a si mesma achando que irá encontrar o amor. Em cada noite que chora por dor, vergonha e nojo de si, tem, no dia seguinte, a procura da mesma dor, vergonha e nojo. Além do final que me pareceu repentino demais e pouco desenvolvido, até porque julgo que seria a situação mais importante do livro.
Tentei te compreender, Melissa, mas ao decorrer das histórias só me vinha uma palavra na cabeça: imprudência.

Juh 06/02/2013

Sem Sentido
Tudo bem que a história é contada em forma de diário, mas parece que ela escreve no diário uma vez por mês e as histórias são contadas de formas aleatórias e fica meio sem sentido. O livro não meio, começo e fim. As histórias são até boas, mas acho o livro foi mal organizado
Cáhh 08/02/2013minha estante
Concordo. Pensei ser a única pessoa que havia reparado nisso

Allef.Wanderson 25/02/2021

Um conto de fadas
100 escovadas antes de ir para cama é um livro autobiográfico. Seu formato é de um diário escrito entre os 15 e 17 anos da autora italiana Melissa Panarello. Contudo, não fica claro na obra os limites entre ficção e realidade, ou ao menos se eles sequer existem. A escrita, ágil e direta, emula um autêntico diário — os capítulos são as entradas da jovem Melissa no caderno, sem seguir à risca a formatação clássica de textos narrativos, o que pode dar a impressão errada de se tratar de um texto sem substância e mal escrito. É como se a autora tivesse apenas publicado, sem revisão, seus registros da adolescência na cidade de Catânia, Itália.

Outro aspecto interessante da obra é sua estrutura semelhante a dos contos de fadas. Melissa é a “princesa” de sua história e, ao fugir da torre do medo e da apatia adolescente no desejo de viver experiências viscerais, se perde num labirinto habitado por monstros internos e externos. É nessa aventura que vemos a personalidade ainda não formada de Melissa revelar suas motivações mais profundas, percorrer os círculos do Hades sem a ajuda de um Virgílio e, por fim, ser resgatada.

Em linhas gerais, Melissa é uma jovem entediada. Aqueles que a cercam não oferecem nenhuma ligação emocional concreta, são relações circunstanciais. Principalmente seus pais, distantes, alheios. A isso a protagonista reage se expondo no mundo. Mergulha em novas relações de peito aberto, com intensidade, mas não encontra reciprocidade. Tudo que ela encontra no outro é objetificação e julgamento. Usando uma metáfora da própria autora, é neste ponto que Melissa se dilui no rio Lete (o “rio do esquecimento” na mitologia grega) atrás de um amor que lhe fora negado, pelos pais e pelos seus pretensos amantes (e até pela própria Melissa). A protagonista mergulha num mar de experiências brutais, degradantes, conhece de perto os piores aspectos da masculinidade, sentindo seus efeitos nos homens, igualmente agressores e vítimas. Mas continua se expondo, pois tudo lhe é preferível ao tédio sufocante da normalidade.

100 escovadas antes de ir para a cama é intenso. Seu formato nos tira da zona de conforto e nos convida a se esforçar para compreender a caótica mente de uma adolescente. Infelizmente, a obra perde o fôlego ao final (feliz), onde as aproximações com contos de fadas ficam mais óbvias. Mas, talvez seja um problema em se contar histórias reais. Fazê-las caber numa mídia é uma verdadeira violência, pois, como se sabe, a vida é um negócio nada linear e que não faz muito “sentido narrativo”, diferente da ficção.

site: https://allef7k.medium.com/100-escovadas-antes-de-ir-para-a-cama-2f30eeb8b8

Gizele 11/06/2021

Essa menina só queria, desesperadamente, ser amada.
Não é cativante ou envolvente.
Só vi o estupro de uma menor.

Adriano Schiessl 10/11/2018

Nada novo....
A italiana Melissa Panarello escandalizou seu país quando em 2003, com apenas 18 anos, lançou seu primeiro livro, "100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama". Em pouco mais de cem páginas, a protagonista - uma adolescente de 15 anos também chamada Melissa - desvenda os segredos do sexo, para a época em questão choca, nos dias atuais nem tanto, o livro é um especie de desabafo e um alerta.