100 escovadas antes de ir para cama

100 escovadas antes de ir para cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama

Ulysses.Rubin 25/03/2014

Fraquíssimo
Nem a polêmica salva, a obra é inofensiva. Panarello parece estar preocupada apenas em "chocar", na acepção mais gratuita do termo. Para piorar, a conclusão surge moralista, hipócrita, artificial. Como resultado, o livro evapora assim que a leitura é concluída. Uma pena.

@plataformadolivro 16/04/2014

Chocante.
Nada a ver com o filme, que por sinal é bem melhor que o livro. O livro fala sobre coisas muito mais pesadas e desinteressantes.

Nena 27/07/2016

A história de uma garota vazia sempre em busca do amor verdadeiro e do q dá sentido a sua vida (e claro, do eterno príncipe encantado – afff q preguiça dessas garotas :/ ). Enquanto isso não acontece, ela preenche seu vazio existencial com sexo, para, quem sabe, encontrar nos muitos corpos desconhecidos, sua busca. Topa tudo e todos, literalmente, mas depois amarga culpa e derrama lágrimas. A autora fez uma tentativa de construir uma história mesclando Fanny Hill, Lolita e Catherine M., mas ficou só na tentativa. Final extremamente clichê. Não é péssimo, mas está longe de ser bom.

Simone Brito 30/12/2015

O sonho de princesa sempre faz parte das meninas, já faz parte da cultura, já é inerente a criação da maioria das meninas. E com Melissa não era diferente.
Antes de ir para cama penteava seus lindos e longos cabelos umas 100 vezes, sonhando sempre com seu príncipe encantado, com alguém que a amaria de verdade e por quem ela se apaixonaria perdidamente, com quem se casaria e juntos viveriam felizes para sempre, com nas histórias de contos de fadas.
Mas, na vida real, tudo foi acontecendo de forma bem diferente dos sonhos de Melissa.
Seu mundo virou de ponta a cabeça quando ela, aos 15 anos, começou a perceber que não era assim tão fácil encontrar um verdadeiro príncipe de conto de fadas.
Em conflito psicológico, começou a questionar seu próprio eu, perdeu sua autoestima e passou a não se dar o devido valor, doando seu próprio corpo em busca de respostas, as quais não vinham nunca.
Desmotivada, desiludida, sem apoio familiar e tendo o diário como seu melhor amigo, Melissa trilha um difícil caminho até descobrir que ainda podia ser feliz a despeito dos contos de fadas e quem sabe até encontrar alguém que a respeitasse a valorizasse verdadeiramente como pessoa e como mulher.
Esse livro nos permite ver como uma adolescente desorientada pode percorrer caminhos obscuros quando não tem apoio e não tem em que confiar. Nos faz refletir que o que acontece com Melissa pode acontecer com qualquer outra adolescente ao nosso redor.
Vale a pena ser lido!

Denise @nise.rodrigues 27/08/2015

Uma jovem, sua descoberta da sexualidade, suas aventuras e… um diário.
Este livro estava na lista de desejados há um bommm tempo, talvez uns 8 anos ou mais, um grande amigo me indicou - não me lembro mais o porquê da indicação, mas foi feita - e o título do livro é tão curioso, tãoooo curioso que durante todo este tempo eu não o esqueci. Enfim, vamos à história!

O livro é sucinto, um diário, de uma adolescente italiana de 15 anos chamada Melissa. A garota se descreve com traços bem comuns, mas aquela beleza ‘comum’ que se destaca (dá pra imaginar né?! rsrs) e conta ao seu diário recorrências do seu dia-a-dia, seus desejos íntimos e brevemente seu relacionamento com os pais…

Melissa começa o livro virgem e com a esperança de se apaixonar perdidamente, para se entregar a alguém que a ame. No decorrer dos relatos, vemos o desenrolar de vários causos… Daniele (é um homem), a quem ela se entrega a primeira vez e tem sua primeira-grande decepção, Roberto, Fabrizio, Valério, Letizia… Vamos presenciando suas descobertas e seus medos e algumas de suas experiências com todas essas pessoas e o principal, o peso emocional que cada relação traz a jovem… Em grande parte desses atos ela não se satisfazia, era o prazer do(s) outro(s), os desejos do(s) outro(s), quase nunca o seu próprio… Ela se sentia impura, suja, daí o nome do livro… Cem escovadas antes de ir para a cama, um ritual, que aparece algumas poucas vezes, o motivo das cem escovadas é o mais sublime de tudo, pois mostra uma certa ingenuidade, aquela esperança ínfima de menina, que na verdade… é o que ela é.

Em alguns momentos estes dramas da personagem pode te deixar inquieto e até mesmo irritado com certas atitudes, mas acredito que seja ‘o natural’, afinal quando estamos observando uma situação de fora, tudo fica muito mais claro e a solução sempre mais simples do que realmente é para a pessoa… e no final das contas… Ela é uma adolescente de 15~16 anos (e tem o direito de ser chata às vezes, né?!)

O livro me prendeu, me fez refletir, é interessante, mas faltou algo… leria tranquilamente novamente, é uma leitura rápida, 168 páginas na versão pocket, as cenas sexuais que tem em quantidade razoável são bem descritas e não achei vulgar, mas não deixa de ser uma leitura erótica, enfim... Não li “O Doce Veneno do Escorpião”, mas acho que a Bruna Surfistinha pode ter se inspirado na Melissa… Li “Cinquenta Tons de Cinza” e achei a história de descoberta sexual da Melissa muitoooooooo mais interessante do que a Anastasia, então, se você quer ler algo mais caliente e não simplesmente sexo por sexo, leia e nos conte o que achou! :D O livro não ganha 4*, mas também não é tão razoável para ficar só com 3*, então 3,5!

Ahhh agora a pergunta… Melissa é uma prostituta? Não, ela não era uma prostituta… Era, simplesmente, uma jovem… uma jovem com desejos de se descobrir, descobrir a sua sexualidade, o prazer, a entrega, o aceite e finalmente… o amor. Será que ela consegue?

Curiosidade: O livro é baseado numa história real… Vivenciada pela própria autora, Melissa Panarello, foi um fenômeno na Itália e ganhou até um filme, que ainda não vi, (mas fica a dica: nem a autora gostou do que fizeram no filme, então…) Melissa diz que alterou datas e alguns nomes, mas que tudo o que é narrado foi retirado de experiências próprias de seu “Eu” adolescente!

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2015/08/resenha-100-escovadas-antes-de-ir-para.html

Chris 27/07/2015

Desejos de amor
Achei que esse livro não fosse me impressionar. Quando li a sinopse, imaginei, sinceramente, que seria apenas pornografia "infantil" sem sentido. Entretanto, essa história me comoveu muito e eu me entreguei a essa personagem chamada Melissa que, com pouca idade, tinha uma ânsia tão grande por encontrar um amor verdadeiro, que foi capaz de TUDO para procurá-lo.
Li, de forma nua e crua, suas experiências sexuais que apenas machucavam sua alma e seu coração. Entretanto, Melissa encontrou um lindo fim, assim como acredito que todos merecemos.
Uma leitura que nos faz questionar sentimentos e desejos enterrados no nosso eu mais profundo e que nos faz perceber que não podemos julgar uma pessoa sem saber o porquê ela está fazendo algo.

Gab 06/04/2015

50 tons de cu é rola
A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre esse livro é: 50 tons de cinza de cu é rola.

Tudo bem que são obras totalmente diferentes, talvez até mesmo com objetivos diferentes. Mas o tanto que estão falando sobre esse maldito livro da James, sobre ser uma “revolução sexual através da literatura” e o diabo, enquanto eu lia Cem Escovadas, mais eu via que as pessoas estavam erradas e que elas na verdade não sabiam bosta alguma de literatura e que deviam engolir Cem Escovadas pelo rabo. Não sou fã da literatura erótica — pelo menos não tinha encontrado nenhuma atrativa antes. Mas Cem Escovadas Antes de ir para a Cama me surpreendeu. Não só pela história, mas pelo realismo que nela existe.

Panarello nos apresenta Melissa — ironicamente ou propositalmente com o mesmo nome da autora —, uma personagem jovem, boba e inocente, que se deleita em “curtir o próprio corpo”, para não tornar essa resenha baixa demais em palavreado. Ela sonha em “fazer amor”, em ser amada, abraçada, mimada e o diabo: tudo o que garotinhas novinhas e inocentes querem, o amor. Ao se ver apaixonada por Daniele, um rapaz desprezível e que obviamente só quer transar com ela, Melissa não pensa duas vezes em se entregar para ele, estando completamente carente de atenção, amor e curiosíssima a respeito do sexo. Após o seu primeiro “peixe bola gato” em Daniele, sua terrível primeira vez com ele e as ofensas que ele lhe despejou após, Melissa resolve que aprenderia a amar. Não amar, no sentido romântico. Mas amar no sentido de saber chupar e foder alguém, para provar a Daniele que ela sabia o que estava fazendo, e que ele se arrependeria de tê-la largado e ofendido como fez.

É nessa vibe aí mesmo, migas.

Melissa nos apresenta o sexo de tantas formas que ficamos até zonzos. Ao mesmo tempo em que ela se torna uma perfeita ninfeta, em seu diário, onde ela narra os acontecimentos do dia a dia (com quem fodeu, quem quer foder, com quem ela deixou de foder e por que deixou de foder), Melissa se mostra uma garota completamente carente e que sua busca se resume a uma única coisa: a chance de ser amada verdadeiramente. Não pelo o que ela oferece (o sexo, no caso), mas por ela merecer, por ela precisar ser amada. Acima de tudo, de todas as etiquetas que ela tem, de todas as suas experiências, Melissa ainda é uma menina que precisa de amor, carinho e atenção.

Inclusive, vi uma penca de comentários negativos sobre a atitude de Melissa, sobre querer ser amada de verdade e pular de cama em cama. Mas acho que algumas pessoas não compreenderam que o fato é que, por ela não saber “fazer amor” direito, ela acreditava que ninguém iria amar ela; exatamente o que aconteceu entre ela e Daniele. Ela está em busca do príncipe encantado e acha que se entregar de corpo ela vai conseguir ser amada como quer. Acredito que algumas pessoas não conseguiram interpretar isso direito ou enxergar isso durante o livro.

Eu acho que não tenho palavras para descrever o quanto eu achei esse livro incrível. Panarello soube mesclar muito bem a cabeça de uma garota experiente, louca por sexo e amor, junto com a cabeça de uma menina inocente e carente, que no fundo, é o que a querida protagonista é. Também devo dizer que Melissa é muito parecida conosco. Virgem ou não, experiente ou não, Melissa mostra o perfeito lado de quem já correu atrás de alguém, quem já quis ou mudou por causa de uma pessoa e fez coisas que não gostaria. Nesse ponto, de querer mudar, ou de realmente mudar para agradar alguém e me desfazer toda por seus caprichos, eu me encontrei muito com ela, com uma Gabriella de muito tempo atrás; e também sei que ainda existem muitas Melissas por aí. Acho que toda pessoa tem uma Melissa dentro de si, pequena ou grande.

A lição que esse livro passa — milagrosamente, já que ultimamente tem sido complicado encontrar um livro que ensine alguma coisa para a gente — é de que o amor próprio é essencial. Você precisa se amar antes de qualquer coisa; e só então, o que vem depois é o que importa. Melissa precisou de humilhar, se entregar de todas as formas, fazer tudo o que esteve o seu alcance para aprender isso. Nisso, muitas de nós não somos diferentes dela. Inclusive, desde quando se entregar de corpo primeiro para alguém, desqualifica uma pessoa de encontrar o amor verdadeiro em algum ponto de sua vida? Melissa é merecedora de um amor. Assim como todas nós.

Posso dizer que super recomendo a leitura desse livro. Achei incrível, e está na minha listinha de favoritos desse ano.

site: www.pandorafairel.com
Jordane.Gomes 15/01/2017minha estante
Eita... melhoe resenha que ja li ahah

alves.elen.alves 26/02/2017minha estante
Tudo que gostaria de dizer sobre esse livro. Li ainda adolescente e nos dias atuais não me surpreendi com outros livros que tentam ser eróticos.

Rafael 15/02/2009

Ótima perda de tempo! Tudo bem que as experiências sexuais da ninfetinha são super exitantes, mas me deixa irritado; o que eu quero com isto?

Andressa V. 18/08/2009

Nossa, relatar a vida na íntegra como Melissa fez não é pra qualquer um. Uma prova de que as aparências enganam. Ela era uma menina que transparecia sensibilidade, pureza, ternura, e que nunca passaria pela cabça de ninguém tudo que ela vivia. O interessante foi a maneira digamos que "excêntrica" que ela adotou para achar um amor. Um livro quente, muito descritivo (até demais), e excelente. Obs.: Recomendo leitura somente para aqueles que não tem tabus e nem jugam por ações, tem que saber ver além disso. Adorei o Livro *-*

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

O livro é escrito na forma de diário, mesclando ficção e realidade (embora a autora afirme que tudo é verdade, algumas partes não convencem, como a chegada de seu “príncipe encantado”).
Narra as aventuras sexuais de uma jovem entre os seus 15 e 16 anos, que, após perder a virgindade, confunde afeto e amor com sexo, e joga-se de cabeça nos mais variados jogos sexuais (orgias regadas a drogas, sexo com desconhecidos, homossexualidade, sadomasoquismo, etc).
Um ponto bastante explorado no livro é o prazer que ela sente com os jogos, mesclado com o sentimento de culpa e repulsa pelo que ela faz com seu corpo, perdendo-se entre seus desejos e a culpa.
O único lembrete de que se trata apenas de uma garota, a linha tênue que ela mantém como um ritual desde a infância, é escovar 100 vezes seus longos cabelos antes de dormir.
É um livro para ser lido sem maiores pretensões e julgamentos.
Se é real ou ficção, difícil saber, mas acredito que retrate muito da sexualidade dos jovens de hoje em dia, onde nem sempre a maturidade emocional acompanha a maturidade de seus corpos.

Kil 10/05/2010

sexo
A vida e experiência de uma adolescente descobrindo o sexo de uma forma aterradora. Narra seus encontros as escuras com diversos homens, práticas de sadomasoquismo, sexo grupal, etc! E por fim, o encontro amoroso e a união entre sexo e emoção!

Gabriela 21/07/2013

Na verdade não sei o que dizer sobre este livro. A primeira impressão que todas as pessoas tem, com certeza, é de horror e pena. A menina retratada no livro está completamente perdida e procura o amor em lugares e formas erradas. No decorrer do livro, no entanto, ela começa a perceber todo o mal que está fazendo a si mesma. E o fim faz com que o livro valha a pena.

Jane JC 12/08/2010minha estante
Eu pensei o mesmo ao ler.

Carla Martins 20/08/2013

Forte e real
Mais resenhas em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Sim, é erótico. Sim, é biografia. Sim, a menina rodou geral. Sim, ela só tinha 15 anos. Sim, ela vai ter histórias loucas pra contar até para os tataranetos sem se tornar repetitiva.

Em 2000, a italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário que relatava suas experiências sexuais. Ela perde a virgindade com 15 anos e, daí pra frente, usa o sexo como meio para encontrar carinho, amor e aceitação. O problema é que, a cada desilusão, sua humilhação, tristeza e autodepreciação aumentavam, diminuindo cada vez mais sua auto-estima. Ela tinha atitudes de adulta, experiências de adulta, mas maturidade de adolescente. Dá para sentir, nitidamente, o quanto ela estava perdida dela mesma.

O livro é a transcrição de seu diário, sem edições, então prepare-se para uma leitura sem meias palavras e bem depravada. Acho até que esse é um ponto negativo do livro. Não a falta de meias palavras, isso eu acho bem bom, até, porque combina com o teor da leitura. Mas a falta de cuidado em transformar o diário em um livro, mesmo, ou seja, editá-lo para deixá-lo melhor organizado, talvez dividir os capítulos por temas ou trazer capítulos intermediários contando um pouco do contexto envolvido com aquela passagem.

Lendo esse livro você vai se deparar com temas como sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo e por aí vai.

Dica: Moralistas, não leiam 100 escovadas antes de ir para cama porque vocês não vão gostar. Para os demais, eu acho uma leitura válida, ainda mais para quem curte uma biografia, como eu. :)

Raffafust 04/09/2013

Nada que eu tenha lido nesse livro poderia me impressionar se já não tivesse lido anos atrás o livro da Bruna Surfistinha. Sim, o comparo a ele, porque a falta de pudores em se entregar no sexo seja ele feito com homens ou mulheres está presente nos dois. A diferença está na idade, Melissa tem apenas 15 para 16 anos quando começa suas aventuras sexuais e diferente da nossa brasileira Bruna, ela não cobra pelo que faz, ela se diverte fazendo e nada mais.
Com pouca idade e muitas disposição para o sexo, Melissa logo encontra homens que a desejam com a intensidade de suas fantasias, o livro conta desde o primeiro amor de Melissa com o qual foi sua primeira vez a já experiente menina que dorme até mesmo com o professor de matemática.
Tudo excita Melissa , menos ser de alguém, ela não quer beijos na boca, não quer juras de amor eterno, ela quer prazer e só.
Na intensa descoberta entre o que ela é e o que pretende ser, se perde entre homens que a usam como objeto mas ela mesma diz não se importar e pede por isso boa parte do livro. A quem lhe deseja como amante, ela dispensa, humilha e volta para casa feliz. Mas depois do sexo as vezes se sente imunda e chora na cama.
Em formato de diário, e sendo uma história verídica, ' 100 escovadas antes de ir para cama" é excelente para quem gosta de livros sobre intensas histórias de sexo vividas pela autora.
Sucesso na Itália e traduzido para muitos idiomas, o livro chegou a virar filme!Pretendo assisti-lo assim que o encontrar porque não tenho certeza de que foi lançado no Brasil.
O livro é forte, a autora é de uma sinceridade que assusta os mais puritanos mas ainda assim é um ótimo livro, se tiver qualquer interesse na história, não pense duas vezes : o compre!