100 escovadas antes de ir para cama

100 escovadas antes de ir para cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama

Cristina Henriques 26/07/2013

Horrível. A história é muito ruim. Melissa é uma idiota. Parece ser algum tipo de sociopata/psicopata. Ela faz as coisas mais absurdas sem sentir nada, nem prazer, nem curiosidade, nem asco, nada. E também deixa que façam o que quiserem dela como se fosse outra pessoa. Se ao menos houvesse motivo para o que ela faz, ou se ela curtisse ou mostrasse alguma reação, mas não há nada. Difícil de acreditar na história. Não consegui sentir nenhuma empatia pela personagem.

Deborah.Sales. 24/04/2020

Uma visão diferente
Inicialmente a história é bem sem nexo e fútil, mas ao longo do romance você consegue compreender a personagem e até se colocar no lugar no dela, tudo é uma consequência da ausência de afeto.

Ronaldo 03/04/2020

Empatia
Tente colocar-se na pele da personagem, com seus medos, desejos e necessidades. Sem preconceitos e julgamentos.

Debora.Gauziski 29/09/2012

Patético
Esse livro é um desperdício de papel. Uma jovem idiota e vazia que crê que há algo de filosófico e profundo em seus atos promíscuos. Se o objetivo era narrar aventuras sexuais, podia ao menos ser bem escrito, mas nem isso a autora conseguiu. Não senti a mínima empatia pela personagem e a trama é enfadonha. É um daqueles exemplares que não acrescentam nada. Use para acender a churrasqueira.
João 11/10/2012minha estante
Concordo com você. O livro fala de outros assuntos também mas, fez sucesso mesmo por causa do relato das aventuras sexuais da autor. Joguei no lixo!

Li 03/02/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - FEVEREIRO - BIOGRAFIAS E/OU MEMÓRIAS

Sinopse: "(...) No inverno europeu de 2002, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. (...) Um dos motivos que transformaram este livro em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21."

Sinceramente, ainda me pergunto o motivo desta escolha... Dentro do tema proposto, as memórias são mais convidativas para mim! Nunca fui uma fã, gosto do trabalho da pessoa, mas ela em si geralmente não me interessa, jamais fui curiosa com relação a isso, então é bem difícil ler sobre o tema. O livro de Panarello me chamou a atenção pelo título longo e talvez pela temática que achei ser mais crível, já que o mundo atual é mais propenso ao sexo que a qualquer outra coisa... É tudo tão fácil, tão... Sem romantismo! E olha que não sou romântica, mas nunca fui muito fã dessa modernidade! Rs

Ingenuidade adolescente + uma boa dose de hormônios em ebulição / desejo de punição = uma bomba relógio. Esta é mais ou menos a fórmula do livro.
Melissa é triste, meio depressiva, extremamente carente e acaba, através de uma desilusão “amorosa”, achando que usando o corpo vai acabar fazendo alguém amá-la de verdade... Ela tem a ilusão de que alguém vai ficar tão dependente do prazer obtido com ela que mais cedo ou mais tarde, o amor vai brotar. Não é por nada, não, mas que ideia, viu?! Ela é tão sensível, ficou com tanta raiva de si e do mundo que passou a seduzir e se anular como forma de punição, que provavelmente, vinha da falta de amor próprio, que ela ACHAVA que tinha (e na verdade, acho que continua sem ter).
O livro é escrito em forma de diário, e é cheio de extremos: Se Melissa não é melosa, é brutal e indiferente ao que se passa com ela.... E achei a narrativa meio brega. Você pode estar pensando “Oi! É um diário!”, mas minha idade de gostar de ler livros neste formato já passou! Rs. Muita gente vai ler e falar que ela escreve de forma um tanto... Poética. Mas eu não gosto de poesia!
O bom é que o livro é pequeno! Eu revirava os olhos em 4 de 5 frases, tanto pelo estilo, quanto pelo conteúdo, ou lia e fazia “tsc, tsc”... Não faço ideia do que seja a perda de controle daquele jeito, principalmente motivada por outras pessoas, e ficava com muita raiva dela quando a via abaixando a cabeça e concordando com qualquer coisa.

Uma passagem que ilustra bem a história é essa...
“Ele me encontrou deitada na cama concentrada em observar uma mosca varejeira que batia contra a lâmpada do teto, produzindo um barulho chato. Pensei que as pessoas se jogam convulsivamente contra o mundo igual àquele animal estúpido: fazem barulho, confusão, dão voltas ao redor das coisas sem agarrar nada completamente; algumas vezes confundem desejo com uma armadilha e caem mortas, apodrecendo sobre o refletor azul dentro da jaula.”

Até agora não entendi o sentido do livro! Acho que ela quis fazer uma espécie de contos de fada para uma pervertida perdida, e perdida que falo é no sentido emocional. Ou talvez, fazer com que a história dela seja conhecida de forma ampla, seja mais um degrau do sentimento de autopunição dela, vai saber. No geral, é um livro de literatura erótica, mas também da busca de si mesmo. Eu acho! Rs.

Eu não recomendaria pois não faz meu tipo: nem no estilo, nem na história em si.

kyt@ 03/02/2011minha estante
Ai, q pena q o livro é assim, pq a capa é muito linda... *.*
Gostei muito da tua resenha e da sinceridade!!
Bjos

Larissa 03/02/2011minha estante
Pela sua resenha, nada me atraiu, deve ser chatinho mesmo, que pena que nao gostou. QUe venha mais de fevereiro ou que venha logo marco!! Beijos

Evy 14/02/2011minha estante
Li,
Eu não li muitas resenhas positivas sobre esse livro e agora depois da sua tenho menos vontade ainda de lê-lo.
Gostei da sua sinceridade! Parabéns pela resenha!
Um beijão,
Ly

CristinaTonon 16/02/2011minha estante
Gostei muito da sua resenha e da sua perseverança, eu pensei as mesmas coisas logo nas primeiras páginas e não tive vontade de ver como seria o fim.

Robbie 18/02/2011minha estante
pelo jeito é meio estilo bruna surfistinha, nada demais

Mariana 25/12/2017

Cem Escovadas antes de ir para a cama
Esse é um livro que me persegue desde que eu era uma jovem adolescente. Quando eu tinha doze anos, eu li um artigo na falecida Capricho sobre o polêmico e sujo "Cem escovadas antes de ir para cama" e confesso que pensei muito nesse livro pelos dias seguintes, simplesmente porque era muito difícil acreditar que uma adolescente tinha vivido todas aquelas coisas estranhas, bizarras e precoces. Lendo o livro, entretanto, eu consegui entender.

O livro (que, segundo a autora, se baseia em suas próprias experiências adolescentes) mistura uma narrativa erótica pesada com as divagações de uma menina insegura e um relato pessoal muito forte. A narrativa é muito rica e cheia de detalhes, desde os detalhes mais sexuais e descritivos aos mais íntimos. Durante a história, conhecemos a fundo a nossa protagonista. Melissa se revela nas páginas ao estilo diário e acompanhamos uma narrativa poética e delicada, nos assustando e nos impressionando a medida que ela chega ao fundo do poço.

A história de "Cem escovadas antes de ir para a cama" não é um simples romance erótico, não é uma narrativa para nos deixar excitados. É um relato triste de uma menina que se perdeu no caminho para a vida adulta. No início dessa jornada, conhecemos uma menina de 14 anos muito sabida de sua sexualidade e daquilo que faz bem para si própria. Melissa se masturba apenas pensando em si própria, seu corpo lhe basta e o sexo nunca foi uma necessidade.

Melissa é muito eloquente e coerente no ponto inicial, mas podemos perceber suas inseguranças adolescentes quanto ao futuro. Será que um dia ela encontrará alguém que a amará sem limites? Será que ela merece ser amada? Melissa confessa para seu diário seus questionamentos mais profundos e, apesar de toda sua preciosidade quanto ao seu sexo, nós acompanhamos sua insegurança se apresentar quando ela conhece Danielle.

Danielle é um rapaz mais velho, o primeiro homem com quem nossa protagonista se relaciona e, também, o responsável por fazer com que o gatilho dispare na cabeça de Melissa e sua queda comece. Melissa quer se amada e acredita amar Danielle, mas ele não a ama e deixa isso muito claro. Danielle é uma decepção na vida de Melissa e ela não vê alternativas senão abandoná-lo e viver sua vida de uma maneira que ela achou que traria seu amor: se entregando de corpo e alma para quem a quisesse.

A partir daí, Melissa começa a se relacionar de maneira destrutiva com todos os homens que cruzam o seu caminho. Na tentativa de encontrar um amor, ela se embrenha no mundo do sexo. Não serei puritana e dizer que sexo faz mal porque não faz, mas a abordagem que damos a esse assunto define a maneira como vamos nos relacionar com ele e como vamos usá-lo para nos descobrir.

Melissa ainda era uma menina e não conhecia o sexo, não sabia o que estava fazendo quando se entregou para Danielle e ainda não sabia quando participou de orgias. Sexo não é degradante e não é sujo quando todos os envolvidos sabem o que estão fazendo e não se arrependem na manhã seguinte. Melissa podia sentir o prazer do sexo durante a noite, mas se enchia de dúvidas quando amanhecia.

As experiências que a Melissa tem durante a narrativa desse livro são muito pesadas para alguém em formação, são um caminho errado para o autoconhecimento. Melissa se molda de acordo com a maneira que é tratada por aqueles que abusam dela (abusar no sentido de apenas a usarem).

Para o professor de matemática, ela é Lolita. Para Danielle, ela é apenas uma virgem que precisava dele para se livrar daquela "mácula". Para o palestrante que ela conhece na escola, Melissa é apenas uma atração para ser levada até sua casa de campo para realização de suas fantasias. Melissa se perde enquanto pessoa e enquanto personagem durante a trama. Ela se entrega ao prazer daqueles que a usam.

É importante lembrar que a nossa protagonista era uma adolescente usada por homens mais velhos, abusada sexualmente por homens que deveriam ser responsáveis, que deveriam respeitá-la e não o faziam. Melissa não é uma vagabunda, como eu já li em algumas resenhas. Ela era uma menina explorando sua sexualidade de uma maneira que a fez apertar o freio depois de dois anos e perceber que tudo aquilo não estava fazendo bem.

A narrativa desse livro é muito importante, especialmente para adolescentes. Os detalhes eróticos são apenas um detalhe. No final das contas não interessam as cenas de sexo, mas o que podemos aprender com elas. Eu aprendi que existia uma menina insegura por debaixo daquela máscara de segurança e prazer. Quantas não devem existir por aí?

site: www.youtube.com/poeiraliteraria

Sid Dantas 27/08/2015

Lixo
Eu sabia que não devia ser coisa boa, apenas comprei porque paguei 4,90 numa promoção da Americanas.

O livro não é ruim, é muito ruim. Vou pegá-lo e deixar jogado lá no meu trabalho. Vai que alguém se anima a ler essa porcaria?

Andressa.Soares 14/02/2022

Não?
Achei um livro pobre. Mal escrito, até mesmo mal estruturado. Boa sei se se trata de diferenças culturais ou beira o absurdo mesmo? não sei se é crível ou se foi feito para vender. Minha opinião é com certeza negativa. Não gostei. ?
Pam 15/02/2022minha estante
A escrita é rasa, mas a história é verídica. Talvez por isso não seja tão elaborado. Mas ela transformou o diário em um livro.

Leitora Viciada 10/02/2009

Bom pois é leitura rápida
Li esse livro por falta de opção.
A leitura é simples e rápida, não tomou muito do meu tempo, então valeu a pena.
Existe muito sexo no livro, mas não vejo como pura pornografia como muitos dizem ver. Vejo que a autora relatou seus casos no sentido de demonstrar seu crescimento pessoal porque em geral as pessaos falam sobre isso mas não gostam de tocar em sua intimidade, até por recato.
Se o livro não tivesse essas situações seria muito sem graça, a graça está justamente na perversão sem censura da autora e na forma até inocente e simples que ela usa para relatar os acontecimentos.

Márcia Regina 18/03/2011

Vi o filme ano passado e achei interessante. Semana passada, encontrei o livro em um sebo e fiquei curiosa. Gostei mais do filme. Muito mais. E isso é raro.

Oscar8 12/03/2020

Livro 020/2020.
Lido.
Livro 020/2020.
26/02/2020.
Panarello, Melissa. 100 escovadas antes de ir para a cama. Literatura italiana.
Livro autobiográfico que conta a história de menina colegial italiana. Narrando vida de Melissa entre os 15 e 16 anos e suas aventuras sexuais. Livro de regular para fraco.

Liandra Schug 06/09/2017

Desperdício de papel e de tempo
O livro é péssimo. Não só não recomendo como recomendo que ninguém o leia e passe o mais longe possível dele. É muito mal escrito, as histórias "eróticas" narradas são enfadonhas - pois apenas conter diversas situações não é o suficiente para ser interessante - e, a pior parte: a personagem é tão mal construída que é quase impossível criar qualquer espécie de empatia com a mesma. Ela é contraditória e não apresenta elementos que nos faça estabelecer uma confiança com os sentimentos da personagem - que aliás, são deveras adolescentes. A narrativa e o enredo também são vazios.

E no final ainda esperamos que a porra de um homem venha "salva-la" de ser um depósito de porra!!! (pg. 155-157)

Perdi meu tempo e dinheiro.
Indianara 18/11/2019minha estante
Tava doida pra ler isso! Vi várias resenhas negativas por aqui e desanimei. :(

uyara 18/10/2011

pobre
Acho que essa palavra define bem este livro: pobre. Pobre de histórias, de detalhes, de ganchos. Nada encaixa com nada. A única coisa que preocupou a escritora foram as cenas de sexo. Fora isso, o livro pareceu-me um folhetim de jornal, sem começo, meio e fim, como se a vida dela nunca tivesse começado ou terminado. Ela simplesmente acordou um dia e decidiu que teria relações com todo mundo...
De repente, ela encontra o amor e voila! Ah, por favor, essa histórinha de conto de fadas picante é demais para o meu "intelecto literário", né!?

andalm 01/07/2009

Absolutamente dispensável

Amanda.Patricia 20/06/2022

100 Escovadas?
Eu li quando era adolescente. Eu amei. Pra além de detalhes eróticos, há uma parte muito mais profunda - sem trocadilhos - na história. Pra mim, esse livro fala sobre uma adolescente desamparada e sem nenhum adulto estável pra orientá-la. Ela se sente completamente abandonada por quem deveria cuidar dela. Envolver-se amorosamente com vários, foi a estratégia de sobrevivência emocional que ela encontrou.