100 escovadas antes de ir para cama

100 escovadas antes de ir para cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama

Cely 13/09/2010

Perturbador
E pensar que os relatos são verdadeiros!!!

Como uma pessoa pode se comportar dessa forma???

Jesus!!! Era só uma menina!!! Este mundo está perdido!!

MESMO!!!

50livros 14/03/2019

Livro bom para chocar
Nunca imaginei que iria me chocar tanto com relatos sexuais, mas eu estava errada.

Quem me acompanha aqui no blog, sabe que eu tenho o costume de ler livros de cunho erótico. Já li de tudo um pouco, dos mais leves aos mais pesados. Mas confesso que esse aqui conseguiu me tirar da zona de conforto. Primeiro, pelo fato de se tratar de um diário real, escrito pela autora em sua adolescência. Tudo que é biográfico acaba chocando mais porque aí temos certeza de que não é uma fantasia, mas sim algo que realmente aconteceu, com seres humanos reais que estavam dispostos a isso. Segundo, porque tudo o que é relatado é pesado de modo geral, imagina então vivido por uma menina de seus 16, 17 anos.

É preciso levar em consideração que se trata de uma adolescente da Itália, país onde a iniciação sexual acontece realmente mais cedo e que tem muito menos tabus do que aqui nas Américas. Nós somos ainda muito pautados pela moral cristã puritana e eles não. Por isso, lá é comum perder a virgindade por volta dos 14 anos e até mesmo se casar antes de completar os 18. Mesmo levando isso em consideração, os relatos são tão frios, tão pouco comuns que realmente assusta.

Tem de tudo um pouco: sexo grupal, voyeurismo, homossexualidade, bissexualidade, transsexualidade, BDSM, swing, entre outros. Não é à toa que foi um livro que chamou tanta a atenção em seu lançamento e até hoje é centro de inúmeras discussões. Se esses temas já chocam quando contados e praticados por pessoas adultas, imagina por uma adolescente?

Apesar dele ser bem chocante nesses pontos, o livro procura focar mais na busca do sentir, do amar do que realmente na descoberta da sexualidade. Fica bem claro o quanto a protagonista procura o amor nas mais variadas aventuras sexuais, ela está ávida para sentir alguma coisa. O sentimento de auto-destruição é latente em toda a narrativa. Ela queria tanto amar e ser amada que entra nas maiores furadas, sujeita a vários tipos de violência com o próprio corpo. Infelizmente, isso só fica evidente em uma leitura mais transversal, porque a quantidade exacerbante de cenas sexuais super descritivas tira o foco do principal.

Admiro a coragem da autora em publicar seus escritos e o quanto isso a expôs, mas, mesmo o livro acabar se desviando dessa questão sentimental, é importante falar sobre essa variedade na área do sexo para quebrar alguns tabus que ainda persistem na sociedade. Não estou falando de sexo grupal ou nada do gênero, estou falando da objetificação da mulher (acontecendo quando um de seus parceiros só a chama de Lolita, em referência à obra de Nabokov), a negação do prazer sexual à mulher (quando é chamada inúmeras vezes de "cachorra" por seus parceiros sexuais) e a super valorização da virgindade (quando o seu primeiro parceiro sexual duvida de sua virgindade por ela não sentir dor em sua primeira relação). Por mais que o livro choque e cause muita estranheza, essas questões foram levantadas e são de extrema importância para a desmistificação do sexo.

"100 escovadas antes de ir para a cama" é um livro surpreendente, visceral e que, com certeza, deve ser lido, mesmo que com uma certa precaução.

site: www.50livros.com/single-post/2019/01/22/RESENHA-de-100-escovadas-antes-de-ir-para-a-cama-de-Melissa-Panarello

Rogéria 19/08/2016

O livro não é ruim, mas tb não é bom. Achei um pouco bobinho, a menina é uma perdida na vida, no sentido de não saber o que quer e sair fazendo um monte de besteiras. Se ao menos ela gostasse das experiências que tem, vá lá, mas nem isso acontecia. Então vc fica o tempo todo se perguntando a razão de toda aquela degradação. Enfim, não entendi a razão de todo o frisson sobre esse livro, não vi graça alguma.
Duda 06/09/2016minha estante
Tudo o que pensei sobre o livro você escreveu nessa resenha! KKKKKK
Muito obrigada! Pensei que estaria sozinha nessa.

Rai @atequeolivronosrepare 15/11/2019

Um debate válido sobre a sexualidade.
📚 "100 escovadas antes de ir para a cama", por Melissa Panarello.
📚 163 páginas. @editora_objetiva
🇮🇹 Literatura italiana. 2004.
🌡 Nota: 3/5
💭 [Minhas considerações]: Melissa Panarello traz nesse livro autobiográfico o relato de despertar da sexualidade em uma sociedade reconhecidamente conservadora como a italiana. Creio que todo estudante de Psicanálise poderia encontrar no livro material clínico para enxergar as pulsões, a repetição, a angústia e tantos outros temas.

As 100 escovadas no cabelo, antes de dormir, são associadas pela narradora como uma forma de se assemelhar às princesas mesmo após todos os atos que a fizeram sentir-se "suja". Em uma leitura mais acurada, é possível notar o desejo, com o ato, da adolescente recuperar a "pureza" que julgou perdida.

Li o livro especialmente para contribuir às minhas leituras da Iniciação Científica. As 100 escovadas servem como um recorte do que Freud conceitou em 1896, no livro "Observações adicionais sobre as neuropsicoses de defesa": "(...) Quando esses auxiliares na luta defensiva conseguem genuinamente recalcar mais uma vez os sintomas do retorno [do recalcado] que se impuseram ao ego, a obsessão é transferida para as próprias medidas protetoras e cria uma terceira forma de 'neurose obsessiva' - as ações obsessivas." E em outro trecho, o pesquisador completa: "Ou então o paciente tenta controlar, ele próprio, cada uma de suas representações obsessivas, exclusivamente pelo trabalho lógico e pelo recurso a suas lembranças conscientes." É importante que se delimite que a narrativa de Melissa, sozinha, não é suficiente para associá-la à estrutura clínica citada, sendo o recorte apenas uma ilustração de um dos mecanismos de defesa estudados. Acrescento ainda que as experiências narradas devem ser consideradas dentro do contexto de desenvolvimento psicossexual da narradora, naquele momento adolescente.

O livro é considerado por alguns críticos como uma versão do russo "Lolita", só que escrito por uma mulher.

Coloca a autora: "(...) eu sou aquela que hoje à noite, mais uma vez, deixou os cabelos brilhantes depois de escová-los cem vezes com todo o cuidado." .
Um debate válido sobre a sexualidade.

site: https://www.instagram.com/p/B45hn8np8G3/?igshid=1k1ikc95hu603

Zana 13/10/2017

Consternadamente sem compaixão!
“Eu sei, diário, que fiz mal a mim mesma, que não tive respeito por mim, pela minha pessoa, que eu digo que amo tanto. Não estou mais tão segura de me amar como antes: alguém que deixa qualquer homem violar seu corpo, sem nenhum objetivo preciso e nem pelo prazer de fazê-lo?”

Empatia seria a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias, não é mesmo? Pois é, a compaixão requer essa empatia em relação à tristeza alheia, coisa que com consternação não consegui obter em relação à Melissa.

Sei que não devemos e nem podemos julgar o comportamento e as ações de quem quer que seja, pois como diz a canção ‘cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é’, mas quando ela mesma pondera: “... alguém que deixa qualquer homem violar seu corpo, sem nenhum objetivo preciso e nem pelo prazer de fazê-lo?” Afinal, ninguém colocou uma arma em sua cabeça obrigando-a a agir como agiu. Ela possuía boa condição social e, não entrando no mérito da qualidade do relacionamento com seus pais, mas, sobretudo ela os tinha.

Quanto flagelo voluntário a própria estima! Raios, qual o sentido?!!!! Meu Deus! Assim como essa história, a mente humana é por vezes assaz deprimente. Não recomendo.

Adriano Schiessl 10/11/2018

Nada novo....
A italiana Melissa Panarello escandalizou seu país quando em 2003, com apenas 18 anos, lançou seu primeiro livro, "100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama". Em pouco mais de cem páginas, a protagonista - uma adolescente de 15 anos também chamada Melissa - desvenda os segredos do sexo, para a época em questão choca, nos dias atuais nem tanto, o livro é um especie de desabafo e um alerta.

Lucas FC 12/09/2009

Fraquinho!
tao procurado. porem penso q o motivo deve ser a polemica q causou na italia e no mundo, pois a historia em si... bem abaixo do esperado. como disseram, altamente dispensavel.

Nu e As 1001 Nuccias 25/03/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Primeira coisa que todos temos que ter em mente antes de ler esse livro é: não é um romance erótico!!!

Fala de sexo, ok. Fala de uma adolescente curiosa fazendo sexo sem cuidado, ok. Mas não é erótico! É um drama, gente!

Explico... Do princípio.

A história é narrada na forma de um diário. A protagonista e narradora se chama Melissa. Ela tem 15 anos, mas no meio da narrativa faz 16. Ela vive na orla da Catânia, um porto na Sicília, Itália, Sua vida é um marasmo que só. Ela já tem um conhecimento do corpo, se toca, mas, talvez, pela apatia e falta de conversa dos pais, associou sexo a amor.

"O prazer de observar-me é tão grande e tão forte que logo se transforma em prazer físico, que chega como uma sensação inicial de cócegas e termina num calor e num estremecimento novos, que duram poucos segundos. Depois vem a vergonha."

E decide que é hora de ter amor em sua vida, ela cisma que precisa disso. Então ela vai atrás. Do jeito errado.

Errado pra quem? Pra nós, privilegiados, que conversamos com papais e mamães e sabemos que sexo é bem diferente de amor. Nessa onda de buscar o amor onde quer que esteja, em quem quer que esteja, Melissa desenvolve uma extremamente baixa auto-estima.

"O que me falta é amor, é de um cafuné que eu preciso, é um olhar sincero que eu desejo."

Entendam... você não vai sentir simpatia por ela, nem por nenhuma das pessoas com quem ela se envolve. Pra começar, ela decide perder a virgindade com um cara que conhece numa festa. O cara é um babaca. Ele se aproveita dela, e faz da vida dela um inferno. Mas ela continua com ele porque ele é o único que ela conhece. Ainda.

Depois vem outros e outras e as coisas vão se intensificando. E ela mantém um ritual de escovar os cabelos antes de dormir, porque é uma forma de lembrar da infância, quando a mãe contava histórias para ela.

O que é importante saber: as cenas de sexo não tem uma descrição detalhada, nem rola um clima porque essa não é a intenção da autora. Ela NÃO quis romantizar as cenas de sexo! é uma garota que aprendeu o que era sexo da pior forma possível. Tu quer erotismo? Vai ler Sylvia Day!

"Quando estou em casa, entro na internet. Procuro, exploro. Busco tudo aquilo que me excita e me faz ficar mal ao mesmo tempo. Busco a excitação que nasce da humilhação. Busco o aniquilamento."

Outra coisa que o leitor tem de entender é que a autora deixa claro desde o início que a menina (sim, menina!) tem ideias equivocadas sobre amor, sexo, conversas e que não tem com quem aprender. A família é omissa e ela também não se abre. É uma criatura confusa, que fica mais confusa ainda conforme os acontecimentos. Não espere profundidade, questões filosóficas de vida ou morte, heroísmo, lutas contra dragões ou contra o machismo. Não é disso que o livro trata.

Foi escrito por oura menina, né? A autora tinha 18 anos quando escreveu e boa parte do que está no livro, segundo a própria, foi vivenciado. Eu fico me perguntando o que o quanto de ficção tem no livro. Cá entre nós, acho que bem pouco.

Não tem erros de revisão, mas também não é uma leitura fácil. Você tem que ter estômago pra aguentar a apatia da personagem quanto a si mesma. E pra aguentar o que ela permite que façam com ela em nome da curiosidade e da busca incansável por amor.

"Lá vou eu de novo, sempre a mesma história. O que posso fazer, não consigo deixar de provocar quem está na minha frente e gosto disso. Faço isso com cada palavra e cada silêncio, e me sinto bem. É um jogo."

O final é feliz? Se por feliz, você entende que ela encontrou alguém que a ame verdadeiramente, então, sim, é feliz. Se por feliz, você acha que é encontrar o amor, então digo que é mais ou menos, pois na minha concepção amor e felicidade são sentimentos que dependem um bocado de outras pessoas, portanto, não são eternos.

Se eu recomendo? Depende. Eu li porque fiquei curiosa com a crítica. Li resenhas que massacravam e outras que enalteciam. Então, decidi ler e fazer a minha própria avaliação. Se você também tenta ter essa visão crítica do mundo, leia, mas vá preparado. Se você acha que não vai conseguir ter empatia com a personagem diante do exposto, nem tente.

Podia ser melhor? Acho que se não fosse escrito em forma de diário, talvez fosse menos "distante". E também gostaria que ela tivesse aprofundado melhor o final.

By the way, tem um filme do livro, ok? Não assisti, porque já saturei de baixa auto estima.

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/03/resenha-livro-100-escovadas-melissa.html
Chellot 25/03/2019minha estante
Tenho curiosidade para ler esse livro porque uma amiga falava muito bem dele.

Nu e As 1001 Nuccias 25/03/2019minha estante
As resenhas negativas são pq as pessoas pensam que é um livro hot e quebram a cara. Eu gostei. Poderia ter sido melhor em uns pontos, mas foi uma boa leitura.

Chellot 25/03/2019minha estante
Já sabia que não era hot. Mas com sua resenha entendi mais sobre a história.

Andréia 22/07/2018

Fraco
Decepcionante. Livro raso e fraco só não me arrenpendi tanto pois o livro é pequeno.

Kymhy 20/03/2018

100 Escovadas Antes de Ir para a Cama - Melissa Panarello
A primeira vez de toda garota é algo marcante e, as vezes, cheio de insegurança e medo. Panarello faz uma narrativa sincera de como resolveu enfrentar tudo e realizar a própria revolução sexual.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-100-escovadas-antes-de-ir-para-a-cama-melissa-panarello/

Thayna.Schisnayder 09/03/2019

Entendo que Melissa estava em uma fase a flor da pele, mas são dois anos fazendo mal a si mesma achando que irá encontrar o amor. Em cada noite que chora por dor, vergonha e nojo de si, tem, no dia seguinte, a procura da mesma dor, vergonha e nojo. Além do final que me pareceu repentino demais e pouco desenvolvido, até porque julgo que seria a situação mais importante do livro.
Tentei te compreender, Melissa, mas ao decorrer das histórias só me vinha uma palavra na cabeça: imprudência.

Juliana 19/07/2018

Descobertas
No início, você acha infantil, fica com raiva de tamanha inocência e falta de amor próprio, descaso consigo mesma, mas com o andar do livro você começa a compreender que aquilo é o descobrimento que toda mulher um dia passou - algumas mais outras menos. Infelizmente, nos mulheres somos criadas sob tabus imensos acerca da sexualidade e muitas de nós acabam sofrendo anos até encontrar a si mesma, compreender o que lhe dá prazer, o que é uma relação saudável, etc. Apesar de achar algumas coisas absurdas, percebi que isso me fez ter gatilhos de coisas que eu mesma passei. Refleti sobre muita coisa, foi uma boa leitura.

Cissy 16/02/2010

Só digo que em muitos momentos tomei as palavras de Melissa como minhas.

Lay 09/08/2010

Limites de Melissa

Esta obra em forma de diário materializa questionamentos expostos de maneira crua acerca da visão de sexualidade imposta pelas massas sociais em confronto direto, no caso de Melissa Panarello, com a rasa fundamentação de sua existência.

Desenvolve-se então um processo agressivo de autoconhecimento através do desafio de explorar os próprios limites. Este pode ser caracterizado por um momentâneo deslumbramento diante do “novo” em contraponto com a animalização da figura humana rendida ao descontrole emocional e à ausência de valorização pessoal.

Neste contexto, exibe-se de forma clara a superficialidade de certas relações humanas destrutivamente atraentes, além da necessidade do entendimento de si mesmo e da construção de suas próprias certezas enquanto guias racionais das ações dos indivíduos.