Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

dudinka 31/12/2021

MUITO bom
sabe aqueles livros que vc não consegue parar de ler nunca, que te prende muito bem? esse foi assim.
é como uma ?continuação? de O Conto da Aia. te da uma melhor explicação pra aquele final cortado do outro livro.
tem 3 diferentes narrações, e isso é muito legal, pq te da muitas perspectivas diferentes dessa distopia.
final muito bom também, e eu amei esse livro em todos os aspectos
dana 31/12/2021minha estante
eu sou doida pra ler a continuação, a série é uma das minhas favoritas

dudinka 31/12/2021minha estante
cara leiaaa, juro que vale muito a pena e é muito bem escrita

Brunamoraez 01/07/2023

Liberdade para as mulheres de Gilead
Eu gostei mais do primeiro livro ?o conto da aia?, mas esse segundo livro é MUITO necessário, ver o rumo das personagens do primeiro livro, ver as torturas de Gilead e saber como é a visão das testemunhas, você sofre junto com elas em cada capítulo. Livro bem escrito e bem detalhado, leitura nada cansativa. Recomendo muito a leitura dele.
A personagem tia Lidya é uma das personagens bem mais construídas dos dois livros de Atwood, você pega raiva, compreensão e compaixão por ela, tudo ao mesmo tempo. Gostei demais.

Crisálidas de Papel 03/10/2020

Os testamentos
Me faltam palavras para descrever Os Testamentos, lançado 35 anos após o primeiro livro sem nada que torne essa diferença de tempo um obstáculo. Parece até que a Margaret Atwood terminou de escrever um e partiu para o outro no dia seguinte. Eu sou muito grata por ela ter decidido publicar essa história, que veio para complementar a primeira sem atrapalhar nada, apenas sanar dúvidas e fechar ciclos que estavam abertos.

Não darei muitos spoilers sobre quem são as narradoras envolvidas porque parte da magia do livro está em descobrir quem são essas três mulheres e em quê estão metidas, cada uma a seu modo, até que suas vidas se entrelaçam — ou são entrelaçadas por influência de uma delas. Li Os Testamentos com a BC e passamos várias tardes criando altas teorias, hahaha.

Tirando um único fato que achei um pouco forçado envolvendo a entrada de alguém em Gilead, e também que em geral o meio do livro tem algumas partes monótonas que poderiam ter sido cortadas para que sobrasse mais fôlego para tornar o final um pouco mais emocionante (não que não tenha sido, mas poderia ter tido mais conflitos), o restante do livro é impecável. Vale muito a pena a leitura.

Margaret Atwood se tornou uma de minhas referências como autora. Os livros dela são maravilhosos e a série de TV vem como um ótimo complemento, com apenas algumas mudanças em relação à obra original, mas arrisco dizer que, se você só viu a série e quer ler Os Testamentos, pode fazê-lo com tranquilidade. A experiência vai ser igualmente maravilhosa.

— Di.

site: https://www.instagram.com/p/CEuZtlOjPHc/?utm_source=ig_web_copy_link

Elida Kassia 13/02/2022

Fantástico
Ainda estou sem palavras. Atwood é maravilhosa, amei a narrativa e a forma como a história foi contada.
Tia Lydia me surpreendeu demais!

Luciana.DAngelo 19/07/2020

Um belo desfecho para os acontecimentos narrados nos contos da aia.

Tryck 22/12/2022

Uma continuação que realmente fez sentido
Venho hoje conversar com vocês sobre a continuação lançada 35 anos depois do primeiro livro "O conto da Aia", um livro que já resenhei aqui e entrou na lista de favorito. Essa continuação diferentemente da maioria das continuações, deu super certo e foi extremamente necessária. O intuito dessa continuação é retirar todas as dúvidas que surgiram na leitura do primeiro volume. Dessa forma, ela responde as perguntas: "Como Giliard caiu?", "O que aconteceu com a Offred?", "Onde está a bebê Nicole?"... e por aí vai.
Neste livro, diferentemente do primeiro, conta com a participação de 3 narradoras, que vão fazer com que essa história aconteça. Dentre essas narradoras, a que vai elevar essa obra a um patamar superior, são os relatos feitos pela Tia Lydia sobre o que está acontecendo em Gilead no seu tempo.
A continuação desta distopia traz cada vez mais a pauta do quanto a vilania masculina está entrelaçada com os atos impiedosos cometidos pelas mulheres que são colocadas no poder, para ajudar na tortura de suas iguais. Conseguimos entender o motivo de algumas e até mesmo nos compadecer em alguns momentos. O primeiro livro dessa duologia nos mostra a trajetória da mocinha, da heroína. Já essa continuação, nos mostra a trajetória da vilã de forma bastante apelativa.
Nesse livro também somos apresentados a uma nova classe de mulheres que trabalham para Gilead, as Pérolas: missionárias que vão para outros países na tentativa de converter pessoas para Gilead. Isso nos mostra o quanto esse governo foca no utilitarismo dessas mulheres até as últimas consequências.
Para finalizar, a abordagem da escritora em intercalar os capítulos entre 3 narradoras foi fenomenal. Eu me senti viciado do início ao fim. Consegui enxergar a mesma história de 3 pontos de vista diferentes e isso foi a cereja do bolo. Margaret Atwood tem todo o meu respeito por ser a mãe dessa distopia tão maravilhosa.

Pedro4038 25/11/2022

Um bom livro, mas têm seus problemas
Comecei a ler esse livro com as expectativas baixas. Pra mim o primeiro livro funciona muito bem sozinho e esse aqui parecia só uma forma de ganhar dinheiro com o hype da série, mas me surpreendi em muitos momentos da leitura.

A história se passa quinze anos depois da história da aia Ofglen, protagonista do primeiro livro, e conta como se deu o fim da ditadura de Gilead como visto no fim do primeiro livro. Aqui o diferencial da história são os distintos pontos de vista das três protagonistas que trazem uma maior imersão para aquele mundo (dando destaque pro da Tia Lydia que faz parte do sistema opressor de Gilead e é a personagem mais interessante do livro).

Mesmo com uma história bem amarradinha e viradas bem desenvolvidas, o livro tem alguns problemas. O principal é a dificuldade da autora em escrever sobre o cotidiano das protagon
istas mais jovens (seus medos, desejos e relacionamentos) que não convence tanto. Porém, quando esse primeiro momento passar a história engrena muito bem com vários momentos de virada, de revolta e um grande suspense sobre a identidade da "fonte" e o plano para derrubar esse governo tirano.

Dito isso, não acho uma leitura "obrigatória" para quem gosto de "O Conto da Aia", continuo com a opinião de que o primeiro livro funciona perfeitamente sozinho e recomendaria esse livro só pra quem gostou muito da série e do livro anterior e ficou curioso pra saber como foi o fim de Gilead.

Marolis 02/05/2021

RESENHA "Os testamentos"
A história ocorre quinze anos após “O conto da aia”, o regime de Gilead é o mesmo, porém vem se enfraquecendo. O livro todo é baseado na história individual de três mulheres que em um certo momento vão se cruzar;

.O livro traz o fim de Gilead e detalhes cruciais das histórias das Tias, Martas, Perolas, Filhas e Mulheres dos Comandantes e sobre os protestos contra esse regime. Todos temos uma versão de uma história e todos os lados precisam ser contados. Os Testamentos, apesar de ser uma ficção vem nos reforçar que nós mulheres temos voz e que não devemos deixar que ninguém nos cale, e que como seres humanos não devemos deixar que regimes totalitários sejam impostos a nós, pois como diz nossa querida escritora Margareth Atwood: “Totalitarismos podem desmoronar de dentro para fora, à medida que deixam de cumprir as promessas que os levaram ao poder; ou podem ser atacados de fora para dentro; ou ambas as coisas” (Pág 445).
.Eu amo a escrita dessa autora e me fascinei por essa história desde “O conto da aia”. Por mais que tenha 448 páginas é um livro rápido de se ler pela história instigante e considero leitura obrigatória para todas as pessoas! O livro de hoje tem nota 5.

site: https://www.instagram.com/labirintodoslivros/

danielesleite 07/05/2020

Recomendo!
Adorei o livro! A escrita é ótima e te prende do início ao fim. Um ótimo desfecho!

Miguel 27/10/2022minha estante
oie, td bem? desculpa atrapalhar. meu nome é Miguel, tenho 14 anos e recentemente publiquei um conto chamado ?Prezado Howard? e estou à procura de pessoas que se interessem. caso vc tenha vontade de ler, está disponível no Kindle Unlimited. é bem curto e rápido! muito obrigado e novamente me desculpe pelo incômodo ???

Dre 21/09/2020

Mais um preferido do ano. Incrível como o primeiro livro (conto da aia)

Nathalia1007 16/04/2023

Muito elucidativo em relação à "O conto da aia"
Tão bom quanto o livro "O conto da aia", só mesmo a continuação dele. Pra quem quiser entender mais o contexto histórico de Gilead e sobre outros aspectos do regime com o depoimento de outras mulheres, esse livro é essencial.
Jordane21 16/04/2023minha estante
Está na minha meta de leitura desse ano.