Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Kristine Albuquerque 12/02/2020

"Amanhã há de ser outro dia."
Ainda preciso de uns dias para digerir totalmente esta estória, mas também preciso fazer esta resenha "no calor do momento". Não é à toa que a primeira resenha que escrevi por aqui foi de O Conto da Aia, porque eu precisava falar alguma coisa, qualquer coisa. Margaret provoca isso em mim. Ainda que seja difícil ler e digerir tudo isso, ou talvez por isso mesmo, considero essenciais essas leituras (dos dois livros) nos tempos em que vivemos. Margaret nos entrega uma continuação com muitas respostas que desejávamos, mas o mais marcante aqui é o desfecho e a esperança no futuro, apesar de tudo.

Em O Conto da Aia a narrativa é feita pela June (Offred) e é restrita ao que ela vivia em Gilead, com alguns flashbacks. É uma narrativa intimista, e por isso experimentamos de perto o que ela sente e vive ali. Em Os Testamentos a estrutura muda, e com isso nossas percepções. Temos três pontos de vista e três linhas temporais, que em algum momento convergem para um objetivo. Para quem viu a série, dá para perceber desde a sinopse quem são essas personagens e foi por isso que eu fiquei com tantas expectativas para esta leitura. Felizmente, elas foram cumpridas. Para quem só leu o primeiro livro, talvez a experiência não seja tão completa e até fique um pouco confusa inicialmente, porque a autora incorpora elementos da série e, cronologicamente falando, os acontecimentos principais de Os Testamentos se passam anos após o fim da segunda temporada. (Mais detalhes: A primeira temporada é fidelíssima ao livro e ambos encerram com a mesma cena; a segunda temporada expande o contexto do primeiro livro e funciona como uma ponte para o segundo livro; o segundo livro narra o período pré-Gilead, o durante e o pós, e as consequências após o desfecho da segunda temporada.) Estou tentando resumir ao máximo para não entrar em spoilers, acreditem.

A Tia Lydia é uma das personagens mais complexas e bem trabalhadas que já vi. Já ouviram aquela máxima de "não confundam a violência do opressor com a reação do oprimido"? Pois então. E a própria Tia Lydia diz: "como é que eu pude ser tão má, tão cruel, tão burra?, você vai se perguntar. Você pessoalmente nunca teria feito as coisas daquele jeito! Mas você pessoalmente nunca precisou fazê-las."

A Daisy e a Agnes, as outras duas personagens, são igualmente bem construídas. Elas nasceram no mesmo lugar, mas cresceram e viveram em contextos totalmente opostos e, por isso, têm visões de mundo opostas. O exercício entre elas é superar as intolerâncias que aprenderam desde sempre como naturais e desenvolver a empatia e a disponibilidade do encontro com outras percepções. Necessidade essa das mais atuais aqui mesmo, na nossa realidade. E essa não é a única conexão possível. Há vários temas que a autora faz questão de trabalhar que são tirados daqui mesmo, que vemos dia após dia nas notícias do mundo afora. Como ela diz nos agradecimentos, nos trinta e cinco anos que separam as duas obras ela pensou em muitas respostas possíveis para uma continuação, e muitas dessas respostas já se tornaram realidade.

Ainda que seja injusto - e desnecessário - comparar as duas obras, Os Testamentos é uma excelente continuação e impactante à sua maneira. Não me decepcionei nenhum pouco com os acontecimentos, embora gostaria de ter visto mais o desenvolvimento de algumas relações. Mas isso não é um deslize da autora, e sim algo de provocativo, de nos deixar imaginar como aquelas pessoas viveram a partir dali. E com o simpósio de História, anos depois, vemos algumas brechas desses acontecimentos. Nessa reconstituição, a mensagem: que não esqueçamos o nosso passado. E sigamos resistindo.
Dessa 12/02/2020minha estante
Eu fiquei com muita raiva qdo terminou o livro , o primeiro, e a gente fica sem entender o que aconteceu. Assisti o seriado e isso supriu essa minha necessidade de 'saber'. Pensei em não ler esse livro, com medo de um final sem final. Mas agora com sua resenha, maravilhosa por sinal, fiquei empolgadíssima !!! Obrigada por compartilhar sua opinião!!

Lua 12/02/2020minha estante
Ainda vou ler O conto de Aia, mal posso esperar pra conhecer essa história! ?

Kristine Albuquerque 12/02/2020minha estante
Obrigada Dessa! Vale muito a pena a leitura, sem dúvidas. Essa questão de querer ver mais é algo que fica mesmo no primeiro livro, e a série é maravilhosa nesse ponto, em mostrar mais e explorar isso com coerência. Me parece que esse segundo livro também vai guiar as próximas temporadas, então estou bem ansiosa para acompanhar isso também!

Kristine Albuquerque 12/02/2020minha estante
É uma leitura impactante e necessária, Lua. Espero que goste também! E fica a dica para conhecer a série também depois da leitura, não vai se arrepender!

Dessa 12/02/2020minha estante
Kristine, sabe me dizer se a autora participa no roteiro do seriado?

Lua 12/02/2020minha estante
Já vou adicionar a série aqui na lista pra poder ver depois que concluir a leitura ?

Kristine Albuquerque 13/02/2020minha estante
Sim, Dessa! A autora participa da produção da série desde o início, dando consultoria aos roteiristas para manter essa coerência entre os dois. :)

Dessa 14/02/2020minha estante
Que bom saber disso!!!

Debora 25/06/2020minha estante
Maravilhosa resenha.
A série é mto fiel ao livro, exceto pela Serena(isso me decepcionou um pouco). Mas, os testamentos é sem duvida excepcional, nos tira qqr duvida e nos da um final.

Kristine Albuquerque 25/06/2020minha estante
Obrigada, Debora. É mesmo uma continuação excelente, ainda bem que a autora resolveu escrevê-la.

A.Paula.Sz 27/06/2020minha estante
Que resenha!!! Estou tão impactada c sua resenha quanto fiquei com o primeiro livro. Vou ler esse com certeza, mesmo não tendo assistido à série.

Fabi 21/09/2020minha estante
Agora vc facilitou e muito meu caminho pela história. Li O conto da aia e agora estou assistindo a série. Obrigada por compartilhar.

Kristine Albuquerque 21/09/2020minha estante
Obrigada, Paula! E fico feliz por saber que ajudei, Fabi! Espero que gostem do livro também!

Fabi 24/09/2020minha estante
Só fiquei com uma dúvida Kris, leio Os testamentos antes ou depois de assistir a terceira temporada?

Kristine Albuquerque 24/09/2020minha estante
Olha, Fabi, não sei te dizer porque ainda não vi a terceira temporada! Hahaha mas funcionou comigo, então acho que não tem problema ler antes. Aliás, parece que essa terceira temporada segue um caminho independente, porque Os Testamentos vai ser adaptado separadamente em uma nova série!

Marlon Hneda 26/11/2020minha estante
amei essa resenha! acabei o livro ontem e corri aqui ler sobre =)

Lucas Taveira 06/02/2021minha estante
Incrível essa resenha. Inspiradora!

mari 07/03/2021minha estante
Que resenha perfeita! Eu li o conto da Aia e adorei , mas confesso que fiquei um pouco confusa em algumas momentos, senti que precisava de algo mais visual pra poder entender mais afundo do livro. Vi sua resenha aqui agum tempo, e vi o que você falou sobre ver a série para entender melhor, e estou vendo a série, já terminei a primeira temporada e tô amando! Agora vou ver a segunda e correr pra ler Os Testamentos.

erbook 04/04/2021minha estante
Comecei a ler agora Os testamentos e adorei sua resenha. Também estou amando a leitura...

Camila2019 05/04/2021minha estante
Só uma ressalva: June é personagem da série, não dos livros.

fe.pauli 05/03/2022minha estante
Amei a descrição

Vânia 18/03/2022minha estante
Eu acabei de devorar cerca de 150 páginas agora a noite, chega em um determinado ponto que é impossível parar de ler. O começo é um pouco chatinho, mas do meio para o final ele vai em uma crescente impressionante. Super recomendo o livro!

Alice 31/01/2023minha estante
Acabei de acabar a leitura é só fiquei com uma dúvida (não assisti a série) Daisy e Agnes são filhas da June?

Karina 16/02/2023minha estante
Eu amei demais o livro e gostei muito da sua resenha, mas discordo em um ponto: eu nunca vi a série, apenas li os livros e desde os primeiros capítulos de Os Testamentos imaginei que as personagens eram quem elas eram.

Clara 26/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa.

Larissa Guimarães 19/02/2021

No começo me senti um tanto confusa, como se estivesse juntando as peças de um grande quebra cabeça... Precisei pegar o livro conto da aia para relembrar e confirmar minha interpretação rs
Quando organizei tudo na minha cabeça, não consegui parar de ler, é uma trama extremamente envolvente... Gera muitas emoções, fiquei extremamente ansiosa para saber o final!
MUITO BOM! Vou considerar como um dos meus livros favoritos do ano.
Já quero procurar por outros livros da autora e assistir a série.
Jon 19/02/2021minha estante
Muito bom. Mesmo nível ou melhor que AIA??

Larissa Guimarães 19/02/2021minha estante
Os dois são ótimos Jon, mas achei que os Testamentos tem mais emoção... Preenche todas as lacunas que ficam quando finalizamos o conto da aia. São três personagens narrando, então conseguimos ter três olhares e experiências diferentes sobre o contexto diferente do primeiro livro.

Jon 19/02/2021minha estante
Show.. tenho ele na estante e tinha essa dúvida.. bom saber que tem mais emoção e é complementar. Dá uma animada. ?

Larissa Guimarães 19/02/2021minha estante
Tenho certeza que não vai se arrepender!!

Brenda.Podanosqui 20/02/2021minha estante
Quem achou o conto da aia parado esse é vem emocionante hein. Quero ler!! Adorei sua resenha

Larissa Guimarães 20/02/2021minha estante
Brenda o conto da aia já é incrível, mas acredite esse é bem mais emoção! Hahahhaha depois vocês me contam o que acharam!

Brenda.Podanosqui 20/02/2021minha estante
Essa leitura tava na fila mas vou pular pra ler torto arado rs. Em breve eu leio e dou o feedback aqui!!

Vanessa.Benko 19/02/2020

"Precisamos viver juntos, ou vamos todos morrer separados"
Parcialidade. É a palavra que para mim resume a visão do livro. Pelo menos é a sensação que tenho agora, assim que terminei de ler. Obviamente é um livro que merece grandes reflexões e tenho certeza de que minhas perspectivas sobre ele serão aumentadas.
O livro trabalha com 3 pontos de vistas sobre um governo autoritário – e são 3 perspectivas totalmente diferentes, tanto pela vivência dos personagens em ambientes e situações diferentes, como a posição que tais personagens ocupam no governo, digo, o grau de importância que cada uma tem nessa sociedade. Justamente por isso cada relato é parcial e só reforça a ideia de que o ser humano em sua essência é parcial. Mesmo quando ele não quer, sua experiência no mundo acaba interferindo nas opiniões e consequentemente em suas ações. No fim, você se confunde e não sabe se algumas decisões são motivadas pela busca do bem maior, de justiça ou de vingança.
Todo o entusiasmo que “O Conto da Aia”, e aqui me refiro tanto ao livro como a série de televisão, pode nos cegar para alguns pontos importantes deste livro. Isso porque começamos a ler com a empolgação de simplesmente querer saber que fim levou nossa personagem amada do primeiro livro. Devorei as páginas em busca de respostas e de um final feliz. Ambos existem, mas o livro também traz mais perguntas, mais alternativas e mais tristezas. Então não leia apenas pelo enredo. Mas leia para tentar entender um pouco mais sobre a capacidade humana em ser egoísta, em ser autoritária e em mostrar que não é capaz de governar a si mesmo. Enquanto em essência formos parciais, em algum momento da vida todos nós podemos cometer erros capazes de destruir a vida de outros (seja fisicamente ou psicologicamente).
Hugo.Salgado 19/02/2020minha estante
5 estrelas?! Que milagre temos por aqui. Vou ter que ler rs

Vanessa.Benko 19/02/2020minha estante
Sim!! Meu primeiro cinco estrelas! Eu simplesmente não tinha argumento para não dar as cinco kkkkkk

Hugo.Salgado 19/02/2020minha estante
Estou chocado com as 5 estrelas e com a resenha que, por sinal, ficou perfeita! Preciso ler logo para discutirmos muito sobre a obra. ?

BETA 19/02/2020minha estante
Uaulll

Vanessa.Benko 19/02/2020minha estante
Obrigada! Hahahha apenas leiam! Se a gente já conversou tanto sem ler, imagina todo mundo lendo!

CristianeVianna 12/04/2020minha estante
Está na minha cabeceira,li o primeiro,iniciei mas parei.

affectionpvs 01/07/2021

que livro bom, confesso que li ele pq tava desesperada por um final do livro o conto da aia, apesar de nao ter tido as respostas, criei teorias próprias e me senti conformada com esse final, adorei a história, acho q eu realmente gosto de finais mais concluidos, a leitura é meio chata no começo mas dps te prende MUITO, e tbm fiquei as vezes um pouco confusa com as narrações pq pensava q uma tava narrando mas na vdd era outra pesoa, fora isso eu gostei mt, a forma q as histórias se cruzaram foi otima
Isaac Eullen 02/07/2021minha estante
A série é canônica, caso não tenha assistido, a partir da segunda temporada se passa depois dos eventos do primeiro livro

affectionpvs 02/07/2021minha estante
a primeira temporada é fiel ao livro? pq ai eu poderia pular ela e ja ir pra segunda, acaba qnd a june ta sendo levada pra algum lugar tbm?

Isaac Eullen 02/07/2021minha estante
É fiel onde é possível, mas os principais acontecimentos são os mesmos, a série termina exatamente igual o livro, pode pular para a segunda temporada se preferir

Isaac Eullen 02/07/2021minha estante
A Margaret Atwood faz parte da produção, pelo fato da série se passar nos tempos atuais, algumas alterações foram feitas, mas nada muito alarmante

affectionpvs 02/07/2021minha estante
ok muito obrigadaaa, acho q vou assistir sim, smp tive mt vontade

Aline Michele 21/01/2022

Maravilhoso

Ler Os Testamento de Margaret Atwood foi uma experiência incrível.

Primeiro porque a edição que eu ganhei é linda! Um capricho, capa dura, marca página embutido e mais um de brinde, enfim, lindo lindo.

E depois porque ela escreve de um jeito que te prende. Confesso que gostei muito mais deste do que do Conto da Aia. Esse é mais fluido e como tem três narradoras muito mais interessante.

São três pontos de vista diferentes aqui: o de uma tia, portanto completamente inserida no que é o regime de Gilead, uma postulante que nasceu e cresceu dentro deste regime e uma garota do Canadá que tudo que sabe sobre o Gilead aprendeu na escola.

A mistura dessas três personagens tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão iguais é maravilhosa. Fora os personagens secundários que são maravilhosos também e que me fez pensar e ter muitas respostas para as perguntas que ficaram comigo quando terminei de ler o primeiro.

O que se repete neste livro é que ele continua me chocando. Tem algumas coisas que são descritas aqui que reviram seu estômago e quando eu penso que algumas coisas ainda existem no mundo e pior ainda.

O legal aqui foi poder ter uma nova visão sobre uma das tias, e quando descobri quem era essa tia eu adorei! Personagem bem construída é outra coisa né? Conhecer seu passado, como virou tia e o que pensava foi maravilhoso. Concordo com tudo que ela fez? Não, nunca concordaria na verdade (ou gosto de pensar que não, mas a minha vida nunca esteve em risco né), mas ela teve atitudes que eu aprovei, apesar dos pesares.

A postulante que nasceu e cresceu nesse regime me fez ter certeza de que uma lavagem cerebral bem-feita faz muito com a mente de alguém. O tanto de coisa absurda que ela acreditava por ter crescido nesse ambiente mais do tóxico chega a ser revoltante. Sorte que o instinto fez com que não concordasse com tudo e tentasse escapar do destino que para muitas ali era inevitável.

Já a canadense nos mostra que enquanto a água de fato não bate na sua bunda, os problemas dos outros, é isso mesmo, dos outros. Só quando ela foi inserida nesse mundo é que passou a entender os porquês e a importância de os pais fazerem o que faziam. Foi a personagem que eu menos gostei entre as três, mas não cheguei a desgostar.

A maioria dos homens dentro do regime de Gilead eu nem preciso falar, jogava querosene em cima deles e tacava fogo.

Eu acho que como o primeiro, é um livro que nos ajuda a refletir o que é ser mulher no mundo. As dificuldades que muitas passam, os preconceitos que a maioria enfrenta e o inimaginável a que algumas são submetidas.

Recomendo.
Miria 21/01/2022minha estante
Até agora vc amou todos os livros q leu né
Saiu da ressaca de Uma vida pequena?

Aline Michele 21/01/2022minha estante
Acho que sai, finalmente rsrs

Miria 22/01/2022minha estante
Que bom né kkkkk

Aline Michele 22/01/2022minha estante
KKK sim e vc devia ler os dois ?

Miria 23/01/2022minha estante
Kkkkkk vou pensar

May | @vidadaleitora 09/08/2022

Olá, leitores dessa páginaaaa! Aqui é a May, e o livro de hoje é temido e distópico, pois é a continuação de O Conto da Aia. Isso mesmo, estou falando de Os Testamentos. Gente, QUE SURTO FOI ESSE LIVRO???

Para melhor contextualizar, eu li O Conto da Aia, achei um pouco arrastado no começo, mas compreendo que era a construção da nova ditadura na história, pela visão da protagonista aia, que um dia já teve nome próprio. O final foi aberto, eu só pensava "WTF?".

Grande foi minha surpresa quando eu nao vejo essa protagonista em Os Testamentos, e sim três novas perspectivas. Uma delas, acredito que vale citar, mas nada mais é que Tia Lydia! Eu adorei ler pela visão dela e conhecer sua história. Você é capaz de adivinhar quem pode ser as outras duas personagens sensacionais?

Gente, o enredoooooo, para tudo. Achei muito fluido a transição dos pontos de vista, tudo interligado entre as 3 personagens, e em 2 dias eu já não sabia o que fazer da minha vida após esse livro. Esse final fechou com tudo, e com certeza tivemos sofrimento no decorrer, nada foi simples ou bonito, por se tratar da cidade distópica de Gilead. Confesso, porém, que gostaria de saber mais da primeira aia.
Camila1856 09/08/2022minha estante
Li o primeiro, achei tão chatinho... pelo visto esse bem diferente né?

May | @vidadaleitora 10/08/2022minha estante
O primeiro é mais arrastado mesmo, mas eu te recomendo essa continuação! Me conta depois o que achou ;)

Camila1856 10/08/2022minha estante
Tá certo! :)

Beatriz 12/09/2021

Maravilhoso
Eu adorei o estilo de escrita deste livro, achei bem melhor que o primeiro. É interessante a forma como a autora mostra o ponto de vista das personagens, e como vemos as narrativas se convergindo.
Bianchi 12/09/2021minha estante
Essa parte da conversão é legal mesmo. Gosto dessa obra mas amo O conto da aia

Márcia 12/09/2021minha estante
O Conto da Aia até então era o melhor do ano, daí li Os Testamentos e consegui gostar ainda mais.

Bianchi 12/09/2021minha estante
Que bom. O importante é a mensagem transmitida

Marcele 03/08/2020

Surpresa
Confesso que li o conto de Aia e achei um pouco arrastado e sem grandes emoções, exceto pela descrição da sociedade em que a personagem é inserida contra sua vontade. Porém, os testamentos me surpreenderam muito, um livro dinâmico, cheio de emoções, mais detalhes que ficaram obscuros no conto de aia. Fiquei realmente surpresa por ter um ritmo bem diferente do primeiro! Gostei muito.
Jac 03/08/2020minha estante
Ai sim, me animou a ler!

Li o primeiro e achei meio devagar, ainda mais que assisti a série e meio que já sabia o que ia acontecer.

Espero que seja mais emocionante kk

Marcele 03/08/2020minha estante
Eu assisti a temporada até uma parte só... nao sei para que caminho foi! Mas esse eu gostei mtoooo mais!!!

Gabriela Rosada 03/08/2020minha estante
???????? gostei mais tambem pelos detalhes trazidos!!

Margô 21/09/2021

Pilastras podem ruir...
Confesso que, quando terminei de ler o Conto da Aia, havia um incômodo indisfarçado no meu íntimo literário, que longe de pretender um "final feliz", queria entender ou saber, que final tivera enfim a Aia Offred.
Lamentei a tortura que a autora nos "presenteou"...um governo totalitário que permaneceu de pé. Senti a sombra pesada da impotência. Foi ruim viu!!!?

Mas, eis que me apresentam "Os Testamentos". Eu pensei com meus botões: Deve ser o legado dos Comandantes para seus herdeiros , herdeiras, e quem sabe uma geração de "ogros" tomando conta das suas propriedades... atormentando os subjugados... que miséria!?

Oh, como foi salutar acompanhar uma sucessão de registros que apontava para um novo horizonte. Alívio...( Logo nos primeiros capítulos ainda estava com a corda no pescoço...rsss)?
Sem contar que, havia uma curiosidade latente para entender, como as mulheres, como as tias, chegavam a ser o que eram.

Verdadeiras "carrascas" aliada aos princípios misóginos, truculentos, patriarcais, ditatoriais, genocidas, etc. Tudo de pior que pode acontecer em uma sociedade totalitarista.
Se ficássemos presas ao Conto da Aia, eu iria sofrer dobrado, já que, reza a lenda, que toda Distopia é profética... E já se averiguou algumas situações que são metáforas do que vivemos atualmente...( Em vários países) Isso é um tormento!

Pois bem, gostei da obra Os Testamentos, por ser um sopro de esperança; por explicitar o que era Gilead em sua estrutura de formação; por visualizar no nosso dia a dia o quanto as seitas são perniciosas quando deturpam os livros sagrados, como a Bíblia, Alcorão, Torá, etc.
E gostei principalmente por dá um destino à Offred...tudo no Conto da Aia, era indeterminado. Aquilo deixou meus nervos sem capa...? Como começou? Quem foge vai para onde? Como funciona o Mayday? Quem consegue enviar informações? E até... Este inferno não vai ter fim???

Mas o melhor de tudo na obra, Os Testamentos, foi os agradecimentos da autora, onde ela diz: "Totalitarismos podem desmoronar de dentro para fora, à medida que deixam de cumprir as promessas que os levaram ao poder."
Foi sublime! E eu pensei em nosso país com o coração transbordando de esperança.

Pra um bom entendedor, meia palavra basta.
re.aforiori 23/09/2021minha estante
Margô,

Você comenta com maestria os acontecimentos dos livros que ler. E ainda nos prestigia com as melhores resenhas!

Parabéns! ??

Margô 23/09/2021minha estante
Nossa Renato, fiquei muito feliz com o teu comentário...nem em sonho poderia imaginar uma observação como esta que você me presenteou... Muito grata, de coração mesmo!!!

re.aforiori 23/09/2021minha estante
Margô,

Sem dúvida, disse apenas o que já é notável por todos. E parabéns novamente! agora, pela gratidão que você demonstra ter - fiquei até feliz -, pois hoje em dia é raro, ser grato por coisas pequenas como essas.

Pessoas assim como você merecem florecer nos jardins mais belos da vida!

??

Namastê! ?

Alana 28/11/2019minha estante
Nossa, discordo completamente desse comentário. Se v8ce achou a série (Que foi amplamente premiada) tão ruim, não sei porque insistiu em ler a continuação do livro. Talvez não seja o tipo de livro que te agrade, o que não significa que é uma obra ruim. Eu achei o livro ótimo e a ideia de narrar a história sob várias perspectivas muito boa. Inclusive, gostei ainda mais dessa obra do que do conto da aia.

Caroline 28/11/2019minha estante
A minha decepção foi exatamente por amar muito o Conto da Aia. Acho a primeira temporada a melhor série de todos os tempos, porém não souberam continuar nem a série, nem o livro. Eu comprei o livro na pré estréia sem ter como paga-lo. Tinha grandes expectativas, mas foi horrível.

Alana 29/11/2019minha estante
Eu sinceramente achei boa a continuação da série. E sobre o livro, sou muito viciada em distopia. Gostei do conto da aia, mas achei essa continuação ainda melhor, mais fluida, com mais acontecimentos e explicações. Também achei uma ótima sacada colocar a Tia Lydia como uma das narradoras. Mas enfim né... são gostos..

Debmoncao0 02/06/2021

35 anos é um bom tempo para se pensar
Se entreter com uma leitura em meio aos acontecimentos cotidianos tem sido dificil, porém ler sobre um totalitarismo em que sonhamos com a vingança é, como diz um ditado, "um prato que se come frio". Essa estória me tomou nesses últimos dias.
Com um primeiro livro escrito há 35 anos, de estória monotona e, particularmente, muito parecida com livros de literatura. Já este, com um ar moderno, capítulos alternando entre os narradores assim como em Game of Thrones de George Martin, o que dá um movimento e ação ao conto.
Finalizei o livro com um sentimento de esperança para tempos tão estranhos e de que valeu a pena esperar por um livro bem escrito com referencias a Dalí, Nietzsche, entre outros. Que leitura!
Duda Mel @epifania_literaria 02/06/2021minha estante
É necessário ler "O conto de aia" para entender este livro?

Debmoncao0 02/06/2021minha estante
As histórias são bem distantes, são 15 anos após os acontecimentos de "O conto da Aia", então não é necessário, mas ajuda a entender o contexto e ter familiaridade com algumas personagens.

Você assiste a série? Se sim, vai te dar um entendimento melhor sobre o contexto da história. Dai, fica legal de ler esse segundo que, pra mim, foi uma leitura muito mais facil que o primeiro.

Duda Mel @epifania_literaria 04/06/2021minha estante
Obrigada!
Ainda não assisti a série. Estava querendo ler antes. Uma hora vai. Bom que esse fluiu melhor.

Rafa 14/07/2020

Desfecho incrível
Os Testamentos nos mantém aficionados com a narrativa de três personagens heterogêneas. Como se não bastasse, remonta ao contexto político de diversas épocas, sempre ressaltando as injustiças que subjugam a liberdade e os direitos das mulheres.
Renato Paniagua 14/07/2020minha estante
Cara, se esse for tão bom quanto o Conto da Aia ta sendo, vou ficar muito satisfeito... Distopia muito foda

Rafa 14/07/2020minha estante
Eu achei melhor rs

Gabi Daiub 02/08/2020minha estante
Eu estava com medo de me decepcionar com Os Testamentos mas também achei melhor que o primeiro. Me prendeu do início ao fim, virei 2 madrugadas lendo.

Leitura e . 17/06/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

Leticia 17/06/2020minha estante
Também adorei a continuação... Já dizia Simone de Beauvoir "Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados".

resenhaounao.eisaquestao 17/06/2020minha estante
Foi exatamente essa frase que eu usei na minha resenha de "o conto da aia", ana!! É impressionante como Margaret Atwood conseguiu traduzir essa frase nesses dois livros.

BANNWART 22/10/2020

Muito bom!
O livro é muito bom! Para quem leu ou assistiu o Conto da Aia, o desenrolar desse livro é surpreendente e nos faz repensar a posição de alguns personagens! Ótima leitura!
Weslei.Barbosa 01/12/2020minha estante
Me decepcionei de certa forma com o Conto da Aia, confesso que esperava bemmm mais! A série ainda não vi, mas acho que vou ler esse livro para ver se mudo minha opinião a respeito!

BANNWART 01/12/2020minha estante
Cara veja a serie qdo puder!

BANNWART 01/12/2020minha estante
Ela explora muito mais o universo do livro. É mto mais interessante. E dai leia esse livro depois, para ter mais noção. Senso acho que pode ficar um pouco desconexo esses personagens do Testamento ?

Mabi21 11/12/2019

A continuação digna de O Conto da Aia
Além de manter a coerência com as informações apresentadas em O Conto da Aia, Os Testamentos traz pontos de vistas diferentes. Ao fugir de um único narrador, mostrando a visão de uma personagem um tanto odiada (Tia Lydia), acrescenta personagens que nasceram no sistema de Gilead, possibilitando entender como era crescer naquela sociedade. Ademais, também apresenta mais informações sobre o Mayday e como funcionava o "sistema rebelde".
Os Testamentos também possibilitam entender como Gilead é vista pelos países que não vivenciam diretamente as práticas ditatoriais desse Estado conservador. Apesar de mais de um ponto de vista, Os Testamentos seguem a mesma linha de escrita de O Conto da Aia, mas senti um pouco mais de aventura: após terminar o livro, fiquei tão agitada que mal consegui dormir àquela noite. O roteiro, as personagens, as informações, tudo é fantástico, complementa todos os dados fornecidos em O Conto da Aia. Não poderia existir maneira melhor de apresentar o resto de Gilead: Os Testamentos fornece informações da origem e da queda de Gilead. #NoliteTeBastardesCarborundorum
Jamille Madureira 12/12/2019minha estante
O livro é maravilhoso, mas confesso que fiquei em dúvida em um ponto: a narrativa mostra Nicole aos 16, e Agnes com 13 (logo que ele menstrua), mas a Agnes não seria mais velha? No final até fala que seria algo entre 8 ou 9 anos.

Neto 19/12/2019minha estante
Jamille, a história de Agnes é contada numa perspectiva mais ampla, desde os 13 anos até ser mais velha, pra poder explicar como ela passou de filha de comandante a ser Tia. No caso de Nicole, esses fatos anteriores eram menos importantes, afinal, o que levou ela a ser Tia foram os fatos
mais recentes de sua vida. Por isso, apesar de serem contadas ao mesmo tempo, as partes iniciais da história de Agnes e Nicole se passam em momentos históricos diferentes.

Jamille Madureira 27/12/2019minha estante
Neto, isso eu entendi. Mas minha dúvida surgiu porque quando Agnes menstrua e vem a preocupação com casamento, é quando ela consegue escapar pra se tornar Tia. Quando ela encontra Nicole, entendi que ela ainda está na fase inicial desse treinamento, então acho que não tinha passado tanto tempo assim, por isso fiquei confusa.