Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Rapha 23/12/2021

Um livro excelente que tem propósito questionável
Antes de ler eu não imaginava que era real uma continuação direta de Conto da Aia, achei que era apenas uma história no mesmo universo. Ao longo da leitura eu fui me prendendo e me envolvendo com tudo o que a autora tem a acrescentar nesse universo, que é peculiar e encantador, mas uma coisa que ficava martelando minha cabeça era: esse livro precisava existir?

Falando em qualidade, não tem o que questionar! A história é muito bem contada e tudo é muito bem amarrado no fim. As personagens são muito interessantes e bem construídas ao longo do livro, de forma que você quer saber mais do que vai acontecer com cada uma. Tudo dentro desse universo é bem construído e encanta qualquer fã de distopia e ficção científica.

A UNICA coisa que me impediu de dar as 5 estrelas é que eu questiono muito a existência desse livro. Eu gostei muito e favoritei até, mas não deixa de me incomodar o grande fanservice que tem para os fãs da série de TV. Considerando que é uma sequência de um livro lançado há mais de 30 anos, eu entro em conflito sobre gostar da ideia da autora em reviver o material original e dar as suas percepções sobre personagens que se popularizaram, e odiar o fato de ser conveniente tirar frutos de um universo que se tornou popular (visto o que acontece com Harry Potter, Jogos Vorazes e afins).
Maria Fernanda 23/12/2021minha estante
Eu acho que mesmo que o livro tenha sido escrito puramente para satisfazer os fãs desse mundo fictício, não tem problema. Pensa assim, a Margaret também precisa ganhar pagar suas contas, se escrever um livro que não era necessário vai fazê-la ganhar dinheiro, então por que não? Eu acho que às vezes a gente esquece que os escritores não são movidos apenas pelo amor pela escrita, mas pelo mundo real, onde ganhar dinheiro costuma ser um fator importante. Também não gosto quando vejo que um autor que eu curto escreveu um livro adicional ?inútil?, mas não dá para culpa-los por isso. Muito provavelmente, se nós fôssemos escritores e o nosso time dissesse que ganharíamos muito dinheiro escrevendo a continuação de uma série já completa, nós faríamos, mesmo que soubéssemos que não era necessário. E não há problema nenhum nisso.

Rapha 23/12/2021minha estante
Ah simm, eu concordo com vc. Eu só acho que a tour do fanservice mesmo de escrever oq os fãs queriam afetou um pouco minha experiência em leitura sabe, na questão de deixar as coisas previsíveis. Mas fora isso continua sendo um livro excelente.

Wynny0 13/01/2021

NECESSÁRIO.
E mais uma vez eu batendo palmas pela escrita, trama, personagens e enredo de Margaret Atwood!

Desde O Conto da Aia, que foi um livro que eu gostei muito ? me trouxe diversas reflexões e curiosidades ?, eu fiquei ansiosa para ler essa sequência, afinal, o anseio de saber a continuação e sobre como será destruída a grande massa totalitária de Gilead é algo imprescindível.

Nesse livro, a autora cria três personagens em situações distintas (e ao mesmo tempo tão parecidas), aonde o leitor acompanha a narração de cada uma delas.

Temos Agnes, criada em Gilead, com princípios fortes de uma criação teocrática, filha de um Comandante de boa classe e possui uma mãe que a ama. Mas, suas opiniões convergem quando tem grande perda e é obrigada a seguir um caminho que não deseja.

Temos Tia Lydia, uma mulher com grandes influências na criação de condutas, éticas, princípios e leis... Bom, isso sempre nos bastidores, porque obviamente os homens são quem levam todo o crédito, afinal, em Gilead uma mulher não pode exercer poderes em ninguém.

E temos Daisy, uma adolescente que fora criada no Canadá por bons pais, mas que tem sua vida mudada radicalmente quando vai em uma passeata contra Gilead.

Com uma forma muito bem escrita e desenvolvida, a autora consegue unir três grandes mulheres para uma só missão, e isso é o que nos prende. Eu, particularmente, achei a escrita muito bem fluída, a cada página há maior anseio do capítulo vindouro e a construção de cada personagem é bem feita. O livro por inteiro me fez pensar no quanto a igualdade de gênero é importante, e além disso, o quanto a sociedade precisa ? SEMPRE ? se opor quando um governo opressor e totalitário tenta se levantar.

"A memória era uma coisa tão cruel. Não conseguimos lembrar do que foi que esquecemos. Do que nos obrigaram a esquecer. Do que tivemos que esquecer, para poder fingir que vivemos aqui com alguma normalidade." p. 351

Livro excelente!
@eimarianagomes 13/01/2021minha estante
Eu amei esse livro, e poder conhecer o lado das outras mulheres

Natália 13/01/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler!

Ana @literinabooks 07/09/2020

Os Testamentos - Por @literinabooks
Autor: Margaret Atwood
Editora: Rocco
Ano: 2019

O livro é narrado pelo ponto de vista de 3 mulheres. Um pouco no início é feita a revelação de quem são e ao decorrer mostra qual a relação entre elas.

O começo é meio morno mas ao decorrer do livro vai ficando melhor. Algumas revelações são previsíveis e outras são surpreendentes. Eu só me empolguei na leitura bem no final.

O que não gostei é que eu esperava uma relação com o final de O conto da aia e não ocorreu. Várias perguntas que eu tive no final do primeiro livro não foram respondidas.

Em resumo, é um livro bom, a escrita é boa, mas está bem longe do primeiro.
Felipe1503 07/09/2020minha estante
Melhor que "o conto da aia" ..ou de mesmo nível?

Ana @literinabooks 10/09/2020minha estante
O conto da aia é bem melhor!

Belle 17/03/2021minha estante
Hahaha todo mundo que odiou ela no 1°livro vai quebra a cara no 2° kkkkkk. Eu fui uma. Se um dia eu falei malzão dela, não lembro.

Letty/Lee 17/03/2021minha estante
Eu achei esse livro tão fantástico, tão diferente do primeiro (o primeiro livro foi deprimente ver que a June literária não é a mesma do seriado). E sim amei também uma personagem que eu odiava no primeiro, eu te entendo. haha

Ana Ceci 08/01/2020

Incrível
Bom, esse livro não acompanha mais a história de Offred, a Aia do livro anterior, mas sim o regime disposto na nova organização e a história das três personagens citadas. Na minha opinião, esse livro tem ainda mais ação que o primeiro, os acontecimentos são frenéticos e chocantes! Quando as histórias se entrelaçaram, foi impossível parar de ler! Fiquei me perguntando: o que aconteceria às mulheres e a todos em Gilead? Como essas três mulheres poderiam mudar tudo? Agora, estou curiosa para assistir à série!
Para quem já leu “O conto da Aia”, não perca tempo e leia “Os testamentos”! Para quem ainda não conhece os livros, mas tem curiosidade de saber mais sobre um futuro distópico, são obras mais que recomendadas!

>>>Vejam mais no Instagram do @Territoriodoslivros

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/?hl=pt-br
Malu Drummond 13/01/2020minha estante
Veja a série!! Acho que deixa a leitura ainda mais interessante!

Ana Ceci 17/01/2020minha estante
Quero ver!! Amei essa história e estou curiosa!!

Vanessa.Carla 01/07/2023

Excelente
Uma continuação tão boa quanto ou até melhor que o primeiro livro.
Eu estava com receio de como a autora lidaria com a história tantos anos depois do lançamento do primeiro, principalmente quando se tem uma história tão forte e que praticamente tem vida própria.
Mas o livro é surpreendentemente bom.
Desde os novos personagens apresentados, e os já conhecidos e todas as reviravoltas.
Que sabor bom ler livros bem escritos meus amigos.
Clakson 01/07/2023minha estante
Precisa ler O Conto da Aia antes?

Vanessa.Carla 01/07/2023minha estante
sim, essa é a continuação ?

Janaina Edwiges 16/04/2020

"Precisamos nos recordar incessantemente dos descaminhos tomados no passado para não voltarmos a repetir os mesmos erros"
O regime teocrático da República de Gilead me causa repulsa, horror e medo. Ele me assusta, porque está sempre à nossa espreita. Tenho a triste sensação que pode ocorrer a qualquer momento em nossa sociedade, ainda mais nos dias de hoje, em que tantos governantes autoritários e preconceituosos estão no poder. Somando-se a uma camada da população cada vez mais ignorante, fanática religiosa, que repudia a ciência e não sabe respeitar as diferenças de raça, gênero e crenças. Muito do que vemos em Gilead já teve precedentes na história da humanidade e continua acontecendo ao redor do mundo.

O conto da aia e Os Testamentos são extremamente necessários e precisam ser lidos, pois é exatamente contra as ideias propagadas por estes regimes opressores que devemos lutar. Leiam! Deem de presente! Divulguem esses livros incríveis!

Falando especificadamente sobre Os Testamentos, a história acontece quinze após os eventos de O conto da aia e é intercalada pelo relato das três protagonistas: A temível Tia Lydia, que nos conta sua versão dos fatos e como se tornou uma das fundadoras desse sistema tão cruel. Agnes Jemima, nascida e criada em Gilead, filha de um alto comandante e Daisy, que vive no Canadá, frequenta a escola e compartilha dos sentimentos de repúdio e protesto à Gilead.

Essas mulheres terão suas vidas entrelaçadas, trazendo à tona vários segredos pessoais e que sustentam os pilares do regime. Será possível a derrocada final de Gilead? Leia e descubra!
Vivi.Montarde 16/04/2020minha estante
Excelente resenha, Jana. Vc escreve muito bem!

Janaina Edwiges 17/04/2020minha estante
Muito obrigada, Vivi! Também adoro suas resenhas :)

heloreis_ 04/04/2021

Resistência e Luz
É impressionante o sentimentos que a Atwood transmite com a sua escrita. Desde "O conto da Aia" (minha primeira leitura da autora) eu me sentia, eufórica, nostalgica, melancólica, enojada e muito mais em um só capítulo. Não foi diferente em "Os testamentos".

Nesse livro você acompanha a transcrição de dois testemunhos e um testamento manuscrito (hológrafo), escritos por três mulheres de origem diferente, que estão em posições sociais diferentes, mas não deixam de sofrer opressão, também de formas diferentes.

Esse livro, mais que seu antecessor (o conto da aia) mostra mais a resistência diante do regime teocrático da República de Gilead. Como a Offred mesma diz no primeiro volume: "Acredito na resistência do mesmo modo que acredito que não pode haver luz sem sombra; ou melhor, não pode haver sombra a menos que também haja luz."

São duas obras necessárias. Nauseante o tempo todo, mas valiosa. Valiosa para despertarmos para a nossa resistência. Não temos um regime como esse instalado, mas temos semelhantes. E quem são a resistência para essas mulheres que fazem parte de uma cultura que permite e incentiva toda a opressão que sofrem? Que possamos reconhecer e agradecer tudo o que alcançamos e conquistamos, mas que não nos esqueçamos de que ainda é tão pouco perto de tudo o que já perdemos.
Fabíola Luna 21/04/2021minha estante
Amei sua resenha!

heloreis_ 01/05/2021minha estante
Obrigadaaa ?

SibeliBusko 26/01/2021

Perfeito, uma escrita fluida e fácil. Uma continuação surpreendente de o conto da aia.
WALISSON 26/01/2021minha estante
Concordo plenamente

Luiz.Henrique 05/02/2021

Confesso que não li "O Conto da Aia", apenas assisti ao seriado, porém percebo uma narrativa totalmente diferente em "Os Testamentos", em muitos momentos parecendo um Young Adult distópico. Porém o que mais me incomodou na leitura foi o fato de tudo ser tão óbvio e das coisas acontecerem de maneira tão fácil que a sensação que a narrativa passa é que todo mundo em Gilead é tão burro que o regime não teria durado nem um ano, imagina décadas... na minha opinião faltaram obstáculos mais plausíveis pra história se tornar mais interessante.
Victor Alencar 18/02/2021minha estante
Resumiu totalmente meu pensamento ao final da leitura. Tudo muito simples.

Isabella.isabooklo 27/12/2020

Surpreendente
A continuação após O conto da Aia cumpriu seu papel em me aterrorizar e indignar sobre Gilead.
Lizzie 27/12/2020minha estante
Pra entendermos que é possível detestar mais a GILEAD ?

Reis 02/04/2021

O fim tão esperado
O Conto da Aia terminou com um fim em aberto deixando espaço para várias possibilidades e teorias, o que fez meus nervos ficarem eletrizados, saber o que realmente aconteceu era quase uma necessidade pra poder dormir em paz novamente. Cada dia a dúvida vinha "será que June conseguiu mesmo fugir com a filha e voltar a ter uma vida normal? Ou será que ela foi traída e arrastada de volta para aquele regime desumano tendo sua voz sido abafada?". Eu, assim como tantos outros leitores (que provavelmente tiveram que esperar muito mais), tínhamos a carência de ter um fim, saber com precisão qual o destino dos nossos tão amados, ou odiados, personagens para poder nos alegrar e sorrir com eles, ou então chorar e se enfurecer. Os Testamentos são esse fim tão sonhado e pedido e as respostas que nos dão em nada deixam de satisfazer.
Camila2019 05/04/2021minha estante
Só uma ressalva: June é personagem da série, não dos livros.

jordanacassiano 25/09/2020

Que possa o senhor abrir!
Para mim o Conto da Aia já bastava, não precisava de continuação. Mas, confesso que achei bem surpreendente, comecei a ler com bastante resistência e depois me rendi!
Beth 26/12/2020minha estante
Menina, tô lendo e quase dizendo que seria melhor que o conto da Aia.... a leitura tá mais fluida. Tô adorando!

Suzart1 21/01/2021

De tirar o fôlego!
Conheci os livros pela série e na primeira oportunidade li os livros. Então depois de assistir a todas as temporadas já fiquei comparando e esperando muitas coisas. O livro não decepcionou!
Gostei da abordagem na visão das três mulheres, ainda que por vezes tenha dado nos nervos por que o relato de uma parava na parte mais interessante e eu queria saber logo o que houve!
Gostei do desenvolvimento das personagens, só achei a Nicole/Daisy muito bestinha as vezes. Mas considerando que ela era bem nova, podemos relevar.
Em relação à tradutora do livro, gostaria que tivesse sido a mesma, achei muito interessante as notas de rodapé com as indicações sobre as ambiguidades do textos em inglês, que a gente acaba perdendo na tradução.
Por fim, esse livro me deixou um desejo de reler o outro, fiquei com a sensação geral de que não o li corretamente. Meta de leitura para o próximo ano, quem sabe!
cath 21/01/2021minha estante
Estou lendo e amandoooo

Amanda 17/01/2020minha estante
Exatamente. Quando achei que não tinha como melhorar....