Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

ray 25/06/2021

A verdade pode ser um perigo para aqueles que não deveriam conhecê-la.

Meu deus como eu queria ver esse segundo livro adaptado pra série!!!!
Sara 27/06/2021minha estante
Esse livro é perfeito!!

Déborah Melo 14/08/2020

Incrível
Escrevendo para poder constar no desafio skoob rs
Tentarei escrever uma resenha real a partir da minha atual leitura...
Bonnie | @bonnielendo 14/08/2020minha estante
Que desafio?

Suzart1 21/01/2021

De tirar o fôlego!
Conheci os livros pela série e na primeira oportunidade li os livros. Então depois de assistir a todas as temporadas já fiquei comparando e esperando muitas coisas. O livro não decepcionou!
Gostei da abordagem na visão das três mulheres, ainda que por vezes tenha dado nos nervos por que o relato de uma parava na parte mais interessante e eu queria saber logo o que houve!
Gostei do desenvolvimento das personagens, só achei a Nicole/Daisy muito bestinha as vezes. Mas considerando que ela era bem nova, podemos relevar.
Em relação à tradutora do livro, gostaria que tivesse sido a mesma, achei muito interessante as notas de rodapé com as indicações sobre as ambiguidades do textos em inglês, que a gente acaba perdendo na tradução.
Por fim, esse livro me deixou um desejo de reler o outro, fiquei com a sensação geral de que não o li corretamente. Meta de leitura para o próximo ano, quem sabe!
cath 21/01/2021minha estante
Estou lendo e amandoooo

SibeliBusko 26/01/2021

Perfeito, uma escrita fluida e fácil. Uma continuação surpreendente de o conto da aia.
WALISSON 26/01/2021minha estante
Concordo plenamente

Ana Luiza 24/05/2021

A luta ainda não terminou
📚 A HISTÓRIA⠀

Nenhuma história tem um lado só, mas todas tem um começo. Esse é o início e o fim Gilead.

A trama começa 15 anos após os acontecimentos de "O Conto da Aia".⠀

Tia Lydia narra suas sombrias escolhas em uma espécie de memórias secretas. Esse nem sempre foi seu nome, antes ela era outra pessoa, uma juíza que lutava pela justiça. Até que Gilead explodiu e justiça passou a significar nada, assim como as mulheres.⠀

Tia Lydia foi colocada diante uma escolha. Matar ou morrer. Já sabemos qual escolheu. ⠀

Já Agnes não teve escolha alguma. Filha de um Comandante, enquanto cresce ela descobre que é filha não de sua mãe, e sim de uma aia. ⠀

Agnes observa demais, pergunta demais. E quando vê um casamento forçado se insinuando em seu futuro, ela precisa se questionar: como um passarinho criado em uma gaiola de ouro pode lutar contra seu captor?⠀

Já Nicole nos relata que demorou anos para saber que esse é seu nome de verdade. No Canadá, ela teve uma vida normal, mesmo que seus pais fossem rígidos e misteriosos demais.⠀

Quando descobre que sua vida é uma farsa, Nicole precisa escolher o quão longe pode ir pela verdade.

Três mulheres de idades, histórias e posições distintas. ⠀

Suas vidas não têm relação uma com a outra, mas seus destinos se cruzarão com escolhas difíceis: se salvar ou se sacrificar umas pelas outras?⠀

📚 VALE A PENA LER?⠀

"Os Testamentos" é um livro escrito para agradar os fãs e responder suas perguntas, mas também para mostrar novas formas de luta e resistência para uma geração mais nova e uma cultura feminista bem diferente de 35 anos atrás.⠀

O livro é uma continuação excelente, tanto de "O Conto da Aia", como da série de televisão de mesmo nome. ⠀

O tom de esperança de "Os Testamentos" é o que precisamos em um mundo que está a beira de se tornar uma Gilead de verdade. ⠀

Com protagonistas diversas, humanas e complexas, o livro mostra a força das jovens mulheres, assim como a necessidade de unir as novas e antigas gerações para construir um mundo melhor. A narrativa com três perspectivas diferentes torna a leitura mais ágil, assim como o conteúdo com mais ação.⠀

"Os Testamentos" não é um livro fácil ou rápido, mas é necessário e inspirador. É uma das tramas de ficção especulativa mais poderosas dos últimos tempos e cujo impacto cultural, como o de "O Conto da Aia", será sentido por muitas e muitas gerações de mulheres.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2021/05/resenha-os-testamentos-margaret-atwood.html
@apilhadathay 16/06/2021minha estante
Ansiosa para lê-lo ^^

Reis 02/04/2021

O fim tão esperado
O Conto da Aia terminou com um fim em aberto deixando espaço para várias possibilidades e teorias, o que fez meus nervos ficarem eletrizados, saber o que realmente aconteceu era quase uma necessidade pra poder dormir em paz novamente. Cada dia a dúvida vinha "será que June conseguiu mesmo fugir com a filha e voltar a ter uma vida normal? Ou será que ela foi traída e arrastada de volta para aquele regime desumano tendo sua voz sido abafada?". Eu, assim como tantos outros leitores (que provavelmente tiveram que esperar muito mais), tínhamos a carência de ter um fim, saber com precisão qual o destino dos nossos tão amados, ou odiados, personagens para poder nos alegrar e sorrir com eles, ou então chorar e se enfurecer. Os Testamentos são esse fim tão sonhado e pedido e as respostas que nos dão em nada deixam de satisfazer.
Camila2019 05/04/2021minha estante
Só uma ressalva: June é personagem da série, não dos livros.

Natalia 24/10/2021

Maravilhoso!
Sempre fico na duvida dessas sequências, de acabar estragando a história original. Mas nesse nesse caso o livro Os Testamentos superou o Conto de Aia! Esse livro esclarece muitos pontos e te mostra vários pontos de vista sobre Gilead. Além disso apresenta a ascensão e queda deste governo. Também compreendemos melhor porque as tias, que apesar de serem mulheres, corroboram com os homens.
Enfim, superou as expectativas! Livro obrigatório para quem já leu o Conto de Aia.
Natasha Carvalho 24/10/2021minha estante
É um dos favoritos da minha vida! Também acho que supera o conto da aia

Karen 02/05/2021

Que livro, meus amigos, Que livro!!!
Não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é perfeito. A Margareth não deixou nada a desejar em relação ao primeiro livro. Foi muito assertiva na forma como desenvolveu toda a narrativa e os personagens, conseguiu dar um desfecho muito satisfatório e coerente a história. Nicole e Agnes são perfeitas. E o que dizer da Tia Lydia? Meu Deus, como odiei essa mulher/odeio, mas como ela me surpreendeu. Inteligente, perspicaz e letal! Sem dúvidas, minha melhor leitura do amo até agora!
julinha 02/05/2021minha estante
???

Greice 01/08/2021

Ainda melhor que o original
Margaret Atwood é realmente uma das melhores escritoras de sua geração. Eu simplesmente não conseguia parar de ler esse livro. Diferentemente de outras sequências que não conseguem manter a qualidade do original, posso dizer que Os testamentos não somente é uma leitura tão boa quanto O conto da aia, como supera o predecessor em muitos aspectos. Meu desejo é que a escritora escreva ainda mais um livro para fechar a trilogia do fim de Gilead. Tia Lydia é uma personagem complexa e fascinante, e foi muito interessante acompanhar a história de Gilead sob diferentes pontos de vista. Amei esse livro!
Silvio 03/08/2021minha estante
De pleno acordo! Tomara que ela escreva mais um!!

Nath @biscoito.esperto 12/06/2021

"Por que achei que, apesar de tudo, as coisas correriam normalmente? Acho que porque já estávamos ouvindo notícias como aquelas há muito tempo. Você não acredita que o céu está caindo até que um pedaço dele caia em cima de você".

Além de serem livros que denunciam os perigos do um Estado teocrático, em que a religião dita as leis (principalmente para controlar as mulheres), eu acredito que "O Conto da Aia" e "Os Testamentos" falam, principalmente, sobre a fragilidade da nossa realidade.

Um golpe de estado, um impeachment injusto, a eleição de um facista, o caos criado por uma doença fatal, o sistema atual posto em cheque devido a notícias falsas e por manipulações da realidade... Te parece familiar?

A cada dia que passa, tenho mais medo da nossa realidade. Olho para o céu sem esperanças, temendo o momento em que ele cairá sobre mim.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Isadora 14/06/2021minha estante
Meus olhos até se encheram de lágrimas com a tua resenha. É exatamente como me sinto. É desesperador!

gilmasouza 17/05/2021

MARAVILHOSO
Ainda estou digerindo tudo que esse livro causou em mim. Gostei bastante do livro anterior, porém "Os Testamentos " se tornou o preferido entre os dois. Sem comentários para a excepcional escrita, a construção belíssima de cada personagem e as sensações que esses tinham e transmitiam a cada capítulo. Estou em êxtase ainda. Amei cada palavra, cada sensação e também a esperança de que tudo de ruim passa e novos caminhos se abrem, por mais que tenhamos que lutar muito por isso. Indico. Leiam muito. ?
Brisa 21/10/2022minha estante
CONCORDO COM TUDOOO

AlefRamos 21/07/2021

Continuação perfeita
O livro se passa alguns anos após O Conto da Aia, e é narrado por três personagens, deixando a leitura bem dinâmica.

O livro é maravilhoso, a forma que a autora escolheu narrar foi um acerto tremendo. Ele é bem mais explícito sobre a podridão de Gilead, e nos apresenta vários personagens novos e interessantes.

Quem gostou do Conto da Aia vai amar esse livro. Recomendo demais.

A quem for ler, já desejo uma ótima leitura.

Sob o Olho Dele.
Kora 21/07/2021minha estante
Tentei ,muito pesado pra mim . Sair traumatizada do conto da Aia

Luiz.Henrique 05/02/2021

Confesso que não li "O Conto da Aia", apenas assisti ao seriado, porém percebo uma narrativa totalmente diferente em "Os Testamentos", em muitos momentos parecendo um Young Adult distópico. Porém o que mais me incomodou na leitura foi o fato de tudo ser tão óbvio e das coisas acontecerem de maneira tão fácil que a sensação que a narrativa passa é que todo mundo em Gilead é tão burro que o regime não teria durado nem um ano, imagina décadas... na minha opinião faltaram obstáculos mais plausíveis pra história se tornar mais interessante.
Victor Alencar 18/02/2021minha estante
Resumiu totalmente meu pensamento ao final da leitura. Tudo muito simples.

Constantino 30/04/2021

"O amor é forte como a morte"
Se o primeiro livro "O Conto da Aia" tinha muita perseguição, tortura e morte, pode crer que nesse também tem. Mas tem muito amor! Amizade. E propósitos.

Escolhi essa frase pro título da resenha e quem leu o livro sabe porque. Conhecemos a vida de duas garotas de Gilead que não querem se casar. Elas servem de protagonistas pro plano da Tia Lydia (que você fica entendendo na metade do livro). E tem uma terceira personagem que eu não quero dar spoiler.

Dá pra ler o livro em 3 dias, não é uma leitura tão pesada como foi a do primeiro livro. Achei incrível entender tudo, o começo, como estava Gilead e a cultura do país depois de uns anos e como ela ficou no "futuro".

Recomendo!
Leitora de Cinema 01/05/2021minha estante
Amei demais esse livro, ainda mais do que O Conto da Aia. Muito bommm!