Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Gaja Rocha 07/11/2021

Um livro que pelo título, que deixa óbvio a intenção de refutar as ideias e pelo título ridicularizar o livro: Tudo que vc precisa saber para não ser um idiota. Pela título, se presta bem a isso mesmo, para quem só conhece o título do primeiro. O título se presta muito bem para tirar um sarro, contando que não se compre o livro, que simplesmente é um nada, no vazio de pensamento crítico.
Américo 12/06/2022minha estante
Mas o título do primeiro livro ao qual você se refere é na verdade "O MÍNIMO que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota", e não "TUDO Que Você Precisa Saber...". Então pelo jeito, nem o mínimo (o título correto do primeiro livro) você foi capaz de absorver :/

Esdras 29/01/2023minha estante
Argumentum ad hominem.

Gaja Rocha 29/01/2023minha estante
Argumentum ab autoritate

Gaja Rocha 29/01/2023minha estante
Verdade, errei o título do livro do Olavo !! Na verdade eu nem li essa obra do Olavo!
Geralmente os livros dele são calhamaços e a obra dele é muito grande e temos apenas uma vida para lermos os inúmeros livros que existem.
Sobre o livro que errei o título (obrigado por ter me corrigido!), eu assisti muita coisa entre resenhas e palestras sobre o mesmo.
Já esse "livro" distorcido de verdade e conteúdo eu li.
O outro, por certo vc não leu e quanto a esse, não serviu como papel higiênico para vc porque tem poucas páginas (não tem nada de verdadeiro e relevante dentro que não teria como ser diferente), quanto ao outro um sucesso de vendas.
É só esquecer o preconceito do autor e perder a preguiça de saber o outro lado.
(Existe um fato curioso para esse e outros livros do autor, muitos fazem a leitura de uma parte ou outra sem a ouvinte saber de quem se trata o autor e muitos concordam com o que está escrito).

Américo 01/02/2023minha estante
Sim você tem razão, o livro do Olavo é um calhamaço que não vale a pena ser lido, concordo inteiramente.

Melhor ler resenhas e palestras e deixar que outros "resumam" o livro pra você, olha que prático :) pra quê se dar ao trabalho de investigar a obra mais a fundo, não é mesmo?

E considerando que o que o Olavo escreve é pura m*rda (e não, não preciso ler um livro inteiro dele pra deduzir isso, mas sim, cheguei a ler uns trechos apenas para me certificar disso), então nesse caso podemos sim considerar esse outro livro como uma espécie de papel higiênico, não no sentido pejorativo, mas no sentido de que ele tenta limpar todas as baboseiras contidas no livro do Olavo.

E claro, o sucesso de vendas definitivamente é uma boa métrica para atestar a qualidade de um livro (só que não).

Eu até consigo tirar algum proveito do conteúdo do Olavo, digamos que talvez 1 ou 2%, mas na maioria dos casos, o proveito que tiro é "como ser um intelectual prepotente, lunático e mal educado".

Tiago638 27/10/2019

Um livro bem escrito, com linguagem clara e objetiva, que se propõe a analisar as principais teorias da conspiração existentes no cenário social e político do Brasil atual. Apresentando o contexto do surgimento das teorias, os autores também indicam dados científicos e sugerem leituras, filmes e jogos, bem ao estilo de seus vídeos do canal no YouTube. O tom oscila entre o bastante informal e o técnico, mas a linguagem, como em seus vídeos e ao contrário do objeto que estudam, é sempre conduzida pelo respeito, pela autonomia do leitor, pela humanidade e pelo otimismo quanto ao conhecimento. Boa leitura!
day 29/10/2019minha estante
Ameiiii sua resenha

Tiago638 29/10/2019minha estante
Que bom! ;) abs

Oxente_Johany 22/11/2019minha estante
Estou começando agora, não conhecia nem o canal e muito menos o livro. Estou braba comigo mesma porque não comecei antes. Aliás, ótima resenha.

Tiago638 25/12/2019minha estante
Valeu, Jojoh!

Emerson 28/10/2019

Uma vela no escuro
Parafraseando Carl Sagan em seu livro O Mundo Assombrado pelos Demônios, este livro, escrito pela dupla de jornalistas que produzem vídeos no canal Meteoro Brasil, é uma vela no escuro, levando em conta obscurantismo que assola o Brasil e o mundo.
O livro tem como objetivo analisar e desconstruir as teorias conspiratórias que hoje regem as políticas públicas nacionais. O livro possui uma excelente introdução e vinte e quatro capítulos, e ao final de cada um há dicas de leituras, filmes e jogos relacionados ao tema explorado.
Despertando o senso crítico do leitor, sem a intenção de serem os detentores de todo o saber e da verdade, os autores, com um tom humanista e técnico, se fazem necessários no debate público nacional. Livro necessário nessa época de obscurantismo.
day 29/10/2019minha estante
Que resenha maravilhosa

Helida3 04/09/2023minha estante
Comecei a ler agora e é de fato um vela no escuro.

day 05/09/2023minha estante
Verdade

toledo 11/08/2021

Necessário em qualquer momento histórico
Com uma introdução incrível, esse livro inicia te carregando pela mão através do processo de descolamento da realidade que uma parcela da população sofreu. Para mim, essa foi a parte mais assustadora do livro. É aqui que você entende que mergulhar as pessoas em teorias conspiratórias é um projeto político. É aqui também que você compreende que não é a primeira vez que isso acontece ? e provavelmente não será a última.

Após esclarecer esses mecanismos, os capítulos seguintes te apresentam as principais teorias conspiratórias que rondam a política brasileira nesses últimos anos. E você nunca deixará de ficar surpreso com o quão absurdas elas podem ser.

Alguns capítulos foram curtos demais, ao meu ver, mas talvez por não terem muito o que explorar. Em compensação, em outros, tive que respirar e reler pela quantidade de informação. E isso não é culpa dos autores, já adianto, o problema é total falta de noção das teorias. Inclusive, adianto aqui meus parabéns aos autores pelo estômago para entender essas estórias absurdas e nos apresentar elas com o máximo de didática possível.

Orlandi, uma pesquisadora (incrível!) da análise do discurso, fala sobre os silêncios e minha querida avó dizia que ?para um bom entendedor, meia palavra basta?. Os autores parecem ter ouvido a sabedoria de ambas ao não citarem o nome do tal astrólogo que trouxe essas teorias para nossas terras.
Aprendamos com eles: podemos observar o movimento negacionista e anticiência em dar ibope para seus ideólogos.

Comecei o livro esperando me divertir com ?a burrice alheia?. Terminei empática, mais preocupada e um pouco esperançosa. É um ótimo avanço.
Ludson 12/08/2021minha estante
Adorei a análise e as suas percepções, vou ler quando possível. Infelizmente, esse projeto político de desinformação e de propagação de teorias conspiracionistas é extremamente forte e o que não falta são explicações do porquê somos tão susceptíveis a acreditar em tais inverdades. Dado o contexto brasileiro de profundas desigualdades educacionais e analfabetismo político e científico, torna-se tarefa fácil cooptar novos seguidores para todo tipo de ideologia negacionista, conspiracionista e despolitizante. Li um relato de um colega que trouxe uma vez a percepção de que essas pessoas são literalmente vítimas da desinformação, foram literalmente moldadas para defender a todo custo as ideologias acima mencionadas. Dado ao alcance que essas ideologias atingem, podemos perceber o que efetivas e atrativas são. Para nós cabe a esperança de continuar lutando por uma educação científica de qualidade, por uma educação que politize e crie consciência social. Não é fácil, mas saber que não estamos sozinhos nessa luta é combustível para continuar.

toledo 12/08/2021minha estante
Sim, Lud, elas são vítimas desse processo mesmo. Claro que elas têm responsabilidade sobre seus atos, mas foram complementar descoladas da realidade. As teorias da conspiração e as fake news que as alimentam fazem do mundo dessas pessoas um eterno desespero e caos. Elas sofrem, estão sempre com medo de ?coisas terríveis que estão se aproximando?.
Deve ser horrível. Pela leitura do livro, não acredito que sejam atrativas. O processo de descolamento é lento e eficiente o suficiente para aquelas teorias passarem a fazer sentido para essas pessoas.
Se você já não compreende mais a realidade e se fecha em ?fontes pessoais? em vez de fontes seguras, é mais fácil você acreditar em qualquer baboseira. Os autores mostram no primeiro capítulo justamente esse mecanismo... e até dão exemplos claros de momentos em que Bolsonaro os aplica.
Sim! Sigamos juntos, somos mais fortes assim. ??

Ps.: obrigada pelo comentário maravilhoso!!!!

Lucas1818 29/05/2020minha estante
Ta na fila pra ler esse :)

Toni Nando 02/06/2020minha estante
Esse eu recomendo Thiago

Anderson Alves 12/06/2020

Muitas verdades
O livro tem o objetivo de esclarecer algumas teorias da conspiração que colocaram o Brasil nessa situação ao qual nos encontramos, acho de extrema importância para compreender a situação atual e recomendo muito o canal do youtube do meteoro Brasil, mas só se você quiser!
Ronald 12/06/2020minha estante
Li no começo do ano! Show de livro!

Anderson Alves 12/06/2020minha estante
Demais, o canal do YouTube deles é fantástico também!

Nina Thais 12/07/2020

Necessário!!
Esse livro deveria ser obrigatório a todos os brasileiros... Baseado nos fatos políticos atuais, especialmente em um livro de determinada personalidade que se diz intelectual (os títulos até se assemelham). Os autores se dedicam a explicar porque teorias conspiratórias, que circulam na nossa sociedade atual, não são verdade. Vale muito a pena a leitura e a reflexão sobre essa obra! Recomendo!
Leila 12/07/2020minha estante
Gosto muito do canal. E pretendo em algum momento me aventurar nas páginas desse livro.

Não deixo de pensar o quanto é surreal alguém ter de escrever um livro porque questões indiscutíveis estão sendo negadas.

Nina Thais 12/07/2020minha estante
Foi exatamente o que pensei! Muito surreal! E a cada capítulo que você lê mais assustada com isso você fica

Jonathan.Ferreira 28/02/2020

Crítica
O livro é interessante em alguns aspectos, principalmente as referências de leitura,jogos e filmes ao final de casa capítulo, todavia, parece meio tendencioso ao discorrer sobre as supostas teorias de conspiração (que confesso que não conhecia a maioria, talvez por falta de erudição minha) sempre atribuindo alguma semelhança com os representantes do atual quadro político brasileiro.
É possível perceber em alguns momento que esse livro foi escrito em resposta ao livro de Olavo de Carvalho ?o mínimo que você precisa saber pra não ser um idiota?, então pra entender a confusão toda recomendo que faça a leitora do livro citado antes. Por coincidência estava lendo os dois ao mesmo tempo.
Claudia Guergolet 29/02/2020minha estante
Interessante, vou colocar pra ler

Jonathan.Ferreira 29/02/2020minha estante
Eu sinceramente não gostei do livro, pensei que seria um livro de desenvolvimento pessoal mas não tem nada a ver, não gostei.

none 14/11/2019

Meteoro de Coragem
É preciso coragem para combater as trevas, usando a luz e a razão porque xingamentos, ódios, violência só alimentam a mentira. O mundo enfrenta ataques de charlatães, falsários e gurus desde o início dos tempos. O que mudou foi a forma como a mentira foi sistematicamente veiculada. Usando argumentos religiosos, morais, lendas urbanas e muita dose de cara-de-pau, os gurus do nosso século atual vendem teorias da conspiração e tem obtido sucesso porque a internet oferece excesso de informação de graça. As pessoas não podem ou não querem verificar uma postagem que curtiram e disseminaram por falta de tempo, confiança na pessoa que compartilhou tal ideia, ou medo de encontrar a tão temida verdade por trás dos fatos. Esse livro desmascara muitas das ideias tão caras ao guru e à sua criatura que juntos dissipam mentiras consciente ou inconscientemente.
O livro traz referências inusitadas, não só livros e filmes, mas jogos de vídeo game. Aí conseguiram me conquistar. ''Contra fatos não há argumentos'', repete o gado doutrinado pelo guru, sim, falta amar verdadeiramente a filosofia que ensina que ninguém é dono da verdade. Filosofia não é astrologia nem esoterismo barato, não é xingar quem pensa diferente (todos pensamos diferente, ora bolas), não é atacar a honra e violentar quem é diferente. Filosofia é amar não a esperteza, mas a sabedoria, não ser politicamente incorreto e jogar a culpa no próximo, cuspindo fakenews, fel e saliva gratuitamente.
"Os autores deste livro não tem a menor pretensão de explicar a responsabilidade imposta por essa condição que transforma cada um de nós na frágil sustentação da realidade contra uma enxurrada de mentiras, muito menos de recomendar a linha de ação mais adequada. Essas decisões são suas. A gente precisa ser humilde e dizer que não sabe o que você deve fazer."
Por isso valeu a pena ter lido esse livro, por oferecer-me a liberdade de concordar e discordar dos argumentos apresentados*, ao contrário de certos livros dogmáticos que usam o recurso do ataque sem possibilidade de defesa do atacado (um tal guru ataca inimigos mortos porque eles não tem possibilidade de recorrer, isso eu chamo de covardia).
Marc 14/05/2021minha estante
Tive a impressão que vc criou uma nova função para a filosofia, só sua. "Filosofia é amar não a esperteza, mas a sabedoria, não ser politicamente incorreto e jogar a culpa no próximo, cuspindo fakenews, fel e saliva gratuitamente." Então ser "politicamente correto é ser filosófico? Parabéns, eis o público do meteoro Brasil...

Ivo 20/01/2022

Uma obra necessária nos tempos da pós verdade.
Está obra é mais que um livro de cabeceira, ela é luz em tempos sombrios e desesperançosos. Sem sombra de dúvidas, o melhor guia para análise e desconstrução das principais mentiras e teorias conspiratórias que envenenam uma parcela significativa da população.

A forma como cada capítulo é apresentado, cada dado histórico e/ou científico é posto e as várias sugestões em mídias distintas para aprofundamento nos temas abordados só mostra todo o cuidado e zelo que a equipe teve ao fazer este livro.

É uma leitura fluída, muito, muito rica em informações e um excelente presente para aquele seu conhecido negacionista.
Fatinha 21/01/2022minha estante
Esse acho que vou ler ?

Natus 02/07/2020

Debates necessários
Pontual e conciso, nessa obra o Meteoro Brasil, assim como em seus vídeos, nos pega pela mão e coloca frente a questões difíceis de lidar. Com tanta informação criada e compartilhada diariamente passamos por uma era de desinformação. Sem checar fontes boa parte da população reproduz notícias falsas e se torna massa de manobra pra interesses escusos de líderes nefastos.
A morte da verdade é debatida, pois somente com isso tais absurdos se tornariam os problemas gigantescos que temos hoje. Teorias da conspiração como globalismo, marxismo cultural, anti-vacina, terra plana e outros são debatidos com dados bibliográficos variados e precisos, além de dicas de conteúdo complementar ao final de cada capítulo (Para Ler, Para Ver e Para Jogar).
A necessidade de falar sobre tais temas é tão urgente quanto se faz entender ao longo do texto. Leitura de extrema importância para qualquer um que tenha noção de sociedade e ainda mais para egoístas que encontrarão lições valiosas.

site: https://hobbitsleitores.blogspot.com/
Hobbits Leitores 02/07/2020minha estante
Disse tudo! Todo mundo devia ler essa obra!

Mônica Alves 13/05/2020

O único problema desse livro é precisar existir.
A maneira como os autores explicam e rebatem as teorias infundadas, cada vez mais em voga, é perfeita. Além disso, no final de cada capítulo há diversas sugestões de filmes, livros e até jogos sobre o assunto abordado. Recomendo muito!
André 13/05/2020minha estante
Obrigado pela dica!

Karlan.Yury 18/07/2020

Popular e necessária
Para o conspirador, a conspiração não pode ser refutada, pois se trata de fé. Ele precisa CRER naquilo, mesmo que toda a realidade ao seu entorno evidencie o contrário.
O velho dilema entre fé e razão - ou a tentativa de conciliar os dois.
Este é o ponto central da obra, que aborda as teorias (e superteorias) conspiratórias que regem certa parcela da política brasileira. Destrincha falácias e baboseiras que são perpetuadas há décadas, por astrólogos e charlatões de internet.
Marc 14/05/2021minha estante
Em primeiro lugar, não existe oposição entre fé e razão. Isso que vcs, espertinhos pensam ser o suprassumo da inteligência, quando pronunciam, não passa de uma das maiores falácias da história. Claro que seu comentário ecoa a noção de que a religião é uma questão de sentimento (fé). Nada mais longe da realidade. Quem sabe se vc fosse estudar (até criticamente, mas com honestidade) a religião, não descobrisse algumas coisas interessantes e parasse de falar besteira na internet? Mas não vou adiantar a minha crítica ao livro, pode esperar outra "resenha enorme do fanático bolsonarista-olavista" que vai desfazer TODAS as falácias desse livro. Embora essa porcaria de meteoro Brasil, canal de adolescentes "entendidos" de política não merecesse um desperdício de tempo tão grande, vale a pena, ou melhor, é urgente alguém, nem que seja só uma pessoa, para tentar desfazer as mentiras que esses sujeitos espalham. Mas o que pensar de uma turma que se engaja em fazer de Anitta um ator político? Ah, é assim que se faz, chamando as pessoas para o debate, não comentando para que elas não saibam, rotulando-as e não dando chance de se defenderem... Moleque!

amaroigor 27/02/2020

Título mais que nescessário
Livro maravilhoso que nos ajuda a entender o porquê desse obscurantismo na política do nosso país nesses últimos anos.
Andrea 27/02/2020minha estante
Quero muito ler também, desde que fiquei sabendo dele!