O novo peso da nuvem

O novo peso da nuvem Vera Oliveira

Resenhas - O novo peso da nuvem

Lari - @LitteraLari 22/09/2020

"Todo esse tempo lendo sobre personagens doentes deve ter me deixado terrivelmente igual."

Um conto curto com 17 paginas, onde nem tudo é o que parece, carregado de mistério, mentes perturbadas e tudo se passa em uma loja de livros em meio a tantos clássicos como Agatha Christie até Victor Hugo.

O conto já começa tenso com um detetive encontrando o corpo de uma mulher e então sem sabermos que é a mulher a história volta quatro meses e nos apresenta Glória e Carlos, casados e donos do sebo.

Como leitora não tenho como não me identificar com Glória, e mesmo sendo um conto tenso dei boas risadas com as conversas dos dois:

"Não dá. Você não pode riscar os livros. Chega a ser um pecado. Faz isso não... "

Esse conto mostra que, por mais forte que seja o amor no coração humano, sempre há espaço para a maldade reinar e fazer com que um terrível crime seja cometido.

"Com os conhecimentos adquiridos pelas inúmeras leituras, eles se sentiam plenamente capazes de acabar com a vida dele e ainda se livrar do corpo de forma genial, sem deixar nenhuma suspeita sobre eles."

Curto, rápido de ler, mas cheio de drama, suspense, com um desfecho perfeito. E no fim quando entendemos o nome do conto e vemos que se encaixa com uma luva.

Carol Nery 04/09/2020

Instigante
Vera consegue prender-nos nas páginas, quase esquecendo que uma morte aconteceu...
Muito bom permear uma história em meio a livros. Final impactante! Adorei.

@jurietjens 27/03/2021

Conto envolvente
O começo do conto me prendeu com mestria. Vera soube ambientar uma cena espetacular, que me deixou vidrada pelas próximas páginas. É um conto bem escrito e intrigante, que não precisa de nada além do que foi dito acrescentado para entender a história. Gostei especialmente do fato dos protagonistas serem amantes da literatura. Recomendo a obra para quem gosta de histórias curtas e envolventes.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 16/06/2023

Dica de leitura para passar o tempo
Li esse conto enquanto voltava do trabalho para casa, foi uma boa opção e indico para quem busca algo rápido mas para passar o tempo.
Para quem está acostumado a ler muitas obras de suspense, essa pode não ser uma leitura surpreendente, contudo pode ser uma boa opção para iniciantes no gênero.

Joana235 05/09/2020

Muito bom!
Um conto que carrega um mistério, mentes perturbadas e a luta em salvar um sebo literário...
Com uma escrita envolvente, a autora nos faz questionar sobre nossos anseios da vida e ainda enfatiza a importância de algo que está esquecido atualmente: a Literatura.
Convido vocês a se surpreenderem com esta estória incrível.

Diogenes Ternero 16/06/2021

INTENSO E CHOCANTE!
O conto "O Novo Peso da Nuvem" é curtinho, porém completamente sensacional, escrito com muito amor, pois é notável perceber na escrita da autora Vera Oliveira, afinal o livro tem tudo que um leitor gosta, nostalgia de estar em uma livraria, referências, mistério e um plot twist espetacular.

No conto a autora explora a técnica de passagem do tempo, mesclando entre o passado e o presente, sem perder a linha da escrita, deixando o conto ainda mais instigante. Com uma escrita simples e fluída, o suspense é muito bem explorado junto com o mistério do assassinato, além disso, em poucas páginas somos surpreendidos com uma dose certeira de drama, só para deixar tudo ainda mais interessante.

E a cereja do bolo fica para o final, com um plot twist espetacular, além de quebra um bônus para a explicação do título do livro. Para você sentir essa sensação de se surpreender, fica aqui minha recomendação para que você leia esse conto, principalmente se você for fã de suspense policial.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/
Vera.Oliveira 17/06/2021minha estante
Muito obrigada pela leitura e pelas suas observações.

Francielle Braghiroli 11/02/2021

No caminho certo
Acredito que a autora está no caminho certo. A prática leva a perfeição. Abraços!

Vi 01/02/2021

A transição entre o bom e o razoável
O Peso da Nuvem é um conto de terror que sem dúvidas me despertou muita expectativa e não conseguiu supri-la.

O início conta com a descrição, perfeita, de uma cena no mínimo amedrontadora. Mas depois disso, o conto não consegue manter o ritmo e deixa um pouco a desejar. O final não é completamente surpreendente, o que realmente contrasta com as outras obras citadas.

A passagem do tempo, por outro lado, é um ponto positivo. O jogo entre passado e presente enriquece a narrativa.

Eu recomendaria por ser um conto pequeno e que pode ser acabado em minutos.

Nicola 09/10/2019

Um suspense surpreendente
O Novo Peso da Nuvem

Esse é o primeiro conto publicado pela @veraoliv na Amazon. O enredo é sobre um casal de proprietários de um sebo em crise que ganham uma concorrente de peso no difícil mercado que é a venda de livros.

A história aborda temas de suma importância, tais como, a necessidade da cultura literária para uma sociedade melhor e as consequências da depressão não só os sintomas, mas também como o ser humano pode se aproveitar disso para seu próprio proveito.

O desfecho não deve em nada aos grandes mestres do suspense. Com descrições de ambiente e detalhes do estado corporal da vítima lembrando as feitas por Edgar Allan Poe e aquela reviravolta de cair o queixo que a rainha do crime fazia muito de forma magistral.

@aleitoradelivros 27/01/2020

Ratinhos de Biblioteca
"O Novo Peso da Nuvem" é um conto curto de 17 páginas, mas capaz de conter muitos enigmas, tanto que a razão do título da capa só será revelada no final, assim como será revelado se foi suicídio ou assassinato e de qual mulher é o corpo encontrado pela polícia no início da história.

"Das suas narinas e boca fluía uma espuma sanguinolenta. O corpo de uma mulher jazia perto do teto, pendurado pelo pescoço por uma corda."

A passagem do tempo - presente, passado, presente - no conto é um ponto positivo para a riqueza da narrativa. Nos quatro meses que antecedem o dia do corpo encontrado, conhecemos três personagens que, independente de serem bons ou maus, tem algo em comum: eles amam o universo literário!

"Uma coisa eles tinham em comum: eram, como se dizia antigamente, ratinhos de biblioteca."

Glória e Carlos são casados e donos de um sebo que já não tem tantos clientes fiéis, imagina depois da inauguração de uma mega livraria na mesma rua, cuja proprietária se chama Carolina. Uma "rivalidade comercial literária" poderia ser o estopim para um possível assassinato?

Drama, suspense, revelações... tudo isso em tão poucas páginas que são suficientes para um magnífico desfecho que, para sentir o prazer de se surpreender, só lendo mesmo, bem rapidinho, apenas cinco minutinhos de uma leitura... impactante!

@aleitoradelivros

Stephanie - Estante da Ste 08/04/2020

O novo peso da nuvem
Gloria e Carlos são donos de um sebo e amantes da literatura, eles são casados, se dão bem em casa e no trabalho, tirando uma ou briga que todo casal tem

Glória está muito preocupada com sua saúde, pois está com suspeita de um câncer e também com os negócios, já que dali a alguns dias será a inauguração de uma mega livraria a algumas quadras do seu sebo, que está cada vez com menos clientes

O casal tem uma vaga ideia de tentar "se livrar" do dono da nova livraria e assim tentar salvar seu negócio, o que eles não sabiam ainda é que a dona era uma mulher, muito elegante e sedutora e que os planos deles iam mudar um pouquinho...

O conto já começa com a cena de um crime..ou seria suicídio? Só saberemos no final do livro e não, não é de quem você está pensando ?

Gostei demais desse conto da Vera! Surpreendente até a última página, ele é bem curtinho e fluido e traz um enredo super bacana, quando acabou fiquei de boca aberta pensando em tudo que havia lido

Me identifiquei bastante com a Glória, uma personagem bem construída, mesmo para um conto, com certeza seria amiga dela rs

Indico sim o conto, até pra você que não está acostumado com suspense, esse é uma ótima pedida, até porque é super leve

@livretoencantado 17/02/2021

Nem tudo é o que parece!
@livretoencantado

Eis aqui uma autêntica história do “nem tudo é o que parece” e um plot twist final magnífico!

Um conto de suspense policial, vencedor do I Prêmio Book Brasil na categoria melhor E-book de conto, narrado em terceira pessoa, que nos apresenta a história de Glória, casada com Carlos e juntos são donos de um sebo que já não está mais em seus dias de glória.

E, para fechar com chave de ouro, já não bastasse a decadência do mercado, está para ser inaugurada na mesma rua uma mega livraria.

Uma leitura repleta de referências literárias. E aquele ar de mistério que tanto adoramos, que põe a nossa mente para refletir certos fatos, e por menores que estes sejam, não perdem nunca a sua importância.

Um final realmente avassalador, mas que deixa claro que a maldade humana pode surgir de onde menos se espera e seus requintes podem ser mais cruéis ainda se refletidos à fundo.

A escrita da autora é direta, e com um talento incontestável ela deixa frente aos nossos olhos que nem sempre devemos confiar em quem está ao nosso lado.

Gosta de mistério, reviravoltas e aquela revelação final com aquele gostinho de quero-mais? Eis um conto pra ti!

mimosliterarios1 21/06/2020

Venha para uma investigação literária
Uma loja de livros clássicos policiais, maravilhosos, mas que esconde alguns segredos... há um crime e muita maldade permeando esse conto. Acompanhe e respire fundo.

O conto é narrado em terceira pessoa, quase que integralmente. A leitura é bem fluída e prende você da primeira à última linha.

O conto começa com a descoberta de um corpo. Suicídio...

Há alternância entre presente e passado, que deixa o conto bem interessante.

Conhecemos Glória e Carlos, que são casados e donos de um sebo literário à beira da falência. Para piorar, uma mega livraria vai ser inaugurada na mesma rua. ⁣

Como sobreviver nesse mercado?
Como salvar o sebo literário?
Desistir ou lutar contra a modernidade?

Amei esse conto. O conto se encaixa perfeitamente, a medida que lemos o conto.
O conto traz referências e citações literárias, detalhes sórdidos da mente humana, drama, suspense, mistério, investigação, além de críticas sociais implícitas e explícitas.

Chocada com esse conto divino e com o final surpreendente.

Venha se deliciar com esse maravilhoso conto de suspense policial, bem estruturado.
A autora arrasa, seus contos são incríveis, sua escrita é surpreendente e maravilhosa.

Prestigiei e delicie-se com outros contos com temas diversificados.

Outros títulos da autora Vera Oliveira: (todos disponíveis na Amazon Kindle)
- Vida invisível
- Aconteceu em Driftwood Beach
- Vingança macabra
- Don't stop me now: A caminho da Bienal

oliria.mendesgimenes 04/09/2020

Presente de grego
Um conto curto de suspense. Eu gostei de fazer essa leitura, principalmente, porque estava entre duas outras. A escrita é fluida, clara. A certo ponto da leitura achei previsível os acontecimentos seguintes. Porém, as últimas palavras parecem meio cômicas.
A leitura não provoca medo e, sim, surpresa no final.