12 Anos de escravidão

12 Anos de escravidão Solomon Northup

Resenhas -

Gabriela3499 20/02/2024

12 anos que pareceram 12 séculos
Um livro forte, sem dúvidas. Demorei um pouco pra terminar e em parte porque eu tive dificuldade de me envolver com a escrita. E não foi culpa do narrador, acho que foi minha mesmo. E em parte porque eu sabia que seriam coisas dolorosas de lê. Nossa, e foram mesmo.
A pobre Petsey, me pergunto que fim ela levou. E Jesus, como eu pensei no quanto a nossa depravação é realmente total. Não entra na minha cabeça fazer sentido tratar outro ser como nada menos que nada simplesmente por conta da cor.
Em toda a narrativa me chamou muita atenção que a fé dele não desfaleceu e que ele não deixou de acreditar em Deus mesmo diante de tudo.
Ele confiou em Deus mesmo quando não tinha nem um pouquinho de luz no fim do túnel.
E poderia falar tantas outras coisas que me chamaram atenção, mas não pretendo tornar esse texto mais extenso ainda.
É uma leitura NECESSÁRIA, até pra entender a própria visão norte americana sobre liberdade, e pra acordar mesmo. Caramba. Ainda há racismo, e não só contra negros mas contra qualquer um que não seja branco dos olhos claros e olhos claros.
Enfim, citando o próprio Solomon, existe um julgamento vindouro que é justo e isso basta.

Mariza27 11/12/2023

Autobiografia
Sou muito suspeita em avaliar esse tipo de livro, já que esse gênero se encaixa em um dos meus preferidos.

Amo biografia e autobiografia. Esse em particular me deixou estupefata pelos relatos, pela crueldade humana. Salomon foi um sobrevivente de uma das maiores violências que um ser humano pode sofrer. Violentadas seu direito de ser humano, seu direito de agir e viver como uma pessoa digna que era.

Através do relato do Salomon podemos conhecer histórias de personagens secundários e reais, vivendo em uma realidade horripilante e que nos causa náuseas. Escravidão não é estilo de vida pra ninguém, é mutilação de direitos humanos.

Fica a dica ?!

Bjos até a próxima!

Andrea238 13/08/2022

Uma verdadeira obra prima
12 Anos de Escravidão, o relato do negro liberto, letrado e culto que, se torna escravo, após ser enganado e vendido como escravo
Solomon Northup, é arrebatador, nobre leal, dinâmico e inspirador
O autor nos leva a acontecimentos inexplicáveis e que tanto envergonha a história da humanidade, expondo os fatos com clareza e esmiuçando os verdadeiros sentimentos dos escravos americanos e outros países escravagista.
O livro relata a existência de uma classe branca abolicionista e que totalmente inerte em suas observações sobre a escravidão e a outra parte dominante, brutal e totalmente indiferente ao sofrimento de seres humanos negros

brunadaguarda 16/07/2022

Simplesmente revoltante
Que leitura difícil! Achei que não ia conseguir terminar esse livro nunca. Impossível ler sem ficar com raiva da injustiça do mundo, do racismo e da escravidão. Que livro forte, pesado, triste e emocionante. A todo momento queria acreditar que nada disso era real, que nada disso tinha acontecido, mas infelizmente a escravidão já foi algo permitido por lei alguns séculos atrás, dói imaginar.

Sempre estudamos sobre a escravidão, que também esteve presente na história do nosso país, entretanto, lendo detalhamente um relato desses é muito mais tocante e triste. Pouquíssimas pessoas teriam a coragem e a perseverança que Solomon teve, um homem livre, que nasceu com esse direito, ser sequestrado e submetido a escravidão e aguentar sofrendo longe da família, sem ver os filhos crescerem, calado por 12 anos, anseado por ajuda para provar sua liberdade e voltar para casa.

Esse livro traz muita dor a quem ler, é impossível não se agonizar com as cenas de açoitamento de Solomon, da Patsey, tantas cenas dolorosas.. A leitura é demorada justamente por esse motivo, são cenas bastante descritivas, que causam repulsa, entretanto me trouxe muitas reflexões sobre a liberdade.

Um dos pensamentos que não saíam da minha cabeça em nenhum momento da leitura era: como uma pessoa pode passar por tudo isso só por causa da cor de sua pele? E uma cena em que o Bass diz que vai, simplesmente, até onde o "Platt" morava para avisar a qualquer conhecido dele onde ele se encontrava só reforçou isso, parece óbvio, mas, o Solomon não podia voltar pra casa só por causa da sua cor, é inaceitável..

Sem mais delongas, super recomendo a leitura desse livro, é muito difícil de ler, porém, é super necessário.

"Ao Pai Todo-Poderoso de todos nós - do homem livre e do escravo - eu derramei as súplicas de um espírito abalado, implorando por forças do alto para suportar o peso de meus problemas, até que luz da manhã despertou os adormecidos, dando lugar a outro dia de escravidão."

"Sou eu, não tenha medo. Eu era o esquecido de Deus, parecia - o desprezado e odiado pelos homens."

"Não importa quão fatigado e cansado esteja - não importa quanto anseie por sono e descanso -, um escravo não vai à casa da bolandeira sem medo."

"Patsey chorava e sofria mais do que qualquer um de seus companheiros. Ela tinha sido literalmente esfolada. Suas costas mostravam as cicatrizes de mil açoites; não porque não fazia bem seu trabalho, nem porque era desatenta e rebelde, mas porque tinha se tornado escrava de um senhor atrevido e de uma senhora ciumenta."

"Deixe-os conhecerem o coração do pobre escravo - descobrirem seus pensamentos secretos - pensamentos que ele não ousa proferir perto do homem branco; deixe-os sentarem-se ao lado deles nas silenciosas horas da noite - conversarem com eles com franqueza e confiança sobre "a vida, a liberdade e a busca da felicidade", e eles descobrirão que noventa e nove a cada cem são inteligentes o suficiente para entender a própria situação e acalentar no peito o amor pela liberdade tão apaixonante quanto eles."

"... a lei diz que você tem o direito de comprá-los, mas a lei que me desculpe. Sim, Epps, a lei é mentirosa, e a verdade não está nela. Tudo o que está na lei é certo? Suponha que se crie uma lei que tire sua liberdade e faça de você um escravo!
...
Agora, aos olhos de Deus, qual é a diferença, Epps, entre um homem branco e um negro?"

"Eu conheço alguns homens brancos que usam argumentos que nenhum macaco sensato teria. Mas deixe isso para lá. Esses negros são seres humanos. Se eles não sabem tanto quanto seus senhores, de quem é a culpa? Eles não podem saber as coisas. Você tem livros e documentos e pode ir aonde quiser e reunir informações de mil maneiras. Mas seus escravos não têm esses privilégios. Você os chicoteia se pegá-los lendo um livro. Eles são mantidos em cativeiro, geração após geração, privados de desenvolvimento mental, como se pode esperar que eles tenham conhecimento? Se eles não conseguem evoluir, com a criação bruta que têm, vocês serão responsabilizados por isso. Se eles são babuínos, ou não são mais evoluídos mentalmente do que esses animais, você e homens como você são responsáveis por isso. (...)"

Liih 21/04/2022

Peguei este livro pois o filme sempre foi algo que me tocou muito e mesmo já esperando uma coisa não tão fiel ao que eu já tinha assistido ainda assim fui com uma pontinha de esperança.
Não estou dizendo que é ruim, longe disso, é muito bem construído, sem tentar romantizar ou embelezar a escravidão.
Porém em muitos momentos eu senti que era por demais descritivo, e em relação a coisas e situações desnecessárias, o que acabou me segurando um pouco com a fluidez do livro.

Stefanie 19/03/2022

Livro mais difícil que já li
Livro pesado de ler, foi muito difícil terminar, demorei bastante porque precisei pegar fôlego para continuar. Cada capítulo senti uma tristeza diferente, queria que fosse ficção, não consigo digerir a injustiça e tamanha crueldade que o ser humano é capaz de carregar no coração. Lamentável, as vezes tenho vergonha da raça humana.

Stephany 10/03/2022

impecável, todos deveriam ler esse livro, simplesmente sem comentários! a maneira como ele retrata o que passou e as cicatrizes do preconceito q vemos na fala dele são de partir o coração

Roberto.Vasconcelos 28/01/2022

Um capítulo sombrio na história da humanidade
É realmente revoltante ver o quanto homens querem se sentir superiores aos outros e encontram qualquer desculpa para isso. Religião , política e nesse caso a cor da pele. Não posso dizer que entendo o que as pessoas que sofreram com a escravidão sentiram mas posso me sensibilizar com isso. É desumano manter outro ser humano como um animal de estimação sem perspectiva de futuro ou liberdade. Uma história muito bem vinda que mostra o quanto o mundo mudou , ainda bem. Vc pode imaginar passar toda a vida como propriedade de alguém? Sem poder fazer nada sem permissão e sendo punido de forma brutal por qualquer motivo. Sem esperanças , a vida deveria ser mais do que isso...

Mah 06/01/2022

É difícil classificar um livro como esse com 3, 4 ou 5 estrelas. Eu já tinha lido algumas biografias escritas por sobreviventes do holocausto, mas nunca tinha lido o relato se um escravo (brasileiro ou norte americano). Óbvio que não da para se comparar as situações, mas o fato de essas pessoas terem, de alguma forma, se mantido fortes apesar de tanto sofrimento é...especial, de alguma forma na falta de uma palavra melhor.
É quase impossível imaginar o que é passar 12 anos da sua vida servindo a outros e sofrendo abusos de todos os tipos diariamente, mas o Solomon Northup não só sobreviveu a isso como também teve a força de relatar todo esse período sombrio da sua vida.
Não é um livro leve, mas é o tipo de livro que todos deveriam ler ao menos alguma vez.

@otiobacca 06/01/2022

Enganado, sequestrado, escravizado; doze anos depois, libertado.
Assim, resume-se a vida de Solomom Northup. Livro essencial sobre a escravatura, suas consequências na sociedade atual e principalmente sobre o registro de um período, sobre o qual temos a missão de não permitir o retorno, tampouco o tratamento indigno à nossos irmãos.

Cristina.Amaral 08/10/2021

Uma história triste e marcante. E que, apesar de tudo, ainda poderia ser considerada uma história feliz aos olhos das pessoas escravizadas que foram obrigadas a permanecer sob o domínio do mal da escravidão. É difícil mais ainda quando nos forçamos a lembrar que não é uma ficção, mas um relato doloroso de um homem nascido livre em Nova York, porém, sequestrado e obrigado a viver como escravizado. Claro que, independente disso, é horrível ver que em vários lugares era permitido que se fizesse algo desse tipo. Uma leitura que vale a pena.

Vivi Santos 10/09/2021

Emocionante
Fique muito envolvida com a história e amei conhecer a história de Solomon Northup, apesar de ser muito triste!

Hugo 10/06/2021

Escravidão
Autobiografia de um cidadão de Nova York, enganado com oferta de emprego e sequestrado em Washington em 1841. Foi resgatado em 1853, num algodoal próximo ao Rio Vermelho, Louisiana. Apesar de todo o sofrimento ele ainda expôs um lado positivo sobre tudo o que passou.

Jaqueline Lima 25/04/2021

Potente!
É a 2° autobiografia que leio.
Foi uma leitura que fiz por um total acaso, já que o livro se encontrava em uma promoção e por isso o comprei.
O tema do racismo sempre me interessou, mas ler um relato da "boca" de quem realmente por isso é algo muito pesado. É uma leitura difícil, mas eu acho extremamente necessária, para que nunca nos esqueçamos as atrocidades que já cometemos.
Super recomendo esse livro, tem uns quotes super potentes dos quais destaco alguns:

"Ai! Eu não tinha aprendido ainda a medida “da desumanidade do homem para com o homem, nem a maldade ilimitada que um homem pode ter pelo amor ao dinheiro".

"Não deixe que aqueles que nunca tenham passado por circunstâncias semelhantes me julguem duramente. Até que tenham sido acorrentados e espancados – até que estejam na mesma situação que estive, sem casa e família indo em direção a uma terra de escravidão –, que se abstenham de dizer o que não fariam pela liberdade".

"Ele era meu senhor, com direito por lei a minha carne e a meu sangue e a exercer sobre mim um controle tão tirânico quanto sua natureza pedisse; mas não havia lei que me impedisse de eu olhar para ele com intenso desprezo".

"e, então, o tirano blasfemo clamou a Deus por misericórdia. Mas aquele que nunca mostrava misericórdia não a recebeu".

"Um escravo pego fora da fazenda de seu senhor sem um salvo-conduto pode ser preso e chicoteado por qualquer homem branco que o encontrar".

"Não houve um dia durante os dez anos que pertenci a Epps em que não pensei em fugir. Elaborei muitos planos, que na época eu considerava excelentes, mas, um após o outro, foram todos abandonados. Nenhum homem que nunca tenha estado em tal situação pode compreender os mil obstáculos que aparecem no caminho do escravo fugitivo".

"Engana-se quem acredita que o escravo ignorante e sem estudo não conhece a magnitude do que lhes acontece. Enganam-se aqueles que imaginam que o escravo levanta de seus joelhos, com as costas laceradas e sangrando, apenas com um espírito de resignação e perdão. Um dia poderá chegar – e virá, se as orações forem ouvidas –, um dia terrível de vingança, quando o senhor, por sua vez, clamará em vão por misericórdia".