Francisco de Assis Hermann Hesse

Resenhas - Francisco de Assis

jota 21/01/2022

MUITO BOM: uma hagiografia sobre o santo italiano de Assis, acompanhada de um oportuno ensaio sobre sua gênese
Lido entre 15 e 20/01/2022

O nome verdadeiro de são Francisco de Assis era Giovanni Bernardone (morreu em 1226; há dúvidas se nasceu em 1181 ou em 1182), coisa que eu sabia desde que visitei a encantadora cidade italiana alguns anos atrás. Curioso esse livro, que inspira bons sentimentos e certa paz no leitor. Porque não se trata exatamente de uma tentativa de biografar Francesco Bernardone, nome com que seu pai pretendia batizá-lo e que acabou prevalecendo sobre o escolhido pela mãe. Hesse escreveu uma hagiografia, ou seja, uma biografia elogiosa que exprime grande reverência pelo retratado, o que não ocorre apenas com homens e mulheres considerados santos, mas até com políticos corruptos e assemelhados.

Só que essa hagiografia foi escrita por ninguém menos do que um dos escritores humanistas mais conceituados da literatura universal, Hermann Hesse (1877-1962). Devido à sua inequívoca admiração (quase adoração, eu diria) por Francisco, o pobre de Deus – com esse título Nikos Kazantzakis, autor do consagrado Zorba, o Grego, escreveu outra bela obra sobre o santo, bem mais extensa e ficcional –, Hesse conta a vida de são Francisco de um modo tão terno, amável e respeitoso que parece que ela está sendo narrada por um anjo, caso anjos existissem. São belas páginas, algumas comoventes, e mesmo para um agnóstico é quase impossível não ficar tocado por elas. Antes, em 1904 mesmo, Hesse já havia publicado um romance, Peter Camenzind, personagem esse que nutria uma devoção mítica pelo santo.

A presente obra é dividida em várias partes, a saber: uma Introdução, em seguida vem A vida de são Francisco (que é o melhor texto do volume, claro), Lendas (seis textos curtos; as lendas são resumidas ao essencial), um Final, dois Apêndices (O Florilégio de são Francisco de Assis e O jogo das flores: sobre a infância de são Francisco, este bastante ficcional) e finalmente um bom ensaio de Fritz Wagner (cujo título já diz sobre o envolvimento do escritor com o santo): Francisco de Assis e Hermann Hesse. Esse ensaio é bastante interessante porque mostra a gênese, a escritura de A vida de são Francisco, o texto principal do volume. Ficamos sabendo mais acerca dos dois homens, do profundo interesse do escritor alemão pelo santo italiano, como a história deste atravessou os séculos, chegou até nós e certamente continuará a ser contada em futuro distante.
cid 21/01/2022minha estante
Interessante. Fiquei curiosa. Francisco de Assis pelos olhos de Herman Hesse.

jota 21/01/2022minha estante
Vale a pena dar uma olhada, sim. É um livro curto e Hesse, como sempre, escreve claramente, prende nosso interesse.

isa.dantas 03/12/2019

Este livro é um ensaio de Hesse sobre os principais fatos que permeiam a vida do santo. Não se aprofunda em nada, portanto. Talvez valha para quem queira começar a conhecer a história de São Francisco.

Fabian Rodrigo 23/02/2020

Adoro a forma como Hermann Hesse escreve, consegue prender minha atenção do início ao fim. Minha única ressalva com relação a esse livro é ser tão curto.

Vick 15/04/2020

Visão de um fã
Mais uma leitura de quarentena.

A primeira parte do livro é uma exposição sobre os acontecimentos mais importantes da vida de São Francisco. Depois disso algumas lendas são transcritas por Hesse. Até aí, interessante, a visão de um fã.

No entanto a alma do livro está inegavelmente na história "O jogo das flores", original do autor. Uma contribuição delicada de um admirador às lendas sobre o santo, muito tocante, magistralmente escrita.

Impossível não se contagiar com a admiração e amor de Hesse pelo santo.

Comprei na Amazon em promoção, paguei cerca de 20 reais e valeu o investimento.

Elaine Messias 24/04/2020

Francisco de Assis
A trajetória de um dos santos mais populares do mundo narrada por Hermann HesseDesde muito jovem, Hermann Hesse era fascinado pela figura de São Francisco de Assis. De alguma forma, o santo era como um amigo distante, um farol em sua vida. Sua determinação e seu comportamento maravilhavam Hesse. Francisco de Assis sempre foi até o fim com aquilo que queria fazer e não pregou ?nada que ele próprio não pudesse cumprir diariamente, embasando e apoiando a doutrina no exemplo?. Ou seja, Francisco admirava uma ética que estava ligada à beleza e ao desejo de harmonia.Esse amor pode ser encontrado em outras obras de Hesse: Narciso e Goldmund, O lobo da estepe e até mesmo Demian. Nas páginas desses livros, é possível perceber a sombra tutelar de seu santo favorito, como um modelo de comportamento e como medida de excelência humana. Conhecemos esses romances, mas não conhecíamos esse belo livro dedicado inteiramente a são Francisco de Assis, que é ao mesmo tempo uma biografia e uma bela obra literária. Com uma escrita que oscila entre a lenda, a fábula e o ensaio, Francisco de Assis é uma tentativa bem-sucedida de fazer uma testemunha silenciosa dos tempos antigos voltar a falar. Um livro escrito por admiração e devoção, cujo resultado é um texto surpreendente e comovente.

LeandroCastro88 12/06/2020

Simples
Um livro bem simples. Deu pra conhecer um pouco da história de Francisco,ou da ideia que o autor faz dele.

Lucas.Perine 09/07/2020

Um santo homem
Hermann hesse consegue retratar muito bem em suas lindas palavras a vida do il poverlo, um santo homem que habitou na terra e lutou com suas canções e palavras pelo amor e pela paz.

Lucas.Batista 18/09/2020

Um alento
Amo Hesse. É um de meus escritores preferidos.
Carpeux disse que Hesse foi um jovem revoltado com o cristianismo de seus pais, e é reconfortante saber que tal é a pureza da história de São Francisco, e tal é a verdade contida em seus ensinamentos, que o escritor germânico não foi capaz de esconder sua admiração por ele.
Leitura curta, que não possui nada de novo ou especial. Apenas os relatos de um homem que viveu a vida para dar Graças.

Valéria 18/09/2020

"A vida de uma pessoa pura e nobre é sempre algo sagrado e maravilhoso de que emanam forças inauditas e de longo alcance."

Hesse desnuda o santo, contando-nos da vida, das lendas, transformando em poesia a vida de um homem de extraordinária simplicidade que via a natureza como extensão de si, e pregava para além dos dogmas o que acreditava.

Hesse e Francisco buscavam a plenitude espiritual, cada qual a seu modo, levavam a mente ao encontro absoluto da paz nas suas relações com o mundo, seja no alto de uma montanha rezando com pássaros ou defronte uma mesa com pena e papel.

É um livrinho terno e encantador.

Lucas 05/10/2020

Superficial
É um relato simples e um pouco superficial sobre a vida de São Francisco de Assis. É bom para quem quer uma leitura rápida para conhecer sobre a vida do santo, mas faltou espiritualidade.

Mariane.Guerra 31/12/2020

Simplicidade!
?Resenha: O u?ltimo do ano e? a primeira biografia que leio e escrita por um dos maravilhosos escritores que descobri em 2020, Hermann Hesse. O autor era fascinado pela figura de Francisco de Assis e sua refere?ncia pode ser vista em diversas de suas obras.

Francisco de Assis (batizado por pais como Giovanni), partiu de uma vida abastada fornecida por seu pai mercador , para viver como um andarilho pregando a simplicidade e o amor. Seguidos por muitos e ate? hoje lembrado como exemplo de abdicac?a?o de riquezas e dedicac?a?o aos pobres e animais. Seus admiradores na?o se restringem a religiosos crista?os e Francisco de Assis segue sendo exemplo para os que buscam simplicidade e leveza na vida. Tambe?m sua obra e? notada ate? hoje nas artes e literatura mundial.
Acho que foi uma boa escolha pra fechar o ano , recomendo!

Dani.Giardin 09/01/2021

Adorei!
Francisco de Assis

Essa foi a minha primeira Hagiografia (biografia da vida de Santos) e Eu esperava algo até um tanto chato. Mas não. Herman Hesse conta a vida de São Francisco de uma forma que me agrada muito: sem floreios, direta, limpa. Com a escrita de Hesse, a vida do santo ganha status de literatura.
A jornada de Francesco é bem interessante e vale a pena ser conhecida. Além disso, o autor descreve a situação política da Itália nos tempos de Henrique VI, dando visibilidade ao contexto no qual Francisco cresceu e contextualizado bem a sua jornada.
Amei a passagem ?O jogo das flores?- só por essa parte já valeria toda leitura.
Terminei o livro louca para fazer uma viagem à Itália para conhecer Assis, em especial a igreja de São Damião.
O livro é bem curtinho e o Grupo Editorial Record fez uma edição nova do livro na qual cerca de 40 das 128 páginas são dedicadas a um ensaio de Fritz Wagner sobre a obra em si e sobre sua relação com São Francisco.

Ed Carvalho 14/01/2021

Belo e inspirador
A vida do santo cristão mais popular contada por um genial artista da literatura. Inspirador.

Aletheia (@almaletrada) 04/02/2021

Onde houver ódio que eu leve o amor...
Hesse nos conta a história de São Francisco de Assis, seu crescimento, sua vida boêmia, seu sonho de ser cavaleiro e, por fim, sua descoberta da simplicidade na pobreza e sua missão em ajudar os mais humildes, incluindo entre seus agraciados, a natureza e os animais!!!

ederkam 27/02/2021

Antes um apanhado do que uma biografia...
"Francisco de Assis" é uma obra reverente e descritiva, tal como se espera de uma hagiografia. Embora enriquecida com o brilho narrativo de Hesse, não há semelhanças com "Sidarta", obra em que ele também trata de sacrifício e santidade.
A leitura é agradável, mas falta unidade. Não que haja contradições entre as partes, mas parece mais uma seleção, uma junção inorgânica de textos, do que uma biografia propriamente dita.