Contos de Fantasmas

Resenhas - Contos de Fantasmas

1 | 2 | 3 | 4

sigma 06/11/2016

Fantasmas?
Bem, o livro em si, faz parte de uma coleção do box Terror composto por outros títulos de autores clássicos do tema. Ao tempo de hoje, a leitura dos contos contidos na obra não causam muito. A história chega a ser um pouco enfadonha e cansativa (opinião), apesar de ser um livro pequeno e leitura rápida. Li com expectativas de encontrar histórias de arrepiar, mas não obtive êxito. Por outro lado, é bom para conhecer, pelo menos, como eram contadas algumas histórias a época do autor (por volta de 300 anos atrás).

freakfran 21/10/2010

Experiências ou lendas?
Esta coletânea, de autoria do mesmo autor de "Robinson Crusoé", tal como é apresentada, traz histórias verdadeiras envolvendo o sobrenatural - pelo menos é o que sugere o escritor. Inacreditáveis ou não, despertam o interesse de qualquer um que tenha curiosidade sobre o tema, mas sem se esquecer de que o livro foi escrito no início do século XVIII por uma pessoa que já acreditava no paranormal, ou seja, há que se desconfiar do material. Contudo, o ponto alto, na minha opinião, está na segunda parte do livro, que recebeu o título de "Fantasmas falsos" e conta histórias engraçadas de situações bastante irônicas, nas quais se pensou estar diante do sobrenatural, mas que não foi o caso.
Pela data de publicação do livro, é de se imaginar que a escrita seja um pouco tediosa, mas é uma obra curta e de fácil leitura para quem prefere as histórias rápidas aos romances longos.

CassiaLessa 21/06/2020

Nem tão assustador
Divido em histórias reais e fictícias, o escritor Daniel Defoe narra aventuras envolvendo espíritos e charlatões. As histórias são supostamente verídicas e todas foram contadas ao autor a partir de terceiros. O livro faz parte do box de livros de terror da editora L&PM Pocket juntamente com Drácula, Frankenstein, A Tumba e outras histórias e ainda O Médico e o Monstro.

A leitura é rápida, pois o livro conta com apenas doze contos. Apesar de a temática envolver fantasmas e o gênero do terror, as histórias não chegam a ser completamente assustadoras, contendo até mesmo um pouco de comédia em alguns dos contos, como ?Uma ilusão referente a um urso e um asno?, ?Os presuntos e o Quaker? e ainda o último conto do livro, ?O adivinho na Feira de Bristol?, um dos meus preferidos inclusive.

Pensando nas outras leituras que realizei das narrativas que vieram acompanhando Contos de Fantasmas nesse mesmo box, essa última leitura foi para relaxar e conseguir se divertir um pouco com o gênero. Daniel Defoe consegue de forma sucinta, assustadora e engraçada ao mesmo tempo, contar histórias sobre o mais variados tipos de estilos.

Juliane.Sturm 08/06/2021

Reais ou não.. aí você decide
Contos de Fantasmas de Daniel Defoe, foi publicado pela  L&PM Pocket em 1997 e as histórias foram escritas por volta de 1705.

Defoe - que acreditava profundamente em reencarnação - publicou estes contos (baseado em entrevistas ou relatos conhecidos) em seu jornal The Review.

Segundo ele, os contos da primeira parte são todos verdadeiros e com testemunhas e provas concretas.

Este livro é dividido em 2 partes. A primeira "Histórias verdadeiras de fantasmas" com 7 contos  a segunda "Fantasmas falsos e aventuras divertidas" com 5 contos. Todos de leitura fácil, rápida e é um excelente livro para se carregar na bolsa para ler enquanto está a caminho de algum lugar. Não são aterrorizantes (pelo menos atualmente - tenho certeza que na época que foi publicado,  deixou muitas pessoas sem sono ?), mas são gostosos de ler.

Daniel Defoe (1660-1731) ficou muito conhecido por ter escrito "As aventuras de Robinson Crusoé" e sua vida caracterizou-se pela intensa produção literária e jornalística.

#ACriatura #DanielDefoe #defoe #contosdefantasmas #fantasmas #robinsoncrusoé #lepmpocket

Geovana540 09/03/2023

Me surpreendi
Foi uma leitura muito interessante e divertida! Uma ou outra história não me prenderam tanto! Mas foi ótima a experiência!

Anna 21/04/2020

Cansativo
O livro é de contos de fantasmas, mas é bem pobre em assustar. Seu texto remete a tempos mais antigos de senhoria e empregados, mas mesmo tentando colocar um tom de realidade nas histórias não convence e a leitura é chata. Queria terminar logo

Daniel - S.P. 18/07/2014

4-O eclesiástico e o testamento perdido
5-Uma estranha experiência de dois irmãos
6-O diabo brinca com um mordomo
7-O diabo e o relojoeiro

Fantasmas falsos e aventuras divertidas:
1-Um acusador fantasmagórico
2-Uma ilusão referente a um urso e um asno
3-O fantasma útil
4-Os presuntos e o Quaker
5-O adivinho na Feira de Bristol

Karina 18/10/2014

Contos de Fantasmas - Daniel Defoe
A APARIÇÃO DA SENHORA VEAL - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe.

Iniciando mais uma obra aqui no Blog Casa de Livro, Contos de Fantasmas, aclamada obra escrita por Daniel Defoe, que mistura elementos incríveis em suas histórias.
Um livro recheado de contos maravilhosos que ficarão marcados em nossa mente.
A Aparição da Senhora Veal, nos conta a história de duas velhas amigas.
Senhora Veal sempre foi uma mulher elegante, com uma condição financeira boa. Nunca precisou se preocupar com suas vontades, sempre conseguiu satisfazê-las.
Senhora Bargrave, sempre foi mais humilde, porém muito mais feliz. Nunca conseguiu satisfazer todas as suas vontades, mas nunca deixou a melancolia lhe abater.
Sempre estavam juntas, se vendo, passeando. Conhecendo o mundo uma da outra.
Porém senhora Veal ficou gravemente doente. E todos os passeios com sua velha amiga cessaram.
Ela nem queria mais a sua companhia, não queria seus cuidados. Queria ficar em seu leito repousando e esperando o seu fim. Ela nunca foi muito de lutar mesmo.
Dois anos se passaram, sem contato, sem notícias.
Senhora Bargrave, já nada sabia sobre sua querida amiga. Mas nada abalou a amizade dessas duas.
O amor que nutriam uma pela outra era algo fora do comum. Mesmo separadas, os pensamentos sempre estavam juntos.
Um reencontro após esses dois anos, finalmente aconteceu. Mal podiam acreditar que estavam finalmente juntas novamente.
Duas horas de conversas, trocando confissões e segredos.
Mas quando Senhora Veal finalmente regressou para seu lar. A verdade explodiu, e sua amiga Bargrave ficou totalmente desolada.
Qual será o destino dessas amigas?
Qual a verdade que a Senhora Veal, de alguma forma, revelou?
Uma história fascinante, que não podemos deixar de ler.

Titulo: A Aparição da Senhora Veal - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Agora, as coisas que a senhora Veal, em sua aparição, queria doar eram tão desprovidas de importância, não havendo nenhum propósito de fazer justiça com a doação, que o projeto daquela senhora me parece consistir em habilitar a senhora Bargrave a demonstrar a verdade da aparição, confirmando ao mundo a realidade do que vira e ouvira, e garantindo a sua reputação no meio das pessoas razoáveis e compreensivas da humanidade.

-----------------------------------------------------------------

O FANTASMA EM TODOS OS CÔMODOS - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe.

Mais um conto escrito por Daniel Defoe, um ícone da literatura. O Fantasma em Todos os Cômodos, é um conto bem humorado e totalmente envolvente que compõe o livro Contos de Fantasmas.
Se passando em uma cultura antiga, somos transportados para uma vida totalmente luxuosa e burguesa.
Quando os senhores da casa resolveram fazer uma viagem, deixaram seu mordomo tomando conta de seu palácio. Muito preocupados com a onda de assaltos que estavam acontecendo, por causa de algumas gangues de vândalos criadas recentemente.
Mas eles não poderiam imaginar que uma figura distinta, estaria ajudando a cuidar de sua casa.
Alguns dias sozinhos no local e o mordomo já sentia uma áurea diferente, uma presença que o atormentava. Porém era impossível descobrir o que estava acontecendo. Ele estava com medo, muito medo do que poderia ser.
Assaltantes? Não eram assaltantes, se fossem já teriam atacado.

Fantasmas? Quem sabe, não dizem que os palácios antigos eram mal assombrados?
Ele foi procurar o Padre da cidade, contar-lhe tudo o que estava lhe provocando arrepios.
O Padre o aconselhou a contratar alguns guardas, para ficar de prontidão e armados do lado de fora. Se fossem alguns pivetes querendo provocar alguma arruaça ou assalto, logo seriam escorraçados do local.
Mas os dias se passaram e nada acontecida. O mordomo já gastou uma quantia exorbitante, seu patrão não iria ficar contente com isso. Era hora de mandar os guardas embora.
Essa decisão era o que os bandidos estavam esperando. Agora era hora de colocar todos seus planos em pratica. Entrar na casa, roubar toda a prataria, e queimar o resto.
Mas eles não poderiam imaginar o que encontrariam ali dentro.
Algo assustador e totalmente inesperado acontecerá.
Um conto leve e recheado de acontecimentos, que todos devem ler.

Titulo: O Fantasma em Todos os Cômodos - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Mas agora era diferente o caso, pois quando eles saíram da primeira saleta, ansioso pela prataria e dinheiro querendo logo em tudo bota as mãos, todo o grupo se precipitou na segunda saleta. E dessa vez quando o velho cavalheiro indicou o terceiro cômodo, eles não correram todos para o salão, mas quatro ficaram para trás na sala ou saleta de jogos. Não em virtude de ordem ou projeto, mas acidentalmente. Dessa forma caíram na seguinte confusão: Enquanto alguns deles gritaram do salão, que o velho lá estava outros respondeu da saleta: - Como é possível, como todos os diabos? Ele está aqui na sua cadeira, fazendo as suas macaquices.

O ESPECTRO E O SALTEADOR - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe

Não é novidade, que Daniel Defoe é um dos grandes e eternos nomes da literatura. Sua forma de escrever e detalhar os elementos são magníficos e únicos.
No livro Contos de Fantasma , composto por contos onde Daniel explora a ficção com a realidade, ele nos mostra suas facetas para a arte literária, suas diversas formas de escrever, levando o leitor ao delírio em todas as curtas histórias ali descritas.
O conto que iremos comentar agora, O Espectro e o Salteador, Daniel coloca o diabo como vítima de um ladrãozinho sem eira nem beira.
O diabo mascarado de viajante se encontra com um garoto humilde que lhe ajuda com suas bagagens.
Mas a fama do viajante já vinha de longe. Foi repassado pelos quatro cantos que o misterioso viajante carregava consigo dois sacos de dinheiro. Tão pesados que foi necessário dividir para não pesar em seu cavalo.
Prontamente todos os ladrões da vizinhança ficaram encantados com a ideia de tornarem-se ricos da noite para o dia.
Mas Hind, o Salteador, não poderia imaginar no que estava se metendo. Se sua intenção era cometer um assalto sem maiores problemas, estava muito enganado.
O Espectro esperava por aquilo.
Estava ansioso, aguardando uma alma corajosa para roubar-lhe o que lhe pertencia.
Estava contando os minutos para enganar mais um humano ganancioso.
Qual será o destino de Hind?
Conseguirá cometer o assalto ao qual foi designado?
Ou será apanhado pelo Espectro cruel?
Mas um conto que encanta através das palavras de Daniel Defoe.

Titulo: O Espectro e o Salteador - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Como é que você pode não dispor de dinheiro e, contudo, seus sacos são muito pesados para ficarem, os dois, de um lado só? Vamos, entregue o que tem, ou eu o farei em pedaços neste mesmo momento.

O ECLESIÁSTICO DO TESTAMENTO PERDIDO - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe

Mais um conto que compõe o livro Contos de Fantasmas, um clássico escrito pelo talentosíssimo Daniel Defoe, que nos apresenta histórias divertidas e emocionantes, todas contendo algo sobrenatural.
No conto intitulado O Eclesiástico do Testamento Perdido, Daniel nos surpreende novamente com sua incrível habilidade para fazer nascerem histórias magníficas.
Um médico fatigado que aproveita alguns minutos para ler um livro, um momento de descanso que será interrompido por uma figura misteriosa.
Primeiramente o Doutor teve a sensação de estar ficando maluco, ele tinha certeza absoluta de que havia trancado a porta.
Como pode aquele homem ter aparecido ali?
Como ele conseguiu entrar?
Quem será esse homem?
O espectro que apareceu em seu consultório tratava-se de um Eclesiástico que faleceu há alguns anos.
O falecido deixou uma fortuna, que seus familiares não podem usufruir, pois foram roubados.
Ele procura então o Doutor. Um homem honesto e totalmente fora da família, uma pessoa que poderá enxergar o problema de outro ponto. O homem que poderá salvar a sua família. E ajudar o seu neto a comandar o que é seu por direito.
O Doutor agora corre contra o tempo para ajudar um espectro, que virou seu amigo verdadeiro.
O Eclesiástico ajuda, através de informações, construindo meios para que o Doutor se aproxime de seu neto.
Agora a sorte foi lançada.
A vida dessa família está nas mãos de um desconhecido, que poderá salvar toda uma tradição.
O Doutor conseguirá encontrar o testamento perdido?
O jovem herdeiro abrirá as portas de sua casa para um desconhecido?
O Eclesiástico conseguirá uma eternidade de paz?
Mais um conto interessantíssimo, que Daniel Defoe nos presenteou.

Titulo: O Eclesiástico do Testamento Perdido - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Foi o espectro, ao que parece que começou a falar, pois faltou ânimo ao Doutor, como ele disse, de se dirigir à aparição. Digo que o espectro ou a aparição falou em primeiro lugar e expressou o desejo de que o Doutor não se amedronta

UMA ESTRANHA EXPERIÊNCIA DE DOIS IRMÃOS - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe

Mais uma história de Daniel Defoe que compõe o livro Contos de Fantasmas.
Cada conto lido me encanta de uma maneira diferente, e tenho certeza que todos os leitores irão adorar esse misto de sentimentos ao apreciar a obra de um dos maiores escritores já lançados.
Uma Estranha Experiência de Dois Irmãos, nos transportam para uma sociedade antiga. Onde cortejar a mulher era questão de bons modos, e de demonstração de afeto e amor.
Porém os dois irmãos, se apaixonaram pela mesma mulher.
O mais novo era completamente apaixonado pela Senhora em questão, sua vontade era realmente fazer dela sua esposa, ter filhos e constituir uma família. Poder apresentá-la a sociedade sem nenhuma vergonha, e mostrar a todos que o amor falou mais alto que a situação financeira.
Porém o irmão mais velho sempre sedutor. Ele adorava uma conquista e essa Senhora é uma das poucas que não deitou em sua cama.
O mais novo a amava.
O mais velho só queria diversão.
A Senhora, no entanto, sempre foi apaixonada por aquele que só deseja aproveitar de seu corpo.
O irmão mais sedutor, mais bonito, o que faz suas pernas bambearem.
Os dois começam então um duelo de sedução, para saber quem ficará com a moça, quem a terá em seus braços.
As guerras serão diárias.
Atentados contra a vida, um do outro.
Uma forma de mostrar que o poder, é que ganha.
Quem ficará com o coração da mulher disputada?
Na Guerra final uma figura aparecerá, e mostrará a verdade aos irmãos.
Qual Será o desfecho dessa magnífica história?

Titulo: Uma Estranha Experiência de Dois Irmãos - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Os dois jovens mantinham, cada um por seu lado, as suas pretensões, mas nenhum dos dois era tão discreto a ponto de esconder do outro, em certa medida, que alimentava propósitos quando à dama, sem, no entanto, revelar inteiramente a natureza de tais propósitos.

O DIABO BRINCA COM UM MORDOMO - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe

Mais uma vez Daniel Defoe nos surpreende com uma história arrepiante, que faz parte do livro Contos de Fantasmas.
No conto O Diabo Brinca com um Mordomo, somos levados para um jogo psicológico, onde o diabo brinca com o intimo de um homem comum.
O mordomo sempre foi muito simples, trabalhando há anos em uma mesma casa, sempre fez o seu trabalho com perfeição.
Mas era medroso, e esse medo foi usado por um espectro preso na Terra, para se divertir um pouquinho.
Mas o diabo também estava presente ali, atormentando o mordomo. Não para brincar e sim para descobrir segredos.
O mordomo então ficou totalmente perdido em seus sonhos. Ele imaginava serem pesadelos, mas na verdade estava sendo vigiado e aterrorizado por espíritos malignos.
O Diabo o aterrorizou de todas as formas. Aparecia para o mordomo lhe dando ordens, fazendo ameaças.
O único que poderia ajudá-lo era o espectro que estava preso na Terra. E uma luta foi travada no psico do homem.
O Diabo passou então a brincar com as formas. Lhe da ordens, e obrigar o mordomo a cumpri-las.
Uma guerra travada entre a terra e o inferno.
Onde seres imortais encontram-se no meio.
Onde o medo é a arma mais poderosa.
Qual será o fim do mordomo?

Titulo: O Diabo Brinca com um Mordomo - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Diante do que foi levado a um grande aposento, onde se encontravam em grande número pessoas santas para defendê-lo dos assaltos de Satã, entre as quais estava o famoso restaurador de pessoas enfeitiçadas, o senhor Geatrix, que morava nos arredores, e sabia, como se pode supor, como tratar o diabo tão bem quanto qualquer outra pessoa.

-----------------------------------------------------------------

O DIABO E O RELOJOEIRO - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe.

Daniel Defoe, mais uma vez nos arrepia com seus contos envolventes e alucinantes.
O Diabo e o Relojoeiro nos mostra um homem atormentado pelo demônio.
O Relojoeiro já não consegue enfrentar a vida, fraco psicologicamente, o diabo se apodera de seu corpo e mente.
A tortura é constante.
Quando as pessoas vão ao encontro do Relojoeiro, não conseguem entender o porquê de tais atitudes. O porquê de ele viver tão amedrontado.
Ninguém percebe o espectro que ao dele, vive.
Porém o objetivo do demônio é ir ainda mais longe, ele quer sangue, deseja morte.
O Relojoeiro foi amarrado no alto de uma torre.
Ele estava sendo enforcado, maltratado por algo desconhecido.
Nem sequer uma alma foi capaz de ajudá-lo.
Só uma mulher teria a coragem para enfrentar o espectro e salvar aquele homem atormentado.
O Relojoeiro conseguirá sobreviver?
O tempo esta passando.
Casa segundo é significativo na vida daquele homem.
O Diabo é forte, não esta querendo apenas se divertir.
Qual será o grande desfecho dessa história?
Mais um conto incrível que Daniel Defoe nos deixou de herança.

Titulo: O Diabo e o Relojoeiro - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

O homem ficou tão amedrontado e espantado que, não obstante toda a coragem que demonstrara antes caiu no chão como morto. E a mulher se viu forçada, por fim, a cortar a corda de que pendia o relojoeiro com um par de tesouras, o que lhe custou muito esforço.

-----------------------------------------------------------------

Um Acusador Fantasmagórico - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe.

Mais um conto que compõe a magnífica obra de Daniel Defoe.
Contos de fantasmas foi escrito com uma elegância extraordinária, que nos apresenta histórias distintas, e nos envolve a cada palavra lida.
Um Acusador Fantasmagórico, um conto que envolve suspense e fantasmas.
Um homem acusado de assassinar o Rei, obtendo seu julgamento de forma assustadora.
Nenhuma prova, até o momento, foi encontrada. Nenhuma marca ou registro que nos faça acreditar em sua culpa.
Tudo corre a seu favor, sem provas ou testemunhas, é certeza que será absolvido.
A cada segundo que passa ele se vê mais perto da liberdade.
Sente-se mais seguro de que poderá voltar a viver em paz.
Porém, mesmo com toda a felicidade, o medo permanece presente.
Ele sabe que enquanto o julgamento não for finalizado, continua correndo riscos.
O Juiz passa a ser mais firme em suas perguntas e afirmações.
Ele percebe que existe algo errado.
E nesse momento o rumo de seu julgamento muda.
Um acusador aparece no tribunal.
Alguém que poderá fazer toda a diferença em seu testemunho.
Um homem que deixará o acusado fora de si.
E que revelará a verdade.
Qual será o desfecho dessa história?
Ele será condenado?
Quem será o misterioso acusador?

Titulo: Um Acusador Fantasmagórico - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

A corte ordenou que lhe fosse dada uma cadeira, a qual, se não lhe houvesse sido oferecida, teria feito uma falta capaz de fazê-lo cair ao chão. Observou-se que, quando se sentou, aparentava grande consternação e que levantou as mãos várias vezes, repetindo: - Sou um homem morto! Um homem morto!

-----------------------------------------------------------------

UMA ILUSÃO REFERENTE A UM URSO E UM ASNO - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe.

Daniel Defoe sempre nos surpreende com suas histórias empolgantes.
Envolvendo-nos em mais um conto que compõe o livro Contos de Fantasmas, o autor nos mostra uma história divertida e assustadora.
Uma Ilusão Referente a um Urso e a um Asno, nos mostra a história de um homem da alta sociedade. Conhecido pelos seus belos cavalos e pela sua mania de sempre estar doente.
O Senhor referido, foi passar algumas horas papeando com amigos, e levou seu criado junto. Para companhia durante a viagem.
Após muito conversar, beber, estava sentindo-se bem e feliz. Pronto para voltar para casa.
Porém a noite já havia caído junto a ela uma nuvem negra que fazia a chuva torrencial assustar seu jovem cavalo.
Como estava perto de casa, decidiu continuar a viagem. Não poderia parar no meio de caminho. Só havia mato ali, não teria como se esconder.
Mas uma figura misteriosa apareceu para assustá-los ainda mais.
Um par de olhos hipnotizadores, no meio da noite.
Apenas aqueles olhos iluminados eram vistos.
Tratava-se de lua cheia, o Senhor não acreditava em lobisomens.
Apenas uma coisa poderia ser o demônio.
Seu cavalo ficou aterrorizado.
O criado Gervásio não sabia como agir.
Eles precisavam correr, para se salvar.
O demônio estava à espreita, e não tardaria a atacar.
Qual será o destino desses dois cavalheiros?
Será realmente o demônio?
Eles serão atacados?
Mais um conto que Daniel Defoe consegue nos prender e nos instigar.

Titulo: Uma Ilusão Referente a um Urso e a um Asno - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

E o sábio Senhor... Insiste até hoje que viu o diabo e que o reconheceu por seus grandes olhos, embora se saiba que um tem os olhos pequenos. Mas não é possível persuadir qualquer pessoa sujeita a pavores de que não viu o diabo, se viu alguma coisa, e se está certa de que não sabe de que se trata.

-----------------------------------------------------------------

O FANTASMA ÚTIL - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe.

Mais um conto que compõe o livro Contos de Fantasmas escrito pelo talentosíssimo Daniel Defoe.
Daniel tem uma maneira única de escrever, que nos cativa profundamente.
O conto de hoje O Fantasma Útil nos mostra uma história engraçada e totalmente envolvente.
Um homem que tinha um casarão que necessitava ser demolido. Ele sabia que o dinheiro a ser gasto no procedimento seria absurdo, e deseja de todas as formas poder gastar tal quantia com bebidas ou coisas mais gostosas.
Mas seria inevitável colocar a obra a baixo, ele precisava bolar uma forma de conseguir o feito sem gastar.
Foi então que uma ideia lhe ocorreu.
Chamou um rapaz para ficar vestido com um lençol branco, lhe pagaria algumas poucas moedas de ouro se lhe ajudasse em seu projeto.
Passou então a espalhar a noticia de que havia um fantasma morando no local.
Um fantasma que guardava um grande tesouro.
Logo a notícia se espalhou de tal maneira, que todos passavam por lá para tentar enxergar o fantasma que tanto arrepiava a população.
A veracidade foi confirmada, e com ela foi confirmado que o tesouro deveria realmente existir então.
Os homens se juntarão, e pediram ao dono do casarão para escavar aquele chão e encontrar um tesouro ali perdido.
Esse era o objetivo do homem, ele disse que poderiam sim colocar aquela construção para baixo, mas se encontrassem um tesouro, deveria dividir com ele.
Os homens cairiam naquela armadilha?
Trabalhariam de graça, em busca de um tesouro que não existe?
Daniel Defoe consegue nos surpreender novamente.

Titulo: O Fantasma Útil - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Era tão forte a convicção, suscitada pelos passeios da aparição, de que encontrariam dinheiro que nada podia diminuir o afinco com que os aldeões trabalhavam. Como se as almas das velhas monjas ou frades ou de quem quer que fosse que ali escondera qualquer tesouro, supondo que havia algum tesouro escondido, não conseguissem repouso, ou pudessem preocupar-se com que o dinheiro fosse achado, tantos anos depois, pois a construção tinha quase duzentos anos.

-----------------------------------------------------------------

OS PRESUNTOS E O QUAKER - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe.

Novo conto que faz parte do livro Contos de Fantasmas escritos por Daniel Defoe.
Daniel, sem dúvidas, é referência no mundo literário. E cada conto que temos a honra de apreciar, nos encanta cada vez mais.
William Miller, o Quaker, era um homem incrivelmente rico e apaixonado por presunto.
Alguns dos moradores mais pobres da redondeza, que não tinha o dinheiro suficiente para comprar a iguaria da época, sempre rondava a mansão de William. Sonhavam com o dia em que o homem tivesse a humildade de dividir seus quitutes.
Mas o Quaker era extremamente egoísta.
Não tinha a mínima vontade de dividir sua grande carga de presuntos com ninguém.
Foi então que uma gangue foi formada.
Alguns homens decidiram invadir a casa do Sr. Miller, e roubarem os preciosos presuntos.
Mas o plano não saiu conforme o esperado.
E uma desculpa maligna foi inventada.
William acreditará que sua casa foi invadida por demônios?
Seus presuntos serão roubados?
A gangue sairá impune de tamanha malandragem?
Mas um incrível conto escrito por Daniel Defoe, que nos diverte e arrepia.

Titulo: Os Presuntos e o Quaker - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Meu nome é moleque, e venho das regiões infernais como embaixador extraordinário de meu patrão, o alto e poderoso príncipe Belzebu.

-----------------------------------------------------------------

O ADIVINHO NA FEIRA DE BRISTOL - (Contos de Fantasmas) - Daniel Defoe.

Mais um conto que compõe o livro Contos de Fantasmas, escrito pelo talentosíssimo Daniel Defoe, que nos deixou como herança literária suas histórias arrepiantes.
O Adivinho na Feira de Bristol nos leva para uma época onde as pessoas eram totalmente ingênuas, muitas delas acreditavam em tudo o que lhe era dito ou apresentado.
A feira de Bristol era famosa, por aquelas bandas, por sua diversidade em atrações apresentadas.
E ali se encontrava o adivinho. Na realidade ele fazia com que as próprias pessoas que lhe procuravam, indicassem o que queriam saber, o que esperavam que ele adivinhasse.
E assim ganhou fama de adivinho, mestre e conselheiro.
Mas foi certo dia em que uma humilde garota foi procurá-lo, que o adivinho passou a usar das mais aterrorizantes artimanhas para ajudá-la e conseguir um valor financeiro, que nunca imaginou receber de uma cliente.
A bela em questão estava grávida, era apaixona por Tómas, porém o mesmo não queria perder sua mocidade e nem prender-se a apenas uma única mulher.
A menina chorava, pedia a ajuda do adivinho. O que fazer para que Tómas fique com ela?
Como irá criar a filha sozinha, sem a ajuda do rapaz?
O adivinho brincou com o psicológico de Tómas, por uma quantia absurda, ele prometeu que faria o jovem casar-se com ela.
E passou então há aterrorizar os dias e a noite dele.
Ameaças eram proferidas, fantasmas e demônios o perseguiam.
Tómas já não aguentava mais aquela vida assustadora, ele precisava se livrar de tudo o que estava perseguindo-o.
E foi então atrás do adivinho, em busca de ajuda.
Agora era o grande momento, de fazer com que os dois se casem.
O Adivinho conseguirá persuadir Tómas a casar-se?
Ou será descoberto pelo inteligente rapaz?
Mais uma história envolvente a eletrizante.

Titulo: O Adivinho na Feira de Bristol - Contos de Fantasmas

Karina Belo.

Eu, com a ajuda de minha arte, que é a melhor vereda para a descoberta da verdade oculta, e pelo comércio com seres invisíveis que me informam de tudo a ser conhecido, e para o serviço dos que vêm buscar assistência de meu sublime gênio, digo, mediante o meu julgamento infalível, descobri que a pobre moça escondera de mim uma coisa que não deveria ter escondido.

site: www.casadelivro.com.br

z..... 03/10/2015

A abordagem favorece o mistério e emoções com o desconhecido, diferentemente dos padrões atuais marcados pela violência e detalhamento dos elementos do terror. Essa sutileza do livro justifica-se pelo período de publicação, a cerca de trezentos anos, quando havia outra mentalidade e receptividade quanto ao desconhecido.
Os contos estão agrupados em reais e fictícios, vendo-se um fascínio de Defoe em caráter jornalístico nas histórias ditas reais. A razão disso, segundo informações biográficas, está na crença em temas sobrenaturais como hoje são propagados pelo espiritismo.

Sem querer ser muito chato no spoiler, em linhas gerais os contos são:
- A aparição da senhora Veal (relato de um surpreendente encontro entre duas velhas amigas);
- O fantasma em todos os cômodos (o que mais gostei, sobre um grupo de assaltantes e o macabro desenrolar de seus planos);
- O espectro e o salteador (um funesto recado do além);
- O eclesiástico e o testamento perdido (notadamente uma história de sugestão espírita);
- Uma estranha experiência de dois irmãos (ilustra bem o que disse sobre a valorização do mistério);
- O diabo brinca com um mordomo (lembrei a passagem bíblica em 1 Pedro 5:8 e outros hoje denominariam poltergeist)
- O diabo e o relojoeiro (nenhuma surpresa quanto ao pai da mentira).
Essas são defendidas como verdadeiras por Defoe, com circulação no jornal em que trabalhava.

As fictícias, causos que brincam com o sobrenatural em relação a crença popular, são:
- Um acusador fantasmagórico (impressiona pela postura do juiz, que utilizou uma passagem bíblica em Josué 7:19)
- Uma ilusão referente a um urso e um asno (gaiatice com a ignorância);
- O fantasma útil (cinismo total, sobre manobra interesseira em relação a debilidade da fé);
- Os presuntos e o quaker (novamente a gaiatice e aproveitamento da debilidade na fé);
- O adivinho na Feira de Bristol (a mais longa e menos atrativa em minha leitura, sobre as artimanhas dos adivinhadores).
E não é que algumas das histórias desse segundo grupo se repetem hoje... Não duvido.

Gostei da obra! Acredito também que seriam muito atrativas em uma adaptação em quadrinhos. Será que já tem?

Tata 29/12/2015

Fraco
Não foi o tipo de leitura que prendeu a minha atenção. Decepcionei. Não, não é terror, são apenas histórias de fantasmas.

Thainá - @osonharliterario 21/01/2016

Histórias verdadeiras ou farsas?
Sabe aquelas histórias de terror que são contadas em volta de fogueiras em acampamentos? As histórias desse livro se encaixam perfeitamente nesse ambiente.
O livro é recheado de contos sobre fantasmas, tanto verdadeiros como falsos. São 7 contos baseados em fatos, onde o autor lhe conta o que aconteceu e porque tem tanta certeza de que é verídico. São 5 contos que falam sobre fantasmas falsos, basicamente criados pela imaginação do homem, onde ele diz com clareza sobre a farsa.
Não são aquelas histórias de te fazer ter medo ou de ficar apavorada, mas são pra nos deixar pensando um pouco mais sobre se existe de fato ou não esses tais fantasmas, nos mostrando também que nem sempre aparecem para fazer o mal.
Vale a pena dar uma conferida!

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Lu 21/05/2017

Desapontante...
Todas as histórias são sem graça, não têm absolutamente nada de assustadoras... contos sobre casos supostamente sobrenaturais, bem leves e breves. Realmente me desapontei.

Priscila 29/06/2018

Terror antigo
O conto do livro que eu achei melhor foi O adivinho na feira de Bristol, pois tem um toque humorístico. Os outros contos não gostei muito, embora tenha achado o livro interessante, pois as histórias revelam a ingenuidade dos sentimentos das pessoas daquela época em relação ao sobrenatural, diferente da nossa ingenuidade atual. Constatar que avançamos um pouco no conhecimento do mundo dos "fantasmas", mas que ainda temos fascínio por essas histórias, já vale a leitura do livro.

Vinhoinhoinho 27/04/2024

Eu comecei a leitura todo julgando pela convicção do autor em dizer q os primeiros contos eram verdadeiros q por um tempo eu pensei "eu nn devia ter levado esse pra casa", mas assim q os contos falsos começaram eu tava me divertindo mt já. O autor sabe escrever diálogos q pegam a gente

E tenho q dizer, eu adoro ler livros pocket, eles são fofos e gosto d como eles ficam na minha mão, além d geralmente serem histórias curtas ou contos

1 | 2 | 3 | 4