Contos de Fantasmas

Contos de Fantasmas Daniel Defoe

Resenhas - Contos de Fantasmas

1 | 2 | 3 | 4

Vinhoinhoinho 27/04/2024

Eu comecei a leitura todo julgando pela convicção do autor em dizer q os primeiros contos eram verdadeiros q por um tempo eu pensei "eu nn devia ter levado esse pra casa", mas assim q os contos falsos começaram eu tava me divertindo mt já. O autor sabe escrever diálogos q pegam a gente

E tenho q dizer, eu adoro ler livros pocket, eles são fofos e gosto d como eles ficam na minha mão, além d geralmente serem histórias curtas ou contos

Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/10/2017

Histórias de fantasmas sem terror
Segundo o autor, o livro divide-se em duas partes: na primeira, narrativas de contos ditos como "reais" e, na segunda, contos de ficção. Lembra daquelas histórias de fantasmas que ouvimos dos nossos avós? O livro caminha bem por esse viés.

Não espere aqui histórias horripilantes, medonhas e sangrentas, com bastante carnificina, pois não acharás. Na segunda parte do livro, inclusive, alguns contos passam até certa dose de humor e outras reflexões de cunho moralista.

Eu gosto dessa escrita mais clássica e elaborada, com uma generosa carga de elegância que os grandes escritores nos presenteiam. Só isso já valeu a leitura.

Ana 30/05/2017

Gosto muito de literatura setecentista, inglesa, e de Daniel Defoe, além de temas sobrenaturais. Esse livro é um excelente entretenimento, com algumas críticas ao charlatanismo em alguns casos da época, bem como valiosos conselhos em meio a muito bom-humor, tipicamente inglês.

Ana S. 26/01/2009

Bom pra aguçar o gosto pela leitura!

Isa Soares 03/10/2015

Como o próprio título já diz o livro trata de um assunto de interesse geral e dual quanto a existência desses seres que intitulamos fantasmas. O livro é dividido em duas partes: a primeira trata- se de histórias "reais" e a outra de aparições fictícias. Alguns contos são interessantes outros nem tanto. Estão cercados de carga religiosa o que mostra o tamanho da religiosidade do autor que também a todo momento quer provar para o seu leitor que aquilo que ele está narrando é real.
Fiquei interessada em saber se o contos intitulados de "reais" foram mesmo verdadeiros, mas infelizmente não encontrei nada a respeito. Mas acredito que deve haver muitos acrescimos vindos da imaginação, pois os contos foram transmitidos oralmente e então quem mete o conto acrescenta um ponto.
Imagino o quão divertidas e aterrorisante seriam essas histórias no séc. XIX quando elas aconteceram e ainda mais seria ser fossem lidas a noite ao pé da lareira há luz de velas. Mas temível mesmo só para aquela época. Hoje somos céticos demais para acreditar nessas inocentes histórias. Indico apenas para aqueles que como eu querem ler algo do gênero, mas são medrosos demais para algo mais forte.

Daniel - S.P. 18/07/2014

4-Os presuntos e o Quaker
5-O adivinho na Feira de Bristol

Menina.Jasmim 02/01/2014

Contos de fantasmas
Não leia se está atrás de contos de terror. Uma série de contos que falam sobre a aparição de fantasmas e a maioria nem são tão legais assim (é como se o autor quisesse mais convencer o leitor de que aquilo é verdade do que contar a história de fato).

site: http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/

Kenia Pinheiro 20/07/2013

Putz, mas que livrinho chato! Os contos são muito mal narrados, nem! Vou ter que ler "Robinson Crusoé" pra ver se fiquei com raiva do autor... auhauhsuahushau

Jéssica Stern 11/10/2012

Na época em que foi escrito deveria ter sido interessante/revolucionário
Mas, hoje em dia, parece-me um tanto difícil que se acredite em fantasmas como os descritos no livro como parte de "histórias verdadeiras".
Por outro lado, a parte de "fantasmas falsos e aventuras divertidas" é engraçada, bem construída, e, como na história do adivinho, até bem desenvolvida, fazendo com que a leitura se torne muito mais interessante, por não precisar estar afirmando sua veracidade ao fim de cada página.

Danielle 26/02/2012

Contos de Fantasmas.
O livro reuni várias histórias de aparições de fantasma ou do diabo(reias e fictícias), algumas são boas mais não são tão assustadoras assim. Enfim apenas 3 histórias do mesmo que eu gostei.
É um livro pequeno e rápido de ler pra quem gosta de contos eu recomendo mas não espere muito dele.

Márcia Regina 23/11/2011

Quando penso que ele realmente acreditava em fantasmas, que o que ele escrevia era mais relato verídico do que casos e lendas, minha leitura adquire um tom diferente.

Luci Eclipsada 06/09/2010

Histórias para serem contatas em volta da fogueira
Contos de Fantasmas (Daniel Defoe, L&PM Pocket - 128 p.) é um livro de bolso onde o leitor, ávido por histórias sobrenaturais, poderá ter, em certa medida, seu gosto satisfeito pelo modo como Defoe narra as histórias que mais se parecem com aqueles causos que ouvimos em volta da fogueira em dias soturnos ou, aquelas histórias que os "mais velhos" contam com a firme convicção de que são reais e que nos leva, muitas vezes, a sentir um certo arrepio na espinha só de imaginar na possibilidade de tal veracidade.
O livro se divide em duas partes: Histórias verdadeiras de fantasmas e Fantasmas falsos e aventuras divertidas; onde o leitor vislumbra os "supostos" acontecimentos tal qual foram narrados a Defoe, isto é claro, na primeira parte de livro em que os contos apresentados são baseados em histórias reais o que dá ao livro um toque todo especial.
No entanto, a segunda parte não pode ser desmerecida, mesmo porque, analisando o teor dos contos, podemos perceber não só como as pessoas, por vezes, podem tirar proveito do "fantástico" para enganar os tolos como também, em certos momentos, nos deixamos levar por nossos próprios medos e criamos fantasmas para justificar nossa própria fraqueza de espírito mediante certas situações.
No mais, as histórias são simples e curtas e como todo bom conto não podem ser dissipadas de nossa mente sem antes nos causar algum desconforto. Leitura recomendada.

1 | 2 | 3 | 4