Seguindo a Correnteza

Seguindo a Correnteza Agatha Christie

Resenhas - Seguindo a correnteza

Gislene.Batalha 28/05/2023

Seguindo a correnteza
A família Cloade é sustentada pelo milionário empresário casado com uma jovem.
Quando ele morre sua herança fica para a viúva.
Observamos neste livro o que o poder do dinheiro é capaz de fazer com as pessoas.

Carlos Nunes 26/12/2023

POIROT SOFRE BULLYING
Livro bem peculiar dentre a obra da Agatha, por se tratar de um dos poucos que menciona explicitamente a II Guerra - inclusive se inicia durante um bombardeio. Também é um dos que expõe mais abertamente a mentalidade preconceituosa e xenofóbica da sociedade inglesa da época (e que muita gente atribuiu à própria Agatha, ao que parece, injustamente). Em diversos momentos personagens citam os "indesejáveis" forasteiros, demonstrando desejo de livrar-se deles - em diversas cenas, o detetive Hercule Poirot, que é belga, sofre comentários preconceituosos e em uma delas é abertamente hostilizado por uma senhora idosa. Só esse aspecto, bastante incomum na obra da autora, já valeria a leitura do livro, mas a trama também é muito boa, girando em torno de uma herança de um milionário que morre durante um bombardeio e que vai parar nas mãos da sua jovem esposa, ingênua e totalmente controlada pelo irmão. Até que surge um outro personagem que diz conhecer seu primeiro marido, supostamente falecido, e que pode fazer com que o direito à herança volte para a família, mas esse homem aparece morto, e é aí que entra Hercule Poirot, para solucionar a questão. Trama bem interessante, com as reviravoltas e armadilhas típicas da Agatha, que mais uma vez conseguiu me enganar. Um outro detalhe desse livro é que, embora a solução do caso seja perfeita, o arremate final da história deixou muito a desejar, revelando o quanto a autora, apesar da fama de progressista, ainda estava presa às convenções sociais da época.

V_______ 15/03/2020

Cobiça
Em Seguindo a Correnteza somos apresentados a família Cloade, acostumada a viver sob as asas do milionário Gordon Cloade, casado a pouquíssimos dias com a jovem Rosaleen é pego em um borbadeio, deixando sua fortuna para a esposa. Porém os outros membros da família Cloade já contavam com essa fortuna, assim Rosaleen terá de enfrentar os Cloade e um assassinato acontece, podendo mudar completamente o rumo das coisas.

Emilia Yumi 04/07/2020

Muita cobiça em poucas páginas...
Mais uma história com o detetive Hercule Poirot.
Aqui a história começa com a jovem viúva Rosaleen herdando a grande fortuna deixado pelo marido morto George Cloade. Logicamente a família não gosta nenhum pouco desse destino.
Todos os membros da família Cloade eram dependentes financeiramente de George, passam a pedir pequenos empréstimos a Rosaleen, até que surge um chantagista dizendo que o primeiro marido de Rosaleen ainda está vivo. Rosaleen teria tudo a perder e a família Cloade teria tudo a ganhar...
O irmão de Rosaleen tenta pagar ao chantagista para calar a sua boca mas o encontra morto...
Entra em cena Hercule Poirot para desmascarar todos os mentirosos nessa família e encontrar a verdade... uma história de muita cobiça e ganância.... e até que ponto as pessoas chegam para tentar ficar com a fortuna...
Eu tinha a minha suspeita mas novamente a rainha do crime conseguiu me enganar... Gostei bastante desta história. Recomendo a todos que gostem de um bom suspense.... Boa leitura!! ;)

Patrícia 06/04/2021

A genialidade de Agatha Christie sempre me surpreende. Talvez por isso ainda adoro seus livros, gosto de ser surpreendida em minhas leituras e, mesmo sendo uma releitura, pois li a maioria dos seus livros na adolescência, a rainha do crime continua me surpreendendo.
Genial. Super recomendo.
Haha, sigo não elucidando os crimes?

Patresio.Camilo 04/03/2023

UMA LEITURA LEVE E INTERESSANTE
Seguindo a correnteza, é mais uma história de Hercule Poirot.
Começa durante a segunda guerra mundial, nos famosos bombardeios de Londres, quando Gordon Cloade morre tragicamente deixando sua recém e jovem viúva Rosalee e seu irmão David.
Após um lapso temporal, somos apresentados à família Cloade, um clã que se acostumou a viver sob a proteção do agora falecido Gordon e que devido a este casamento, estão todos na penúria.
A história vai se desenrolando, e na realidade sem crimes mirabolantes, mas claro que haverão mortes.
Uma das vantagens são os capítulos curtos e rápidos, que deixa a leitura bem fluída e leve.
Particularmente este livro me lembra muito o "É fácil matar", também da Agatha.
Claro que o livro termina com Poirot sempre dando seus shows, tanto com suas pequenas células cinzentas bem como sua moral peculiar.
Enfim, uma leitura que vale e muito a pena.

Carline 25/09/2023

Odiei o final
Eu amo a Agatha, porém esse livro foi bem clichê , e esse final da Lynn foi extremamente absurdo e sem noção

Wallace 27/12/2020

Não podemos descartar ninguém...
E é bem isso que temos que ter em mente quando começamos a leitura de Seguindo a Correnteza. Uma obra boa, não a melhor, porém com um enredo fluído. Confesso que o final me deixou perplexo pela atitude de uma personagem, mas isso para os moldes da nossa sociedade hoje, perfeitamente compreensível na época de Ágatha.

Patricia 19/04/2022

Eu classifico esse livro como o pior que já li da Agatha. Todo o enredo é extremamente óbvio e cheio de clichês. Sem contar que o final é ofensivo, não vou entrar em detalhes para não dar spoilers.