A vida secreta de Marilyn Monroe

A vida secreta de Marilyn Monroe J. Randy Taraborrelli

Resenhas - A vida secreta de Marilyn Monroe

Priscila Bennati Santana 10/04/2021

Mesmo passado tantos anos de sua morte, Marilyn Monroe continua a ser uma das grandes musas do cinema e sua notoriedade não tem previsão de diminuir, assim como a curiosidade sobre os detalhes de sua vida. Nascida Norma Jean Baker, teve uma infância extremamente complicada, pois sua mãe e avó sofriam de graves doenças mentais, esquizofrenia paranoide, e Norma foi criada em um lar adotivo, no começo, por uma vizinha e amiga de sua avó. Mas a mãe por muitos anos tentou recuperá-la, sem sucesso. Quando finalmente conseguiu ficar com Norma, morando com sua amiga Grace, a menina pouco a conhecia, o que tornava tudo ainda mais difícil. Em alguns meses, sua mãe sofreria um surto e teria que ser internada. Norma passou então por lares adotivos e orfanatos, até se casar muito jovem para ter um lar, finalmente. Enquanto Jim, seu primeiro marido, era convocado para a guerra, Norma começou a aceitar trabalhos de modelo e fazer muito sucesso. Tudo a inclinava para enfim realizar seu grande sonho de ser atriz. Mas para isso, seu casamento teve que terminar, pois Jim queria uma esposa que ficasse em casa, não uma atriz. Nascia ali, Marilyn Monroe. Sua carreira foi cheia de glamour, mas também de muitos percalços. Além de diretores e executivos que só a enxergavam como uma loira burra, tinha que lutar com sua baixa auto-estima e insegurança. Além disso, havia sempre o medo que a doença mental que acometia sua família, um dia viesse a se manifestar nela. Marilyn sempre viveu em busca de amor, de uma família, de um lugar que fosse especialmente dela. Mas nunca conseguiu achar realmente. Apesar de ser a maior estrela que o show business já conheceu, se sentia muito só. Impossível conhecer a história de Marilyn e não se apaixonar por ela!

Pietra Bricoli 09/01/2021

Norma Jeane ou Marilyn Monroe
Tenho este livro a vários anos e por não estar acostumada com o tipo de escrita dele fui lendo aos poucos e demorei todo esse tempo para finalizar.
Apesar disso é extremamente completo. O autor faz um panorama completo da vida de Norma Jeane e sua "personagem" Marilyn Monroe. A forma como foi construído permite entender toda sua trajetória, desde sua infância até a morte.
Outro fator muito interessante é a forma como as teorias e suposições acerca da vida da atriz são tratadas. É impossível não menciona-las, mas no livro são apresentados evidências de cada acontecimento, depoimentos, e em alguns casos a falta de base para certas informações que se tornaram famosas mesmo sem comprovação.

Ivan de Melo 18/09/2020

A mulher e o ícone: a complexidade por trás de Marilyn Monroe
Marilyn Monroe é sem sombra de dúvidas uma figura que paira no imaginário coletivo de homens e mulheres, jovens e adultos. Sua imagem retorna em todas as citações a cenas como o vestido esvoaçante sobre a tubulação do metrô ou da sedutora versão de “Happy Birthday Mr. President”. A cultura pop realiza parte deste trabalho como o fez recentemente no filme ”Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa” (Dir. Cathy Yan, 2020) e no clipe da música “Diamonds” de Meghan Thee Stallion e Normani que integra a trilha sonora do longa, ambos fazendo referência a comédia musical “Os Homens Preferem as Loiras” (Dir. Howard Hawks, 1953) protagonizado pela atriz quase setenta anos depois. Ao legado de sua fama marcada por sua beleza soma-se uma obscura parcela de especulações sobre a sua morte precoce aos 36 anos em 1962 por overdose de medicamentos. Sua fama e sua morte, no entanto, não são suficientes para compreender a complexidade da mulher por trás da atriz.

“A Vida Secreta de Marilyn Monroe” foi escrito por J. Randy Taraborrelli, escritor estadunidense famoso pelos trabalhos biográficos sobre a vida de ícones da política, do cinema e da música, como em “Michael Jackson: A Magia e a Loucura” (Editora Globo, 2005). Foram anos de pesquisa para levantar os aspectos mais pessoais da vida de Norma Jeane, a garotinha que cedo fora separada de sua mãe e que foi influenciada por aqueles que a orbitavam a fazer uso de sua beleza no show business. Muitas foram as pessoas que fizeram parte da vida de Marilyn e estes relacionamentos são todos explicitados neste livro, dos anônimos como a sua meia irmã Berniece Baker que foi seu porto seguro em diversos momentos de crise, e James Dougherty, o primeiro marido de Norma Jeane que casara pela primeira vez aos 16 anos em busca de sua liberdade; aos famosos, como seus conturbados casamentos com o jogador Joe DiMaggio e o dramaturgo Arthur Miller, sua amizade colorida com o cantor Frank Sinatra, e a sua intensa relação com a família Kennedy, cujos irmão John e Bob seriam os catalizadores de uma série de mudanças na vida pessoal de Marilyn.

Apesar de munir-se de documentação inédita sobre a suposta relação entre a atriz e Robert Kennedy, Taraborrelli está longe de corroborar com os boatos ou de sensacionalizar os lugares mais sensíveis da trajetória da atriz, e procura tecer um retrato mais humano do mito Marilyn Monroe. A sua preocupação com o seu estado mental e com suas crises de paranoia, o abismo que a separava de sua mãe Gladys Baker e o desejo de se desvencilhar da imagem de “loira burra e sexy” que sempre a acompanhou são temas também presentes nesta biografia, talvez o material que distinga de fato este dos numerosos trabalhos sobre sua vida, e foram muitos ao longo dos anos. Taraborreli também se dedica a explorar os pormenores das relações de Marilyn com a indústria cinematográfica como suas desavenças com a 20th Century Fox, o fracasso das filmagens do incompleto “Something’s Got to GIve” (1962) e suas tentativas de fundar a sua própria produtora pela qual poderia ter maior autonomia para escolher os papeis que atuaria.

Parafraseando James Haspiel, historiador da vida da atriz e entrevistado por Taraborrelli, a vida de Marilyn Monroe foi como a trajetória de um cometa, fugaz e estonteante para todos os que a acompanharam. Esta edição acompanha uma ficha com toda a filmografia da atriz, o que me levou a fazer uma verdadeira imersão em todo o seu trabalho. A experiência é gratificante.

Lara ? 17/09/2015

Marilyn ?
Como faz para ler no aplicativo?

Flávia 11/03/2015

A VIDA SECRETA DE MARILYN MONROE - J. RANDY TARABORRELLI
Biografia muito bem elaborada, rica em detalhes, e excepcional na pesquisa feito pelo autor J. Randy Taraborrelli. Além de ter por base várias biografias de um dos maiores símbolos sexuais de Hollywood, ele não se deteve, entrevistou pessoas ligadas ao passado de Norma Jean, futura Marilyn Monroe, muitos biógrafos, jornalistas e teve acesso, inclusive, aos arquivos do FBI. Tudo isso, formando a composição perfeita para uma biografia de peso.
Essa obra vai além de outras biografias sobre Marilyn Monroe, ele entra intimamente na vida, na alma, na essência do que a atriz foi.
Mostra o quão humana Norma Jean era, e o que Marilyn Monroe significava para ela. Quem era Marilyn Monroe na visão de Norma Jean?
Desmerece certos fatos, que segundo o próprio autor, não passam de mitos. Oferece novos fatos, novas perspectivas sobre quem realmente foi e quem realmente era Marilyn Monroe. Os primeiros passos, as pessoas que influenciaram em sua ascensão ao estrelato, seus medos, seus romances, tristezas, fragilidades, o envolvimento com a família Kennedy, o marido abusivo, o marido ausente e muitos mais.
E finalmente sua fatídica e precoce morte.
Uma das melhores biografias disponíveis.

site: http://umaleitoranadapopular.blogspot.com.br/

Mariana Melo 31/10/2014

Confesso que não sou desses fãs de Marilyn Monroe que viajam na beleza dela, etc. Acho que ela era sim maravilhosa e encantadora, mas o que me cativa na história dessa mulher são seus paradoxos. Foi a mulher menos amada na sua vida pessoal e mais amada pelo mundo. Um simbolo sexual com uma série de relacionamentos frustrados. Uma filha abandonada pela mãe que nunca conseguiu ter os seus próprios filhos. A lista é extensa. E este livro nos permite entender melhor a icógnita que foi a Marilyn.

Julieta de Lacerda 11/04/2014

A incrível história da pequena Norma Jeane que foi dada pela mãe Gladys para pais adotivos pouco depois de nascer, "que passou a infância em lares temporários, sem nunca saber como era ter um lugar dela, como era ser amada", e se transformou em uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade.

"Marilyn Monroe era bonita. Marilyn Monroe era sexy. Marilyn Monroe era deliciosa... sempre deliciosa. Todos sabiam disso. Ela não era só um símbolo sexual. Era o símbolo sexual. Mas era um tipo de apelo sexual iniciado, desenvolvido e aperfeiçoado por ela. seu apelo sexual era infantil, inocente, tentador, radiante - expressivo e disponível como uma tigela de morangos frescos arranjados sobre creme... A criação de Marilyn Monroe fez de uma garota rejeitada e sem lar a mais desejada, sobre a qual mais se escreveu, a mais analisada, comentada, especulada e desejada de sua era" (Charles Casillo).

Carol 05/08/2013

O livro se trata de uma biografia de Marilyn Monroe, contudo, é diferente da maioria das biografias que já li sobre ela.. traz algumas novas informações, curiosidades. Antes eu admirava ela como atriz, cantora e por sua beleza, mas por mais que eu gostasse do seu trabalho não a admirava tanto como pessoa, tinha a ideia de ela ser simplesmente mais uma famosa conturbada que se deixou levar pelo dinheiro, ou pelo sucesso..

E se admirando sua beleza e seu trabalho eu já era MUITO fã, depois de ler esse livro eu passei a admirar a pessoa que ela foi além do ícone imortal de beleza, fama e estrelato que se tornou.

Começando por sua infância, podemos conhecer mais sobre parte de sua família. Sua mãe, assim como vários membros da família, sofre com problemas psíquicos e assim Marilyn passa a morar com uma vizinha, Ida Bolender. Mas não perde total contato com a mãe, que reaparece em poucos momentos da infância e mais vezes anos mais tarde, mas não é um convívio saudável entre mãe e filha, tendo em vista que Gladys (mãe da Marilyn), sofre com problemas mentais. Marilyn (ainda como Norma Jeane), é criada por Ida e sua família. Mais tarde vai morar com Grace (amiga de Gladys), depois passa a viver em um orfanato, volta a morar com Grace, vai morar sozinha.. enfim, Marilyn com certeza já teve uma infância conturbada, sem uma família estruturada e um lar que proporcionasse nem o mínimo do que toda criança precisa.

Logo mais Marilyn passa por vários acontecimentos, entre eles estão os casamentos, o início e decorrer da carreira, as amizades...

Mas estes acontecimentos não foram tão normais quanto se espera, Marilyn foi uma mulher que viveu com medos, inseguranças.. o medo de sofrer do mesmo problema psíquico de tantos de sua família, o medo de não conseguir satisfazer as expectativas que criaram para ela. A dependência de remédios tranquilizantes para tentar amenizar todos estes medos, a tristeza por perdas de pessoas importantes.

E com todas estas dificuldades, conseguir fazer ótimos filmes, conseguir manter o sorriso lindo, a imagem que devia manter, suportar tudo o que criaram envolta dela, como não passar a admirá-la ainda mais?

Me surpreendi com muita coisa que li nesse livro. Pra quem se interessa pela história dela, com certeza vai amar o livro, porque ele traz informações que tantos outros deixaram de lado.

Os únicos problemas que achei no livro foram erros de ortografia em excesso que me incomodaram, e por ter poucas fotografias.

No mais, AMEI e recomendo.

site: http://hconcours.blogspot.com.br/

sofia 08/04/2013

Norma Jeane
"Essa é uma história de uma garota chamada Norma Jeane Baker. Alguém que prosperou apesar de obstáculos aparentemente insuperáveis e grandes contrariedades. Ela se criou, tornando-se uma mulher mais fascinante do que até ela considerava possível. E diante de sua mente deficiente, lutou para manter viva essa criação - não para ela, mas para nós. Realmente, Marilyn Monroe existiu. Embora a mulher dentro dela às vezes tenha duvidado desse fato, nós sabíamos mais do que ela. Marilyn investiu boa parte de sua energia, sua vontade, projetando uma imagem de beleza impossível e suprema alegria. Mas, com a aproximação do fim, sua noção de quem ela era realmente foi se afastando mais e mais daquele ideal - até não poder mais fingir. Sua escolha, por mais horrível que possa ter parecido, foi essa: admitir para o mundo que Marilyn Monroe agora não era mais que fumaça e espelhos, ou morrer. Em 5 de Agosto de 1962, Marilyn Monroe deu ao mundo tudo que ainda tinha para dar - conhecimento de que ela era, e sempre seria... nossa."

Daniela 10/08/2012

ótimo livro. Retrata bem a vida da diva Marilyn Monroe.

Caio Chaves 29/04/2012

Com certeza uma das melhores biografias de Marilyn que eu já tive o prazer de ler. Diferentemente de outras, o autor busca na infância problemática da diva a razão para seus futuros problemas profissionais e pessoais, segue uma linha diferente dos outros livros, que culpam somente o pai desconhecido pelos problemas enfrentados por Marilyn durante toda a sua vida. Traz dados bem interessantes e novos para os fãs e curiosos do cinema em si.
Sobe a subida para o estrelado, os favores sexuais aparecem nas entrelinhas, sem maiores detalhes e comentários, há apenas menção de um relacionamento por interesse e mesmo assim parece florescido.
O final segue bem interessante, principalmente por tentar colocar fim na polêmica entre MM e a família Kennedy.
Há bastante comentários sobre o envolvimento de Frank Sinatra com a máfia, FBI e Arthur Miller.
Mais o grande triunfo é relembrar a parte artística dela, o esforço que ela fazia para provar a todos que não era uma loira burra e sim tinha conteúdo, durante todo o livro, cartas dela são citados e vemos como aquela mulher era genial, como criou o modelo que tantas outras celebridades seguem.
No fim continuamos apaixonados pela mulher, a obra e claro a sua indiscutível beleza.
Uma biografia interessante para a maior estrela que um dia Hollywood teve.