O sonho de um homem ridículo

O sonho de um homem ridículo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

Mari Vannucci 27/04/2024

No início, era o sonho.
Na fantasia utópica de Dostoiévski, o homem ridículo percebeu o propósito da vida depois de tentar acabar com a sua. Que viver, de verdade, é amar.
Um evangelho sem Cristo.

A leitura em si foi bem fluida, fácil de ler e estava curtindo bastante. Essa puxada para o religioso não costuma me pegar muito, é ok, mas fui xoxando? Mas é uma obra bacana para passar o tempo (e eu curti muito as ilustrações).

Felipe Lapa 21/04/2024

O sonho de um homem ridículo
Com certeza um livro para vida toda. A história traz muitas reflexões sobre a vida humana e o sentimento do personagem em relação a vida que, aparentemente, não faz mais tanto sentido, simplesmente perdeu a cor. Através de alguns acontecimentos, o personagem é levado a refletir sobre a vida e de como tudo era mais simples e feliz em um mundo pouco evoluído, onde todos estavam em harmonia e não havia mal para poluir suas mentes. Após isso, ver a felicidade humana lhe concede esperança na humanidade.

É a minha primeira leitura do Dostoiévski e eu gostei muito, admito que a história não me tocou tanto assim, mas a reflexão que ela apresenta é muito boa e me deixou surpreso de como o autor tratou o assunto com o auxílio do sonho.

Rafaela.Fuchs 20/04/2024

Surreal como ele descreve o indivíduo que está alienado com a racionalidade se afasta de crenças e tem toda uma melancolia por trás onde a indiferença traz um sofrimento pela solidão e simplesmente o personagem decide se matar

?A cada ano crescia e fortalecia-se dentro de mim aquela mesma consciência de meu aspecto ridículo em todos os sentidos. Todos riam de mim o tempo inteiro. Mas nenhum deles sabia e sequer imaginava que, se alguém na Terra reconhecia de fato que eu era ridículo, esse alguém era eu mesmo."

Manu 20/04/2024

Perfeito.
"Supliquei que me crucificassem, ensinei a eles como fazer uma cruz. Não consegui, não tive forças para me matar por conta própria, mas eu queria que eles me torturassem, eu ansiava pelas torturas, ansiava que, naquelas torturas, meu sangue fosse derramado até a última gota."

CapivaraDoce 19/04/2024

O conto é bastante intrigante. Ele começa chamando a atenção do leitor com um personagem extremamente indiferente em relação a tudo, chegando a ser um ponto de vista mórbido. É interessante como as coisas se desenrolam para uma visão conturbada do protagonista. O único pensamento que, particularmente, correu-me durante a leitura foi de que o personagem era lunático. E é impressionante o quanto o autor justamente critica isso. Toda a filosofia do livro é coerente para mim, mas por ser proferida de um homem "louco", depois de revelações tidas em um sonho, tudo pareceu irrelevante. Foi uma leitura curiosa. "A consciência da vida está acima da vida, o conhecimento das leis da felicidade está acima da felicidade": é contra isso que se deve lutar!"

thabooks 18/04/2024

Reflexivo
"O Sonho de um Homem Ridículo" é um conto profundo e introspectivo escrito por Fiódor Dostoiévski. A história é narrada por um homem que decide tirar sua própria vida, mas antes de fazê-lo, ele tem um sonho revelador que transforma sua visão de mundo. No sonho, ele viaja para um planeta distante onde encontra seres de uma civilização avançada que já superaram os conflitos humanos. Esse encontro leva o protagonista a questionar suas crenças e a perceber a beleza e o valor da vida. O conto explora temas como o propósito da existência, a busca por significado e a redenção através do amor e da compreensão. Com sua escrita emotiva e filosófica, Dostoiévski nos convida a refletir sobre as complexidades da natureza humana e a possibilidade de transformação pessoal.

Daniel1242 16/04/2024

Gostei bastante do livro, o protagonista com certeza é alguem que precisava de um psicólogo mas foi uma visão do divino que fez ele decidir viver, achei paia ele ter deixado a menina pra lá, queria saber oq aconteceu com ela e com a mãe dela
hiirayy 16/04/2024minha estante
acabei levando um spoiler ?

giovanasilvx 16/04/2024

Tô fazendo essa resenha muito depois de ter lido então não vou conseguir me aprofundar; porém, posso dizer que o Dostoievski mostra nesse livro aquilo que falam de como pensar sobre a morte (e mais especificamente sobre o suicídio) nos ajuda a resignificar a vida.

ealveselis 12/04/2024

Existencialista ?
Um sonho nítido, que me parece mais com um desdobramento astral.
Uma oportunidade para ressignificar diversos pontos.

Enquanto estava lendo me coloquei no lugar do sonhador, e me senti aterrizando em um novo planeta.
Será esse um planeta utópico?
Ou um planeta que já existiu e pode existir em outro canto do universo?
Pode um mero humano tirar a sua vida e acreditar que isso será a resolução?
O próprio sonhador se vê corrompendo todo o planeta ?O fruto proibido?

É fascinante como Dostoiévski consegue fazer um relato impecável de crises existências, e referências bíblicas.

tortasemo 08/04/2024

Esse livro é um absurdo definitivamente o Dostoievski não tava de brincadeira quando escreveu isso, ele sempre me surpreende

Silver.Clara 08/04/2024

Um ótimo repertório de redação, mas achei fraco em relação aos outros do Dostoiévski que já li. A ideia é interessante, mas mal aproveitada. Muito psicodélico, isso confesso que adorei.

Nicolly392 07/04/2024

Não tenho muito a dizer
Foi meu primeiro contato com o Dostoiévski, achei interessante. Ouvi o audibook na audible. Achei a narração muito boa.