101 LIÇÕES QUE APRENDI NA ESCOLA DE ARQUITETURA

101 LIÇÕES QUE APRENDI NA ESCOLA DE ARQUITETURA Frederick...

Resenhas - 101 Lições que Aprendi na Escola de Arquitetura

Gabryelle 15/11/2023

Para se ter na estante.
Já coloquei na lista de desejados, quero ter esse livro na minha estante, peguei emprestado na biblioteca da faculdade e adorei, li numa tacada só, tanto por ser curtinho quanto por trazer informações maravilhosas e dar uma certa aliviada em alguns pontos que a gente passa no meio do curso de Arquitetura e acaba achando que é o fim do mundo. Enfim, ótimo ter em casa e dar uma espiadinha quando surgir algum bloqueio.

Furabolo 27/08/2023

Este é um livro de tópicos brevemente (e nem sempre) comentados, possível de ser lido em um dia, então não se deve esperar a profundidade que as áreas que a arquitetura abarca sejam esgotadas de qualquer maneira. Mas há duas boas notícias apesar disso.
A primeira é que o livro não tem tal pretensão, mas ele tange as superfícies que o autor julga importantes o bastante para quem quer ter bons pontos de partida pra se aprofundar.
Segunda coisa é que essa superficialidade é apenas aparente, uma vez que o autor escolhe tão bem a abordagem dos temas que, aos mais atentos, os comentários que o livro faz podem certamente revelar mais camadas e nuances do que se pode denotar em suas letras frias, caso lidas displicentemente. Aqui, o que é simples e conciso não deve ser confundido com simplório e preguiçoso, seja técnico ou conceitual o assunto.
Em suma, não é um livro que vai servir de grande peso à bagagem que um bom profissional formado deve carregar. Não é imperdível. Mas certamente pode servir como um sutil e útil ajuste ergonômico à condução dessa bagagem. Definitivamente, também não é esquecível.
Jonas Assis 28/08/2023minha estante
Curioso que ele resolve de modo extremo um dos grandes defeitos de muitos livros de arquitetura que é a prolixidade... No fim a atividade profissional é muito mais guiada por princípios simples e fortes como os que o livro apresenta

roberta 08/12/2022

tem uma hora que acaba ficando maçante e ele repete a mesma dica várias vezes, mas no geral é bom e me mostrou coisas que parecem óbvias e eu nunca havia reparado

Glê 31/05/2021

Bom porém....
livro muito bom , me fez relembrar algumas coisas da faculdade mas esperava mais , são dicas rápidas principalmente de desenho técnico.

Glê 31/05/2021

Bom porém....

Isabella Lodetti 14/03/2021

É um ótimo livro, repleto de dicas sobre a concepção e elaboração de projetos, sobre o processo criativo, sobre a intenção dos elementos de uma construção etc.
Com uma linguagem leve, o arquiteto transmite os conhecimentos e aprendizados adquiridos ao longo de sua carreira.

Leitura mais que válida e proveitosa! ?

Isa 28/02/2021

Agradável
Lições essenciais para quem está estudando ou é curioso sobre o fazer arquitetônico.

MizukaYoshino 28/10/2020

O livro é simples e bem direto, muito interessante pra quem tá se iniciando no assunto.
Inclusive tem certos tópicos que acho dignos de estarem anotados para sempre ser lembrados.

Guilherme.Iorio 23/03/2018

101 lições
Um livro objetivo na abordagem e abrangente na diversidade de temas. São 101 dicas e lições apresentadas página a página, as quais acompanham pequenas ilustrações que complementam o texto.

Este livro mais parece um baú no qual salvaguarda um conteúdo riquíssimo de pontos interessantes no que tange o assunto de arquitetura e design.

julz 14/07/2012

Rápido e eterno livrinho...
101 Lições que Aprendi na Escola de Arquitetura é um daqueles livros para se ler em pouquíssimo tempo e, dado suas valiosas dicas, é também daqueles que guardamos infinitamente. Cada uma de suas páginas é dedicada à uma das lições escritas pelo arquiteto e designer Matthew Frederick (http://www.frederickdesignstudio.com/) acompanhadas por simples ilustrações também referentes à lição. As lições vão desde como desenhar uma “simples” linha até dicas profissionais para desenhos e projetos arquitetônicos ou em design. Apesar de parecer ser direcionado aos estudantes de arquitetura, o livro também pode ser uma referência e um bom livro de estante para profissionais da área.

Este livro faz parte de uma coleção intitulada “101 Things I Learned Series”, onde o autor aborda outras profissões com a mesma praticidade usada no tema de arquitetura. Acesse o site dedicado à essa coleção aqui: http://www.101thingsilearned.com/

Resenha publicada em: http://peganarquitetura.wordpress.com/
Mon 16/10/2021minha estante
Esse livro me ajudou muito no primeiro ano de Arquitetura!