Chamamento ao povo brasileiro

Chamamento ao povo brasileiro Carlos Marighella

Resenhas - Chamamento ao povo brasileiro

Raquelmagri 13/08/2023

Marighella é com certeza um dos revolucionários q eu mais admiro, esse compilado de textos e poemas é extremamente importante para q mais pessoas conheçam a sua luta. Lendo esse livro não consigo deixar de pensar que o Brasil poderia ter ido por outro caminho.

tinoco 04/03/2023

Revolucionários não morrem.
"para os que nos governam atualmente, este livro não deveria existir, ele não deveria estar entre suas mãos agora. pois tudo está sendo feito, nesse exato momento, para que Carlos Marighella seja um nome envolto em sombras, em silêncio e em mentiras. tudo está sendo feito para que suas análises não sejam ouvidas, para que suas palavras não circulem, para que sua história desapareça. um tempo histórico se define por aquilo que ele recalca e não quer saber. há de se perguntar então por que os que procuram controlar nosso tempo querem que você nada saiba sobre Carlos Marighella."

uma das melhores obras pra mim, me atentou a várias questões, chorei diversas vezes e aprendi muita coisa. indescritível, essencial.

Japa 15/05/2022

Bom demais, incrível
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

vagnerrg_ 23/03/2022

Registros históricos importantíssimos
MARIGHELLA, Carlos. [1965-69]. [org. SAFATLE, Vladmir]. Chamamento ao povo brasileiro. Ubu, 2019.

O livro é composto por vários textos ? muitos ensaios, poemas, manifestos ? que Safatle organizou para ser publicado na Coleção Explosante.

Os textos de Marighella servem de relato histórico e análise da conjuntura que determinava os rumos da política brasileira no contexto prévio e instalado da ditadura militar. Os relatos de Marighella são muitos e servem muito bem para que consigamos compreender as razões de seu posicionamento político e ruptura com as formas, até então, institucionalizadas de fazer política.

A repressão aos dissidentes do golpe foi brutal e extremamente violenta, se extendeu durante todo o período de ditadura e ainda serve de paradigma para muitas pessoas, por desconhecimento ou por opção.

Os textos de Marighela me serviram de testemunha viva dos crimes praticados pelo Estado Braileiro e seus agentes. Também para me ajudar a compreender o raciocínio político de seu autor e as justificativas para sua práxis; para pensar na violência vivida na pele, em decorrência de sua luta, que foi também a opção de não ficar imóvel diante da total subversão de uma ordem democrática que, em si mesma, já era extremamente frágil e problemática.

Carol749 18/01/2022

Livro que reúne os escritos de Mariguella é extremamente atual dada a situação brasileira que vivemos com retrocessos e necropoliticas.

Hugo.Lousada 07/12/2021

Ótimo livro
Eu simplesmente não tenho do que reclamar. Foi a primeira leitura que fiz de algo do Marighella, e me surpreendeu de uma maneira extremamente positiva.

Primeiro que a qualidade da coletânea é excelente. Sim, não trata-se apenas um livro, e sim de um apanhado de vários escritos do Marighella, produzido por Vladimir Safatle.

Dialoga diretamente com o filme que saiu recentemente do revolucionário, que foi produzido e dirigido pelo Wagner Moura, então caso vc tenha curtido o filme, vale a pena dar uma lida nesse livro.

Achei interessante principalmente por um fator a mais: o livro não se atém só ao lado revolucionário do Marighella, remontando a sua genialidade desde a juventude, em que respondia as provas de ciências exatas em forma de rimas.

Excelente livro, parabéns aos envolvidos!

Marina.Bergman 09/08/2020

Por liberdade
"Retomada de uma esforço memoralista que evidencia como a sociedade brasileira ainda se debare com a realidade contra qual se insurgiu Marighella".

Antero Silveira 30/07/2020

Todo cidadão brasileiro deve conhecer Carlos Marighella.