Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Miris 29/04/2024

Curti bastante, trouxe muitas reflexões sobre o rumo que tomaremos caso nada seja feito, ao mesmo tempo que parecem coisas absurdas, algumas fazem muito sentido ao interliga-las com o que ocorre em nosso mundo e socidade

Juliana.Franz 29/04/2024

Gostei, esse livro faz a gente refletir sobre até onde a ciência é capaz de evoluir e até que ponto isso é bom para a sociedade. Esperava um final diferente, mas no geral eu gostei bastante.

Ofelia 29/04/2024

"Oh, admirável mundo novo!"
Que livro incrível! Fico triste por quem não consegue interpretar algo tão simples e claro. Pessoas que já estão claramente condicionadas à ignorância e a opinião é cruamente enviesada.
?? "Sessenta e duas mil repetições fazem uma verdade. Imbecis!"??

Bom... eu amei esse livro, entre todas as distopias, esse é o mais se aproxima da realidade de nosso tempo, extremamente atual! Quase um roteiro ?

Abordando de forma impecável a:
? Fuga do sofrimento pelo soma (aka pilulas mágicas que te fazem ignorar seus sentimentos naturais e humanos pra não lidar com nada)
? Indivualismo em "prol" da sociedade
? O padrão de "liberdade sexual" aniquilando a monogamia e significado das relações
? Valores e morais inexistentes
? Baixa cultura e humanidade

Simplesmente formidável! O selvagem me deixava tão aflita, pois o selvagem somos nós, pessoas que se importam e querem mais da vida, além do que a sociedade nos oferece. Nós, que desejamos uma vida elevada e com Deus nos guiando. Uma vida livre, com coisas belas. Não um mundo feio, apático, decadente, com pessoas que nem sequer parecem seres humanos. Frios e egocêntricos, buscando apenas o prazer infinito.

Leitura necessária ??

Bruno 28/04/2024

Sexo, drogas e totalitarismo
Infelizmente não gostei do livro. Queria de verdade ter lido e tirado várias lições pra vida, assim como ouvi falar que esse livro muda vidas... porém eu senti que não cumpre metade do que promete.

Senti que no começo foi muito intrigante mostrando o mundo distópico (ou antiutopico como o próprio livro se denomina), cheio de críticas ao capitalismo, consumismo excessivo, monogamia, método de estudo tradicional, sexualidade, e principalmente, a felicidade em si.

Mas... acabou por aí também. Esse mundo não é muito explorado e nem explicado. É como é, e é isso. A história parte pra acompanhar um casal e o Selvagem. E daí em diante é uma monotonia só.

Queria mais da crítica e os motivos de criar gêmeos, mais sobre a manipulação com o soma, mais sobre a manipulação envolvendo as castas... mais sobre o mundo em si, fora da Inglaterra. Mas o que ganhei foi raso, serviu apenas pra levantar um debate.

O Selvagem pra mim foi um personagem insuportável. Não sabe o que quer e só fica falando com falas dos livros do Shakespeare, como se ele não soubesse falar normalmente.

E até agora não entendi a crítica por traz de introduzir a sexualidade desde as criancinhas... porque não adolescentes ou sei lá? Achei que só ficou ali pra ser impactante, porque pra trama em si eu senti que não serviu para nada.

MichelleSN 28/04/2024

Felicidade a todo custo
Recentemente, estipulei uma meta pessoal para ler/reler as "principais" obras de sci-fi/distopias. Comecei lendo "Kallocaína" e agora reli "Admirável mundo novo". É inegável as semelhanças que as obras têm entre si, mas também é inegável as mudanças nas "táticas" utilizadas por seus respectivos governos totalitários e a forma como as tramas são conduzidas.

Em "Admirável mundo novo" o normal é fugir de qualquer momento a sós consigo, e essa alienação necessária para fazer com que o indivíduo não questione e viva sob o topor de uma vida perfeita é obtida com o uso de uma droga distribuída pelo governo, a soma, que tira o controle da mente e aumenta as sensações corporais. Com isso, orgias e outras atividades em grupo são realizadas a todo momento.

A infelicidade foi banida, assim como as doenças e a velhice, coisas essas que, para eles, são tão horrendas como ter uma "mãe". Todos os bebês são criados em laboratórios e condicionados para saberem o "seu lugar" neste mundo, o seu "papel", que nada mais são lições distorcidas e repetidas continuamente da consciência de classe (falta dela) e mantras que induzem ao comportamento requerido.

A ideia de deus/religião também já não existe, pois segundo eles, quando não há dor, e nem o medo da morte (porque também são condicionados a tratar a morte como algo natural e até alegre) não há necessidade de crer em deus. Somente as dificuldades fazem com que procurem a deus (neste ponto, até concordo).

E vivendo suas vidas perfeitas, drogando-se para obter felicidade instantânea "um centímetro cúbico cura 10 sentimentos negativos", maximizando as sensações corporais em detrimento da mente perspicaz, algo fará balançar suas estruturas tão frágeis.

E será que sairão ilesos?! Talvez devessem ingerir mais soma...

Biblioteca19 28/04/2024

Mente vazia é oficina do diabo!
Não pude deixar de introduzir este livro desta forma, o controle , facismo, dominação e manipulação estão todos presentes nesta única frase. Um livro forte que apresenta uma distopia de uma forma que não tinha lido antes, reflexão total sobre monogamia, sociedade, religião e o mais importante: felicidade!

?Como é bela a humanidade! Oh, admirável mundo novo?!?

AttilioS 27/04/2024

Não me desceu
Talvez eu seja estúpido por não conseguir entender esse "clássico" como um trabalho excepcional. Sinto como se a parte da história fosse ofuscada enormemente pela vontade do autor de expor as próprias ideias, embora isso não seja um problema por si só, me parece ser feito de um modo excessivo. Eu poderia considerar a história como uma história, somente isso, mas o modo como tudo é escrito me dá a sensação de que aqueles personagens foram apenas um modo do autor criar situações imaginárias para dar voz às suas próprias falas, já que o livro trata aquele futuro como uma possibilidade.

Por exemplo: O livro basicamente iguala o estímulo sexual de crianças (pedofilia?) à liberdade sexual de mulheres ao colocar esses comportamentos como consequência da busca pelo bem estar social extremo, livre de conflitos e de religião.

Imaginei, por exemplo, que um conservador ferrenho se regozijaria lendo esse livro, o tratando como prova de que, caso a sociedade continue a progredir em direção à aceitação e liberdade, a consequência seria a ruína da moral.

vinizambianco 27/04/2024

[sobre as definições de selvageria]

Eu acredito que Admirável Mundo Novo deve ser um dos maiores clássicos da literatura inglesa, lançado há quase cem anos atrás, o romance de Aldous Huxley conta a história de um futuro longínquo e distópico em que a humanidade vive a base de “regras impostas” desde o nascimento, para ser mais exato, toda a vida da pessoa é meia que escrita desde o nascimento.

A história segue três personagens “principais”, Bernard, um alfa que questiona aquele mundo pré-determinado, Lenina, uma beta que segue as regras e fica estarrecida quando entra em contato com uma perspectiva diferente da qual está acostumada e John “O Selvagem”, que vem de fora daquele mundinho perfeito. Todos os três personagens são bastante relacionáveis e é muito interessante ver a perspectiva do trio porque nos faz questionar nossa própria realidade.

Um dos pontos mais incríveis é que o modo como a história é contada parece bem atual, por exemplo, no livro há os somas, “remédios” usados para que os humanos consigam controlar suas emoções, também há as relações que se limitam a casos sexuais e não passam disso, e além dos mais o modo como as crianças são condicionadas há entenderem seus lugares na pirâmide social desde o nascimento é assustador e brilhante.

O final do livro talvez seja o maior trunfo da obra, eu acho maravilhoso como o trio de protagonista termina o livro cem por cento diferente de onde começaram, fora que a menção das ilhas e de fatos passados apenas faz com que a curiosidade seja muito aguçada.

Para finalizar, Admirável Mundo Novo deve ser um dos livros mais intrigantes que eu já li (ao lado de A Revolução dos Bichos), é um livro sobre como o governo impõe regras, costumes, culturas e nos predestina, e ao final disso faz a maior artimanha, nos faz acreditar que é o que queremos.

Aline Zuim 26/04/2024

Reflexões sobre o futuro
Esse livro é repleto de reflexões sobre a condição humana, nosso desejo de felicidade, insatisfações...sobre uma sociedade perfeita, mas onde algo falta, algo não está correto. Uma sociedade que caminha para a ignorância e é movida pela satisfação. Uma bomba para nos fazer pensar em nossa condição. Gostei muito.

karolina 26/04/2024

" - mas agora nunca se está só, fazemos com que todos detestem a solidão, e organizamos a vida de tal forma que seja quase impossível conhecê-la"

meus caros, esta distopia>>>
se trata de um mundo extremamente moldado, manipulação de massa e obsessão com o progresso cientifico

"- cada homem, cada mulher, cada criança tinha a obrigação de consumir tanto por ano, em favor da industria, o unico resultado."

eu simplesmente amei a escrita, e é bizarro como as pessoas vivem vidas programadas sem se importar com este fato

"- mas as coisas que você produz, helmholtz, são boas.
- ah sim, dentro dos seus limites. - helmholtz deu de ombros. - mas são limites estreitos!"

me fez refletir muito sobre o perigo do imediatismo e a busca desenfreada pela felicidade

também achei interessante como tem alguns aspectos que remetem muito fortemente a nossa sociedade dos dias de hoje.

"- sem nenhum dos inconvenientes
- mas eu gosto dos inconvenientes
- nós, não. preferimos fazer as coisas confortavelmente
- mas eu não quero conforto. quero deus, quero a poesia, quero o perigo autêntico, quero a liberdade, quero a bondade, quero o pecado.
- o senhor reclama o direito de ser infeliz
- eu reclamo o direito de ser infeliz."

Amanda547 25/04/2024

Distopia da boa
Por muito tempo foi meu livro preferido. Li em inglês, a leitura foi bem difícil. E por isso digo que é ótimo. Um livro de linguagem rebuscada e que trata de um assunto complexo como esse tem que ser realmente bom pra me prender. A história é muito interessante, as metáforas são sensacionais, lotado de muita criatividade. Eu amo distopias e essa, até hoje, é a minha preferida.

Tais210 25/04/2024

Me causou ressaca literária ?
Com tantas resenhas positivas sobre este livro eu me vi obrigado a ter que pegar pra ler. Mas não foi nenhum esforço, o próprio tema já me cativa e a sinopse ainda. Porém, comecei a ler com as expectativas lá em cima e me decepcionei. Complicada de entender no início, com uma linguagem que achei um pouco confusa. A história traz uma reflexão sobre o quanto podemos ser condicionados a seguir determinados padrões, sobre a civilização em si e traz uma reflexão sobre os sentimentos humanos. É um livro que com certeza não lerei novamente.

Pudinnm 25/04/2024

Um Estado onde ?todos? são vistos como iguais, onde todas as ferramentas que trazem dúvidas e questionamentos são arrancados da sociedade, principalmente para os que estão na parte de baixo da cadeia. Ótimo livro, só me perdi um pouco na narração, sinto que o livro não tem começo nem fim. Mas mesmo assim adorei!