Imune

Imune Matt Richtel

Resenhas - Imune

Jose213 15/01/2024

Uau, que livro! Uma mistura de ciência com histórias reais e até pessoais, mostrando o avanço do entendimento do nosso sistema imunológico, e a busca incessante dos nossos cientistas pela cura! Super recomendo!

Jardelsouzaa 01/06/2023

Excelente
Que livro incrível. O autor nos apresenta o sistema imunológico e quatro personagens com histórias reais que nos demonstram como funciona o sistema imunológico. Intrigante, emocionante e inspirador.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/03/2023

Duas mulheres com doenças autoimunes descobrem que seus corpos se viraram contra elas. Imune entrelaça de maneira única essas histórias com o desejo e os esforços da humanidade para desvendar os mistérios da saúde e da doença, lançando nova luz sobre o sistema imunológico.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595085640

Elisio Rebouças 25/12/2022

Meio nhé
Uma história do sistema imune que não conta tanta coisa do sistema imune. Superficial nos dois sentidos da história. No fim, só uma jornada bonita. Livro clichê.

Luccas Bez 04/07/2022

Simples e Objetivo
Sem dúvida o autor atingiu seu objetivo, de passar o conceito de imunidade de forma simples e objetiva.

Patti Vieira 14/04/2022

Grata surpresa!
O autor conseguiu introduzir explicações de eventos complexos do sistema imunológico de maneira fluida, a partir de histórias reais nas quais me emocionaram por vezes.

Fiquei surpresa com a forma que o autor desenvolveu a extraordinária história de como o organismo se defende das doenças, quando comprei o livro não esperava que houvesse tanto sentimento ali dentro.

Nanda 18/03/2022

Bom demais
Só... Leiam!

Esse livro me abriu a mente e me ensinou o que anos de faculdade não conseguiram. Realmente muito bom!

Jean Guilherme 01/02/2022

Imune
O livro é muito bom, o autor explica de maneira fácil como as descobertas do sistema imunológico aconteceram e junto a isso, explica parte a parte, como é seu funcionamento. Além disso, para aprofundar mais sobre o que é imunologia, ele conta com 4 histórias marcantes de um homem com câncer terminal, um soro positivo e duas mulheres com doenças auto imunes, provas vivas do poder da ciência e do sistema imunológico.

Cássio 24/12/2021

Interessante demais
Muito bom e por diversas vezes muito emocionante. Esse livro faz chorar, mas também ensina muito sobre como a ciência evoluiu acerca do sistema imunológico.

Leal 01/11/2021

Muito bom. Linguagem acessível para todos. Li no meio da pandemia e esclarece muita coisa, muita mesmo. A politicagem fica totalmente nua, discursos vazios da TV, falando de um pavor irracional. "Nenhum vírus tem cura. O próprio organismo é que cura". Então discussões despropositadas durante a pandemia. O livro é muito esclarecedor. O nosso corpo humano é uma obra maravilhosa.

Ladybug 03/09/2021

Inspirador para os admiradores da nossa elegante defesa
O livro explica a fisiologia e o histórico da imunologia de uma forma bem simples e envolvente, com a ajuda de quatro histórias de vida emocionantes.

Além de aprendermos algumas coisinhas sobre o sistema imunológico com a narrativa, também relembramos a importância de temas como empatia, auto-respeito e coragem. Foi uma ótima leitura, encontrei muitas das coisas que gosto na vida nesse livro!!

Bruno.Santos 09/07/2021

Uma ótima surpresa
Quando comecei a leitura, no meio daqueles rompantes de curiosidade, a princípio esperava mais um livro de casos didáticos sobre doenças autoimunes, mas ao ver ler e se ver entrelaçando com a vida do autor um amigo com umas dessas doenças e como isso impactou na vida dele, me vi em alguns momentos, bastante emocionado. Os outros casos também tem sua carga dramática e foi uma leitura rápida, mas difícil.

Bia 25/04/2021

Adorei esse livro principalmente pelo fato dele explicar o Sistema Imunológico, um assunto científico complexo, de forma relativamente fácil para o leitor comum. O autor usou quatro casos clínicos principais para explicar as diferentes facetas e atuações do S.I. e a sua importância para manutenção da saúde humana. Em alguns pontos o livro fica um pouco cansativo por ficar rodando em círculos no mesmo caso clínico, mas não chega ao ponto de querer desistir por isso.

Nathan Oak 18/04/2021

A defesa chama atenção
O livro traz em linguagem fácil e bastante envolvente os principais conceitos sobre imunidade e sistema imunológico humano. Com histórias reais de pessoas que enfrentaram de alguma forma uma "luta" com o próprio corpo, com seu próprio sistema de defesa, contra o câncer, doenças autoimunes e, como em casos extremos, o sistema imunológico pode deixar de ser defesa e passar a ser ataque ao nosso próprio corpo. Em entrevistas com cientistas e médicos, ou outras relacionadas com a imunidade, o autor dá o ponto de partida para uma longa jornada pelos diferentes tipos de células, órgãos que as produzem e seus papéis nessa complexa e intrincada malha de defesa ainda não totalmente conhecida do corpo humano. Em época de pandemia e vacinação, vale muito a leitura, para entender um pouco como as vacinas ajudam nosso sistema imunológico.