Mal Líquido

Mal Líquido Zygmunt Bauman


Compartilhe


Mal Líquido


Vivendo Num Mundo Sem Alternativas




Sequência do aclamado Cegueira moral, este novo diálogo mapeia as formas de mal que assolam o nosso mundo líquido moderno. Para Bauman e Donskis há algo de novo sobre o mal no mundo contemporâneo. Ocultando-se na base da existência humana e em sua rotina diária, ele se tornou mais comum, mais insidioso e menos visível - e quer nos convencer de que não há alternativa à onda de alienação, desumanidade e individualismo narcisista corrente.

Os autores nos guiam por um terreno atual e movediço, onde o Mal líquido ameaça tirar da humanidade seus sonhos, seus projetos e sua capacidade de divergir exatamente quando mais precisamos de nossos laços humanos. Difícil de ser detectado, desmascarado e enfrentado em sua forma atual, é quase impossível resistir ao mal, já que ele nos seduz pelo seu caráter corriqueiro e então se retira sem avisar, de maneira aparentemente aleatória. O resultado é um mundo social parecido com um campo minado: sabemos que está cheio de explosivos e que explosões vão acontecer, mas não temos ideia de onde ou quando ocorrerão.

Se antes o mal era personificado por Estados totalitários e brutais ou pela perda de sensibilidade em relação ao outro, agora ele se esconde nas teias produzidas diariamente pelo modo líquido moderno de comércio e interação. Infiltrado nos diversos buracos negros do espaço social, o Mal líquido nos impõe a ideia de que não há alternativa ao nosso mundo -desregulamentado, privatizado e baseado em competição acirrada, despolitização e estranhamento mútuo. É assim, mergulhados em redes e tramas que parecem criadas por Kakfa, Orwell ou Huxley, que entramos em uma espécie de admirável mundo novo da modernidade líquida e testemunhamos a erosão dos laços inter-humanos no momento em que mais necessitamos deles.

Geografia / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Mal Líquido

Similares

(8) ver mais
Cegueira moral
O mal-estar da pós-modernidade
44 Cartas do Mundo Líquido Moderno
Tempos Líquidos

Resenhas para Mal Líquido (2)

ver mais
Bom.
on 7/10/21


Bauman, não poderia ser ruim; entretanto, não tão bom assim. O livro tem, de fato, partes sensacionais, advindas de reflexões ferrenhas que te deixam embasbacados, porém também contém partes um tanto quanto tediosas e aleatórias. Achei que ele quis abordar muitos assuntos e acabou não focalizando 100% em nenhum, isso me descontentou um pouco. Em suma, 3,5?... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam1
Avaliações 4.0 / 25
5
ranking 27
27%
4
ranking 54
54%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

João gregorio
cadastrou em:
25/01/2019 14:30:19
Jim
editou em:
06/01/2020 21:19:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR