Manual de Arte e Arqueologia do Egito Antigo I

Manual de Arte e Arqueologia do Egito Antigo I Antonio Brancaglion Jr.


Compartilhe


Manual de Arte e Arqueologia do Egito Antigo I (Série Monografias #5)





Cinco mil anos nos separam dos primeiros faraós, mas o Egito ainda nos fascina. Esse nome, mais que um país, é uma evocação ao sonho: as grandes pirâmides, a esfinge de Giza, a máscara de ouro de Tutankhamon e o busto da rainha Nefertiti são, hoje, ícones da arte.
No passado a arte egípcia era considerada de menor qualidade, inferior à arte clássica grega e romana, taxada como monótona e sem criatividade. Contudo, atualmente o seu valor vem sendo reconhecido como uma das mais ricas e complexas manifestações da arte universal, embora os egípcios antigos não tivessem uma concepção de arte como a entendemos hoje e nem tampouco as necessidades estéticas de hoje. Para eles as formas plásticas estavam ligadas, antes de tudo, à conceitos religiosos.
Arte e fé estão unidas para garantir uma vida eterna e uma manutenção da Ordem Divina deixando a beleza estética e o prazer visual como uma consequência secundária. Para tanto desenvolveram princípios imutáveis como forma de expor o mundo de uma maneira ordenada, criando uma arte intelectual que exige um olhar racional e reflexivo das formas para compreender os seus significados.
A proposta deste manual é fornecer os subsídios necessários para a compreensão da função, dos objetivos e dos princípios que regeram a arte figurativa egípcia (desenho, pintura e escultura), desde as suas origens Pré-históricas e por todo o Período Faraônico, apresentando a arte de cada período com seus estilos particulares, reflexo das mudanças políticas e sociais de cada época, além do papel do faraó como promotor das artes e a importância dos artistas na sociedade egípcia. Devido à especificidade da arquitetura egípcia ela será tema de um próximo manual consagrado à arquitetura sagrada e funerária e à religião egípcia.
Os temas aqui tratados foram elaborados a partir das questões e dúvidas mais recorrentes a respeito da arte e da cultura dos egípcios antigos ao longo dos cinco anos lecionando História da Arte Egípcia na Escola do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand/MASP, bem como os meus trabalhos na preparação das exposições do Depto. Egípcio do Louvre no Brasil: "Arte Egípcia nos Tempos dos Faraós", na Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP como Consultor Científico e "Egito Faraônico Terra dos Deuses", no MASP e Fundação Casa França Brasil como Curador Associado.

Prof. Dr. Antonio Brancaglion Jr.

Artes / História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Manual de Arte e Arqueologia do Egito Antigo I

Similares

(1) ver mais
Historia de los Egipcios

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Omar
cadastrou em:
13/09/2019 20:36:29
Omar
editou em:
13/09/2019 20:44:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR