Marcovaldo

Marcovaldo Italo Calvino


Compartilhe


Marcovaldo


ou As Estações na Cidade




Em plena selva de asfalto e cimento da cidade industrial, o operário Marcovaldo busca a Natureza. Mas existe, ainda, a boa e velha Natureza? Ou tudo não passa de imitação, artifício e engano?
Personagem cômica e melancólica, o sonhador Marcovaldo não tem olhos adequados para semáforos, cartazes ou vitrines, signos da vida urbana e da sociedade de consumo. Mas está atento aos cogumelos que brotam no ponto do bonde, ao mofo nas bancas de jornais, às aves migratórias ou às possibilidades de caçar e pescar dentro da cidade, enfrentando as mudanças de estação e descobrindo as misérias da existência.
Marcovaldo, publicado pela primeira vez em 1963, traz as marcas do neo-realismo em que se formou Calvino (ao lê-lo, como não lembrar de uma boa comédia familiar italiana?), ao mesmo tempo em que se abre para o mundo fantástico que caracteriza tantas obras suas já conhecidas do público brasileiro.

Literatura Estrangeira

Edições (6)

ver mais
Marcovaldo
Marcovaldo
Marcovaldo
Marcovaldo

Similares

(15) ver mais
A cara da rua
O dia de um escrutinador
A Trilha dos Ninhos de Aranha
Coleção de areia

Resenhas para Marcovaldo (39)

ver mais
Querido Marcovaldo
on 7/10/16


Maravilhoso, como sempre. Os livros do Calvino são construções lógicas, brilhantes. Nesse caso, especificamente, o personagem é tão sublime - no modo como é porta-voz de uma questão contemporânea, inclusive - que desde que eu li esse livro, senti que ganhei um amigo. Me relaciono com Marcovaldo no meu cotidiano. Ele anda comigo por onde vou, imagino-o em diversas situações na cidade, me vejo nele.... leia mais

Estatísticas

Desejam63
Trocam4
Avaliações 4.0 / 338
5
ranking 41
41%
4
ranking 34
34%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

36%

64%

Felipe
cadastrou em:
08/01/2009 19:04:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR