Meditações

Meditações Marco Aurélio


Compartilhe


Meditações





Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.

Também conhecidas como Meditações a mim mesmo, reúnem aforismos que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo – o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento.

Suas meditações formam um manual de comportamento ainda atual sobre como podemos melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo.

Marco Aurélio trava um diálogo interior em busca de verdades fundamentais por meio da razão sem deixar de lado a sensibilidade.

Sem inclinação a qualquer crença religiosa, Meditações apela para ordens universais nas quais até mesmo os acontecimentos ruins ocorrem para o bem de todos.

O imperador assume o papel do filósofo que instrui o aluno e dá conselhos ao amigo.

Por seu caráter íntimo, Meditações tornou-se um dos escritos mais reveladores e inspiradores a respeito do pensamento de um grande líder.

Apresenta ensinamentos sobre as virtudes, a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação de suas leis.

Figura ainda entre as obras fundamentais para os estudiosos da filosofia estoica, mesmo milênios depois de sua composição.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Meditações

Similares


Resenhas para Meditações (2)

ver mais
on 20/3/21


"Estás são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 e 180. Conhecidas como, medicações a mim mesmo, uma perspectiva estoicista, controle das emoções para evitar os erros de julgamento."... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 13
5
ranking 46
46%
4
ranking 38
38%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

55%

45%

João gregorio
cadastrou em:
25/10/2020 18:50:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR