Partindo de um estudo literário-histórico, descreve suas múltiplas facetas. Os textos o descrevem como servo e homem de Deus, libertador, legislador, chefe militar e político, juiz supremo, sacerdote, profeta, sábio, poeta, pastor e líder de maior humildade.
O autor, neste livro, diz que poderia falar de a história de Javé por Moisés ou de a história de Israel sob Moisés. Todavia o que é dito de Javé neste livro é dito frequentemente de Moisés. Javé salvou Israel do Egito, mas o texto cita igualmente: Moisés que nos tirou do Egito. Javé escreveu a lei, Moisés também: Moises colocou por escrito todas as palavras de Javé. As pessoas ao redor de Moisés ultrapassam muito o círculo limitado dos membros da família. Moisés se relaciona com seu povo, com povos estrangeiros e seu rei.
Como os textos são muito numerosos, o autor teve de fazer uma seleção das passagens nas quais Moisés ocupa um lugar central. Privilegiou as seções narrativas e tratou apenas brevemente dos textos legislativos. Sublinhou, ainda, as várias funções e tarefas que Moisés exerceu nas diversas narrativas.
O livro contém duas partes: a primeira trata de diferentes questões críticas levantadas pela leitura dos textos antigos. A segunda parte propõe uma releitura da figura de Moisés tal qual brota dos textos bíblicos.