Música, Maestro !

Música, Maestro ! Júlio Medaglia


Compartilhe


Música, Maestro !


Do Canto Gregoriano ao Sintetizador




Música, maestro! - Do canto gregoriano ao sintetizador, do maestro Júlio Medaglia, vai muito além do próprio subtítulo: da "Antigüidade" até o "Desafio futuro", títulos do primeiro e do último capítulos. O livro inclui glossário, discografia, iconografia, bibliografia e índice remissivo. Além disso, o leitor é brindado com um CD especialmente produzido para esse livro, contendo peças anônimas ou de autores mencionados no decorrer da obra: Desprez, Palestrina, Byrd, Bach, Vivaldi, Handel, Mozart, Haydn, Beethoven, Chopin, Debussy e Villa-Lobos.



O próprio autor resume a promessa de Música, maestro!: "Esperamos que a narrativa motive o leitor a se interessar por variados universos sonoros, dando-se conta de como é imensa a capacidade criativa do ser humano em manipular o som - mesmo porque, ele vai acompanhá-lo de perto durante toda a sua vida, mais que qualquer outra criação do espírito humano". E o livro, sem dúvida, motiva. Não é sempre que se tem em mãos, num volume relativamente compacto de 352 páginas, aliando clareza e abrangência, toda a história de uma arte, de uma linguagem, e além da história, suas principais características em cada momento histórico: a era cristã, a polifonia (de 800 a 1600), a música instrumental (até 1600), o estilo barroco (de 1600 a 1750), o estilo clássico (de 1750 a 1820), o estilo romântico (de 1820 a 1900), o século XX, são, assim, os títulos de seus capítulos principais.



O último, porém, mais do que um capítulo, ocupa na verdade quase metade do livro, subdividido em partes relativas aos seus principais nomes, movimentos e lugares: Erik Satie, Claude Debussy, Serguei Diaghilev, Escola de Viena, Expressionismo /Atonalismo, Dodecafonismo, Neoclassicismo, Carl Orff e Carmina Burana, Les Six, Estados Unidos, Gershwin, Bad-boys, O jazz, Segundo pós-guerra, Final do século XX, Década de 60 em diante, Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen, Os três italianos [Bruno Maderna, Luigi Nono e Luciano Berio], Últimas décadas do século XX. Seguem-se, então, capítulos específicos para a música brasileira, tanto erudita quanto popular (na qual o autor tem participação histórica - logo, conhecimento profundo, além de pessoal - como o grande arranjador das composições mais importantes do tropicalismo).

Edições (1)

ver mais
Música, Maestro !

Similares


Resenhas para Música, Maestro ! (1)

ver mais
Um livro indispensável para o amante da música
on 1/8/12


Em "Música, Maestro!", Julio Medaglia discorre sobre a história da música ocidental de forma bem humorada e bastante objetiva. Sem uso de "floreios" e exagero de rebuscamentos em seu texto, ele consegue fazer com que o leitor se prenda e consiga compreender como essa arte que tanto contagia o ser humano se desenvolveu ao passar dos séculos. Contando com um glossário para esclarecer alguns termos técnicos do meio musical e uma discografia indicada pelo autor, com obras de todas as época... leia mais

Vídeos Música, Maestro ! (1)

ver mais
? MÚSICA MAESTRO Julio Medaglia| Livros que tocam #15 - Marcio Coltri

? MÚSICA MAESTRO Julio Medaglia| Livros que t


Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 4.2 / 24
5
ranking 46
46%
4
ranking 38
38%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Wes Janson
cadastrou em:
18/01/2009 21:53:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR