Negritude e pós-africanidade

Negritude e pós-africanidade Carlos A. Gadea


Compartilhe


Negritude e pós-africanidade


Críticas das relações raciais contemporâneas




O livro realiza uma atualização do debate sobre identidades étnico-raciais, trazendo à tona uma crítica à associação (amplamente legitimada nas discussões sobre relações raciais) entre as noções de negritude e africanidade. Valendo-se de exemplos em pesquisas realizadas na cidade de Miami, bem como de alguns do contexto brasileiro, o eixo argumentativo materializa a necessidade de considerar que as identificações étnico-raciais e a identidade negra não podem mais ser lidas a partir de discursos políticos e pedagógicos que restrinjam a negritude ao discurso da africanidade.

Considera-se que esta obra, abastecida de discussões teóricas e exemplos empíricos, insere-se numa discussão bem atual acerca das relações raciais no país, em que procura contribuir para novos desdobramentos analíticos sobre o tema. A tarefa de “desconstrução” da associação entre negritude e africanidade, supondo uma nova noção para esse fenômeno em processo, a “pós-africanidade”, resulta numa posição que também pode ser lida como “esquema analítico” instrumentalizável para o estudo de outros fenômenos identitários.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
Negritude e pós-africanidade

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

João gregorio
cadastrou em:
19/04/2019 23:13:00
Jenifer
editou em:
20/01/2021 23:33:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR