No Olho da Rua

No Olho da Rua Marcelo Antonio da Cunha


Compartilhe


No Olho da Rua


A vida na Fazenda Modelo, um dos maiores abrigos de mendigos do mundo




Uma vila, uma senzala, um campo de concentração, um hospício, um reflexo do que acontece nas ruas da cidade. As histórias guardadas pelos muros da Fazenda Modelo, o maior abrigo de mendigos da América Latina, são contadas pelo ex-diretor Marcelo Antônio Cunha, em relato que mistura denúncia e emoção.

Convivendo lado a lado com a insanidade de um mendigo como Bacana, que pensava ser um cachorro, a ponto de só andar de quatro e comer ração e restos no chão, havia pessoas como Dona Sonia, ex-aeromoça, que foi parar no abrigo após um acidente de avião. Depois de passar anos na Fazenda Modelo, a indenização da companhia aérea finalmente foi liberada pela justiça e ela pôde comprar uma casa e viver confortavelmente com a filha.

Outro dos personagens inesquecíveis do livro é Barnabé, compositor com vários CDs gravados que acabou nas ruas. Recolhido ao abrigo, acabou sendo localizado por um produtor musical e reencontrou a mãe e as irmãs. Casos de pessoas que perdem a memória não eram raros, como o do arquiteto que foi encontrado vagando pela cidade e só depois de meses na Fazenda conseguiu lembrar-se de quem era. Despejar no papel as histórias das pessoas com quem conviveu, para que um dia chegassem a ser conhecidas pelo resto da sociedade, foi para o autor a única forma de dormir em paz.

Mais do que uma denúncia, No olho da rua é um livro que emociona. Que faz pensar na fragilidade humana frente aos percalços da vida. E nos leva a rediscutir a necessidade de uma política governamental para amparar os incapazes e mais necessitados.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
No Olho da Rua

Similares


Resenhas para No Olho da Rua (2)

ver mais
on 13/9/11


No olho da rua é um relato chocante, porém verdadeiro, dobre o descaso com os moradores de rua no Brasil. O autor nos traz a sua fascinante experiência como diretor da Fazenda Modelo, um dos maiores abrigos de mendigos do mundo. Antes de mais nada tenho que agradece a minha querida mãezinha, que indicou e emprestou o livro. Se existem alguém a quem em devo toda a minha gratidão pelo amor aos livros, este alguém é ela. Para que vocês entendam, até alguns anos atrás a prefeitura do Rio ... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 4.5 / 33
5
ranking 61
61%
4
ranking 36
36%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Adriana
cadastrou em:
12/06/2009 08:58:54
()
editou em:
13/11/2021 11:05:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR