O Alemão Veio nos Visitar

O Alemão Veio nos Visitar Rosana Leal


Compartilhe


O Alemão Veio nos Visitar


Acolhendo o visitante indesejado




Embora fosse dezembro, fazia frio ao subirmos a serra que nos levaria à cidade de Gramado. Não era uma excursão turística usual, mas uma extensão terapêutica da nossa clínica em levar pacientes e familiares a uma experiência de prazer, convivência e estímulos, apesar do diagnóstico-sentença que algumas famílias haviam recebido: Demência de Alzheimer.

Sentada ao lado de Mamy, Rosana se debatia em pensamentos e indagações. Havia pouco tempo que lidava com o diagnóstico, e a angústia a tomava em perguntas sobre o que aconteceria, a ansiedade natural que nos acomete diante de fatos de natureza crônica e irreversível. A cada falha de nossos amados pais que nos criaram, educaram e exerceram uma gama de impactos afetivos, tanto positivos como disfuncionais em nossas vidas, assomam nesse momento de forma confusa, conflitiva e muitas vezes com uma tríade comum de compaixão-raiva-culpa, que muitas vezes transformam o cuidar em uma desastrosa experiência.

Ao ler O Alemão Veio nos Visitar, deitado na minha varanda, na idílica praia de Cacha-Pregos, deparei-me com uma obra fantástica de ressignificação da dor inicial quando a autora se debatia com o diagnóstico.

Leitura leve, hilária em muitos momentos, que me fizeram dar gargalhadas demoradas, mas com profunda consciência e indignação em muitos dos relatos; do quanto nossa sociedade está despreparada para lidar com o envelhecimento humano em si, e menos ainda com idosos frágeis e vulneráveis por serem portadores de síndromes demenciais. Sua visão de quanto o sistema de saúde pode ser um sério complicador e fator de estresse e sofrimento para pacientes e familiares nos faz refletir seriamente do quanto ainda engatinhamos na gestão de portadores, cuidadores e familiares da Doença de Alzheimer e síndromes similares.

De filha assustada a filha mergulhada e envolvida, que usou de seus dons infusos do amor filial, e dos dotes de sua vocação de engenheira, surge uma bela lição de vida e um testemunho de sofrimento levado com humor, inteligência e criatividade, que creio será um forte aliado para profissionais, familiares e cuidadores que se envolvam na leitura deste livro.

Detinha continua “gostosa” (vocês vão entender porquê), e a Rosa (como chamo a autora), mais “gostosa” ainda, com uma maturidade forjada na dor, mas banhada no humor e no amor!

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
O Alemão Veio nos Visitar

Similares


Resenhas para O Alemão Veio nos Visitar (0)

ver mais
Empatia
on 24/1/21


A medida que a população envelhece, o Alzheimer e a demência se tornam cada vez mais comuns. Não estamos preparados para enfrenta-las e tendemos a enxergar como o fim de uma trajetória, como um martírio a ser enfrentado nos últimos dias de vida. Na história contada por Rosana, essa fase pode ser ressiginificada com carinho, amor e cuidado.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 8
5
ranking 63
63%
4
ranking 13
13%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

2%

98%

Elaine
cadastrou em:
20/11/2017 13:02:54
Andreia Santana
editou em:
10/12/2018 14:43:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR