O desafio educacional

O desafio educacional Florestan Fernandes


Compartilhe


O desafio educacional





A presente coletânea apresenta textos (artigos de jornal, entrevistas para revistas e projetos de dispositivos constitucionais) produzidos entre 1978 e 1989, momento considerado pela historiografia conservadora como “período da abertura” da ditadura civil-militar brasileira, mas que apenas marcava uma nova postura das elites de se transformar para se conservar diante da incontornável e incansável resistência popular.

O conjunto dessa produção revela um Florestan Fernandes, professor e pesquisador, comprometido dos pés à cabeça com a efetivação de uma educação pública, democrática e para todos. Ciente de que a reivindicação abstrata por educação, por si só, não garante seu caráter transformador, o autor faz questão de contextualizar histórica, social e economicamente os esforços como político, como militante e como professor. Para ele, “uma escola que não seja capaz de funcionar como comunidade educacional não educa professor, não educa estudante e não educa funcionário. Deseduca a todos”.

A coletânea está dividida em duas partes: A crise do ensino: contrastes do crescimento sem democracia e O professor e a transformação do concreto, a obra reúne importantes intervenções públicas de Florestan a respeito da futura Lei de Diretrizes e Bases da Educação (que começava a ser estruturada com a Constituição de 1988 mas que só é promulgada em 1996), do debate sobre o papel da universidade na especificidade da economia dependente brasileira e da educação pública em geral no contexto de luta dos anos de 1980.

E contra as concepções rasas sobre a interferência dos movimentos de esquerda no debate educacional, se posiciona: “O objetivo último da educação escolarizada não está em ‘fazer a cabeça do estudante’. Mas em inventar e reinventar a civilização sem barbárie.”

Educação / Ensaios

Edições (1)

ver mais
O desafio educacional

Similares


Resenhas para O desafio educacional (2)

ver mais
Pelo que o livro se propõe, é perfeito.
on 9/1/24


A ideia desse livro é montar um panorama do desafio educacional brasileiro - desde a educação básica até a universidade. Pelo fato do envolvimento do autor com a universidade, acaba que a maior parte do livro foca nesse aspecto. Passando por assuntos como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Constituição Federal de 1988, Escola Nova (focando nas figuras de Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo), alfabetização, miséria, capitalismo dependente, América Latina, social... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 4
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

andre
cadastrou em:
17/07/2020 12:07:08
andre
editou em:
17/07/2020 12:07:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR