O Espião Que Veio de Israel

O Espião Que Veio de Israel Ben Dan

Compartilhe


O Espião Que Veio de Israel





O Espião Que Veio de Israel conta a história do agente secreto Eli Cohen, conhecido na Síria como Kamel Amin Thaabet, acusado de espionagem e enforcado em uma praça pública em 1965, em Damasco, depois de ter se infiltrado e vivido nos mais altos escalões do governo sírio.

Recrutado pelo Mossad no final de 1959, foi treinado e posteriormente enviado à Buenos Aires, Argentina, em 1961, onde se fingiu de um rico comerciante de origem síria. Na capital argentina estabeleceu contatos que permitiram que ele se mudasse para Damasco, capital da Síria, em fevereiro de 1962.

Vivendo na Síria, Cohen, ou Kamel, conseguiu chegar aos mais altos escalões do governo, sendo inclusive cotado para assumir o Ministério da Defesa síria. Cohen foi um agente prolífico, conseguiu um número impressionante de segredos árabes que antes eram impossíveis para Israel. Entretanto, esse sucesso do agente pode ter causado sua descoberta. Ele se arriscou demais, transmitindo muito mais tempo do que mandaria a prudência. Ele utilizava um transmissor de código Morse.

O governo sírio começou a desconfiar, e com a ajuda da soviética KGB, que emprestou alguns veículos de rastreamento de ondas de rádio, descobriu e prendeu Cohen, em 24 de janeiro de 1965. Brutalmente torturado, o agente entregou muitos segredos israelenses. Foi condenado à morte por enforcamento e executado em 18 de maio de 1965.

Apesar disso, o excelente trabalho de Cohen contribui decisivamente para a vitória de Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967. Cohen havia mandado plantar árvores em todas as posições sírias nas Colinas de Golã, com o pretexto de fornecer sombra para os soldados árabes. Quando a guerra eclodiu Israel sabia exatamente onde estavam todas as fortificações sírias, graças a esse estratagema.

Israel e a comunidade internacional fizeram uma enorme campanha pela libertação de Cohen. A Síria negou toda e qualquer chance de libertar o espião. Depois da execução, seus restos mortais nunca foram devolvidos à sua família. Hoje, Eli Cohen é reconhecido como um grande herói em Israel, o edifício sede da Mossad leva seu nome.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / História Geral

Edições (1)

ver mais
O Espião Que Veio de Israel

Similares

(1) ver mais
O Espião Solitário

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 3.6 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 0
0%
3
ranking 40
40%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

49%

51%

roinujsp
cadastrou em:
17/03/2009 18:09:29
Allysson Falcon
editou em:
27/10/2019 16:19:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR