O Guardador de Águas

O Guardador de Águas Manoel de Barros


Compartilhe


O Guardador de Águas





Não nos enganemos: as águas que Manoel de Barros guarda não são límpidas, nem tão cristalinas como o que, a princípio, pode ser evocado pelo nome deste livro. O GUARDADOR DE ÁGUAS não é atraído pela beleza das coisas, mas pela doença delas. Por isso, é da natureza dos mínimos seres aquáticos que o guardador nos fala. São as larvas, as rãs, os escorpiões de areia, os seres que habitam a líquida matéria. E, menos que personagens, menos que objetos evocados pela voz do guardador, esses seres são, eles próprios, a coisa que pulsa, que fala, que faz a poesia de Manoel de Barros.



Água de palavra. Água de letra. Água de escrita. É possível escrever na água? Em dialeto-rã, este livro se escreve. São macerações de sílabas, inflexões, elipses, refegos, o que ouvimos, quando ouvimos não apenas o guardador, mas as águas que ele guarda. É de bom-tom que não nos apressemos: as águas aqui não correm, antes escorrem, mornas, no ritmo dos pântanos ou no olhar mudo de Bernardo.



Se as coisas são as coisas e mais nada, o ofício do poeta será não exatamente falar delas, mas deixá-las falar nele, e só depois escrever, entre o coaxo e o arrulo, essa poesia de líquida matéria. Cabe ao poeta, então, escrever o que sobra das águas que escorrem: húmus, barro, dejetos. Escrever o que sobra das águas e vai apodrecer nas margens — o resto. Disso sabe bem o guardador: que a água escreve, que o húmus faz poesia, que o resto é literatura.

Edições (4)

ver mais
O Guardador de Águas
O Guardador de Águas
O Guardador de Águas
O Guardador de Águas

Similares

(13) ver mais
outono azul a sul
Arranjos Para Assobio
Livro sobre nada
Face Imóvel

Resenhas para O Guardador de Águas (8)

ver mais
Como amo esse homem
on 17/3/23


Terceiro livro do ano que leio do Manoel de Barros e posso afirmar que é meu poeta brasileiro favorito, esse dentre os três que li foi oq menos gostei, porém independentemente gostei, a poesia de Manoel é diferente, realmente ele pega da água tudo aquilo q pouco se fala e faz magia. Adoro quando ele fala do Bernardo e as vezes me imagino sendo ele. Aconselho a todos!... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam1
Avaliações 4.1 / 187
5
ranking 40
40%
4
ranking 38
38%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

29%

71%

Caroline Silva
cadastrou em:
02/10/2009 10:58:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR