O Pacto das fadas na Idade Média Ibérica

O Pacto das fadas na Idade Média Ibérica Aline Dias da Silveira


Compartilhe


O Pacto das fadas na Idade Média Ibérica





O objetivo desta obra é identificar a estrutura simbólica das narrativas feéricas, comparando-a com a estrutura ritualística e simbólica dos pactos vassálico e matrimonial. Também, a partir da comparação entre a fonte principal e outras fontes da mesma época, entender qual a função da construção e manutenção dessa estrutura simbólica no Livro de Linhagens, tendo em vista que não é por acaso que o conde de Barcelos se apropria de certos mecanismos mentais coletivos de repercussão social.
A contribuição deste livro está presente tanto na interpretação da fonte, quanto na abordagem do tema em relação à Península Ibérica. O Livro de Linhagens, como fonte para o estudo da sociedade medieval portuguesa, foi tratado por autores como Alexandre Herculano (1981, tomo II, pp.35-75) e José Mattoso (1983), mas os trabalhos desenvolvidos prendem-se principalmente à genealogia ou a fatos históricos particulares ao texto.

Edições (1)

ver mais
O Pacto das fadas na Idade Média Ibérica

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Leo
cadastrou em:
24/02/2014 11:56:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR