O papa Negro

O papa Negro João Machado Evangelho


Compartilhe


O papa Negro





A eleição do Cardeal Francis Zamba, da Nigéria, explodiu como uma bomba nos meios internacionais e dentro da própria Igreja. O que pretendeu o último conclave elegendo o primeiro Papa negro da história da Igreja Católica Romana? Qual a intenção do novo Papa ao intitular-se Pedro Paulo I? Bem mais que a mudança de uma perspectiva, os votos dos Cardeais revelaram um movimento radical na estrutura e na ação da Igreja. O romance 'O Papa Negro' chega num momento em que o mundo se depara com questões humanas cruciais, instigando a Igreja a responder sobre seu sentido, seu serviço e seu futuro.





Saiu na Imprensa:



Isto É / Data: 6/8/2003

Censura de batina

O padre carioca João Machado Evangelho é obrigado a cortar trechos de O papa negro



Celina Côrtes



Ele está entre a cruz e a caldeirinha. É a situação do padre carioca João Machado Evangelho depois de lançar seu primeiro romance, O papa negro (Fissus, 272 pág.), um exercício de liberdade que está trazendo sérias consequências à sua vida eclesiástica. Em “conversa fraternal”, o bispo da Diocese de Nova Friburgo (RJ), dom Alano, sugeriu a supressão de alguns trechos, como a menção à pedofilia e ao homossexualismo na Igreja. Mesmo concordando em alterar a segunda edição e aceitando a censura, padre Evangelho foi impedido de continuar dando aulas no Seminário Nossa Senhora Rosa Mística, em Nova Friburgo, de onde foi reitor de 1998 a 2002. “Não quero romper com minha Igreja”, desabafa ele, com fala mansa e professoral.



Aos 55 anos, ordenado há 27, padre Evangelho é também mestre em teologia pela PUC-Rio, tem quatro livros de poesia publicados e já ocupou a Secretaria de Educação de Rio das Ostras, balneário do norte fluminense. Depois da polêmica no meio eclesiástico, ele trata o assunto da censura com toda cautela, embora admita que esteja sendo posto “na geladeira”. Internamente, antigos colegas o têm acusado de sarcástico e desmoralizador. “Mas eu me sinto tranquilo”, afirma, confiante de que o mal-estar vai passar. A inspiração para o livro veio da idade avançada do papa João Paulo II e o consequente tititi em torno da sua sucessão. “Pensei, então, na chegada de um papa negro, para resgatar a dívida da Igreja com a África”, explica. Na trama, as idéias revolucionárias do novo pontífice causam turbulência no Vaticano. Questões morais e éticas, como o homossexualismo, a pedofilia, o aborto e o casamento entre divorciados, apimentam a obra.



Padre Evangelho é acusado de retratar personagens da vida real, mas assume a existência de pelo menos um fato verídico, o do padre Alberto – no livro chama-se Adalberto –, um tetraplégico proibido de ministrar os sacramentos. A história foi vetada. “Mesmo à revelia das orientações arquidiocesanas, tendo perdido por isso o uso da ordem, ele continua a desenvolver sua missão de pastor”, diz o autor, num dos trechos sob censura. Outra parte que causou incômodo à Diocese de Nova Friburgo é a relação homossexual entre dois religiosos, o Padre Guido e o monsenhor Rinaldi. “Estavam com as cabeças encostadas e conversavam com as mãos ternas e juntas (...) um suave beijo recolocou o tempo naquele espaço.” O padre João Machado Evangelho deixa claro que O papa negro é uma ficção. E, apesar de ceder à tesoura, afirma que seu livro simboliza o desejo de uma Igreja mais evangélica, que mobilize a esperança popular.








Edições (3)

ver mais
O papa Negro
O papa Negro
O papa Negro

Similares


Resenhas para O papa Negro (2)

ver mais
Que igreja é essa?
on 13/11/09


João Machado Evangelho, padre católico cuja amizade pude desfrutar durante minha estada na faculdade de Letras, é conhecido no meio cultural das cidades onde já viveu como ótimo poeta. Particularmente, encanta-me seus aikais. Nesse livro, ele aborda temas problemáticos da igreja católica tais como pedofilia e homossexualismo. Livro de narrativa simples, mas de temática instigante, "O Papa Negro" é ambientado em Roma e no Brasil, com destaque para cidades como Rio de Janeiro, Petrópol... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.3 / 6
5
ranking 0
0%
4
ranking 17
17%
3
ranking 17
17%
2
ranking 50
50%
1
ranking 17
17%

29%

71%

Marcelo
cadastrou em:
13/11/2009 17:52:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR