O livro procura despertar o leitor, especialista ou leigo, para a educação significativa, ou seja, para uma visão de escola em que o aluno e o professor sejam parceiros no processo de construção de conhecimentos. Para tanto, valoriza idéias, através de mais de 30 textos, que ensejam uma educação consciente de seu papel, clara e cristalina tanto para quem ensina como para quem aprende, engajada social e politicamente, afeita e aliada das artes, ciente do novo cenário sócio-econômico e cultural em que está sendo erigida dia após dia. O aprender a aprender é expressão que faz parte do ideário pedagógico mundial a partir de premissas da Organização das Nações Unidas (ONU) como parte essencial da educação do 3º Milênio, ou seja, a capacidade de ir além da retenção de informações, sendo assim o sujeito da aprendizagem capaz de processar tais dados e fazer inferências com os mesmos - analisando, refletindo, ponderando e buscando respostas capazes de realmente atender nossas necessidades, melhorar nossas relações (com nós mesmos, com os outros, com a natureza), promover o bem-estar, concretizar transformações na ciência e nas artes...