O que é a filosofia?

O que é a filosofia? Giorgio Agamben


Compartilhe


O que é a filosofia? (Armas da Crítica #18)





Em O que é a filosofia?, Giorgio Agamben aborda um tema que o acompanhou desde o início de suas reflexões: a relação entre as palavras e as coisas. A partir daí, o autor constrói não uma definição, mas uma caracterização do fazer filosófico. Recorrendo a uma interpretação peculiar da obra de Platão, Agamben investe na fixação daquilo que pressupõe a palavra, a fala e a escrita: o indizível, o que escapa, à conceituação.

Nos cinco ensaios que compõem a obra, investigação arqueológica e teórica estão intimamente ligadas: a reconstrução paciente da forma como o conceito de linguagem foi inventado é acompanhada por uma tentativa de restaurar o pensamento a seu lugar na voz.

Avança assim para interrogar o nexo sempre intuído entre a filosofia e as ciências e as crises decisivas pelas quais passam ambos os saberes. Trata-se de emprego exemplar dos métodos, procedimentos e da poética que marcaram Agamben como um dos intérpretes mais prestigiados de nossa época.

Trecho
“Uma subjetividade, de fato, nasce toda vez que o vivente encontra a linguagem, toda vez que diz ‘eu’. Mas exatamente por ter sido gerado nela e por meio dela é que é tão árduo para o sujeito alcançar seu próprio acontecimento. Por outro lado, a linguagem – a língua – só vive e se anima quando um locutor a assume em um ato de palavra. A filosofia ocidental nasce do corpo a corpo entre esses dois seres muito frágeis que consistem e tem lugar um no outro, e um no outro naufragam incessantemente – e, por isso, procuram obstinadamente se alcançar e se compreender”.

Administração

Edições (1)

ver mais
O que é a filosofia?

Similares


Resenhas para O que é a filosofia? (0)

ver mais
A relação semântica e semiótica do pensamento...
on 5/4/24


Essa frase está no primeiro ensaio e já me fez refletir sobre muito do que pensei saber. A principal contribuição da filosofia grega seria a relação palavra e voz, ou melhor, a materialização do pensamento. O livro não é para leigos, os ensaios são difíceis, principalmente porque o autor mantém termos e diálogos em grego, latim, alemão, dentre outros sem tradução. E isso, exige uma pausa para verificação. Não é um livro simples, mas é realmente reflexivo.... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

42%

58%

João gregorio
cadastrou em:
22/04/2022 18:50:00
João gregorio
editou em:
28/07/2023 18:31:42