O que pesquisar quer dizer

O que pesquisar quer dizer Juremir Machado da Silva


Compartilhe


O que pesquisar quer dizer


Como pesquisar e escrever textos acadêmicos sem medo da ABNT e da CAPES




Este livro deveria chamar-se inicialmente Manual de antimetodologia: como pesquisar e escrever textos acadêmicos sem medo da ABNT e da CAPES. Não deixa de ser isso. Mas poderia induzir os leitores a imaginar que se tratasse de um manifesto contra todas as metodologias. É um texto contra as metodologias positivistas ou contra o positivismo metodológico. Na verdade, uma rejeição ao efeito perverso da ênfase exagerada na metodologia: o metodologismo, doença que faz da necessidade de método uma camisa-de-força.

Ao preferir o título O que pesquisar quer dizer. Como fazer textos acadêmicos sem medo da ANBT e da CAPES, optou-se por mostrar que este manual de antimetodologia é antes de tudo uma defesa de metodologias pluralistas, abertas, que ajudem a abrir caminho e não se tornem fins em si mesmas. Propõe-se uma metodologia, construída a partir de inúmeras fontes e áreas, capaz de ser utilizada amplamente nas ciências sociais, em especial no campo da comunicação.

O texto vai além da proposta de uma metodologia. Discute as condições de produção da pesquisa no Brasil, aplica a metodologia proposta em alguns casos e atreve-se, com senso de humor e ironia, a relativizar o "terrorismo da ABNT", que tanto apavora estudantes e jovens orientadores, chicote normativo usado muitas vezes como único parâmetro de avaliação por juízes que parecem carrascos obcecados por normas que soam, com frequência, arbitrárias e inconstantes. Faz também ponderações sobre o sistema de avaliação da CAPES, instituição com "poder de polícia" sobre as pesquisas.


Edições (1)

ver mais
O que pesquisar quer dizer

Similares


Resenhas para O que pesquisar quer dizer (1)

ver mais
Leitura obrigatória para aqueles que pesquisam.
on 5/10/10


Este livro é uma ótima leitura para aqueles que estão a voltas com TCC, dissertações, teses e pesquisas afins. De uma forma leve e extrovertida, Silva fala sobre alguns conceitos referentes a pesquisa, metodologias, hipóteses, problemas de pesquisas e o medo que todo pesquisador tem, teve ou vai ter, do monstro da ABNT. Silva afirma que para o texto ser acadêmico, ele não precisa ser ilegível e ter palavras difíceis. A regra de ouro do texto acadêmico em ciências humanas é de que... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.9 / 13
5
ranking 38
38%
4
ranking 23
23%
3
ranking 31
31%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Tauana Mariana
cadastrou em:
05/10/2010 12:04:15