O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Ruy Castro


Compartilhe


O Vermelho e o Negro


Pequena grande história do Flamengo




Uma história do Flamengo para ser lida pelos rubro-negros de todo o país - uma torcida que nasceu na metrópole, espalhou-se por toda parte e fixou-se até em cafundós a quilômentros de qualquer civilização - e também pelos que, por motivos óbvios, odeiam o Flamengo. Aqui estão as origens de um clube eminentemente carioca que, quando se dedicava apenas ao remo, no século XIX, já ganhou uma identidade brasileira, e, ao incorporar o futebol, em 1912, fez deste um esporte de multidões.
Aqui estão os Flamengos da era Zizinho e da era Zico e os que vieram antes e depois, com seus heróis e vilões - jogadores que, no decorrer de noventa minutos, podiam passar de deuses a excomungados e de novo a deuses. Aqui estão a belíssima tradição dos tris cariocas, a série de campeonatos brasileiros e a conquista do mundo em Tóquio. E aqui também estão as narrativas épicas das muitas vezes em que a flama flamenga teve de entrar em ação para buscar as vitórias impossíveis.
Ruy Castro, autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, não esconde seu amor pelo Flamengo. Mas O vermelho e o negro é só nominalmente um livro de torcedor. É, muito mais, uma pequena grande história do esporte favorito do povo pelos poros do seu time mais amado.

Edições (1)

ver mais
O Vermelho e o Negro

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 9
5
ranking 89
89%
4
ranking 11
11%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Nath
cadastrou em:
27/10/2012 17:26:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR