O vôo dos carcarás: romance

O vôo dos carcarás: romance José Nivaldo


Compartilhe


O vôo dos carcarás: romance





O Vôo dos Carcarás :o tom da narrativa é o mesmo, com o autêntico linguajar nordestino peculiarizado na voz de cada uma das personagens: o chefe político; o juiz, como juiz;o sacerdote; o lavrador/ E o autor, com a mesma visão artística e a mesma análise científica dos fatos sociológicos.Aliás, não se pode dissociar da Sociologia a Geografia Humana.
Com essas qualidades, o autor nos surpeeende, ainda, em sua tiragens de concepções filosóficas, de inspiração poética e - seria imperdável a omissão - com aquelas alfinetadas satíricas que, não raro, levam o leitor a incontadas gargalhadas.
Todavia,neste novo romance - se é que não erramos nestas desautorizadas linhas - mais do que no Doutor Marcolino e em Terra de Coronel, acentua-se a acuidade psicológica do romancista José nivaldo.No capítulo quinto,tomado só com exemplo, o professor Aurino, depois de humilhado, por todos os meios, durante o interrogatório a que foi submetido no inquérito policial em que era acusado do homicídio da própria muher, teve vontade e oportunidade de, aproveitando o cochilo do sargento Equinócio, eliminá-lo dentro da delegaciia. Ter-lhe- ia sido bastante fácil retirar da cintura do policial dorminhoco o révolver com que se consumiu a insensatez daquela tentação efêmera.As supervenientes reflexões do Professor Aurino, no entanto, sutil e psicologicamente analisadas pelo romancista, em pleno domínio do seu ofício, impediram a perpetuação do crime..
O drama na consciência,hoje , é igual ao que foi há milhões de anos; e será o mesmo daqui a outro tanto, em qualquer lugar do mundo.È essa abstração do tempo e do espaço, presente em inúmeras passagens d'O Vôo dos Carcarás, que confere á obra romanesca o caráter de universalidade.A ambiência e o episódico pesam menos do que o estado interior de espiríto das personagens.
Excertos de conteúdo filosófico e poético do nível expressional que se contém na citação abaixo ( encerramento do primeiro capítulo ) recheiam de singular encantamento a mais recente obra de ficção deste escritor, já conhecido de nós aqui da província, e que o Brasil inteiro precisa conhecer também:
"Recomeço de vida que a Deus pertenceria.Aos viventes cabe apenas o direito de navegar, sem antevisão dos perigos ou certeza do sucesso das travessias.
A vida, uma dúvida que vai caminhando até o fim.
O fim,dúvida maior, porque é o recomeço para a eternidade.
Dirceu Rabelo.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O vôo dos carcarás: romance

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

BIBLIOTECA EREM DR L CABRAL DE MELO
cadastrou em:
09/09/2022 08:14:24
BIBLIOTECA EREM DR L CABRAL DE MELO
editou em:
09/09/2022 08:17:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR