Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino  fundamental

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Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental





A disciplina Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental objetiva a busca pela compreensão do percurso histórico, bem como dos fundamentos que subsidiam as reflexões e práticas pedagógicas relacionadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo, assim, com a formação do profissional que atuará nessa etapa de ensino e com o trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar.

Esperamos que as informações e reflexões oportunizadas por este material contribuam para o conhecimento e a interpretação da legislação e das políticas educacionais, de acordo com o contexto histórico, político e social indicado, e para a compreensão da organização dos anos iniciais do Ensino Fundamental, favorecendo, assim, uma prática educativa consistente, crítica e emancipadora, que respeite as especificidades culturais e as modalidades existentes, bem como atenda a diferentes públicos e contextos.

Selecionamos temáticas que possibilitam o reconhecimento das mudanças curriculares e pedagógicas ao longo dos tempos considerando as normativas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância da alfabetização para a educação básica. Esperamos que o conhecimento constituído contribua para a implementação de práticas inovadoras e significativas, que promovam o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos por meio de uma abordagem formativa de avaliação.

Este material foi organizado em quatro unidades de ensino. A Unidade 1 apresentará um percurso histórico das legislações educacionais, evidenciando as modificações existentes no Ensino Fundamental; a Unidade 2, por sua vez, indicará diretrizes e fundamentos do trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como a alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos, a educação para portadores de necessidades especiais, entre outros aspectos que embasam o trabalho docente.

Já a Unidade 3 tratará das relações entre os anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); por fim, a Unidade 4 contemplará a avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando instrumentos e critérios de avaliação, avanços e retrocessos na educação e os desafios da formação inicial e continuada para os professores.

A disciplina o ajudará a compreender as características dos anos iniciais do Ensino Fundamental e as especificidades do trabalho a ser realizado em sala de aula. Esperamos que você perceba a importância desses assuntos para a sua formação docente e que, a partir do conhecimento adquirido, interesse-se por novas leituras relacionadas à disciplina.

Pedagogia

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Maria.saasa
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