Os Argonautas da Cidadania

Os Argonautas da Cidadania Liszt Vieira


Compartilhe


Os Argonautas da Cidadania


A sociedade civil na globalização




"A repolitização da transformação social passa, no início do novo século, pela reinvenção de conceitos da tradição política liberal. Brandidos no passado contra os projectos políticos mais radicais, revelam hoje, num momento em que tais projectos estão relativamente desacreditados, uma virtualidade progressista e emancipatória. É o caso dos conceitos de sociedade civil, de direitos humanos e de cidadania, entre outros. Tal virtualidade, no entanto, só pode florescer na medida em que tais conceitos forem, eles próprios, radicalizados, sujeitos a uma elaboração crítica que simultaneamente lhes devolva o carácter subversivo originário e os liberte de uma tradição política, o liberalismo, que se revelou impotente ante a investida de uma ideologia conservadora, apenas de nome continuação sua, o neoliberalismo. É este o trabalho teórico e analítico que Liszt Vieira leva a cabo neste livro pioneiro. Tendo como pano de fundo a crise do Estado nacional, Liszt Vieira propõe a reinvenção dos conceitos de democracia (democracia cosmopolita), de cidadania (cidadania pós-nacional e multicultural) e de sociedade civil (sociedade civil global) de modo a servirem de base à construção de uma política eficaz contra a globalização hegemónica, neoliberal. Trata-se de um livro importante, pela reflexão que contém, e oportuno, pela mensagem política com que nos interpela."

Boaventura de Sousa Santos



"Globalização tornou-se sinônimo de expansão imperialista, exploração econômica, destruição das identidades nacionais e ruína das culturas locais. No entanto, os argonautas da cidadania têm navegado contra a corrente da barbárie neoliberal, tecendo redes invisíveis de solidariedade e recompondo, na dimensão da sociedade civil, os espaços de participação, de experiência pluralista das diferenças, de exercício criativo da multiplicidade cultural. Esse livro de Liszt Vieira conta o outro lado da história contemporânea e nos surpreende com a revelação de novos atores, novos movimentos e da imensa energia libertária que flui das lutas por novas formas transnacionais de justiça social, democracia e cidadania. Por isso, será um marco, uma referência, uma bandeira, um jato de alegria, um sopro de vida."

Luiz Eduardo



*Retirado do sítio do A.

www.lisztvieira.pro.br

Acesso em 09 jan 2010.

Edições (1)

ver mais
Os Argonautas da Cidadania

Similares


Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.6 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Roveroni
cadastrou em:
09/01/2010 11:03:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR